AfroEmpreendedorismo
App Diaspora.Black busca unir viajantes e anfitriões negros pelo mundo
Construir pontes entre viajantes e anfitriões interessados em experiências de viagens centradas na cultura e história da população negra. Este é o objetivo da Diaspora.Black, proposta que aposta na vocação do turismo para fortalecer identidades. Até o dia 9 de março está aberta a campanha de financiamento coletivo que viabilizará a plataforma digital de acomodações.
Ao intermediar o contato entre anfitriões e viajantes, dos mais variados perfis, a plataforma promove encontros e reforça laços de pertencimento das populações, além de fomentar a economia e a geração de renda na comunidade negra. Lançada em São Paulo, em dezembro de 2016, a Diaspora.Black já está disponível para inscrição de usuários e já tem demanda de cadastro em dez países, como França, Itália, EUA, Espanha, Nigéria, Inglaterra, Peru, México e Bolívia, além do Brasil. A startup é desenvolvida por jovens profissionais negros empreendendo em ambiente de economia colaborativa e com propósito social.
Quer contribuir e apoiar a iniciativa? Clique aqui e faça seu investimento.
Seu investimento permitirá a infraestrutura técnica e a expansão da plataforma. A meta inicial é arrecadar R$ 15 mil, que custeará investimentos pré-operacionais como domínio, servidor e suporte, além da remuneração de desenvolvedores envolvidos na criação do site.
O financiamento também garantirá a diversificação dos serviços, como novas ferramentas de interação entre os usuários, e ainda a produção de conteúdos sobre história, cultura e memória das populações negras em cada cidade. A proposta é que os próprios anfitriões produzam conteúdos, valorizando os saberes locais.
Viajantes e anfitriões já podem realizar o cadastro no site e acompanhar as novidades da plataforma nas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.
AfroEmpreendedorismo
Empreendedora Cynthia Paixão integra ‘A Feira TALKS’
A CEO da Afrocentrados, Cynthia Paixão, faz uma participação especial no “A Feira TALKS”, evento de networking e desenvolvimento profissional que reúne mulheres de sucesso do cenário baiano, no próximo dia 8 de setembro. O encontro que tem como objetivo compartilhar experiências que inspirem o protagonismo feminino em diversos setores, acontece na Cafeteria Botânica, Ruas das Hortências, 478, Pituba.
No domingo, Cynthia debaterá o tema “O sonho de sucesso coletivo x os desafios do gerir uma comunidade feminina”, a convite da Estrategista de Imagem Cecília Cadile. A conversa explora assuntos como liderança, desafios para manter empreendimentos colaborativos, os preconceitos enfrentados pela comunidade feminina afroempreendedora, o conceito de sucesso coletivo dentro de comunidades empreendedoras, dentre outros.
Junto à empreendedora estará Renata Silva, terapeuta e psicóloga das mulheres de negócios, com o tema “Entre as Realizações e Frustrações: Construindo um Lugar de Equilíbrio para as Mulheres”. O objetivo da conversa é oferecer insights e estratégias para as mulheres lidarem com as frustrações e desafios do empreendedorismo, especialmente ao gerirem ou participarem de comunidades empreendedoras femininas.
“No ‘A Feira TALKS’, teremos a oportunidade de trocar experiências e estimular o empreendedorismo e protagonismo feminino em diversos setores. Assim, poder falar sobre a Afrocentrados e minhas vivências enquanto empreendedora é muito positivo, principalmente por ser um lugar destinado a criar novas conexões. Minha expectativa é de um evento que contribua para o desenvolvimento pessoal dessas mulheres, fornecendo os direcionamentos necessários”, destaca Cynthia Paixão.
O evento conta ainda com outras duas convidadas. No sábado, dia 07, a mentora de negócios Rebeca Rosa conversa sobre “Produtividade Para Todas – Um olhar para além da sobrevivência”, e Camila Reis, CEO da Óleos da Mi e mentora de vendas, fala sobre “Quanto Vale o seu Propósito? – Superando obstáculos e explorando novos horizontes”.
Com entrada a R$80,00, o encontro é voltado para mulheres empreendedoras e profissionais de Salvador que expõem seus produtos em feiras, como a Feira da Cidade, além de lojas colaborativas. O “A Feira TALKS” é assinado pela Feira da Cidade, com produção da Agência Agosto, e coprodução da Cadile Curadoria e Consultoria de Imagem e Cafeteria Botânica.
AfroEmpreendedorismo
Mercado Iaô Primavera encerra inscrições nesta quinta-feira (22)
As inscrições para empreendedores de moda, artesanato, alimentação e serviços criativos, interessados em expor seus produtos no Mercado Iaô Primavera, encerram nesta quinta-feira (22). A terceira edição do evento acontece no dia 29 de setembro, das 10h às 20h, na sede da Fábrica Cultural, na Ribeira. As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário, disponível no site da Fábrica Cultural: fabricacultural.org.br
A seleção levará em conta os produtos que refletem as tradições culturais baianas, trazendo elementos que celebrem essa herança rica e diversificada, além da originalidade e a criatividade, que também serão fatores determinantes. Após o período de inscrições, será iniciado o processo de seleção em duas etapas. Na primeira, os empreendimentos pré-selecionados deverão apresentar seus produtos, em data e hora marcada, na Fábrica Cultural. No final deste processo, será publicada a lista final dos expositores selecionados.
Os escolhidos terão a oportunidade de exporem e comercializarem seus produtos. Durante o evento, os empreendedores devem apresentar produtos que serão comercializados na forma original apresentada na inscrição. O Mercado Iaô Primavera é uma proposta para empreendedores conectar-se com novos clientes e fazer parte de um evento vibrante que celebra a economia criativa e o empreendedorismo local.
Mercado Iaô é um Centro de Arte, de Educação, de Cultura e de Negócios Criativos. Localizado na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia, surge com a desafiadora meta de se constituir como um espaço de referência para o Artesanato e para a Cultura da Bahia, na busca por maior inclusão social, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. O objetivo é contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico.
AfroEmpreendedorismo
Agosto da Igualdade celebra legado da Revolta dos Búzios
“A Revolta dos Búzios é um símbolo da luta do povo negro pela liberdade e igualdade, e a programação deste mês vem para honrar essa história de resistência, reforçando nosso compromisso com a promoção da igualdade de direitos e o respeito à diversidade”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.