Connect with us

Formação

Casa do Benin leva Tonho Matéria a Escola no Calabetão

Jamile Menezes

Publicado

on

Tonho Matéria Casa do Benin
Foto: PalomaCarvalho

Foto: PalomaCarvalho

“A CASA VAI À ESCOLA” é o nome do projeto desenvolvido pela Casa do Benin, localizada no Pelourinho, em Salvador. São atividades arte-educativas para estudantes das escolas municipais que, este ano, tem como tema central Salvador: Cidade da Música.

A ideia é incentivar a valorização das riquezas culturais das africanidades em na identidade soteropolitana. A ação se desenvolve ao longo do ano letivo, correlacionando temáticas afro-brasileiras  às atividades curriculares.

“Sou arte-educadora da rede municipal de ensino de Salvador há 17 anos e diante das dificuldades dos estudantes das escolas públicas irem aos museus, criei essa ação que exclusivamente atende aos estudantes municipais. A ação atende aos princípios da lei 10.639, pois falamos sobre a importância dos povos trazidos do Benin (Daomé) para serem escravizados no Brasil e assim motivamos o reconhecimento valorativo  de nosso espaço cultural nessa cidade: a Casa do Benin” – Régia Ribeiro, coordenadora do projeto.  

No dia 30 de março, será dado início ao projeto, dentre as ações que celebrarão o aniversário de 468 anos de Salvador. O ano letivo será lançado Escola Municipal do Calabetão, na próxima quinta-feira (30) e terá a participação especial do cantor e mestre de Capoeira,  Tonho Matéria. O evento é destinado, exclusivamente, a alunos da rede municipal. A previsão é de que o projeto circule por 10 escolas este ano.

Tonho Matéria Casa do BeninTonho Matéria 

Primeiro artista a colocar a capoeira nos shows musicais, é cantor, compositor, publicitário, produtor cultural e Mestre de Capoeira. Tonho Matéria é hoje uns dos mais respeitados compositores, cantores e capoeiristas da Bahia e do Brasil.

Juntamente com a Capoeira começou sua carreira artística cantando em blocos afro como: Ébano, Amantes do Reggae, Olodum, Ara Ketu, Afreketê e grupos como: Oba Oba, Ganzá, Coruja Junina, Amigos dos Fias e Obatalá. Hoje é cantor do  Bloco Araketu e do Bloco da Capoeira. Possui  mais de 300 músicas gravadas por grandes intérpretes da música popular baiana e brasileira.

Formação

Instituto A Mulherada lança oficinas de percussão gratuitas

Amanda Moreno

Publicado

on

Instituto A Mulherada lança oficinas
Instituto A Mulherada lança oficinas

Instituto A Mulherada lança oficinas de percussão gratuitas. O Instituto A Mulherada está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de percussão e música afro, com o intuito de capacitar jovens mulheres e LGBTQIAPN+ na arte, além de fomentar o debate sobre violência doméstica e empoderamento. As Oficinas começam nesta segunda-feira (26), na sede do Instituto no Centro Histórico, às 17h. Inscrições limitadas.

A iniciativa visa a equidade de gênero, engajando mulheres, lésbicas, bissexuais, transsexuais, travestis e pessoas não-binárias, promovendo a união de diferentes identidades de gênero. Ela integra as ações da 5ª edição do projeto “Tambores pelo Fim da Violência – Tocar Pode Bater Não”, nos Territórios Criativos do Centro Histórico de Salvador. Com o projeto, o Instituto utiliza a música, a arte como instrumentos de conscientização e empoderamento para combater a violência doméstica e familiar contra mulheres, além de promover sua inclusão no mercado de trabalho.

O projeto, que se inicia com as Oficinas, ainda prevê a realização de rodas de conversa sobre temas relacionados à violência doméstica, direitos das mulheres, igualdade de gênero e cultura afro-brasileira. Esses espaços proporcionarão diálogos abertos, compartilhamento de histórias e troca de experiências.

No encerramento das ações, a banda A Mulherada, formada por mulheres, apresentará show musical gratuito na cidade com a presença de convidadas. O show reforçará a mensagem do Instituto no combate à violência e o fortalecimento das mulheres, atraindo a atenção da comunidade nessa campanha. A abrangência do projeto visa unir pessoas que compartilham o compromisso com a causa e tem como o objetivo criar uma rede de apoio poderosa e eficaz para enfrentar as violências. Todas as ações ocorrem no mês de março.

O Instituto
O Instituto A Mulherada tem por missão lutar pela defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência, sem oportunidade de emprego e pela inclusão educacional e profissional das mesmas. Criado em 2001, a partir da identificação das demandas e necessidades da população feminina de Salvador, especialmente mulheres negras em situação de vulnerabilidade, o Instituto vem intervindo na realidade do cotidiano, colaborando para que as mulheres rompam com o ciclo do silêncio que se inicia com a submissão e dependência, culminada muitas vezes no óbito dessas vítima. Por meio da arte e da cultura.

Instituto A Mulherada lança oficinas de percussão gratuitas. Este projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO
Oficinas de Percussão
Quando: 26 de fevereiro, das 17h às 19h
Onde: Sede do Instituto A Mulherada (Rua do Tesouro, 39 – Centro, Salvador) | Em frente à Secretaria Municipal da Fazenda
Quanto: Gratuito | Inscrições online limitadas: https://forms.gle/hMNA7k7RNWA3Bfvz6 
Mais informações: (71) 98820-9529 | Instagram: @institutoamulherada @bandaamulherada

Continue Reading

Formação

Inscrições abertas para Curso de Inglês voltado para público negro

Amanda Moreno

Publicado

on

Inscrições abertas para Curso
Inscrições abertas para Curso de Inglês voltado para público negro (Foto: Divulgação)

Inscrições abertas para Curso de Inglês voltado para público negro. O Ifé English Course, curso de língua inglesa que ensina através de elementos da cultura negra, está com vagas abertas para as primeiras turmas de 2024.

Nesta edição, haverá uma turma voltada para adolescentes com idade entre 13 e 20 anos. No primeiro semestre de 2024, o curso abre turmas que abrangem desde o básico ao avançado, com aulas de segunda a sábado.

As aulas são online, tanto ao vivo quanto gravadas, através da plataforma Google Meet.

O investimento é de R$ 85 mais a taxa de matrícula de R$ 30 a ser paga no primeiro mês.

O Ifé English Course é um curso destinado ao domínio da língua inglesa a partir de uma perspectiva afrocentrado, incorporando elementos das diversas culturas negras. Inscrições abertas para Curso de Inglês voltado para público negro.

Além das aulas, o curso promove atividades culturais como passeios, encontros e aulas abertas.

Também há opção de capacitação de professores para um ensino de línguas afro-referenciado que é dividido em sete semestres, com diferentes níveis, do básico ao avançado.

O programa completo tem a duração de 3 anos e 6 meses. As aulas ocorrem uma vez por semana, com duas horas de duração.

Pessoas interessadas devem se inscrever no site do Ifé English Course.

Continue Reading

Formação

Steve Biko seleciona estudantes para pré-vestibular

Amanda Moreno

Publicado

on

Steve Biko seleciona estudantes
Steve Biko seleciona estudantes

Steve Biko seleciona estudantes para pré-vestibular. O Instituto Cultural Steve Biko torna público o edital de seleção para o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições ficam abertas até às 23h59min do dia 02 de março de 2024. Os interessados poderão preencher o formulário que será disponibilizado exclusivamente no site do Instituto (www.stevebiko.org.br).

Para realização das inscrições, o/a candidato/a precisa ficar atento/atenta às especificações e documentação exigidas no edital. Steve Biko seleciona estudantes para pré-vestibular. Serão contemplados 75 estudantes que moram no Estado da Bahia e tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio, exclusivamente em escolas públicas. As aulas serão ministradas no turno da noite, de segunda a sexta das 18h30 às 21h30 e aos sábados das 13h30 às 17h40.

Steve Biko seleciona estudantes

Steve Biko seleciona estudantes

Pré-vestibular

O nosso objetivo principal consiste em contribuir na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e formação em Cidadania e Consciência Negra (CCN), oportunizando jovens e adultos negros e negras, oriundos de escolas públicas a ingressar em diversos cursos, em especial, os cursos de Medicina e Direito, comumente de grande demanda por vagas nas seleções de ingresso nas universidades e considerados estratégicos em momentos de crise sanitária e de violações de direitos.

CRONOGRAMA DE SELEÇÃO

Lançamento do Edital: 26 de janeiro de 2024

Inscrições: 31 de janeiro 2024 a 02 de março 2024

Prova escrita: 10 de março 2024

Entrevistas + Conhecimento Institucional: 11 a 15 de março 2024

Resultado 1° lista: 18 de março 2024

Confirmação da matrícula: 18 a 20 de março 2024

Aula inaugural: 21 de março 2024

Segunda chamada: 08 de abril 2024

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA