Audiovisual
“Pitanga”: filme dirigido por Camila Pitanga e Beto Brant estreia em Salvador

Dirigido por Beto Brant (‘O invasor’) e Camila Pitanga, o documentário “Pitanga” chega a Salvador nesta quinta-feira – dia 6 de abril. Homenageando o ator Antônio Pitanga, o filme foi eleito pela crítica como melhor filme brasileiro na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também ganhador do prêmio do público na Mostra de Cinema de Tiradentes.
“Pitanga” é um registro de encontros de Antônio Pitanga com amigos, familiares, cineastas e músicos.Tem participação de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Lázaro Ramos e Rocco Pitanga, filho de Antonio e também ator.
Ao longo dos mais de 100 minutos, o documentário traz relatos de amigos, familiares, artistas, personagens que fizeram a história do cinema brasileiro. Traz também memórias ainda vivas deste que foi o primeiro protagonista negro nas telonas em todo o mundo. Referência esta trazida em muitos dos relatos.

Lázaro Ramos e Antonio Pitanga em trecho do filme. (Foto:Matheus Brant/Divulgação)
“Pitanga” convida o espectador a viajar de volta à Salvador antiga, na trajetória deste baiano que desafiou os limites raciais impostos no Brasil, cruzou as linhas e barreiras desde a década de 50 até os dias de hoje. Retratou, com interpretações marcantes, o potencial negro no Cinema, no Teatro e protagonizou obras que até hoje são referências nestas áreas.
Antonio Pitanga emociona com suas lembranças, faz o espectador rir de suas histórias, consagra-se como um verdadeiro “griot”, como bem o caracteriza Elisa Lucinda em uma das passagens do filme, que teve estreia lotada na noite desta quarta (5), no Cine Glauber Rocha. Este que dirigiu Pitanga em muitos de suas obras, também trazidas ao longo do filme.

O diretor de teatro e dramaturgo Zé Celso Martinez Corrêa (à esquerda) e o ator Antônio Pitanga em cena do documentário ‘Pitanga’ (Foto: Matheus Brant/Divulgação)
Em sua trajetória, Pitanga tem mais de 60 filmes, incluindo “Barravento” (1961), “O pagador de promessas” (1962), “Ganga Zumba, rei dos Palmares” (1965), “A mulher de todos” (1969), “Quando o carnaval chegar” (1972), “Joana Francesa” (1973) e “Quilombo” (1978).
Para quem quer relembrar grandes momentos da história negra baiana e brasileira, como estes trechos se entrelaçaram com os avanços negros no mundo, e como Antonio Pitanga une tudo ao seu redor com sua arte, terá as salas de cinema para conferir!
Em Salvador, no Glauber Rocha (Praça Castro Alves): Sala 4 (145 Lugares), às 16h e às 20h30.
Audiovisual
SÃO JOÃO BAHIA 2025
Audiovisual
SÃO JOÃO BAHIA 2025
Audiovisual
“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.
Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.
Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.
“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.
SERVIÇO
📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho