Diversão
#Residência – III Chá da Diversidade discute a não-binaridade de gênero
O Grupo de Dissidência Sexual e de Gênero das Residências (GDR) da UFBA organiza o III Chá da Diversidade no dia 27 de maio, na Residência Universitária (R1) localizada no Corredor da Vitória.
Lá, o grupo propõe a discussão sobre a não-binaridade de gênero. O Chá da Diversidade é um projeto anual do GDR e esse ano se apresenta com o formato de um talk-show que tem como tema “nem um, nem outra, todes”.
Vai ter..
Ícaro Stos Amancio, Integrante do Grupo de Estudos FEMPOS/PósColonialidade, Feminismos e Epistemologias Anti-Hegemônicas – UNILAB e Colunista da Revista Flor de Dendê na pasta gêneros e diversidade; e, Be Brustolim, Ativista Não-Binária de Gênero Fluído do Coletivo N-Bonde e AnarcoPunk. Elxs vão apresentar ao público um diálogo aberto entre as teorias desenvolvidas na academia e de grupos e coletivos de pessoas não-binárias.
Vai ter também a performer Malayka SN e Yuretta Santanna, Cantora e Poetisa Transgênera. Ambas abordam o processo de generificação dos corpos e suas performatividades a partir de suas produções de arte. A música fica por conta de Kiki e os Amores Clandestinos.
“O evento discutirá uma temática que é nova e ainda pouco discutida, é a oportunidade de por em prática o que vemos na academia, tirar dúvidas e conhecer melhor nosso universo, que é a proposta da nova cara do grupo”, aposta Junior Silva, Presidente do GDR.
Chegue!
O QUE: III Chá da Diversidade
DIA: 27 de maio
HORÁRIO: 18hrs
ONDE: Av. Sete de Setembro, nº 2382 – Corredor da Vitória, Residência Universitária (R1)
QUANTO: Entrada Franca
Diversão
Festival Sangue Novo oferece gratuidade até 2 de outubro
Pessoas trans, travestis e não-bináries terão entrada gratuita no Festival Sangue Novo VI, celebrando a diversidade e a inclusão. Com oferecimento da Beats, pessoas interessadas podem solicitar ingressos na lista T/NB até o dia 2 de outubro, ou até a lotação das vagas, e os ingressos serão enviados por e-mail até dia 12 de outubro – consulte regulamento no site. A iniciativa faz parte da 6ª edição do evento, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Trapiche Barnabé, em Salvador. Os interessados podem acessar a lista por meio do link.
Feita em parceria com RADIx @radixcaos – RADIxCAOS é negra, não-binárie e artista visual -, a criação da lista T/NB é um passo importante para a inclusão e visibilidade da comunidade transgênera, promovendo a democratização do acesso à cultura. Além de garantir que essas pessoas tenham a oportunidade de vivenciar o festival em um ambiente acolhedor e seguro, a iniciativa reforça o compromisso do Sangue Novo com a diversidade, a inclusão e a representatividade.
O Festival Sangue Novo Ano VI é apresentado pela TIM e Governo da Bahia. Uma realização da Maré Produções Culturais, apoio da GFM e Procultura, com patrocínio da TIM, Beats e Coca-Cola através da Lei de Incentivo à Cultura, FazCultura, Secretaria da Cultura e Secretaria da Fazenda.
SERVIÇO
[Música] Festival Sangue Novo VI
Local: Trapiche Barnabé – Av. Jequitaia, 5 – Comércio, Salvador – BA
Datas: 18,19 e 20 de outubro
Abertura dos portões: sexta 18h30 – sábado 17h30 – domingo – 16h30
Ingressos: R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira).
Classificação indicativa: a partir de 16 anos
Link para a Lista T/NB: https://forms.gle/
Diversão
Galo de Diumbanda comemora 21 anos com caruru na sexta (27)
“Temos uma oficina com cursos de mecânica, chaparia, pintura, eletricista, para dar oportunidade ao adolescente para aprender um ofício. Temos duas auto escolas parceiras, onde compramos o laudo para a garotada que completa 18 anos, ter mais oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho e construir um futuro melhor”, explica o artista.
Diversão
Caruru da Casa do Hip-Hop Bahia acontece no Pelourinho
A Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, será palco de uma grande celebração cultural durante o Caruru da Casa do Hip-Hop Bahia – dos Erês e de Exu. Gratuita e aberta ao público, a celebração acontece no dia 30 de setembro (segunda-feira), com início às 18h, e promete uma noite de ritmos e tradições, com apresentações de artistas consagrados.
“O Caruru da Casa do Hip-Hop busca fortalecer a cultura afrodescendente através da música e das tradições populares, proporcionando uma experiência única para o público”, afirma DJ Branco, organizador do evento.
Entre as atrações confirmadas estão Serginho (Adão Negro), Lazzo Matumbi, Negra Jhô, Dão Black, Juliana Ribeiro, Prince Addamo, Ravi Lobo, Eric (Afrocidade), Makonnen Tafari, Àurea Semiseria, Kayodé Sacramento, Dj Branco, Tati Campelo e convidados. A festa une diferentes estilos e destaca a conexão com as raízes afro-brasileiras, celebrando a espiritualidade dos Erês e de Exu.