Artes
Artista plástico Robson Poeta lança exposição ‘Por Dentro da Cor’

Em março o Teatro Jorge Amado recebe, no Espaço Calazans Neto, a primeira exposição do artista plástico Robson Poeta,intitulada ‘Por Dentro da Cor’. São 15 telas de arte abstrata que transcrevem as palavras poéticas do livro “Poesia Encantada”, obra ainda não publicada pelo artista, que também é poeta.
“Vejo-me em misturas de tintas, objetos e enlouquecido pela criação. Aprendi a colorir e a expor meus sentimentos nestas telas em tinta acrílica, cada qual com sua dimensão e sensação”, explica Poeta, e completa “O objetivo é aguçar os sentidos do público e fazer com que eles se deliciem com as interpretações possíveis”.

Reprodução facebook
BIO
Nascido e criado na comunidade do Pela Porco, em Salvador, Robson Poeta, 32, mudou o curso de sua vida quando ingressou no Projeto Axé aos 11 anos de idade. Mas foi aos 18 anos que o ímpeto artístico aflorou quando assumiu o cargo de técnico de som e luz no Teatro XVIII. Aos 29 anos, Robson ganhou sua primeira tela e descobriu que poderia, além de escrever poesia e canções, pintar telas. Chamou sua primeira obra de “Porto dos Ritmos”. Hoje, acumula mais de 20 obras artísticas, das quais escolheu 15 para fazer parte desta exposição.
A mostra entra em cartaz no próximo dia 3 de março e segue até 15 de abril. A visitação poderá ser feita de quarta a domingo, das 14h às 19h.
Serviço
Exposição ‘Por Dentro da Cor’, de Robson Poeta
Quando: De 3 de março a 15 de abril
Local: Teatro Jorge Amado, Pituba
Visitação: quarta a domingo, das 14h às 19h
Aberta ao público

Artes
Cineclube Kalunga realiza sessão para crianças na Vila Brandão

Neste sábado, 14 de junho, a Comunidade da Vila Brandão recebe uma sessão especial de cinema voltada para o público infantil, promovida pelo Cineclube Kalunga Bahia, em parceria com a Associação da Comunidade Vila Brandão (ASCOMVIBRA). A exibição faz parte da programação do Arraiá das Crianças 2025, que acontece a partir das 17h, com entrada gratuita.
O evento, realizado no alto da Ladeira da Barra, próximo ao Largo da Vitória, combina festa junina com cinema e tem como proposta oferecer uma experiência educativa e divertida para as crianças da comunidade. Além de danças, comidas típicas e brincadeiras, o destaque da noite será a exibição do curta “Disque Quilombola”, do diretor David Reeks, protagonizado por crianças.
Após a sessão, haverá um bate-papo com o público sobre o tema central do filme: as brincadeiras das infâncias da cidade e da zona rural. A iniciativa é uma realização do Cineclube Kalunga Bahia com apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Cinema como ferramenta de transformação
Criado com o objetivo de promover o acesso ao cinema em comunidades periféricas e cidades sem salas de exibição, o Cineclube Kalunga Bahia tem como missão utilizar o audiovisual como instrumento de educação cultural, conscientização política e promoção do bem-estar. O foco é a exibição de filmes com protagonismo negro e com direção e/ou produção assinadas por pessoas negras, abordando temáticas como racismo, religiosidades de matriz africana, questões LGBTQIAPN+, mercado de trabalho, entre outros.
Desde sua criação, o projeto já percorreu diversos municípios baianos — como Aratuípe, Cachoeira, Camaçari, Itacaré, Nazaré das Farinhas, Cruz das Almas, Santo Amaro e Salvador —, além de Belém do Pará, levando cinema e debate a locais muitas vezes excluídos do circuito tradicional.
SERVIÇO
O quê: Sessão do Cineclube Kalunga Bahia no Arraiá das Crianças 2025
Quando: Sábado, 14 de junho, às 17h
Onde: Comunidade Vila Brandão – Graça (Salvador/BA)
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: @cineclubekalungaba
Artes
Coral do Colégio Manoel Novaes realiza sarau no Teatro Martim Gonçalves

O Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, recebe no dia 17 de junho, às 17h30, o sarau poético-musical “Abrir todas as portas do coração”, protagonizado pelo Coral Estudantil do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes. Com entrada franca, o espetáculo convida o público a uma vivência sensível e coletiva em torno do amor, da beleza e da presença, por meio de interpretações musicais e poéticas.
A apresentação marca o encontro entre jovens cantores do coral e estudantes da Escola de Teatro da UFBA, que se unem para costurar, em cena, clássicos da música popular brasileira e poemas de diferentes épocas. O repertório inclui canções consagradas de artistas como Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Toquinho e Roberto Carlos — entre elas “Pela luz dos olhos teus”, “Corcovado”, “Água de beber”, “Leãozinho”, “Roda Viva” e “Aquarela”.
Entre uma música e outra, o público será conduzido por versos de Carlos Drummond de Andrade, Luís de Camões e Zé da Luz, interpretados pelos estudantes João Vitor Sobral e Maribá Mendins, da Escola de Teatro da UFBA. A costura entre canções e poemas propõe uma reflexão artística sobre as muitas formas do amor, com leveza, emoção e lirismo.
O sarau conta com regência da professora Carla Motta e direção artística de George Mascarenhas (Escola de Teatro da UFBA) e Deborah Moreira (Cia. Mimus), além da assistência de direção da artista Roama. A produção integra o projeto de extensão Cenas Mímicas (im) Permanências, coordenado por Mascarenhas, com apoio do Programa de Apoio à Extensão (PAEX – 2024), da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA.
Criado no ano 2000, o Coral Estudantil do Colégio Manoel Novaes nasceu como alternativa após a extinção do Curso Técnico em Instrumento Musical. A partir de 2006, com a reintegração do Curso Profissionalizante em Música, passou a contar também com estudantes dessa formação. Desde então, o coral tem se apresentado em diversos eventos culturais e educacionais, a exemplo do projeto internacional Bela Adormecida da Amazônia (2023), promovido pela associação francesa La Clef Enchantée.
SERVIÇO
O quê: Sarau musical Abrir todas as portas do coração
Quando: Terça-feira, 17 de junho de 2025, às 17h30
Onde: Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA
Av. Araújo Pinho, 292 – Canela – Salvador – BA
Quanto: Entrada franca
Foto: Roama
Artes
MUNCAB recebe Aldri Anunciação em conferência sobre literatura, teatro e cinema

Neste sábado, 14 de junho, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), localizado no Centro Histórico de Salvador, recebe o dramaturgo, roteirista e ator Aldri Anunciação para mais uma edição do projeto Porto dos Saberes. A partir das 14h, o público poderá participar de uma programação gratuita que une visita mediada e palestra com o autor de Namíbia, Não!, obra já adaptada para o teatro e o cinema.
Com o tema “Das Letras para as Imagens”, o encontro propõe uma reflexão crítica sobre os processos de adaptação de textos teóricos e literários para as linguagens cênica e audiovisual, sempre a partir de uma perspectiva negra e autoral. A conferência de Aldri Anunciação começa às 15h e abordará os bastidores criativos de adaptações que realizou em obras como Pele Negra, Máscaras Brancas, Torto Arado, Pequeno Manual Antirracista e Namíbia, Não!. O artista também comentará sobre seus trabalhos mais recentes, como a performance Encruzilhada Fanon_Kafka e seu novo longa-metragem, A Solidez da Água, protagonizado por Antônio Pitanga.
Antes da palestra, às 14h, será realizada uma visita mediada às exposições em cartaz no museu: Òná Ìrìn: Caminhos de Ferro e Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira. O encontro articula três eixos fundamentais — literatura, teatro e cinema — como territórios de criação e resistência, propondo um espaço de confabulação e partilha entre o público e um dos principais nomes da dramaturgia contemporânea brasileira.
Com apenas 20 vagas disponíveis, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do MUNCAB. A iniciativa integra o projeto Porto dos Saberes, realizado pela AMAFRO por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, com apoio da SEFAZ, SECULT e Fundação Gregório de Mattos.
Mais do que uma palestra, o encontro se configura como uma vivência que valoriza o patrimônio afro-brasileiro, estimula o pensamento crítico e fortalece o museu como espaço de formação cidadã e fruição cultural.
SERVIÇO
O quê: Palestra Das Letras para as Imagens, com Aldri Anunciação
Quando: Sábado, 14 de junho de 2025
Horário: Visita mediada às 14h | Palestra às 15h
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, Salvador (BA)
Vagas: 20
Inscrições: Gratuitas, via link
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho