Connect with us

Diversão

“Tia Má com a Língua Solta” será 1º stand-up comedy com uma mulher negra

Jamile Menezes

Publicado

on

Tia Má

Foto Andrea Magnoni

Considerada um fenômeno na internet, a jornalista Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, resolveu se aventurar pelos palcos e apresentar o espetáculo de stand up “Tia Má com a Língua Solta”, em Salvador.

Com direção de Elísio Lopes Júnior e co – direção de Ricardo Fagundes (professor da Escola de Teatro da Universidade Federal do Oeste da Bahia, A Bofetada ), o show, que terá apresentação única em Salvador  no Teatro Jorge Amado, no dia 25 de março, às 20h, busca levar o público a  refletir  sobre as diversas formas de preconceito.

“A nossa proposta é utilizar o humor como ferramenta de reflexão. As pessoas podem sim dar risada e ao mesmo tempo reavaliarem suas posturas. Chega de fazer piada com quem é historicamente oprimido, vamos rir do absurdo que ainda é discriminar e de como existem soluções simples para coisas que acreditamos que são complicadas”, explica Maíra Azevedo. 

Para o diretor do espetáculo, Elísio Lopes Jr, será também a chance de fazer e  uma leitura sobre as transformações da mulher na sociedade. Das ditas ‘Amélias’ as tias Más de hoje em dia, que se viram nos trinta para dar conta de todas exigências.

Tia Má com a Língua Solta será o primeiro stand up brasileiro apresentado por uma mulher negra. A estreia será na capital baiana, mas a Turnê vai percorrer as capitais brasileiras ao longo de 2017.

Maíra Azevedo e Tia Má

Maíra é jornalista, formada e diplomada há 12 anos. Em 2014, recebeu o prêmio de jornalismo Abdias do Nascimento, pelo caderno Especial da Consciência Negra. Em 2015, foi eleita uma das 25 negras mais influentes da internet. De dentro do seu carro e com um humor incomparável, Tia Má aconselha seus “sobrinhos” (apelido dado ao público) a, por exemplo, não mexer no celular do parceiro, pagar suas dívidas, parar de querer educar o filho dos outros e aceitar a diversidade. O canal no youtube tem 52 mil inscritos, mas os acessos ultrapassam  3 milhões de pessoas.  A conta do instagram tem 48,3 mil seguidores.

Em 2017, no Multishow participará da nova temporada do Caminhos da Felicidade, onde comenta sobre o comportamento humano. Já no LifeTime fará participações no Império da Beleza, dando dicas sobre auto estima, feminismo e mecanismos de combate ao racismo e ao machismo.

Serviço:
TIA MÁ COM A LÍNGUA SOLTA! (Turnê 2017)
Crônicas, histórias e muito humor!
Com a jornalista Maíra Azevedo
Sessão única em Salvador!
Quando: 25 de março, sábado, às 20h
Onde: Teatro Jorge Amado
Ingresso:R$50,00 meia: R$25,00
Direção: Elísio Lopes Jr
Co-direção:Ricardo Fagundes
Produção: Carambola Produções

Diversão

Associação Cultural realiza II Arraiá Reggae gratuito no Pelourinho

Jamile Menezes

Publicado

on

Arraiá Reggae

É São João, mas os amantes do reggae também serão contemplados. Pela segunda vez, será realizado o Arraiá Reggae, com atrações diversas. A Praça Jubiabá, no Pelourinho, será o local do evento que acontece de 22 a 24 de junho, aberto ao público.

Realizado pela Associação Cultural Aspiral do Reggae, o Arraiá Reggae terá um espaço montado e estruturado com barracas de comidas e bebidas típicas à venda, além de brinquedos para diversão de crianças. O espaço será coberto. A programação acontece das 18h às 23h30, todos os dias, com muito reggae e música eletrônica, em homenagem a Luiz Gonzaga.

“Esse é um projeto muito importante para o movimento reggae, tendo em vista que nessa época do ano existe um ritmo predominante que é o forró. Os amantes do reggae no período junino não tinham perspectiva de um evento voltado para o gênero, e agora temos três dias de Arraiá, em sua segunda edição”, diz Ras Peu, Dj que se apresentará no Arraiá.

Na programação, terão nomes como Dj Tau, Reverberação, Gil Felix e Banda, Dj Tau, Dj Ras Peu, Jô Kallado, Luis Cardoso e banda Celebration, Kamaphew Tawa e banda Aspiral do Reggae, Reinaldo Formigão e Banda Misturekaya, Jhaca Man e Banda os Conscientes, Mukambu e Dj Ras Seles.

II Edição do Arraiá Reggae é uma realização da Associação Cultural Aspiral do Reggae e tem patrocínio da SUFOTUR.

 

 

PROGRAMAÇÃO – 18h às 23h30

 

22/06/24

18:30 – Dj Tau

19:30 –  Reverberação

20:30 – Gil Felix e Banda

21:30 – Jô Kallado e Banda

22:30 –  Dj Tau

 

23/06/2024

18:30 – Dj Ras Peu

19:30 –  Luis Cardoso e banda Celebration

20:30 – Kamaphew Tawa e banda Aspiral do Reggae

21:30 – Reinaldo Formigão e Banda Misturekaya

22:30 –  Dj Ras Peu

 

24/06/2024

18:30 –  Dj Ras Seles

19:30 – Jhaca Man e Banda os Conscientes

20:30 –  Mukambu

21:30 – Dj Ras Seles

 

SERVIÇO

O que: II Arraiá Reggae

Onde: Casa Cultural Reggae (Praça Jubiabá, Pelourinho)

Quando: 22, 23 e 24 de junho, da 18h às 23h30

Quanto: acesso gratuito

 

Continue Reading

Diversão

Arr’Aiyê do mais belo dos belos será dia 16 de junho

Jamile Menezes

Publicado

on

Reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador, o samba junino estará muito bem representado no Arr’Aiyê.

O clima junino está no ar e a Senzala do Barro Preto já começou os preparativos para receber mais uma edição do tradicional Arraiá do bloco afro Ilê Aiyê, no dia 16 de junho (domingo), a partir das 15h. O Arr’Aiyê do mais belo dos belos promete uma super celebração rítmica com o melhor da música popular nordestina, incluindo arrasta-pé, forró, samba, memória, identidade e ancestralidade. Desta vez, a entrada será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será enviado para ajudar o programa Bahia Sem Fome.

Os portões abrirão às 15h e o arrasta-pé vai acontecer por horas a fio, pois música boa e dançante é que não vai faltar para isso. São atrações do Arr’Aiyê a banda Chá de Arueira, o arrastão externo de samba junino do Fogueirão, o grupo Samba Tororó, além, claro, da anfitriã Band’Aiyê que, como de costume, vai animar o ambiente com sua percussão e musicalidade afro. Ao som de instrumentos como sanfona, zabumba, guitarra, bateria, baixo e triângulo, a Chá de Arueira vai trazer seus sucessos já consagrados, do forró pé de serra ao universitário.

Reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador, o samba junino estará muito bem representado no Arr’Aiyê. O Fogueirão é conhecido por manter vivo o legado africano na Bahia através da mistura da música percussiva com as manifestações culturais juninas. Já o Samba Tororó participa com seu característico samba duro, gênero de identidade genuinamente soteropolitana.

 

SERVIÇO:

Evento: Arr’Aiyê do Ilê

Data: 16 de junho (domingo)

Horário: 15h às 22h

Abertura dos Portões: 15h

Local: Senzala do Barro Preto, Curuzu – Liberdade

Grade de Atrações:  Band’Aiyê, Chá de Arueira, Fogueirão e Samba Tororó

Acesso: 1kg de alimento não perecível (entrada permitida até a lotação do espaço)

Realização: Entidade Cultural Ilê Aiyê

Continue Reading

Diversão

Escola Olodum promove “Arraiádunzinho” no período junino

Jamile Menezes

Publicado

on

O Arraiádunzinho  da Escola Olodum antecede o Dia Internacional da Criança Africana, que se comemora no dia 16 de junho.

A Escola Olodum está organizando o “Arraiádunzinho” para celebrar o período junino. Com o inspirador tema “O Nordeste é a África”, o evento chega a sua segunda edição. A festa junina infantojuvenil é uma iniciativa do projeto social da Escola Olodum e está marcada para acontecer no dia 15 de junho, das 13h às 17h, no Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho.

O “Arraiádunzinho” antecede o Dia Internacional da Criança Africana, que se comemora no dia 16 de junho. Essa data foi estabelecida após uma manifestação estudantil em Joanesburgo, África do Sul.

O propósito deste evento é resgatar a identidade da criança afrodescendente, promovendo uma atividade educacional e externa que valorize a diversidade cultural. Por meio de práticas significativas e inclusivas, a Escola Olodum busca envolver crianças de todas as idades na tradição junina, contribuindo assim para uma educação antirracista nos campos do conhecimento, da música, da arte e da cultura.

Idealizado pela diretora geral, Linda Rodrigues, o projeto visa estabelecer uma conexão cultural entre o Nordeste brasileiro e a África, proporcionando um “Arraía” único, permeado por influências africanas. Essa integração cultural e educacional destaca a diversidade de nações que compõem tanto o Brasil quanto a África, refletindo-se no corpo docente da instituição.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA