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Dança

Estão abertas até junho as inscrições do Prêmio Capoeira Viva Salvador

Jamile Menezes

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capoeira

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Estão abertas as inscrições para o Prêmio Capoeira Viva Salvador, da Fundação Gregório de Mattos (FGM). O Prêmio visa fomentar e apoiar ações de fortalecimento e valorização da Capoeira realizadas na cidade de Salvador e vai contemplar mestres, contramestres, professores, instrutores, pesquisadores e praticantes da Capoeira.

Também se estende a representantes de grupos culturais de Capoeira não formalizados, que sejam domiciliados ou sediados em Salvador há pelo menos dois anos. As inscrições seguem até o dia 30 junho e podem ser feitas pelo site.

Categorias

Serão contempladas nove propostas, em três diferentes áreas: Identidade e Memória; Intercâmbio e Formação; e Inclusão e Cidadania. Os prêmios possuem valor de R$30 mil e 15 mil. Serão priorizadas propostas que contemplem ocupação criativa de espaços não convencionais para atividades culturais, como praças públicas, parques, ruas, museus, entre outros.

O edital prevê ainda que as propostas apresentadas estejam em consonância com as diretrizes de política cultural do município, com o Plano de Salvaguarda do Ofício de Mestre e da Roda de Capoeira na Bahia, com a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e com a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovadas pela UNESCO e ratificadas pelo governo brasileiro.

SERVIÇO:

Prêmio Capoeira Viva Salvador – Edital 003/2017 FGM

De 16 de maio a 30 de junho

Inscrições: www.capoeiravivasalvador.salvador.ba.gov.br

Informações: capoeiravivasalvador@salvador.ba.gov.br

Dança

Coletivo Afrobapho abre programação dos 44 anos do Balé Teatro Castro Alves

Iasmim Moreira

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Afrobapho

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) dá início à programação do projeto “BTCA Convida” no próximo dia 23 de abril, com a participação especial do coletivo Afrobapho, grupo soteropolitano conhecido por seu trabalho que une arte, performance, negritude e dissidência. O projeto marca as comemorações pelos 44 anos da companhia pública de dança contemporânea da Bahia e integra as ações do Mês da Dança.

As apresentações acontecem às 19h, na Sala Principal do Espaço Xisto Bahia, nos Barris. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e podem ser adquiridos na bilheteria física do local.

O “BTCA Convida” propõe encontros inéditos entre o BTCA e grupos de dança da Bahia, reunindo em uma mesma noite três performances: dois solos assinados por integrantes da companhia e um espetáculo de uma companhia convidada. Na estreia, além da performance do Afrobapho, o público também poderá assistir aos solos dos bailarinos Lila Martins e Paulo Fonseca, do BTCA.

Já no dia 30 de abril, o projeto recebe a Má Teus Cia de Dança, de Jequié, representando a força da produção artística no interior do estado. Nessa data, os solos serão apresentados pelos bailarinos Dina Tourinho e Agnaldo Fonseca.

A iniciativa reforça o compromisso do BTCA com a diversidade, a troca de experiências e a valorização das múltiplas expressões da dança contemporânea baiana. Com curadoria voltada para a pluralidade estética, técnica e territorial, o projeto também destaca o papel da companhia como fomentadora do intercâmbio artístico no estado.

SERVIÇO

O que:  BTCA Convida
23 de abril – Afrobapho (Salvador) | Solos: Lila Martins e Paulo Fonseca
30 de abril – Má Teus Cia de Dança (Jequié) | Solos: Dina Tourinho e Agnaldo FonsecaOnde: Sala Principal do Espaço Xisto Bahia – Rua General Labatut, Barris
Horário: 19h
Valores: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia) – Venda apenas na bilheteria física
Classificação indicativa: livre
Entrada não será permitida após o início da sessão

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Dança

Escola de Dança da UFBA segue com inscrições abertas para cursos livres

Iasmim Moreira

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Escola de Dança da UFBA

A Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) segue com inscrições abertas para os Cursos Livres de Extensão 2025.1, com atividades formativas em diferentes estilos de dança e pilates. As aulas começaram no dia 5 de abril mas seguem até o mês de junho. As formações são voltadas tanto para iniciantes quanto para pessoas com experiências anteriores em dança ou práticas corporais, incentivando o acesso democrático à arte e à saúde por meio do movimento.

Os interessados podem se inscrever por meio de formulário online. Os cursos possuem mensalidades de R$100, exceto o curso de Pilates, com valor de R$160, e o “Dança para Todos”, que é gratuito.

Em caso de dúvidas sobre os cursos livres da Escola de Dança da UFBA, os(as) candidatos(as) podem entrar em contato pelo e-mail coordnatex@gmail.com ou pelo perfil oficial da Escola de Dança no Instagram: @dancaufba.

Confira a seguir a lista completa de cursos, com dias, horários e responsáveis:

  • Desconstruindo o Ballet Clássico – Sábado, 9h45 às 11h45 – Profs. Michele Braga e Mariana Calabrese

  • Danças Urbanas – Sábado, 14h às 16h – Prof. Sergio Neves (Saga)

  • Dança para Todos (gratuito) – Terça, 9h às 11h – Prof.ª Tânia Bispo

  • Dança Afro-brasileira – Terça e quinta, 19h às 20h30 – Prof. Ton Eplars

  • Dança Contemporânea – Sexta, 16h30 às 18h30 – Prof.ª Gisele Morães

  • Dança Contemporânea – Sábado, 9h30 às 11h30 – Prof.ª Daniele Damasceno

  • Zhumba – Sábado, 9h30 às 11h30 – Prof. Loiziano Oliveira

  • Zhumba – Segunda e quarta, 18h30 às 19h30 – Prof.ª Maria Luísa Andrade de Oliveira

  • Sambaê – Sábado, 15h às 17h – Prof.ª Carolina Bastos

  • Corporeidades em Danças Urbanas – Sábado, 14h às 16h – Prof.ª Luana Sanches

  • Dança de Salão – Terça, 18h às 20h – Prof.ª Camila Russo Nantes

  • Dança Moderna – Terça, 18h às 20h – Prof.ª Maiane Mendes Silva

  • Dança(s) do Ventre – Quarta, 16h20 às 18h20 – Prof.ª Lívia Santa Rosa

  • Dança de Capoeira – Segunda e quarta, 17h às 18h30 – Prof.ª Sandra Santana

  • Letra da Dança – Sábado, 16h às 17h – Clênio Magalhães

  • Vogue – Terça e quarta, 18h30 às 19h30 – Prof.ª Wendy Moretti

  • Pilates: Treinamento e Condicionamento Físico – Prof.ªs Iane Garcia, Sheila Cabral e Samara Cabr

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Dança

“EntreLAÇOS Nagô” leva protagonismo de mulheres negras ao palco do TCA

Iasmim Moreira

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EntreLAÇOS Nagô

Com sessões realizadas nos dias 10 e 11 de abril na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, o espetáculo EntreLAÇOS Nagô marcou sua estreia com casa cheia neste final de semana. Criado por Márcia Matos e Maria Claudia Dias, o trabalho reúne artistas com longa trajetória na cena local e aposta na experiência e na maturidade como pontos centrais da criação.

A montagem é resultado do Projeto Marias, coletivo formado por mulheres negras que atuam como intérpretes-criadoras. O espetáculo propõe uma construção cênica baseada na escuta entre os corpos, no compartilhamento de vivências e em referências visuais e simbólicas ligadas à cultura afro-brasileira. Em cena, o grupo estabelece conexões entre o sagrado, a trajetória individual de cada artista e a força coletiva que sustenta o trabalho.

Durante a cobertura audiovisual realizada no teatro, foi possível observar como o espetáculo investe em uma dramaturgia guiada por gestos, ritmos e estados de presença. A movimentação do elenco, por vezes marcada por deslocamentos circulares, reforça a ideia de continuidade e de entrelaçamento — conceito que dá nome ao espetáculo.

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As entrevistas com as idealizadoras destacam a intenção de trazer ao palco uma perspectiva que valoriza o corpo com vivência e história. “Rompemos com o padrão de juventude como único sinônimo de potência. Nosso trabalho é atravessado pelo tempo, e isso é parte da força dele”, disse Márcia Matos.

Além de Maria Claúdia Dias e Márcia Matos, o elenco conta com Mônica Ferreira, Verônica Salles, Dan Dara Baldez e Iana Teles. A equipe técnica é formada por Ariadne Ramos (produção), Tainá de Souza (iluminação), Malu Oliveira (trilha sonora), Nique Art (maquiagem) e Fabiola Campos (fotografia).

A estreia teve apoio da Associação Cultural Silvestre e classificação livre. A repercussão positiva da estreia impulsionou a continuidade do projeto, que já prevê novas apresentações em breve.

EntreLAÇOS Nagô se coloca como um trabalho que amplia a visibilidade de artistas negras em seus diferentes momentos de carreira, e reafirma a importância de propostas artísticas comprometidas com memória, identidade e presença no palco.

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