Connect with us

Literatura

É hora de retomar a Insubmissão literária! Vai ter Diálogos Insubmissos – edição especial!

Jamile Menezes

Publicado

on

dialogos_insubmissos2

No Novembro Negro, o Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras convida a escritora Cristiane Sobral para abordar o tema Terra Negra: insubmissões de mulheres negras para transfo (a)mar. Nesta edição, o objetivo principal será refletir sobre como é um ato de insubmissão para as mulheres negras amar a si mesmas, além de entender e respeitar os próprios sentimentos. Será no dia 24 de novembro, com uma edição também especial, no dia 23, do Dialoguinhos – voltado para o público infantil.

Os Diálogo Insubmissos são um projeto da doutoranda em Literatura e Cultura, Dayse Sacramento, já tendo reunido mais de 3 mil pessoas em edições anteriores. Na pauta, a produção literária negra e feminina e na referência original, a obra da autora, Conceição Evaristo.

“Estas possibilidades representam atos potentes de subversão e indisciplina, quando as dinâmicas do racismo e do sexismo nos relegou/usurpou o direito de sentir. Deste modo, mobilizaremos as nossas energias literárias para apostar na capacidade transformadora dos afetos e implicar outros debates sobre as nossas subjetividades” – Dayse Sacramento

Será um encontro sobre ancestralidade, resistência e – sobretudo – amor.  “São inúmeros os obstáculos enfrentados pelas mulheres negras brasileiras. Cuidar mais de nós mesmas ainda é um desafio, é preciso agir de forma a desafiar estereótipos e paradigmas impregnados em nossos corpos. Estes que são programados diante das dinâmicas do racismo e do sexismo como sistemas estruturantes das relações de trabalho, afeto e consumo. Urge o debate sobre as nossas subjetividades e o campo literário é um espaço fundamental para a representação do nosso jeito de ser e de existir nesse país”, pontua Dayse.

luedji luna

PROGRAME-SE!

A palestra de Cristiane Sobral será mediada pela Doutora em Literatura e Cultura, Ivana Freitas, dia 24 de novembro (sexta), no Espaço Xisto (Barris). Nas intervenções artísticas, terá Rool Cerqueira, Juh França e Vanessa Coelho, integrantes do Coletivo ZeferinaS, de Poesia e encerramento com show da cantora Luedji Luna, em parceria com o projeto Novembro das Artes Negras, da Fundação Cultural do Estado/SecultBA. Ambos serão abertos ao público, com entrada sujeita à lotação do espaço, a partir das 18h.

Literatura

Projeto “Literatura de Erê 2025” oferece oficina gratuita para educadores

Iasmim Moreira

Publicado

on

Erê

A Oficina “Contação de Histórias Pretas – Literatura de Erê 2025” está com inscrições abertas para educadores, artistas e interessados em fortalecer práticas educativas a partir da oralidade e da literatura negra voltada à infância. O projeto acontecerá de forma gratuita entre os meses de agosto e outubro, com três edições presenciais nos bairros de Nova Brasília de Valéria, Pirajá e outro local a ser confirmado. São 20 vagas por turma.

Idealizada pela educadora e contadora de histórias Niní Kemba Náyò, a oficina é uma das formações oferecidas pela plataforma LiteAfroInfantil, criada em 2018 para promover ações culturais e pedagógicas baseadas na literatura africana e afrodiaspórica para as infâncias. Desde sua criação, o projeto já impactou centenas de educadores com recomendações de livros, vídeos e formações presenciais e online, com mais de 41 turmas formadas apenas durante a pandemia.

Com linguagem acessível e metodologia própria, a oficina une literatura, ancestralidade e oralidade africana, resgatando valores civilizatórios negros e promovendo o fortalecimento da identidade de crianças pretas. “A contação de histórias é uma das formas mais antigas de ensinar valores, cultivar memória e construir identidade cultural. Nossa oficina amplia o repertório de quem educa e cuida da infância preta”, afirma Niní.

Em 2024, o projeto voltou ao presencial formando 30 educadores através do edital Vozes Culturais da Bahia, e agora chega aos bairros de Salvador com apoio do edital Territórios Criativos – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.

SERVIÇO
O quê: Oficina “Contação de Histórias Pretas – Literatura de Erê 2025”
Onde: Nova Brasília de Valéria (agosto), Pirajá (setembro) e outro local a definir (outubro)
Vagas: 20 por edição
Quanto: Gratuita
Inscrições: Link na bio do Instagram @ochpliteraturaere

Continuar lendo

Literatura

Escritora Ana Cecília participa do Festival Pôr do Sol da Literatura em Itapuã

Iasmim Moreira

Publicado

on

Ana Cecília

A escritora e psicóloga Ana Cecília, um dos nomes em ascensão na cena literária baiana contemporânea, está entre as atrações confirmadas da 20ª edição do Festival Pôr do Sol da Literatura, que acontece nos dias 12 e 13 de julho, no bairro de Itapuã. Nascida e criada no território que sedia o festival, Ana retorna à sua terra natal com sua escrita potente e afetiva, marcada por memórias, ancestralidade e resistência.

Autora do livro Nossa Pele e membro da Academia de Cultura da Bahia, Ana Cecília vem conquistando leitores em todo o estado com sua poesia visceral e transformadora. Seu novo livro, Preta, será lançado em agosto pela editora BFK Books e promete ampliar ainda mais sua presença no cenário literário nacional. Enquanto isso, ela segue com uma intensa agenda de eventos, tendo participado recentemente de festivais, feiras, bienais e encontros literários em diferentes cidades da Bahia.

“É uma emoção e uma honra muito grande estar participando do Festival no território de onde venho, de onde as minhas mais velhas passeavam comigo, me entregavam ensinamentos e escolheram Itapuã para viver seus dias. É bonito de ver e vivenciar tudo isso na minha terra. Eu posso voar o mundo e Itapuã sempre será minha casa, será sempre memórias inseparáveis, amor inegociável. Vamos fazer uma edição do festival de jamais se esquecer”, declara Ana, que carrega com orgulho o pertencimento ao bairro e à sua história.

O Festival Pôr do Sol da Literatura é uma poderosa articulação comunitária em torno da arte, da economia criativa e da memória cultural de Itapuã. Em sua 20ª edição, o evento reafirma seu papel como espaço de encontro, celebração e resistência, com uma programação gratuita e acessível. Parte das atividades contará com tradução em Libras, reforçando o compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à arte.

Além de conferir a participação de Ana Cecília no festival, o público pode adquirir seu livro Nossa Pele nas livrarias LDM Shopping Bela Vista e Paseo, ou diretamente pelo Instagram da autora, no perfil @annaceciliafs, onde também é possível acompanhar novidades sobre seu trabalho e o lançamento de Preta.

SERVIÇO
O quê: Participação da escritora Ana Cecília no Festival Pôr do Sol da Literatura
Quando: 12 e 13 de julho
Onde: Bairro de Itapuã, Salvador (BA)
Quanto: Gratuito
Mais informações: @annaceciliafs

Onde encontrar o livro Nossa Pele:
📚 Livrarias LDM – Shopping Bela Vista e Paseo
📦 Venda direta: via Instagram @annaceciliafs

Continuar lendo

Literatura

Educadora Fabiana Cardeal lança Livro das Emoções sobre escuta sensível na infância

Iasmim Moreira

Publicado

on

Livro das Emoções

A escritora, psicóloga e educadora baiana Fabiana Cardeal acaba de lançar Livro das Emoções, obra infantil que convida crianças e adultos a reconhecer, nomear e acolher sentimentos como medo, tristeza, raiva, nojo e felicidade. Publicado pela editora Usina de Textos, o livro reúne cinco histórias curtas, sensíveis e cotidianas que propõem uma abordagem cuidadosa da saúde emocional desde os primeiros anos de vida.

Inspirada em vivências com o filho, sobrinhos e também em sua prática clínica e escolar, Fabiana criou personagens como Felipe, Maria, Juju, Elis, Henrique e João Pedro, que conduzem os pequenos leitores por enredos que favorecem o autoconhecimento e a construção de vínculos mais saudáveis. “Acredito que quando as crianças aprendem a dar nome ao que sentem, elas ganham ferramentas importantes para se expressar, criar vínculos mais saudáveis e crescer com mais consciência emocional”, afirma a autora, natural de Feira de Santana (BA).

A ideia para o livro nasceu da experiência de Fabiana como mãe e terapeuta. João Pedro, seu filho de quatro anos, é uma das inspirações diretas da obra, que busca romper com a ideia de que sentimentos negativos devem ser evitados. Pelo contrário: “O livro retrata emoções vivenciadas por muitas crianças no dia a dia e deixa a mensagem de que todas, inclusive as emoções consideradas negativas, são essenciais para o desenvolvimento infantil”, explica.

O lançamento do Livro das Emoções acontece durante o Julho das Pretas, mês de mobilização em torno das lutas e conquistas das mulheres negras na América Latina e Caribe. O momento não é coincidência. Para Fabiana, trabalhar o desenvolvimento emocional desde cedo é também uma ferramenta de enfrentamento ao racismo e às desigualdades. “Percebo no consultório que muitas meninas negras só chegam para serem acolhidas e tratadas já na adolescência, quando as situações já estão agravadas. Quanto antes pudermos olhar e cuidar das emoções, melhor”, pontua.

Com ilustrações de Camila Scavazza, artista paulistana, e 20 páginas, o livro tem preço de capa de R$ 40,00 e reforça o compromisso de Fabiana com uma literatura afetiva, educativa e inclusiva. Em 2024, a autora lançou Era uma vez uma Menina Preta, sua estreia na literatura infantil, que percorreu escolas da Região Metropolitana de Salvador com contações de histórias que promoveram interação e senso de pertencimento entre as crianças.

Foto: Thamires Leite

Continuar lendo

EM ALTA