AfroEmpreendedorismo
#NegrasRepresentam – Ilka Danusa, mulher de negócios, comunidades e sustentabilidade!

Publicitária, especialista em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada com MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis. Ela é uma destas mulheres futuristas que te convida a pensar a longo prazo e que vale a pena passar horas refletindo sobre como se espera estar a 5, 10 ou 15 anos.
Uma das fundadoras do Instituto Mídia Étnica, ela já coordenou diversos projetos de relacionamento comunitário em empresas do segmento de óleo e gás. Estamos falando de uma mulher negra que acumula experiência junto a setores que não se tem muita representatividade. Com vocês, uma profissional em responsabilidade social, que com seu trabalho colabora para uma mudança social em comunidades do interior do Brasil, Ilka Danusa.
#PortalSoteroPreta – Você é uma das Fundadoras do Instituto Mídia Étnica, e tem uma ampla experiência com a comunicação corporativa empresarial. Como ambas as experiências dialogam com a pauta racial?
Ilka Danusa – Estar com o IME fez toda diferença em minha carreira. O Instituto Mídia Étnica sempre foi para mim um espaço de aprendizado, retaguarda e para traçar estratégias de empoderamento. A formação que tive me fez reconhecer os nossos e planejar estar mais próxima deles, para apoiar e aprender. Em uma das empresas que atuo até hoje, fiz questão de formar uma rede forte com os/as profissionais negros/as que conheci, uma rede de cuidado. Isso só foi possível graças aos aprendizados no Instituto, que sempre nos passou a importância do apoio e do fortalecimento entre nós.
A experiência no IME também me ajudou a ser mais firme e dura com as situações de racismo que percebia, a pautar a necessidade de visibilizar as nossas lutas, o nosso povo e no respeito às comunidades que trabalho. Sempre briguei internamente por estas questões, com fornecedores, nos grupos de trabalho que atuava e nas reuniões comunitárias que participo.
#PortalSoteroPreta – Em suas palestras você fala sobre planejamento pessoal e projeto de vida. Como o planejamento estratégico pessoal pode contribuir para redução das vulnerabilidades vividas por um (a) jovem negr(o) a? Como desenvolver um?
Ilka Danusa – Sim! Eu defendo sempre a necessidade de planejamento. Precisamos pensar a longo prazo, porém eu sei que pensar a longo prazo sendo negro/a no Brasil é difícil. Um planejamento começa por uma análise de cenário, se formos fazer uma matriz de SWOT para a juventude negra, os fatores externos não nos favorecem. As oportunidades são mínimas e as ameaças são muitas. Isso é muito triste. O planejamento pessoal pode ajudar numa carreira mais sólida, numa vida financeira mais segura, num negócio mais rentável e numa vida pessoal mais tranquila. Quando falamos de jovens negros/as, estamos falando também em famílias negras, se pensarmos de forma mais planejada, podemos promover uma mudança do pontual para o sistêmico. É uma estratégia.
https://portalsoteropreta.com.br/negrasrepresentam-renata-dias-preparada-para-repensar-cultura/
Costumo dizer que para planejar é preciso sonhar, não deixe ninguém roubar de você este direito. A partir do seu sonho trace estratégias de curto, médio e longo prazo. Se afaste do que te adoece, fale menos e faça mais! Poupe energia. Foque, estude, seja ousado/a. Leia coisas diferentes do que gosta. Ocupe espaços. Em alguns momentos vai ser necessário o silêncio, a ausência, mas pense na recompensa, no sonho realizado.
#PortalSoteroPreta – O que contribui para que algumas pessoas negras fracassem em seus planejamentos pessoais? Como você contribui para que eles tenham sucesso?
Ilka Danusa – Não vou falar de fatores externos (viver num país racista, por exemplo), mas estes não podem deixar de ser considerados. Como disse, todo planejamento passa por uma análise de cenário e os fatores externos (aquilo que não depende de nós) pode inviabilizar um objetivo/projeto de vida. Acredito que alguns fatores pessoais contribuem para um planejamento malsucedido. Vou citar uns: falta de paciência, prazos inexequíveis, falta de foco, falta de cuidado pessoal, baixa autoestima e a não cultura do planejar. Sobre este último, vou contar minha experiência: eu cresci vendo minha mãe sendo a administradora da casa, ela fazia o dinheiro e o seu tempo multiplicar. Ela planejava e explicava para nós o que estava fazendo: “com 15 anos vou abrir uma poupança para você”; “com 17 anos eu vou te colocar na autoescola”. Éramos uma família com limitações financeiras, e ela participava de “caixas” para realizar estas coisas. Eu aprendi muito com ela.
Sobre como contribuo, sempre falo da importância do planejamento nos projetos que coordeno, nos diálogos que tenho, nos espaços onde atuo. Tenho projetos para 2018 voltados para organizações negras e feministas, de desenvolver oficinas acessíveis para este público; e quero falar mais sobre isso com os/as jovens também.
https://portalsoteropreta.com.br/negrasrepresentam-zelinda-barros-o-ciberativismo-contra-o-racismo/
#PortalSoteroPreta – Em um dos seus artigos, você fala como as organizações feministas e o setor privado dialogam e se percebem. Fale um pouco sobre esse olhar.
Ilka Danusa – Nestes 10 anos trabalhando e estudando de forma mais intensa sobre temas ligados a sustentabilidade, duas coisas me incomodaram: a ausência de profissionais negros pensando projetos de relacionamento comunitário e a falta de alinhamento da Sociedade Civil com as estratégias corporativas. Os setores não estão alinhados e os esforços são isolados e se continuarem assim demoraremos muito tempo para conseguirmos a equidade racial e de gênero que queremos. O 3º setor precisa se atualizar e o segundo setor precisa melhorar sua comunicação com a Sociedade Civil.
As organizações negras precisam planejar estratégias para atuação em diversas frentes. Necessitamos entender as estruturas que concentram recursos e brigar por elas. Percebo que as nossas organizações concentram suas energias negociando apenas com o poder público e esquecemos que quem financia o país é o setor privado. Precisamos preparar nossos jovens para ser tanto presidente/a da república como para ser CEO de grandes empresas.
https://portalsoteropreta.com.br/negrasrepresentam-lilian-rose-o-cuidado-literatura-e-musica/
AfroEmpreendedorismo
Nell Araújo, gestor cultural do Teatroescola, participa de painel no Rio de Janeiro

A convite da Fundação Roberto Marinho, o gestor cultural Nell Araújo, do Teatroescola, vai participar da 2ª edição do Co.liga Fest, evento que promove reflexões sobre economia criativa, dia 19 de dezembro, no Museu de Arte do Rio (MAR).
Ao lado de Cláudia Leitão, secretária nacional de Economia Criativa do Governo Federal e do também palestrante Junior Perim, Nell integrará a mesa de discussão sobre os desafios e oportunidades no campo da economia criativa. O coordenador de projetos do Teatroescola, Mateus Estrela, também acompanhará o evento.
O Co.liga Fest reúne, nos dias 18 e 19 de dezembro de 2024, 50 entidades da rede co.ligada para oficinas, painéis de discussão e planejamento estratégico de atividades para o próximo ano.
Promovido pela Co.liga, escola livre de Tecnologia, Cultura e Economia Criativa de abrangência nacional, o encontro visa fortalecer o diálogo entre atores do setor e ampliar a inclusão produtiva das juventudes brasileiras.
A iniciativa é da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), com apoio do Museu de Arte do Rio e da Gol Linhas Aéreas.
Com uma programação diversa, o evento é uma oportunidade de convergência de ideias e práticas voltadas para o fomento da economia criativa no Brasil.
Durante o painel de discussão, que acontece na manhã do dia 19 de dezembro, os convidados abordarão temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, incluindo a valorização de saberes, o papel da juventude e as possibilidades de inclusão social e produtiva através da cultura e da tecnologia.
AfroEmpreendedorismo
3ª edição do Empreender Ayala acontece na Sede do Ilê Aiyê

A 3ª edição do Empreender Ayala, evento realizado pelo Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu, acontece na Sede do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, Curuzu, entre os dias 13 e 15 de dezembro (sexta-feira a domingo), para fomentar o empreendedorismo negro através de oficinas e atividades com profissionais de diversas áreas. Entre eles está Letícia Sotero, sócia-diretora da agência Asminas Conteúdo Digital, que vai conduzir uma oficina no dia 13 (sexta-feira), às 15h, com o tema “Impacto e Desafios na Era Digital: O Papel dos Criadores de Conteúdo nas Estratégias das Marcas”. A imersão é gratuita e para participar é preciso fazer a inscrição através do formulário aqui.
Letícia, que é comunicadora e estrategista, discutirá com os participantes de que forma o trabalho dos criadores de conteúdo impactam nas estratégias das marcas, assim como apresentar os principais desafios presentes atualmente no ambiente digital e os impactos gerados. “Conhecimento bom é aquele que se compartilha. Para mim, é extremamente gratificante dividir o que venho realizando com Asminas, sobretudo com pessoas negras e nesse projeto que atuamos como parceiros ajudando a fazer acontecer junto. Levar informação para os nossos é algo que a agência tem como prioridade”, destaca Letícia.

Valéria Lima | Foto: Maiara Cerqueira
Nomes como Dete Lima, estilista do Ilê Aiyê, a economista Karina Dórea e a administradora Luciana Buck compõem a programação do projeto que conta com o apoio da BrazilFoundation, através do Fundo de Empreendedorismo Negro, que fundamenta OSCs aceleradoras de empreendimentos de pessoas negras; da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), do Governo do Estado da Bahia; da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), da Prefeitura de Salvador e da agência Asminas Conteúdo Digital.
Programação completa
13/12/2024 – 14h30
Abertura Empreender Ayala – Valéria Lima
Valéria Lima é Jornalista e Mestre em Estudos Étnicos e Africanos. Nasceu no bairro do Curuzu, um dos bairros mais negros da capital baiana. É idealizadora e Diretora-executiva do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu, editora-chefe do Portal Correio Nagô e Diretora de Comunicação do Instituto Mídia Étnica.
15h
Oficina Impacto e Desafios na Era Digital: O Papel dos Criadores de Conteúdo nas Estratégias das Marcas, com Letícia Sotero
Letícia Sotero
16h30
Oficina de Turbante, Dete Lima
Dete Lima, nascida no Curuzu, no Terreiro Kwê Acé Jitolu, filha biológica de Mãe Hilda Jitolu, começou sua arte no terreiro da sua mãe, e ganhou destaque no Ilê Aiyê, onde atua até os dias atuais, e é responsável por toda estética do Bloco. Além disso, Dete trabalha com painéis e bonecas de orixás, com amarrações, turbantes e tranças. Tem seu ateliê situado no Curuzu, onde desenvolve sua arte.
14/12/2024 – 9h
A importância do Planejamento Financeiro para o Empreendedorismo Feminino, com Karina Dórea
Economista, Planejadora Financeira e Especialista em Investimentos. Membro do Coletivo Caixa Preta – Caixa Econômica.
10h40
Quero empreender, e agora?, com Luciana Buck
Luciana Buck é administradora (UFBA), mestre em estratégia empresarial (Unifacs), mérito acadêmico no Business Strategy and Marketing Management na CUOA Business School (Itália), Master Player formação Prospecta e multiplicadora do Instituto Libertas. Professora universitária a 16 anos, empreendedora desde os 21 anos, acumula também experiência como executiva de grupos nacionais.
14h
Oficina de Realezas, Alice Rodrigues
“Multiartista”, formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UCSAL), Licenciatura em Dança – (UFBA) e Técnica em Dança (Funceb). Fotógrafa e artista da dança, hoje abraça a Direção de Fotografia como motivação para se aprofundar no cinema. Atuou como Diretora de Fotografia da série “”OWÈ- Um papo entre gerações de Suellen Massena (2022); Diretora de Fotografia, Roteirista e Montadora do filme de dança “Coração” da Reforma Cia de Dança (2022); Diretora de Fotografia do filme “TUMARACÁ” do diretor Icaro Ramos (2021); Selecionada para compor o Laboratório Afrofuturista de Narrativas Cinematográficas do Gato Mídia;
15h30
Oficina de Dança Afro, com Daiana Ribeiro
Mulher negra, soteropolitana, empreendedora, persistente e sempre corre atrás dos seus sonhos.
Começou a dançar profissionalmente aos 18 anos, passando por alguns Escolas de Dança como: Ballet Cultural de Origens Africanas (2000 a 2010);
Fundação Balé Folclórico da Bahia- Curso de formação em dança do Balé Folclórico da Bahia (2009-2010).
Tornando-se Deusa do Ébano do Ilê Aiyê em 2013 (passando a fazer parte do quadro de educadores da instituição no ano de 2017 e vem atuando com arte educadora em vários projetos sociais como Blocos Afros na Comunidade, Ilê Aiyê In Maricá, Band’Erê e Convivendo & Aprendendo (atuando no período de 2022 a 2023).
16h30
Apresentação cultural – Band’Erê
A Band’Erê é uma tecnologia social do Ilê Aiyê que, desde 1992, forma crianças e jovens de 8 a 17 anos para a vida, com educação antirracista e valorização da cultura negra. O programa vai além da arte e música, promovendo cidadania e inclusão política, econômica e social.
15/12/2024 – 13h
Vivência: Aromaterapia para o Empoderamento de Mulheres Negras, Tamires Kamini
Mãe de 2 e baiana, Kamini é especialista em aromaterapia e herbalismo natural, com 14 anos de experiência. Seu propósito é proporcionar conexão profunda entre mulheres e plantas através de óleos essenciais, resgatando práticas ancestrais de cura. Como alquimista natural, cria produtos aromaterapêuticos e incensos naturais para promover equilíbrio, saúde e bem estar.
15h
Apresentação Cultural – Samba de Pretas
Samba de Pretas é um grupo musical que leva no seu nome a ancestralidade e força das mulheres pretas. Formada em julho de 2022 através de um samba de mesa convocado pelo antigo Bar das Pretas, reúne jovens mulheres pretas com a música como caminho. Desde sua primeira formação a banda conta com um repertório que mescla o samba de roda, o pagode, o samba raiz e releituras de músicas da MPB trazendo uma roupagem original que passa pelo samba e outros gêneros musicais ancestrais, como o ijexá.
Em seu um ano de formação, a banda conta com participações em programas de televisão e rádio, como o Mosaico baiano e a Band Mulher, em eventos artísticos, como o Casa mulher com a palavras, além de apresentações semanais em bares, praças e eventos da cidade de Salvador.
Na sua atual formação conta com as percussionistas Dara Aragão, Juli Oliveira, Theo Morena, e Jaque Cruz, com a violonista Mel Sacramento, a cavaquinista e bandolinista Zhaylla Gois e com a cantora Maria Fernanda Cardoso.
Serviço
O quê:“3ª edição do Empreender Ayala
Quando: De 13 a 15 de dezembro (sexta-feira a domingo)
Onde: Senzala do Barro Preto – Rua Curuzu, 228, Curuzu (Sede do Ilê Aiyê)
Inscrições no link
AfroEmpreendedorismo
Mercado Iaô celebra 10 anos de valorização da economia criativa

O Festival Mercado Iaô – 10 anos acontece de 13 a 15 de dezembro (sexta-feira a domingo), na Fábrica Cultural, na Ribeira. São dez anos movimentando a economia criativa e valorizando o trabalho de empreendedores baianos. É comemorando uma década de transformações sociais na economia criativa que o Mercado Iaô realiza seu evento celebrativo essa semana. A programação gratuita inclui encontros, painéis, feira e apresentações artísticas.
No domingo (15) o dia será inteiro de programação, começando às 10h com mais de 100 empreendedores criativos que irão expor e comercializar produtos de moda, beleza e autocuidado, artesanato, decoração, acessórios e gastronomia. Durante todo o dia, o Festival receberá diversas manifestações culturais. Fechando as atividades, o público poderá contar com show do maestro Luciano Calazans, convidando Carlinhos Brown, Daniela Mercury e a Banda Mel.

Foto: Victor Fernandez
Organizações Sociais
O evento começa nesta sexta-feira (13) convocando organizações sociais, associações, grupos e coletivos socioculturais para o evento “Organizações sociais e os impactos em seu território”, que contará com uma fala motivadora de Rachel Gadelha, Diretora Presidenta do Instituto Dragão do Mar, de Fortaleza (CE).
Neste encontro inicial, reservado para convidados, a expectativa é reunir cerca de 50 entidades da para um grande encontro de reconhecimento, com diálogo, troca de experiências e compartilhamento de ideias. O momento contará com um jantar comemorativo e um pocket show de Mateus Aleluia.
Empreendedores
No sábado (14), o painel “Empreendimentos criativos: ampliando oportunidades para 2025” será um espaço aberto ao público e dedicado aos empreendimentos criativos. A atividade acontece das 10h às 12h e contará com fala inspiradora do empreendedor criativo Júnior Rocha, da marca de moda Meninos Rei, e com painel formado por Geovana Andrade, especialista em marketing e branding e membro da comunidade Forbes Black; Fábio Almeida, Consultor, supervisor comercial e CEO da Stylo Acessórios e Dandara Lopes, comunicóloga, agente de Inovação no Sebrae e membro da Rede Emunde de Empreendimentos Étnicos.
Mercado Iaô
Iniciativa da Associação Fábrica Cultural, o Mercado Iaô surgiu em 2014 com o propósito de impulsionar o empreendedorismo criativo em Salvador, sobretudo no território da Península de Itapagipe. Seu objetivo principal é contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico.
Em dez anos, o projeto se consolidou não só alavancando empreendimentos criativos, como também reposicionando a Cidade Baixa no roteiro cultural e turístico de Salvador, atraindo, anualmente em suas edições, milhares de pessoas entre baianos e turistas. O Mercado Iaô é um Centro de Arte, Educação, Cultura e Negócios Criativos, localizado na Península de Itapagipe, em Salvador. O projeto abriga o Mercado Iaô Verão, Iaô Junino e Mercado Iaô Itinerante.
“O Mercado Iaô é uma construção potente que protagoniza os empreendimentos criativos de Salvador e da Península de Itapagipe, oportunizando e incentivando esses negócios. Temos muitas histórias de sucesso que foram fortalecidas por essa iniciativa ao longo desses dez anos. Estamos muito felizes em poder celebrar esse marco com esse chamamento à toda comunidade”, destaca Jaqueline Azevedo, diretora geral da Fábrica Cultural, associação que realiza o projeto.
O Festival Mercado Iaô – 10 Anos é uma realização da Fábrica Cultural e Rede Iaô com o patrocínio da BahiaGás. O evento é dedicado à promoção de pequenos e médios negócios, em que empreendedores têm a oportunidade de mostrar suas criações, fazer networking e conquistar novos clientes. O Mercado Iaô é um Centro de Arte, Educação, Cultura e Negócios Criativos, localizado na Península de Itapagipe, em Salvador. O projeto abriga o Mercado Iaô Verão, Iaô Junino e Mercado Iaô Itinerante.
Serviço
Festival Mercado Iaô – 10 anos
Data: 13 a 15 de dezembro (sexta-feira a domingo)
Programação
13/12 (sexta-feira)_16h – para convidados | Encontro “Organizações sociais e os impactos em seu território”, jantar comemorativo e pocket show de Mateus Aleluia;
14/12 (sábado)_10h às 12h – aberto ao público e gratuito | Painel “Empreendimentos criativos: ampliando oportunidades para 2025”, com Junior Rocha/Meninos Rei, Geovana Andrade, Fábio Almeida e Dandara Lopes;
15/12 (domingo)_10h às 22h – aberto ao público e gratuito | 10h – Feira Criativa; 14h – Cortejo Iaô, com Yayá Muxima; 16h – Cortejo Iaô, com Jorge Fogueirão; 17h – Show Cortejo Afro; 18h30 – Luciano Calazans convida: Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Banda Mel.