Connect with us

AfroEmpreendedorismo

Merc’Afro promove visita de empreendedoras negras à Fapesb!

Jamile Menezes

Publicado

on

mercafro_fapesb_emrpreendedoras_negras (1)
mercafro_fapesb_emrpreendedoras_negras (1)

Uma comitiva integrada por mulheres negras de diversos segmentos empresariais, visitou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB . O grupo foi recepcionado pelas coordenações de ciência e inovação e seu Diretor-Presidente, Lázaro Cunha. A comitiva ouviu informações sobre economia criativa, desenvolvimento de ideias, modelos e formas que a instituição vem desenvolvendo a produtividade e competitividade empresarial e, principalmente, como funciona o apoio a empreendimentos comunitários.

As presentes puderam desmitificar o olhar sobre a Fapesb e suas linhas de atuação, entender modos de ter suas empresas atendidas pela mesma, além de abrir um canal de diálogo, através do Merc’Afro para se pensar formas conjuntas de qualificar empreendimentos étnicos femininos para a competitividade empresarial. Para Luciane Reis, idealizadora do Merc’Afro- Agência de fomento ao desenvolvimento de negócios locais e étnicos e que, em 2016, foi um dos projetos finalistas do “Ideias inovadoras”, a visita abre um canal de diálogo para além do fazer.

“Estamos construindo a cultura empresarial étnica de informação, precisamos pensar nossos negócios na prática. Se, no passado, ter elementos negros em seus produtos era um problema, hoje pode ser uma solução se conseguirmos entender que existe uma disputa que – além de prática – é ideológica”, disse.

mercafro_fapesb_emrpreendedoras_negras (1)

A falta de produção de dados ou de referencial empresarial na perspectiva étnica, vem permitindo que no diálogo de “diversidade'”, o componente racial seja invisibilizado. “Ao abrir esse canal com a Fapesb e as demais instâncias de fomento empresarial do estado, começamos ser protagonista não somente enquanto empreendedor que faz, mas, acima de tudo, que reflete eproduz conteúdo provocativo sobre o que é o chamado caminho do dinheiro negro”, enfatiza Luciane.

Para Renata Matos, diretora científica da Fapesb, a visita fortalece o olhar da Fapesb como um órgão que constroi, não somente Ciência, mas – acima de tudo- o desenvolvimento social sustentável. “Esses momentos de escuta e trocas de saberes e demandas, é o que contribui para desmitificar a Fapesb para o micro empresariado.É preciso desconstruir esse olhar de inovação enquanto coisa de impacto macro, ele acontece exatamente nas pequenas ideias”, salientou.

 

 

mercafro_fapesb_emrpreendedoras_negras (1)

Sobre Merc ‘Afro

Fundada em Salvador, em outubro de 2014, é uma Agência de fomento ao desenvolvimento de negócios locais e étnicos, cujo objetivo é a produção de conteúdo e serviços educacionais e de formação, propiciar benefício social transformando soluções digitais em desenvolvimento econômico para empreendedores e consumidores de economia vulnerável.

“Trabalhamos com materiais e metodologias de educação e formação empreendedora, voltada para criação de empresas e negócios inclusivos alicerçados em saberes culturais e identitários para assim desenvolver e formular temas, cursos e metodologias de formação e criação para negócios em pequena escala. Enquanto negócio social, o Merc’Afro tem como base de desenvolvimento econômico a construção de um capital formacional e educacional que através do fomento, pesquisa e análise da economia local, conecta globalmente empreendedores e consumidores étnicos em novas perspectivas de negócio”, explica Luciane.

 

Imagens: Gustavo Pereira (Photossíntese Fotos e Videos)

AfroEmpreendedorismo

Mercado Iaô Primavera agita Cidade Baixa neste domingo (29)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Mercado Iaô Primavera
Foto: Divulgação

A Fábrica Cultural realiza a 3ª edição do Mercado Iaô Primavera, no dia 29 de setembro (domingo), das 10h às 21h, na Ribeira. Será um dia inteiro de muita diversão, com apresentações simultâneas de shows musicais, manifestações culturais e empreendedorismo com produtos artesanais, moda, beleza, autocuidado, decoração, acessórios e gastronomia. Com entrada gratuita, o evento coloca a Cidade Baixa em destaque na programação do Festival da Primavera de Salvador, celebrando a economia criativa e incentivando a conexão entre os empreendedores e o público.

A diversidade de ritmos é uma das principais características do Mercado Iaô Primavera, que promete contagiar as pessoas com shows em todos os espaços da Fábrica Cultural. No Palco Diva, o axé e o samba reggae se destacam no repertório de Sarajane e Jau; o samba na performance de Sambaiana, comandado pela cantora Ju Moraes; no arrasta-pé do forró de Del Feliz e na batida eletrônica da DJ Milla.

Desde a primeira edição, o evento se orgulha em abrir espaço para talentos independentes, como os shows da DJ Belle, acelerada do Programa Acelera Iaô, com sua batida moderna, e o cantor e poeta Ricardo Boa Sorte, que se apresentarão no Galpão das Artes. Já na Praça dos Saveiros, o samba de roda dá o tom na abertura da festa, a partir das 11h30, com Samba da Leoah e Samba Ohana.

No balanço do samba junino, Jorge Fogueirão vai arrastar o público em um animado cortejo, percorrendo todos os espaços do evento. A artista e dançarina Ágatha Simões, conhecida pelas suas performances de dança com coreografias autorais, também se apresenta no espaço. O público ainda terá a oportunidade de prestigiar a Premiação do Programa Acelera Iaô, a celebração finaliza a etapa de aceleração do projeto, onde 8 empreendimentos serão contemplados com o Investimento Semente, patrocinado pelo Grupo Carrefour Brasil.

Durante todo o dia, visitantes e turistas poderão conhecer de perto os produtos desenvolvidos pelos empreendedores qualificados pelo Programa Acelera Iaô e Rede Iaô. No Galpão das Artes serão comercializadas peças artesanais dos mais diversos segmentos. A gastronomia terá como destaque um cardápio variado da culinária nordestina e baiana, comida de rua e massas. Os chefs selecionados também são empreendedores da Rede Iaô e do Programa Acelera
Iaô. Além do Acelera Sobre Rodas, equipamento que tem levado a gastronomia dos afroempreendedores baianos para os eventos da cidade.

Assim como acontece nas edições de Verão, o Mercado Iaô Primavera colocou a Cidade Baixa no roteiro cultural da cidade, atraindo turistas e um público de todas as regiões. Muito além de um festival de música, é um encontro de comunidades, uma vitrine para a arte e a cultura que pulsa nas veias da cidade. Reconhecido como um verdadeiro ecossistema de Economia Criativa, ele foi criado para promover a inovação, o aprendizado e o empreendedorismo. O evento tem como propósito principal fomentar a geração de renda, oportunizando e fortalecendo os empreendedores das comunidades de Salvador.

SERVIÇO

MERCADO IAÔ PRIMAVERA
Data: 29 de setembro (domingo)
Horário: Das 10h às 21h
Local: Fábrica Cultural – Largo da Ribeira, 33 – Final de linha da Ribeira

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Praça dos Saveiros: Samba da Leoah e Samba Ohana
Galpão das Artes: DJ Belle e Ricardo Boa Sorte
Itinerante: Performance de Dança com Agatha Simas e samba junino de Jorge Fogueirão
Palco Diva: Sarajane, Sambaiana, Jau, Del Feliz e DJ Milla

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Empreendedora Cynthia Paixão integra ‘A Feira TALKS’

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Cynthia Paixão
Foto: Aria Santana

A CEO da Afrocentrados, Cynthia Paixão, faz uma participação especial no “A Feira TALKS”, evento de networking e desenvolvimento profissional que reúne mulheres de sucesso do cenário baiano, no próximo dia 8 de setembro. O encontro que tem como objetivo compartilhar experiências que inspirem o protagonismo feminino em diversos setores, acontece na Cafeteria Botânica, Ruas das Hortências, 478, Pituba.

No domingo, Cynthia debaterá o tema “O sonho de sucesso coletivo x os desafios do gerir uma comunidade feminina”, a convite da Estrategista de Imagem Cecília Cadile. A conversa explora assuntos como liderança, desafios para manter empreendimentos colaborativos, os preconceitos enfrentados pela comunidade feminina afroempreendedora, o conceito de sucesso coletivo dentro de comunidades empreendedoras, dentre outros.

Junto à empreendedora estará Renata Silva, terapeuta e psicóloga das mulheres de negócios, com o tema “Entre as Realizações e Frustrações: Construindo um Lugar de Equilíbrio para as Mulheres”. O objetivo da conversa é oferecer insights e estratégias para as mulheres lidarem com as frustrações e desafios do empreendedorismo, especialmente ao gerirem ou participarem de comunidades empreendedoras femininas.

“No ‘A Feira TALKS’, teremos a oportunidade de trocar experiências e estimular o empreendedorismo e protagonismo feminino em diversos setores. Assim, poder falar sobre a Afrocentrados e minhas vivências enquanto empreendedora é muito positivo, principalmente por ser um lugar destinado a criar novas conexões. Minha expectativa é de um evento que contribua para o desenvolvimento pessoal dessas mulheres, fornecendo os direcionamentos necessários”, destaca Cynthia Paixão.

O evento conta ainda com outras duas convidadas. No sábado, dia 07, a mentora de negócios Rebeca Rosa conversa sobre “Produtividade Para Todas – Um olhar para além da sobrevivência”, e Camila Reis, CEO da Óleos da Mi e mentora de vendas, fala sobre “Quanto Vale o seu Propósito? – Superando obstáculos e explorando novos horizontes”.

Com entrada a R$80,00, o encontro é voltado para mulheres empreendedoras e profissionais de Salvador que expõem seus produtos em feiras, como a Feira da Cidade, além de lojas colaborativas. O “A Feira TALKS” é assinado pela Feira da Cidade, com produção da Agência Agosto, e coprodução da Cadile Curadoria e Consultoria de Imagem e Cafeteria Botânica.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Mercado Iaô Primavera encerra inscrições nesta quinta-feira (22)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Mercado Iaô Primavera
Foto: Divulgação

As inscrições para empreendedores de moda, artesanato, alimentação e serviços criativos, interessados em expor seus produtos no Mercado Iaô Primavera, encerram nesta quinta-feira (22). A terceira edição do evento acontece no dia 29 de setembro, das 10h às 20h, na sede da Fábrica Cultural, na Ribeira. As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário, disponível no site da Fábrica Cultural: fabricacultural.org.br

A seleção levará em conta os produtos que refletem as tradições culturais baianas, trazendo elementos que celebrem essa herança rica e diversificada, além da originalidade e a criatividade, que também serão fatores determinantes. Após o período de inscrições, será iniciado o processo de seleção em duas etapas. Na primeira, os empreendimentos pré-selecionados deverão apresentar seus produtos, em data e hora marcada, na Fábrica Cultural. No final deste processo, será publicada a lista final dos expositores selecionados.

Os escolhidos terão a oportunidade de exporem e comercializarem seus produtos. Durante o evento, os empreendedores devem apresentar produtos que serão comercializados na forma original apresentada na inscrição. O Mercado Iaô Primavera é uma proposta para empreendedores conectar-se com novos clientes e fazer parte de um evento vibrante que celebra a economia criativa e o empreendedorismo local.

Mercado Iaô é um Centro de Arte, de Educação, de Cultura e de Negócios Criativos. Localizado na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia, surge com a desafiadora meta de se constituir como um espaço de referência para o Artesanato e para a Cultura da Bahia, na busca por maior inclusão social, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. O objetivo é contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA