Connect with us

Audiovisual

Feira de São Joaquim recebe o filme “Pitanga” e o curta “Velho Rei”

Jamile Menezes

Publicado

on

antonio Pitanga

feira-de-sao-joaquim

Um cinema ao ar livre, aberto ao público, vai movimentar a Feira de São Joaquim (Píer da Feira – Praça de Alimentação) no dia 4 de abril, às 19 horas. Um saveiro ancorado na Baía de Todos os Santos, com velas abertas, servirá de tela de projeção para exibição do trailer do documentário Pitanga – O Filme, e dos curtas A Feira – Patrimônio Imaterial e O Velho Rei.

Filme sobe Antonio Pitanga estreia nos cinemas em abril

O evento é um tributo ao ator soteropolitano Antônio Pitanga e visa promover a Feira de São Joaquim como território cultural de Salvador. O encontro contará com a participação dos atores Antônio e Camila Pitanga, do diretor Beto Brant, do produtor Renato Ciasca, do diretor de arte Xarlô, do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, e da sócia-diretora da Obá Cacauê Produções, Fabíola Aquino.

 

antonio Pitanga

Sobre o curta

O Velho Rei (direção: Ceci Alves, Duração: 9’, Ano: 2013, Ficção) – A partir de um pedido inusitado de sua filha Cleonice (Jussara Mathias), que vive fora do país, Climério (Antonio Pitanga), passa a gravar tudo o que vê à sua volta, com a câmera enviada por ela, contando uma história através das memórias do passado e o encantamento do presente.

Filmado em Salvador e no Rio de Janeiro, o projeto, com produção executiva de Fabíola Aquino, possui um víeis autobiográfico e participou do Concurso de Curtas Rio, Eu Te Amo — Cities of Love, que propõe, como temática, filmes que contem histórias de amor ao Rio de Janeiro.

Chegue lá…


O Que:
Feira de São Joaquim vira cinema ao ar livre em ação de lançamento do documentário “Pitanga”

Quando: 4 de abril de 2017 (terça-feira);  às 19h
Onde:
 Píer da Feira de São Joaquim – Praça de Alimentação (área revitalizada)

Fotos: Divulgação

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

 

Continuar lendo

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Continuar lendo

Audiovisual

“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Iasmim Moreira

Publicado

on

Filme Marginal

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.

Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.

“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.

SERVIÇO

📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal

Continuar lendo

EM ALTA