Teatro
Teatro Negro em destaque dentre indicados ao Prêmio Braskem 2016

A 24ª edição do Prêmio Braskem de Teatro será especial para arte negra este ano. Na lista de indicações recém divulgadas pela Caderno 2 Produções – realizadora da premiação – estão nomes como os atores e diretores Thiago Romero e Ridson Reis, as atrizes Claudia Di Moura e Eddy Veríssimo, o ator Sulivã Bispo e o escritor Gildon Oliveira.
A premiação será nesta quarta (19), às 20h, no Teatro Castro Alves.
O Prêmio Braskem é a premiação mais tradicional da dramaturgia na Bahia que – anualmente – reconhece o trabalho de atores, diretores, figurinistas e demais profissionais que atuam na produção teatral no estado.

Foto: Dôra Almeida (Claudia Di Moura em “O Galo”)
“Me considero uma atriz empreendedora, eu construo minhas oportunidades. Do contrário, talvez nem estivesse em cartaz esse ano, como nos outros. Escolho o meu time, sou audaciosa e acredito que a história tá mudando. Nós negros estamos provocando discussões, entrando na roda, aumentando o volume da coragem e do enfrentamento. Esse ano, tivemos um recorde de negros indicados, isso prova que estamos avistando um tempo novo! “- Cláudia Di Moura, indicada Melhor Atriz por “O Galo“.
Além do reconhecimento, a revelação de novos talentos também faz do Prêmio um dos momentos mais esperados. É o caso do ator do Bando de Teatro Olodum Ridson Reis, indicado por sua primeira direção teatral, na peça “O Contentor (O Contêiner)”, que traz a saga de três africanos tentando chegar à Europa clandestinamente.

Foto Shai Andrade
“Passa um pequeno filme de todo o processo, toda dificuldade de realizar um projeto independente, sem nenhum apoio financeiro. É muito bom ser reconhecido pelo trabalho, ainda mais quando se é um jovem negro e periférico fazendo arte de gente rica. Se ser artista na atual sociedade é difícil, imagina pra quem tem que lutar todos os dias pra não ser morto. Por isso fico feliz de ter sido indicado e de estar acompanhado de bons amigos artistas negros. Essa indicação também serve pra lembrar que é preciso falar sobre os quase 4 mil mortos em 2016, tentando sair da África em busca do sonho de uma vida melhor”, afirma Ridson.
E a alegria da primeira indicação pelo primeiro trabalho também fica com a atriz Eddy Veríssimo por sua atuação em “Sobejo”, seu primeiro solo. Na trama, Eddy leva ao palco a dor, o sofrimento e a luta por sobrevivência de uma mulher vítima de violência doméstica. “Sendo indicada em meu primeiro solo é muita felicidade, principalmente com um espetáculo que retrata a violência contra nós mulheres. Pude dar meu corpo, minha voz, meu olhar, minha vida para essa personagem Georgina Serrat, uma dona de casa que durante anos depositou a fé sobre sua felicidade no casamento e, como muitas mulheres do nosso tempo, tem seus sonhos frustados pelas agressões de um marido violento”, diz.

Foto: Andréa Magnoni
A peça é escrita e dirigida pelo ator, dramaturgo, diretor e figurinista, Luiz Buranga. “Foi uma surpresa maravilhosa para nós da equipe essa indicação da atriz Eddy Veríssimo, sabemos como o Teatro em espaço alternativo é visto. Uma companhia de teatro que faz espetáculo num lugar não convencional, sem conforto, num bairro deserto, sem glamour, sem cortina e poltronas de veludo: a quem interessa esse teatro off off off? Valeu a pena todo tempo e trabalho investido, cada noite mal dormida pensando na melhor forma de fazer e ter um bom resultado e que o público saísse da nossa casa pensando que o Teatro acontece em todos os espaços – independente de luxo e grandes estruturas”, enfatiza Luiz Buranga.
“Fazer sobejo foi um presente, e o resultado está aí: o reconhecimento do meu trabalho como atriz junto com toda equipe. Passou um filme na minha cabeça de todo processo que passei pra chegar até aqui! Dei tudo de mim, como faço em todos os meus trabalhos, mas esse foi especial por ser meu primeiro solo”, comenta feliz, Eddy Veríssimo.
Sexualidade na pauta das indicações
Resultado do projeto do Teatro da Queda de revitalização do Beco dos Artistas, tradicional espaço da comunidade gay de Salvador, o espetáculo “REBOLA!” faturou quatro indicações: melhor espetáculo, texto, melhor ator (Sulivã Bispo) e melhor direção de Thiago Romero. Da produção ao elenco, a presença negra é majoritária na peça. Dentre eles, o ator Thiago Almasy fala deste significado.
“É, para mim, um acontecimento em Salvador. Um espetáculo onde estamos nos expondo do começo ao fim, usando salto-alto, muita maquiagem, suando, escorregando, dançando e cantando. Com pautas cada vez mais caras nos teatros e artistas mais preocupados com qualquer coisa que não seja comunicar-se com o público – cada vez mais escasso, diga-se de passagem – esse espetáculo é um grito de resistência”, diz.

Banco de Imagens
Com texto de Daniel Arcades e direção musical de Jarbas Bittencourt, “REBOLA!” problematiza e homenageia a criação e resistência de espaços de articulação para a comunidade LGBTQI.
“A normatividade não quer discutir negritude, muito menos homossexualidade, e o REBOLA! faz os dois, de maneira debochada e, ao mesmo tempo, incisiva. É sobre querer o bom do outro, sobre curar as dores com doses e mais doses de sorriso. É muito bom estar ao lado de pessoas que olham para Salvador e suas questões com outros olhos, e o Teatro da Queda vem buscando esse tipo de linguagem. Fico muito feliz pelas indicações ao Prêmio Braskem, que por si só já é um grande reconhecimento” – Thiago Almasy.
Indicado ao Prêmio pela direção do espetáculo, o ator Thiago Romero – reitera a importância deste debate. “Um projeto que fiz com muito amor e por responsabilidade politica, pois pensamos muito nesta questão do gay na cena. É fruto de um tempo de pesquisa e de um trabalho muito responsável que o Teatro da Queda vem fazendo. A indicação é importante pra um grupo de Teatro que fala desse tema, qualquer reconhecimento é importante pra que consigamos ocupar todos os espaços”, diz.
Sulivã Bispo: três palcos, três indicações
Um dos mais novos talentos negros do Teatro baiano, o ator Sulivã Bispo tem três motivos para celebrar nos palcos: foi indicado por sua atuação nas peças “REBOLA!”, “Romeu e Julieta”, sob direção de Harildo Déda, e “KAIALA“, seu primeiro solo.
“É um misto de valorização, força e incentivo a essa arte que a gente faz com muita garra. É uma honra, enquanto ator negro militante, que busca levar a política de afirmação através da arte. Quando fazemos essa arte politica é muito mais difícil, pois temos que fazer esse discurso ecoar, conquistar outros públicos, pois ela precisa formar, conscientizar. “REBOLA!” foi um divisor de águas em minha vida por ter me ensinado a ser um ator mais consciente e responsável com as questões de gênero e sexualidade; “Romeu e Julieta”, um presente estar sob a direção do mestre Déda, que me ensinou muito. E “KAIALA”, um monólogo contra o racismo, opressão e a intolerância religiosa. A indicação é um reconhecimento desta luta, um incentivo pra que a gente não pare. Precisamos ser novos heróis, a arte que faço é isso e que bom que ela está sendo reconhecida” – Sulivã Bispo.

Foto: Andreia Magnoni (KAIALA)
Na categoria “Texto” teve indicação para o escritor Gildon Oliveira, com o espetáculo infanto juvenil, “Avesso”, uma livre adaptação de “Divertida Mente”, animação vencedora do Oscar em 2015. “Avesso” também concorre como melhor espetáculo nesta categoria.
“A indicação ao Prêmio Braskem de Teatro é uma forma de reconhecimento, por isso sempre importante. Infelizmente só há uma premiação para o teatro em Salvador e acredito que é preciso existir muito mais. Merecemos e precisamos pelos artistas que somos. Como artista e negro, trabalho pelo desejo de inquietar e assim afetar, pois acredito – parafraseando Mário Quintana – que livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas. Assim sendo, quero a sorte grande que minhas palavras mudem pessoas.” – Gildon Oliveira.
A Comissão Julgadora do Prêmio Braskem de Teatro é composta por Bertho Filho, Gordo Neto, Hilda Nascimento, Jackson Costa e Kátia Borges. Dentre as categorias estão Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial. Foram avaliadas 53 peças em cartaz em Salvador entre abril e dezembro de 2016.
Teatro
Espetáculo Ele & Ela acontece no Teatro Martim Gonçalves sábado (1)


Foto: Divulgação
Serviço
Teatro
Espetáculo Tartufo está em cartaz na Sala do Coro do TCA

Considerada uma das comédias mais célebres escritas pelo dramaturgo francês Molière, ‘Tartufo – O Impostor’ ganha montagem baiana e está em cartaz até o dia 1 de fevereiro, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). O espetáculo acontece de quinta a domingo, às 20h, sendo que aos sábados há sessões duplas, às 17h e às 20h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Realizada pela Companhia Os Argonautas, a montagem celebra os 25 anos de atuação do próprio grupo, que foi fundado em 1999, em Salvador. O projeto foi contemplado pelos editais da Lei Paulo Gustavo e tem apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura.
Fiel ao texto clássico, mas com algumas adaptações ao momento contemporâneo, a peça retrata a hipocrisia moral e religiosa na figura da personagem-título. Tartufo, um falso religioso, consegue, com sua aparente fé e devoção, enganar Orgon, passando a viver em sua casa e a controlar a vida de toda a sua família. A partir daí, a trama se desenrola entre situações cômicas e desencontros amorosos, uma vez que Orgon deseja casar sua filha com Tartufo, mas os demais familiares irão desmascarar o impostor para tentar impedir o matrimônio. Entre as novidades da versão baiana está a inserção de músicas e de cenas ágeis em direta comunicação com a plateia, o que reforça o caráter popular da Commedia Dell’Arte e da obra de Molière.

Foto: Caio Lírio
O espetáculo também comemora os 30 anos de carreira de Marcelo Flores que, além de dirigir a peça, interpreta o próprio Tartufo. “Uma das coisas que nós, Os Argonautas, mais gostamos de fazer é adaptar e revitalizar obras clássicas. Nós apresentamos a estética original da obra, mas aproximando ela da realidade brasileira e dos dias de hoje, ainda que a essência do texto clássico seja, justamente, o seu caráter de atualidade que se perpetua no tempo”, explica Marcelo, um dos fundadores d’Os Argonautas. Para ele, a expectativa da estreia está diretamente relacionada ao clima de celebração, já que humor, alegria e crítica social são elementos fortemente presentes tanto em Molière quanto em Os Argonautas.
Outra fundadora da companhia de teatro e que também completa três décadas de ofício, Alethea Novaes lembra que Tartufo é o décimo espetáculo inédito realizado pelo grupo e tem um significado especial e oportuno. “A escolha de Tartufo tem bastante a ver com a temática, que traz reflexões bem-humoradas e dialoga muito com o tempo em que vivemos, além de ser uma dramaturgia deveras desenvolvida e perspicaz”, pontua Alethea. De fato, a versão baiana de Tartufo coloca em xeque a perigosa associação da religião com o poder, pauta que vem ganhando repercussão no debate público. Os chamados valores tradicionais da sociedade – família, moral, dinheiro e religião – são as cartas que Molière embaralha com astúcia em seu jogo engenhoso de crenças, paixões, golpes, mentiras e fé cega.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Serviço
O quê: Espetáculo Tartufo – O Impostor
Dias: 17 de janeiro a 01 de fevereiro [de quinta a domingo]
Horários: quintas, sextas e domingos às 20h e sábados às 17h e às 20h
Local: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Entrada: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Classificação indicativa: livre
Teatro
Espetáculo “Candomblé da Barroquinha” estreia em Salvador

O espetáculo “Candomblé da Barroquinha” estreia no Espaço Cultural da Barroquinha no dia 24 de janeiro, pedindo licença para pisar em solo sagrado. Inédita, a montagem faz uma ode ao Candomblé Ketu, remontando suas origens, e celebra a história espiritual e cultural do povo negro diaspórico. Com direção de Thiago Romero, texto de Daniel Arcades e elenco potente, a temporada fica em cartaz de 25 de janeiro a 9 de fevereiro, em dias alternados. Os ingressos estão à venda no Sympla e custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).
“Nosso povo merece conhecer a história das mãos que fizeram este país. A arte tem como um de seus compromissos reinventar universos, heróis e heroínas para seus apreciadores e assim estamos fazendo. Por mais que nos faltem dados, não nos falta a memória do corpo, a memória das vozes esquecidas e os documentos não-oficiais. Estamos aqui para contar uma história pouco conhecida e muito necessária para nossa população”, destaca o diretor Thiago Romero.
Uma homenagem respeitosa ao Candomblé Ketu, maior e mais popular nação do Candomblé no Brasil, o espetáculo traz à cena as vivências cotidianas de Marcelina, uma jovem abian, e da comunidade à sua volta. Apesar de ficcional, a obra é fundamentada a partir da pesquisa do diretor e do dramaturgo, e o enredo revisita o que se tem como umas das histórias sobre a origem do candomblé.

Foto: Letícia França – Labfoto
KETU
Em “Candomblé da Barroquinha”, o público conhece a história de três princesas africanas chegadas à Bahia na condição de escravizadas – Iyá Adetá, Iyá Kalá e Iyá Nassô -, personagens celebradas pela oralidade, que teriam fundado, na Bahia, no bairro da Barroquinha, o mais antigo templo de culto africano do país, tornando-se assim o símbolo de resistência, fora da África, dos reinos de Ketu e Oyó. Com sua sabedoria ancestral, elas criam uma das comunidades Jeje-Nagô mais importantes fora do território africano, reconstituindo na Bahia os locais sagrados destruídos pelo violento processo de colonização.
Realizado pela DAN Território de Criação, plataforma de criação artística multi-linguagem que completa cinco anos em 2025, o “Candomblé da Barroquinha” foi fomentado pelo programa FUNARTE Retomada 2023 – Teatro, Ministério da Cultural, Governo Federal. As apresentações acontecem, em janeiro, nos dias 25 (sessão acessível – intérprete de libras), 26, 30 e 31, às 19h; e em fevereiro, nos dias 1º e 8, com duas sessões acessíveis, às 16h e 19h, além dos dias 7 e 9, às 19h.
Serviço
O quê: Candomblé da Barroquinha
Temporada: 25 de janeiro a 9 de fevereiro
Sessões: 25/01 – 19h (sessão acessível – libras), 26/01, 30/01 e 31/01 – 19h | 01 e 08/02 – 16h e 19h (sessões acessíveis – libras), 06/02, 07/02 e 09/02 – 19h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/ n – Barroquinha)
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Vendas: Sympla
Classificação indicativa: 14 anos