Mais Lidas
Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro abre sede para vivência de Capoeira Angola

Você nunca jogou Capoeira mas fica olhando de longe com vontade? Este dia é pra você: a Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro (ACANNE) abrirá as portas do Quilombo para uma vivência gratuita de Capoeira com o Mestre Renê Bittencourt. Será neste sábado – dia 8 de julho – no bairro do Dois de Julho.
A vivência é direcionada a pessoas que nunca jogaram Capoeira ou capoeiristas não vinculados a grupos. Serão 8h horas de treino de Capoeira Angola.
É Capoeira do auto conhecimento. O movimento do corpo pelo/para o movimento da vida. A capoeira Angola é resposta, caminho e religação. Filosofia ancestral que orienta e revela sobre nós.
Será na Rua do Sodré, 48, Largo Dois de Julho, a partir das 8h. Pra participar, uma singela contribuição: levar um fruta pra compartilhar!
https://www.youtube.com/watch?v=7w4JJrZwi_M
Quem faz
A Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro (ACANNE) foi fundada em março de 1986, na Fazenda Grande do Retiro e, após alguns anos, o grupo mobilizou-se e construiu uma sede própria no mesmo bairro. Por volta de 2000, a sede foi transferida para Largo Dois de Julho e tem Núcleo na Fazenda Grande, em Poços de Caldas (MG), Olinda (PE), Porto Alegre, Erexim e Passo Fundo (RS); Equador, Trinidad Tobago, Estados Unidos, Ucrânia e França.
Coordenada pelo Mestre Renê Bitencourt, discípulo do saudoso Mestre Paulo dos Anjos, o grupo sempre se caracterizou por manter atividades sociais e comunitárias, fortalecendo a identidade e a auto-estima de crianças e jovens em situação de risco através da capoeira angola e da cultura popular afro-brasileira. O grupo também se constitui como um dos principais herdeiros do Mestre Paulo dos Anjos, preservando a memória de uma linhagem que remete aos mestres Canjiquinha e Aberrê.
Mais Lidas
Matriarcas da Pedra de Xangô escolhem os 15 novos guardiões

A secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, recebeu, nesta quarta-feira (28), o título de Guardiã do Parque Pedra de Xangô. A honraria foi concedida pelas Matriarcas da Pedra de Xangô, grupo de sacerdotisas responsáveis pela salvaguarda e proteção do rochedo considerado sagrado pelos religiosos de matriz africana em Salvador.
“É uma emoção e grande responsabilidade ser agraciada com o título. Assumo o compromisso pessoal e institucional com o enfrentamento do racismo religioso e a manutenção dos nossos territórios sagrados”, destacou a titular da Sepromi.
A entrega da condecoração integrou a programação da Cerimônia da Fogueira de Xangô, ritual que reverencia as divindades do fogo e fortalece a rede em defesa desse patrimônio cultural afro-brasileiro, localizado na Avenida Assis Valente, no bairro de Cajazeiras.
De acordo com as Matriarcas da Pedra de Xangô, os 15 novos guardiões foram escolhidos em função dos “relevantes serviços à cidade, a cultura, à população negra, ao Povo de Axé, às comunidades tradicionais e, em especial, ao processo de implantação, manutenção e gestão do equipamento de apoio do Parque Pedra de Xangô”.
Mais Lidas
Associação celebra Dia Internacional do Reggae no Pelô


Kamaphew Tawa
A Associação Cultural Aspiral do Reggae vai celebrar o Dia Internacional do Reggae – 1º de julho. A festa será na Casa Cultural Reggae (Rua do Passo) e contará com um time de artistas, djs e banda de reggae pra animar o público. Esta é a 7ª edição dessa celebração e terá shows do veterano Kamaphew Tawa & banda Aspiral do Reggae, Dj Maico Rasta, Fabiana Rasta, Jo Kallado ,Vivi Akwaba, Jadson Mc, Bruno Natty, Ras Matheus e Makonnen Tafari.
O Brasil é o segundo país do mundo que mais consome reggae, uma data definida pela jamaicana Andrea Davis, inspirada no discurso de Winnie Mandela em Kingston, Jamaica, em 1992.
“O Reggae tem sido uma grande influência nas raízes culturais e musicais da Jamaica e do mundo, misturando instrumentos africanos e europeus como violão, bongô e banjo, e criando as bases para o gênero. Ele inspirou milhares a seguirem a filosofia da cultura Rastafari, dando origem a figuras icônicas como Bob Marley, Jimmy Cliff, Peter Tosh, Toots & The Maytals, entre outros”, pontua a dirigente da Associação, Jussara Santana.
O ritmo também foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco, em 2018, por conta do seu papel sociopolítico e cultural. A celebração será neste sábado (01/7), aberta ao público, das 18h às 23h30.
Mais Lidas
Vai rolar segunda edição da festa #Ghettos no Bombar


Drica Bispo
Nesta sexta (30), o Bombar no bairro do Rio Vermelho em Salvador vai receber a segunda edição da festa Ghettos edição Salcity X Guiné- Bissau, idealizada pelo produtor, Uran Rrodrigues.
“Os sons de dois dos principais centros urbanos do mundo se encontrarão na mesma pista em celebração as nossas potencialidades numa mistura musical altamente dançante e identitária” conta Uran.
Diretamente de Mirandá, gueto do Guiné, o músico, cantor e Dj Eco de Gumbé apresentará suas performances no melhor do afrobeat, dialogando com o set do dj, produtor musical e co-criador do Coletivo Trapfunk&Alivio, Allexuz95 do Nordeste de Amaralina. Ele promete beats certeiros com trap,funk e pagodão baiano.

Felupz
Do Pelourinho, Akani retorna à festa trazendo o seu groove e os remixes mais potentes da cena, abrindo as portas para sonzeira de Dricca Bispo com as autorais, como “Saudade” e os covers de Sem Pause e Inevitável.
Dricca Bispo, dançarina de Castelo Branco, já conhecida das pistas, apresentará sua nova versão como cantora. Vai rolar ainda feat especial com Felupz, que se prepara para lançar Razga com beat produzido por Doizá.
Couvert artístico R$ 25.