Música
Festival Samba de Beco em Beco tem edição especial neste sábado (2)!

Seguindo a tradição da Bahia há 45 anos, 2 de Dezembro será comemorado mais um dia do Samba. Nesta data tão importante realizaremos uma edição especial do projeto “Festival Samba de Beco em Beco”, às 19h, no Casarão 26 (Ladeira do Passo, Nº 26 – Sede do Afoxé Filhos do Korim Efan), com entrada gratuita, no Pelourinho.
Com muita música, alegria e samba no pé, Gal do Beco, receberá como convidados o Grupo Botequim, Carla Lis, Melodia Costa e o Samba de Roda do Recôncavo. A noite promete reafirmar que o samba nasceu na Bahia, nas rodas de samba e batucadas realizadas nas senzalas do Recôncavo Baiano, além de resgatar e salvaguardar nossas origens, mantendo viva a memória nacional da cultura brasileira.
O “Festival Samba de Beco em Beco” conta com o patrocínio do Fundo de Cultura, através das Secretarias de Cultura e da Fazenda do Governo do Estado da Bahia e com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI.
SERVIÇO:
“Festival Samba de Beco em Beco”
Gal do Beco e Convidados
Grupo Botequim, Carla Lis, Melodia Costa e o Samba de Roda do Recôncavo
02 de Dezembro (sábado) de 2017 às 19h, entrada franca
Ladeira do Passo, Nº 26 – Sede do Afoxé Filhos do Korim Efan – Pelourinho
Música
Grupo Botequim celebra o Mês da Consciência Negra com roda de samba
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Grupo Botequim realiza, no dia 14 de novembro (sexta-feira), mais uma edição da sua tradicional roda de samba, a partir das 21h, no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. O encontro recebe dois grandes artistas negros da cultura popular: Rogério Bambeia, conhecido como Sacerdote do Samba, e Dona Salvadora, ícone da ancestralidade feminina afro-baiana.
Nesta edição, o Botequim mergulha no espírito do Novembro Negro, reafirmando o samba como uma das maiores expressões da identidade e da força do povo preto. Há 19 anos atuando na cena, o grupo promete uma noite de canto, dança e emoção, em que cada batida do tambor e cada acorde do cavaco ecoam liberdade e reverenciam a herança afro-brasileira que moldou a história do samba.
“Nossa roda vai acontecer de forma muito especial. No Mês da Consciência Negra, buscamos manter vivas as matrizes do nosso samba, reverenciando o nosso povo preto e nossos ancestrais através da música. O samba é a voz dessa resistência, um instrumento de luta e de afirmação da nossa cultura brasileira”, destaca Roberto Ribeiro, cavaquinista e fundador do grupo.
Mais que uma festa, a roda será um tributo às raízes negras que deram origem ao samba, gênero nascido do encontro entre batuques africanos, cânticos de fé e expressões do povo negro. Reconhecido pela pesquisa e valorização das tradições populares, o Botequim transforma o espaço em um terreiro de musicalidade, onde se cruzam ancestralidade, poesia e resistência.
Rogério Bambeia, natural de Itacaranha, é um dos principais intérpretes e compositores do samba baiano. À frente do Grupo Bambeia, criado nas rodas do Bloco Alvorada nos anos 1990, consolidou o estilo “Mangue” — um samba com swing, ginga e identidade. Com 35 anos de carreira, leva ao público a força de quem transformou a própria história em canto coletivo.
Dona Salvadora, nascida em Taperoá, no Baixo Sul da Bahia, é mestra da cultura popular, sambadeira e rezadeira. Em suas apresentações, o canto é reza, o ritmo é memória e cada verso é celebração da vida, do trabalho e da espiritualidade do povo negro baiano.
O Grupo Botequim, apadrinhado pelo mestre Walmir Lima, é formado por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo). Há mais de uma década, realiza mensalmente a roda de samba mais tradicional da cidade no Santo Antônio Além do Carmo, reunindo gerações em um espaço que celebra a resistência e a alegria do samba baiano.
SERVIÇO:
Roda de Samba do Grupo Botequim – Novembro Negro
Data: 14 de novembro (sexta-feira)
Horário: 21h | Abertura da casa às 20h
Local: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA
Ingressos: Sympla
Música
Festival Oxe É Jazz celebra novembro negro em Salvador
O mês da cultura negra ganha uma trilha sonora especial com o retorno do Festival Oxe É Jazz, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Parque Costa Azul, em Salvador. Gratuito e aberto ao público, o evento celebra o novembro negro com uma programação que vai do blues ao jazz, reunindo grandes nomes da cena baiana e nacional.
Realizado pela Mais Ações Integradas, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo, o festival oferece uma estrutura completa, com praça de alimentação, espaço infantil e clima de lazer para toda a família.
O curador do projeto, Eric Assmar, destaca o caráter simbólico da edição.
“Estamos muito empolgados com essa edição especial dedicada à representatividade racial, com convidados conectados ao cenário do jazz e do blues”, afirma.
Na sexta-feira (7), às 18h30, o multi-instrumentista Felipe Guedes abre o evento com canções próprias e releituras cheias de improvisos jazzísticos. Às 20h30, Eric Assmar se junta à banda Clube de Patifes, apresentando o álbum Macumba, que conecta o blues à ancestralidade afrobaiana.
No sábado (8), o trombonista Joabe Reis traz um show que mistura jazz, funk e hip-hop. Encerrando a edição, às 20h30, Lia Chaves, Vanessa Melo e Janis Dominique unem gerações e estilos em uma apresentação que mistura blues, jazz, MPB e soul.
SERVIÇO:
Oxe É Jazz – Edição Novembro Negro
07 e 08 de novembro de 2025
Parque Costa Azul – Salvador (BA)
Evento gratuito e aberto ao público
Música
Selvagens à Procura de Lei se apresenta em Salvador dia 28
A banda Selvagens à Procura de Lei se apresenta em Salvador no dia 28 de novembro, às 21h, no 30 Segundos Bar, no Rio Vermelho. O show faz parte da turnê “Pra Recomeçar”, que celebra o lançamento do novo álbum “Y”, sucesso entre público e crítica. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla e também na BIGBAZAR DISCOS, sem taxa de serviço.
“É um momento especial para nós. A repercussão de ‘Y’ e da turnê tem sido incrível, e encerrar o ano com esse show em Salvador é um presente”, comenta o vocalista Gabriel Aragão.
O show contará com a participação especial de Jajá Cardoso, da banda Vivendo do Ócio, que divide com os Selvagens a faixa “Quando Eu Me Encontrar” — parceria com Henrique Giacomini (LeBruce) e homenagem ao filme cearense de mesmo nome. “É um retorno às raízes da banda e também, pela parceria, uma celebração da história do indie rock nordestino”, completa Gabriel.
A noite também terá pocket-show de abertura da cantora JANY, que apresenta repertório autoral e versões de rock.
SERVIÇO:
O quê: Selvagens à Procura de Lei – Turnê Pra Recomeçar (Lançamento do álbum Y)
Participação especial: Jajá Cardoso (Vivendo do Ócio)
Show de abertura: JANY (voz e violão)
Onde: 30 Segundos Bar (Rua Ilhéus, nº 21, Rio Vermelho – Salvador)
Quando: Sexta-feira, 28 de novembro, às 21h
Ingressos: R$ 45 a R$ 110
Vendas:
• Sympla online
• PDV físico (sem taxa): BIGBAZAR DISCOS – Shopping Colonial (Rua General Labatut, nº 137, loja 15 – Barris / 71 99293-8403)
Realização: Mídia Massa Produções
Informações: (71) 98373-3939 (WhatsApp)
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


