Literatura
Salvador terá primeira batalha de poesia só com mulheres


Foto: Lane Silva
É, basicamente, o “esporte” da poesia falada. São encontros deste estilo poético nos quais poetas competem entre si por seus desempenhos e versos. Este é o conceito de Slam. Na real, são momentos de adrenalina pura, misturada com força, beleza e expectativas. Imagina um Slam só de mulheres?
Salvador vai ter, no próximo sábado (11), o primeiro Slam das Minas, que vai receber mulheres poetas para uma batalha de versos a partir das 18h, na Praça ACM, Estrada das Barreiras (próximo ao Atakarejo do Cabula). Pra participar é só chegar no dia, com 1h de antecedência. Olha quem vai dar a nota: Lely Carmo, Cintia Savoli, Livia Natalia, Gisele Soares e Alane Reis.
Para o Slam serão inscritas apenas 20 mulheres e a batalha terá três fases: na 1ª todas irão se enfrentar entre si; na 2ª, ficarão as 5 melhores na disputa. Na última fase, as três finalistas batalharão pelo prêmio. A vencedora em primeiro lugar levará um ensaio fotográfico com Lane SIlva e tatuagem com Nely Tatoo da Coleção Mulheres Negras. Vai ter Dj Nai Sena na discotegacem.
As interessadas devem saber das regras do Slam:
• Os poemas têm que ser autorais, estando sujeito à eliminação caso não siga essa regra;
• Duração de no máximo 3 minutos pra cada poema;
• Passado o tempo máximo a cada 10 segundos é retirado meio ponto;
• Pode ser lido ou recitado, porém lidos serão retirados meio ponto;
• As notas serão de 0 a 10, podendo ser notas quebradas (Ex.: 9,5);
• Em caso de empate de pontuação nas duas ultimas fases, haverá as penalidades poéticas: disputa direta com poemas . Na primeira fase será decidido entre os jurados;
Confira aqui entrevista com Fabiana Lima, segundo lugar no Slam nacional, em 2016.
E o melhor: pra se inscrever ou assistir não paga nada: confira a convocação das organizadoras Fabiana Lima, Dricca Silva, Ludmila Laísa e Jaqueline Nascimento:
SERVIÇO:
1º Slam das Minas BA
Onde: Praça ACM, Estrada das Barreiras (próximo ao Atakarejo do Cabula)
Quando: 11 de março (sábado), 18h
Inscrições: a partir das 17h, no local
Gratuito
Literatura
Sarau de Se7e conta com a presença de Vovó Cici sexta-feira (28)

O Sarau de Se7e chega à sua quarta edição, recebendo na abertura a contação de história de Nancy de Souza e Silva, também conhecida como Vovó Cici de Oxalá, Egbomi no Terreiro Ilê Axé Opó Aganju. Iniciada nos ritos dos Orixás em 1972 e no culto de Ifá nos anos 2000, seu legado na cultura afro-diaspórica lhe rendeu os títulos de cidadã honrada de Salvador e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento acontece dia 28 de março (sexta-feira), a partir das 19h, no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), em Salvador.
Haverá também apresentações de sete artistas convidados, proporcionando um espaço de expressão para poetas de todas as idades. Desta vez, os sete convidados para o sarau são: Anajara Tavares, Danilo Lumiano, Juraci Tavares, Osmar Tolstói, Pareta Calderasch, Tiago Poeta, Sophia Muniz. O sarau conta ainda com a Mc Tarry Cristina, como mestra de cerimônia e o alagbé do Terreiro Pilão de Prata, multiartista Totô Cruz.

Foto: Divulgação
Reafirmando seu compromisso com a valorização da literatura e da arte independente, o sarau é idealizado por Ednaldo Muniz e tem como inspiração o livro Se7e Passos de Ameixa, obra escrita pelo próprio autor e publicada pela Reaja Editora. O livro aborda a sabedoria e resistência ancestral, destacando a importância da união e do afeto familiar.
Além das performances poéticas, o Sarau de Se7e incentiva escritores a levarem suas obras para exposição e lançamento, criando um ambiente favorável para a divulgação literária. A quarta edição do evento conta com a produção executiva de Ednaldo Muniz e Naidil Aleluia. Mais informações: muniz420@gmail.com/saraudese7e@gmail.com/(71) 98705-5491 (Ednaldo Muniz)/ (71) 98144-3217 (Naidil Aleluia – WhatsApp)
Serviço
O quê: Quarta edição do Sarau de Se7e
Quando: 28 de março (sexta-feira), a partir das 19h
Onde: CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais – UFBA. Praça Gen. Inocêncio Galvão, 42 – Dois de Julho, Salvador
Entrada: Gratuita
Literatura
Livro do escritor baiano Lucas de Matos figura em lista italiana

O livro de poesia ‘Antes que o Mar Silencie’, do comunicador e escritor baiano Lucas de Matos, foi eleito um dos mais inovadores do mundo. A obra literária entrou na renomada lista BRAW Amazing Bookshelf de Bolonha (Itália), que destaca 150 obras essenciais no mundo todo, com a temática da sustentabilidade e voltadas para o público infantojuvenil.
“É uma alegria receber um reconhecimento internacional para o meu livro. Isso possibilita o alcance de outros mares, e mostra a relevância da literatura brasileira no cenário mundial”, enfatizou o autor.
O livro, publicado em 2024 pelo Selo Principis do Grupo Ciranda Cultural, figurou entre os 20 primeiros da lista e será exibido numa categoria especial na Feira do Livro de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair), que acontece entre os dias 31 de março e 3 de abril, considerada a maior feira infantil e juvenil do mundo. Lucas é um dos 12 brasileiros contemplados com o selo de 2025 da Bologna Ragazzi Awards.

Foto: Divulgação
Além disso, ‘Antes que o Mar Silencie’ passa a integrar a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU, um plano de ação internacional para o alcance de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.
Do mar de Salvador para outros continentes
Com mais de 50 poemas que conversam com ilustrações feitas pela artista Natalia Calamari, o livro traz uma metáfora criada pela relação do poeta com o mar de sua terra natal: Salvador. “Sempre que vou à praia e escuto a canção do mar, é como escutar a canção da própria vida. Mas um dia esse som se finda, porque não estarei mais aqui para escutá-lo”, explica.

Foto: Edvaldo Júnior
Diante desse fato, o escritor navega por versos que buscam a valorização da vida humana, junto a necessidade do respeito à Natureza, numa relação de mais proteção e menos degradação. A obra, endossada por figuras notórias como o dramaturgo Walcyr Carrasco, e compartilhada pelo humorista Afonso Padilha, foi lançada em 2024 na Bienal do Livro de São Paulo. Na ocasião, foi o 5º livro mais vendido do estande da Princips na categoria de autores contemporâneos.
Desde então, Lucas tem viajado pelo Brasil por lançamentos em outras capitais, além de compartilhar a obra em palestras, saraus e performances, juntamente com o seu primeiro livro ‘Preto Ozado’ (2022), que o fez participar do projeto Sesc Arte da Palavra. O escritor planeja continuar a divulgação da obra por diversos meios, pois defende o compartilhamento amplo da palavra poética. AQMS está disponível em livrarias brasileiras e também na Amazon. Acompanhe o trabalho de Lucas de Matos nas redes sociais.
Literatura
Lázaro Ramos lança “Na Nossa Pele” dia 22 de março em Salvador

O ator e escritor, Lázaro Ramos, lança sua nova obra “Na Nossa Pele”, dando continuidade ao livro “Na Minha Pele”, publicado em 2017. O evento de estreia em Salvador acontece no dia 22 de março (sábado), a partir das 15h, na Livraria LDM – Vitória Boulevard, no Corredor da Vitória.
Os interessados em participar da sessão precisarão retirar uma senha no próprio dia, a partir das 13h. Cada pessoa poderá garantir a sua mediante a compra do livro ou apresentando um exemplar já adquirido.
No novo livro, Lázaro compartilha memórias afetivas e reflexões sobre sua mãe, Célia Maria do Sacramento, que faleceu quando ele tinha apenas 18 anos. A partir dessa vivência, ele tece narrativas que abordam racismo, política, afeto e coletividade, mantendo o tom profundo e pessoal que marcou sua estreia na literatura.
Além da capital baiana, “Na Nossa Pele” terá eventos de lançamento em São Paulo e Rio de Janeiro, nos dias 19 e 26 de março, respectivamente. A obra reforça a trajetória do autor como uma das vozes mais relevantes na discussão sobre identidade e questões sociais no Brasil.