Connect with us

Diversão

“Tia Má com a Língua Solta” será 1º stand-up comedy com uma mulher negra

Jamile Menezes

Published

on

Tia Má

Foto Andrea Magnoni

Considerada um fenômeno na internet, a jornalista Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, resolveu se aventurar pelos palcos e apresentar o espetáculo de stand up “Tia Má com a Língua Solta”, em Salvador.

Com direção de Elísio Lopes Júnior e co – direção de Ricardo Fagundes (professor da Escola de Teatro da Universidade Federal do Oeste da Bahia, A Bofetada ), o show, que terá apresentação única em Salvador  no Teatro Jorge Amado, no dia 25 de março, às 20h, busca levar o público a  refletir  sobre as diversas formas de preconceito.

“A nossa proposta é utilizar o humor como ferramenta de reflexão. As pessoas podem sim dar risada e ao mesmo tempo reavaliarem suas posturas. Chega de fazer piada com quem é historicamente oprimido, vamos rir do absurdo que ainda é discriminar e de como existem soluções simples para coisas que acreditamos que são complicadas”, explica Maíra Azevedo. 

Para o diretor do espetáculo, Elísio Lopes Jr, será também a chance de fazer e  uma leitura sobre as transformações da mulher na sociedade. Das ditas ‘Amélias’ as tias Más de hoje em dia, que se viram nos trinta para dar conta de todas exigências.

Tia Má com a Língua Solta será o primeiro stand up brasileiro apresentado por uma mulher negra. A estreia será na capital baiana, mas a Turnê vai percorrer as capitais brasileiras ao longo de 2017.

Maíra Azevedo e Tia Má

Maíra é jornalista, formada e diplomada há 12 anos. Em 2014, recebeu o prêmio de jornalismo Abdias do Nascimento, pelo caderno Especial da Consciência Negra. Em 2015, foi eleita uma das 25 negras mais influentes da internet. De dentro do seu carro e com um humor incomparável, Tia Má aconselha seus “sobrinhos” (apelido dado ao público) a, por exemplo, não mexer no celular do parceiro, pagar suas dívidas, parar de querer educar o filho dos outros e aceitar a diversidade. O canal no youtube tem 52 mil inscritos, mas os acessos ultrapassam  3 milhões de pessoas.  A conta do instagram tem 48,3 mil seguidores.

Em 2017, no Multishow participará da nova temporada do Caminhos da Felicidade, onde comenta sobre o comportamento humano. Já no LifeTime fará participações no Império da Beleza, dando dicas sobre auto estima, feminismo e mecanismos de combate ao racismo e ao machismo.

Serviço:
TIA MÁ COM A LÍNGUA SOLTA! (Turnê 2017)
Crônicas, histórias e muito humor!
Com a jornalista Maíra Azevedo
Sessão única em Salvador!
Quando: 25 de março, sábado, às 20h
Onde: Teatro Jorge Amado
Ingresso:R$50,00 meia: R$25,00
Direção: Elísio Lopes Jr
Co-direção:Ricardo Fagundes
Produção: Carambola Produções

Diversão

Feira Preta Festival chega em Salvador reverenciando o Axé

Jamile Menezes

Published

on

Feira Preta Festival

O Feira Preta Festival, pela primeira vez em Salvador, ocorrerá entre os dias 28 e 30 de novembro na Praça Maria Felipa (Comércio). Com o tema “Axé – Revolução que dá baile”, a estreia na capital baiana será marcada pelo protagonismo de artistas locais que refletem a potência da música preta produzida na Bahia.

A edição reforça Salvador como um dos principais polos da cultura afro-diaspórica no mundo e fortalece o protagonismo negro em diferentes áreas da Economia Criativa.

“Pensamos numa programação que reflita o verdadeiro molho da Bahia e que reverencie o Axé desde suas origens nos terreiros, até à contemporaneidade, com os bailes e paredões de Salvador, passando pela tradição dos blocos Afro”, explica Adriana Barbosa, fundadora e diretora executiva da Feira Preta.

Toda a programação do Feira Preta Festival será gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições sociais locais. Nomes como Sued Nunes, A Dama, Yan Cloud, Virus Carinhoso, Afrocidade, Rachel Reis, Ministereo Publico e Batekoo compõem o line up do evento.

Além das apresentações musicais, o Festival contará com feira de afroempreendedores, desfiles de moda, talks focados em empreendedorismo, cultura e economia, stand up, gastronomia, mapping, games e programação infantil.

Foto: Julio Cesar Almeida

Continue Reading

Diversão

Arraiádunzinho celebra o samba junino e a ancestralidade afro-brasileira no Pelourinho

Iasmim Moreira

Published

on

Arraiádunzinho

A Escola Olodum realiza no próximo sábado, 14 de junho, a partir das 14h, o Arraiádunzinho: O Samba Junino e Nossas Raízes, uma celebração gratuita voltada ao público infantojuvenil. O evento acontece no Largo Tereza Batista, no coração do Pelourinho. 

Com uma proposta educativa e cultural, o Arraiádunzinho propõe uma releitura das tradicionais festas juninas sob a ótica do samba junino, manifestação tipicamente soteropolitana que une as tradições do Nordeste às raízes da cultura afro-brasileira. A iniciativa é parte do trabalho social da Escola Olodum e foi idealizada pela diretora geral Linda Rosa Rodrigues.

Mais do que um arraiá, o evento é um espaço de afirmação cultural, aprendizado e valorização da identidade negra desde a infância. A escolha da data também tem forte simbolismo: o Arraiádunzinho ocorre na semana do Dia Internacional da Criança Africana (16 de junho), marco que reforça a luta global por direitos, equidade e dignidade para crianças negras em todo o mundo.

A programação inclui brincadeiras juninas, apresentações musicais, rodas de dança e atividades lúdicas, todas voltadas ao reconhecimento e à valorização das tradições afrodescendentes e nordestinas. O evento visa contribuir com uma educação antirracista desde a infância, em sintonia com os princípios da Escola.

SERVIÇO

Evento: Arraiádunzinho – O Samba Junino e Nossas Raízes
Data: 14 de junho de 2025 (sábado)
Horário: A partir das 14h
Local: Largo Tereza Batista – Pelourinho 
Entrada: Gratuita

Continue Reading

Diversão

Cantoras Carla Lis e Ju dos Santos são convidadas do Grupo Botequim

Ana Paula Nobre

Published

on

Carla Lis | Foto: Divulgação

As cantoras Carla Lis e Ju dos Santos serão as convidadas do Grupo Botequim nesta sexta-feira (14), no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 21h, comemorando o Mês da Mulher. A roda de samba mais aguardada de Salvador promete agitar a noite com um repertório especial, que mistura a tradicional energia do samba de raiz com músicas que exaltam o poder feminino, o empoderamento e a beleza das mulheres. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

Para Roberto Ribeiro, um dos fundadores e cavaquinista do grupo, a roda especial do Mês da Mulher é uma forma de reverenciar o legado de artistas importantes que passaram pela história do samba. “Ficamos muito felizes em entender que a mulher sempre esteve e hoje está muito mais, e pode ainda estar muito mais no espaço que sempre foi delas de direito, mas que esse mundo machista muitas vezes barrou”, afirma.

“O Botequim vai homenagear essas figuras importantes e históricas que, no processo de fortalecimento do samba, foram pontos fundamentais para que o samba resistisse, desde Tia Ciata e muitas outras. Apesar do machismo também presente dentro do samba, hoje em dia a gente já vê uma quantidade enorme de grupos formados por mulheres, artistas, cantoras, pelo Brasil todo. Estamos muito felizes com a participação dessas duas figuras incríveis, que são Carla e Ju, fazendo essa representação”, comenta Roberto.

Ju dos Santos | Foto: Divulgação

Sobre as convidadas

Potiguar radicada em Salvador, Ju dos Santos vai contribuir para a roda com seu carisma e timbre forte, que vem conquistando espaços cada vez maiores, como o Carnaval de Salvador, onde cantou pela primeira vez a convite do Camarote Expresso 2222. Cantora, compositora e mulher trans negra, Ju Santos reforça seu compromisso com a diversidade e a representatividade feminina e trans.

Cantora desde os 9 anos de idade, Carla Lis tem toda uma vida dedicada à música popular brasileira e ao samba. Em 98, ingressou na Banda Feminina Didá como vocalista da banda principal, representando o “Samba Reggae” por vários países. Hoje em carreira solo, Carla Lis continua contagiando o público com seu samba.

A roda de samba de março do Botequim se destaca não apenas pela qualidade musical, mas também pelo seu simbolismo. A escolha do repertório foi pensada para homenagear mulheres que fizeram história no samba e para dar espaço a vozes que representam o empoderamento feminino.

Além das canções tradicionais do gênero, o público poderá se deliciar com uma seleção de composições que reverenciam a força, a luta e o brilho das mulheres, mostrando a importância da presença feminina tanto na música quanto na sociedade.

Foto: Marina Alfaya

Sobre o Grupo Botequim

Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim tem 18 anos de história e carrega alegremente a responsabilidade pela ampliação da vivência em torno do gênero musical na cidade de Salvador. Com canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim” (2016), o grupo apresenta um trabalho autoral consolidado, sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país.

O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).

Serviço

Roda de Samba de Março – Grupo Botequim celebrando o mês da mulher
Local: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo
Data: 14 de março (sexta-feira)
Horário: 21h
Ingressos no Sympla

Continue Reading

EM ALTA