Connect with us

Audiovisual

“Pitanga”: filme dirigido por Camila Pitanga e Beto Brant estreia em Salvador

Jamile Menezes

Publicado

on

filme Pitanga

filme Pitanga

Dirigido por Beto Brant (‘O invasor’) e Camila Pitanga, o documentário “Pitanga” chega a Salvador nesta quinta-feira – dia 6 de abril. Homenageando o ator Antônio Pitanga, o filme foi eleito pela crítica como melhor filme brasileiro na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também ganhador do prêmio do público na Mostra de Cinema de Tiradentes.

“Pitanga” é um registro de encontros de Antônio Pitanga com amigos, familiares, cineastas e músicos.Tem participação de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Lázaro Ramos e Rocco Pitanga, filho de Antonio e também ator. 

Ao longo dos mais de 100 minutos, o documentário traz relatos de amigos, familiares, artistas, personagens que fizeram a história do cinema brasileiro. Traz também memórias ainda vivas deste que foi o primeiro protagonista negro nas telonas em todo o mundo. Referência esta trazida em muitos dos relatos.

filme Pitanga

Lázaro Ramos e Antonio Pitanga em trecho do filme. (Foto:Matheus Brant/Divulgação)

“Pitanga” convida o espectador a viajar de volta à Salvador antiga, na trajetória deste baiano que desafiou os limites raciais impostos no Brasil, cruzou as linhas e barreiras desde a década de 50 até os dias de hoje. Retratou, com interpretações marcantes, o potencial negro no Cinema, no Teatro e protagonizou obras que até hoje são referências nestas áreas.

Antonio Pitanga emociona com suas lembranças, faz o espectador rir de suas histórias, consagra-se como um verdadeiro “griot”, como bem o caracteriza Elisa Lucinda em uma das passagens do filme, que teve estreia lotada na noite desta quarta (5), no Cine Glauber Rocha. Este que dirigiu Pitanga em muitos de suas obras, também trazidas ao longo do filme.  

antonio pitanga documentario

O diretor de teatro e dramaturgo Zé Celso Martinez Corrêa (à esquerda) e o ator Antônio Pitanga em cena do documentário ‘Pitanga’ (Foto: Matheus Brant/Divulgação)

Em sua trajetória, Pitanga tem mais de 60 filmes, incluindo “Barravento” (1961), “O pagador de promessas” (1962), “Ganga Zumba, rei dos Palmares” (1965), “A mulher de todos” (1969), “Quando o carnaval chegar” (1972), “Joana Francesa” (1973) e “Quilombo” (1978).

Para quem quer relembrar grandes momentos da história negra baiana e brasileira, como estes trechos se entrelaçaram com os avanços negros no mundo, e como Antonio Pitanga une tudo ao seu redor com sua arte, terá as salas de cinema para conferir!

Em Salvador, no Glauber Rocha (Praça Castro Alves): Sala 4 (145 Lugares), às 16h e às 20h30. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Audiovisual

Artista do Nordeste de Amaralina é lançado pelo Favellê Music

Amanda Moreno

Publicado

on

Artista do Nordeste de Amaralina
Artista do Nordeste de Amaralina (Foto: Bruno Mocottó)

Artista do Nordeste de Amaralina é lançado pelo Favellê Music.  É do Nordeste de Amaralina que sai  o novo lançamento do Favellê Music, selo que aposta no lançamento de conteúdos audiovisuais de artistas das periferias de Salvador.

“Resistência e Poder” é o nome da música interpretada por Moura X e que tem sua célula embrionária conectada a Marivaldo (idealizador do Favellê e que assina a composição da música junto com Moura X). Ouça em https://ingrv.es/resistencia-e-poder-nmc-7 e assista em https://www.youtube.com/watch?v=mDo_hFNbFtc.

A parceria de Moura X e Marivaldo é inspirada na pauta racial, um convite à união na luta contra o racismo e à reflexão sobre o tema.

“A gente se dedicou ao máximo para fazer algo realmente fantástico e impactante, onde as pessoas consigam entender a mensagem da música. Em alguns momentos é uma mensagem triste, porém fala sobre a realidade, além de ser a mão que levanta a cabeça do meu povo, para aqueles que se encontram tristes e desanimados. O intuito maior é salvar vidas, mudar mentes, quero ser o despertar. Tudo começa agora com resistência e poder”, fala Moura.

Favellê Music

O novo selo musical nasceu em Salvador já reunindo gigantes da música brasileira. “Favellê Music” é do multi-instrumentista baiano Marivaldo dos Santos, e firmou uma parceria com a Virgin Music Group – divisão da Universal Music, principal parceiro mundial de selos e artistas independentes – e Nas Nuvens Catalog, uma empresa brasileira independente líder na gestão e aquisição de catálogos musicais, que tem como presidente um dos mais consagrados produtores musicais do país, Liminha.

Marivaldo dos Santos é músico, produtor musical, nascido e criado nas periferias de Salvador (BA). Hoje, vive na ponte-aérea entre Brasil e Nova York, onde reside há mais de 20 anos. Ao longo de sua carreira realizou trabalhos com artistas como STING, Lauryn Hill, Fugees, Joshua Bell, Ceelo Green e muitos outros. Atualmente, está terminando a produção do filme “Música”, pela AMAZON USA, como diretor musical e performático ao lado de Rudy Mancuso.

Veja mais informações em https://www.instagram.com/favellemusic/.

Continue Reading

Audiovisual

Tia Má dubla personagem em série de animação

Amanda Moreno

Publicado

on

Tia Má dubla personagem
Tia Má dubla personagem

Tia Má dubla personagem em série na segunda temporada da animação “Aventuras de Amí”, emprestando sua voz à personagem Dora, mãe da protagonista, uma menina de 8 anos, que usa a imaginação para lidar com os desafios do dia a dia ao lado do cachorro Balú e do amigo Tim.

A série baiana é produzida pela Lanterninha Produções, com co-produção da Movioca Content House. Em exibição no Canal Futura, TV Rá Tim Bum e Globoplay, o desenho retrata o processo de crescimento das crianças, abordando os ritos de pass.agem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades.

“É incrível trabalhar para o público infantil. E mesmo no papel de mãe, é voltar a ser criança um pouco. Ao mesmo tempo, sinto como se fosse uma vitória. É ter um produto que minha filha pode me assistir e me reconhecer e se reconhecer”, comemora.

Aos 43 anos, a artista, jornalista e escritora Maíra Cristina Dias Azevedo desponta em uma carreira promissora na TV e no streaming. Conhecida como Tia Má, ela soma mais de um milhão de seguidores em suas redes sociais. Somente em 2023, a artista participou de sete produções audiovisuais.

Além de Tia Má dubla personagem em série de animação “Aventuras de Amí”, Maíra compôs o elenco de “Humor Negro” e fez uma participação especial em “Dra Darci”, ambos humorísticos do Multishow; ela viveu a Carol, em “Rensga Hits!”, da Globoplay, na segunda e terceira temporada; interpretou Trombeta, mãe de Mia, a protagonista de “O Dia em que a Minha Vida Mudou”, do Gloob; e atuou em “Toda Família Tem”, da Prime Video, como Deise.

Continue Reading

Audiovisual

Carnaval da Bahia 2024 – 50 anos dos Blocos Afro

Jamile Menezes

Publicado

on

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA