Beleza
Ilê Aiyê escolhe suas 16 finalistas para a Deusa do Ébano 2018 e tem novidades!

Mais de 100 mulheres negras participaram da seleção para Deusa do Ébano 2018 do bloco afro Ilê Aiyê, e dentre elas, apenas 16 finalistas desfilarão na Noite da Beleza Negra. Escolhidas na Senzada do Barro Preto, a seleção contou com uma novidade: pela primeira vez, uma candidata norte-americana. Shereland Oneal, de 35 anos, vai batalhar pelo título.
“A primeira vez que vi uma Beleza Negra, chorei. Ela era forte, alta, elegante, graciosa, e eu me vi nela. Eu chorei porque sua beleza era o mesmo tipo de beleza que eu tenho. Foi um alívio vê-la sendo celebrada por esses traços. Por muitas décadas nos Estados Unidos, não fui considerada bonita. Eu era estranha. Achavam minha pele era muito escura. Meus braços e pernas eram muito grandes”, declarou Shereland para a produção do concurso.
A grande noite será dia 20 de janeiro (sábado), na Senzala do Barro Preto e o tema a embalar as beldades negras será “Mandela. A Azânia celebra o centenário de seu Madiba”, ao som da Band’Aiyê e convidados. A Deusa do Ébano, considerada Rainha do Ilê Aiyê, desfila com destaque durante todo o Carnaval, representa a entidade em eventos sociais e integra sua comitiva em viagens e turnês, dentro e fora do Brasil. Atualmente, o cargo está sendo ocupado pela professora de dança Gisele Soares.
Finalistas – 39ª Noite da Beleza Negra/ 2018
1. Ana Paula da Silva Santos, 26 anos, Curuzu – Salvador. Artesã.
2. Camila Cruz da Silva, 26 anos, Plataforma – Salvador. Estética Afro e Atendente.
3. Honara Santos da Paixão, 21 anos, Garcia – Salvador. Atendente e estudante de administração.
4. Ialê Marley Freitas da Silva, 25 anos, Federação – Salvador. Gestora de RH.
5. Ivana Paixão, 26 anos, Lençóis – Chapada Diamantina. Guia de Turismo.
6. Jamile Fátima de Oliveira Santos, 30 anos, Cosme de Farias – Salvador. Estudante e Recepcionista.
7. Jéssica Almeida Nascimento dos Santos,19 anos, Cabula – Salvador. Estudante.
8. Joice Nascimento de Alcântara, 32 anos, Sussuarana – Salvador. Microempreendedora.
9. Lorena Matos dos Santos, 20 anos, Sussuarana – Salvador. Estudante.
10. Milena Sampaio Nascimento, 33 anos, Cabula – Salvador. Arte educadora em dança.
11. Nívea Alice Sousa Lopes, 30 anos, Arembepe – Camaçari. Animadora de lazer e entretenimento.
12. Rafaela Rosa Silva Oliveira, 30 anos, Engenho Velho de Brotas – Salvador. Assistente Administrativo.
13. Rosana Dias de Jesus, 28 anos, Curuzu – Salvador. Trabalho com Estética Afro.
14. Rosemildes Carine dos Santos de Brito, 30 anos, Engenho Velho de Brotas – Salvador. Assistente Administrativo.
15. Tainã Santana Vieira, 24 anos, Nazaré – Salvador. Psicóloga.
16. Shereland Oneal, 35 anos, Pensilvânia – EUA.
Beleza
Ilê Aiyê divulga as 15 finalistas da Deusa do Ébano 2025

As 15 candidatas ao título de Deusa do Ébano 2025 foram anunciadas. No dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza, Adriane, Camila, Caroline, Cecilia, Ivana, Isis, Lorena, Maria Victoria, Nayara, Rafaela, Stephanie, Tainã, Thuane, Wania e Yasmin irão disputar o posto de Rainha do Ilê Aiyê, carregando o nome do Mais Belo dos Belos. As finalistas selecionadas vão mostrar no palco sua beleza, gingado e carisma em busca da tão almejada coroa, que será entregue em mãos pela atual Rainha Larissa Valéria Sá Sacramento.
A grande vencedora fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador e vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. São 15 mulheres, entre 19 e 35 anos, algumas na primeira, outras já na quinta vez concorrendo, cada uma com sua história de resistência e motivação pessoal para lutar pelo sonho de ser a Deusa do Ébano.
O concurso demonstra o poder da ancestralidade e dos valores que são passados de geração em geração de pais para filhos, que crescem sob a influência do Ilê Aiyê em suas vidas desde cedo. Todas as candidatas têm em comum o desejo de empoderar outras mulheres pretas e mostrar que a competição vai muito além da valorização dos traços e da estética negra. O primeiro bloco afro do Brasil cumpre, desde a primeira edição da Noite da Beleza Negra, o papel de destaque na luta por igualdade racial e resgate da autoestima da mulher negra, com a implantação de uma política pioneira de Ação Afirmativa.
A Deusa do Ébano da 44ª edição vai liderar o Carnaval do Ilê Aiyê de 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a Rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa.
Beleza
Seletiva da Beleza Negra do Ilê Aiyê acontece nesta quarta-feira (15)

A seleção das 15 finalistas que concorrem ao título de Deusa do Ébano 2025 do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 15h. Com cerca de 180 inscritas de diversos lugares do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Barreiras e Feira de Santana, a seletiva vai avaliar a performance de dança afro de cada candidata para, enfim, o júri anunciar quais delas voltarão para casa mais próximas de realizar o sonho de brilhar no posto de Rainha do Ilê.
A grande vencedora será revelada no dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador. A Rainha eleita de 2025 vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. Além de ocupar uma posição de destaque na luta por igualdade racial e tornar-se ícone do empoderamento da mulher negra e da sua atuação transformadora na sociedade, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra, sendo o concurso uma das ações afirmativas mais importantes do Ilê Aiyê.

Foto: André Frutuoso
A vencedora da 44ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa. Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está muito bem representado pela empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento.
Serviço
Seletiva finalistas Deusa do Ébano 2025
Data: 15 de janeiro (quarta-feira)
Horário: A partir das 15h
Local: Senzala do Barro Preto – Curuzu
Beleza
Teatroescola abre inscrições para curso de maquiagem gratuito

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso gratuito de maquiagem, voltado para jovens de comunidades periféricas de Salvador, oferecido pelo Teatroescola em parceria com a Avon. O projeto busca promover inclusão e diversidade no mercado da beleza, com foco na capacitação de jovens a partir de 15 anos, especialmente negros, indígenas e pessoas LGBTQIAPN+. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de outubro, pelo Instagram oficial (@teatroescolaoficial), pelo site teatroescola.org ou no link.
Esta formação faz parte do Laboratório de Estética Negra, que oferece conteúdos teóricos e práticos sobre a cultura negra, destacando a importância da representatividade e da diversidade no universo da beleza. Os participantes aprenderão técnicas como higienização, identificação de pincéis, colorimetria e preparação de pele, capacitando-se para atuar como profissionais qualificados na área de maquiagem. Ao final do curso, os alunos receberão um kit de produtos da Avon, que servirá como apoio inicial para a carreira.

Foto: Divulgação
Nesta edição, serão oferecidas 50 vagas para aulas presenciais de duas semanas no Teatroescola, localizado no Teatro Jorge Amado. O espaço é conhecido por oferecer experiências artísticas enriquecedoras, contando com infraestrutura moderna e orientação de profissionais renomados de Salvador. A parceria com a Avon reforça o compromisso da marca em promover a diversidade e quebrar paradigmas de beleza, criando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para jovens que desejam se especializar na área.
Na primeira edição, cerca de 100 jovens foram capacitados, com destaque para a especialização em maquiagem para pele negra, fortalecendo a representatividade no setor. A formação anterior também se destacou pela inclusão de uma turma acessível para pessoas surdas, reforçando o compromisso do Teatroescola com a inclusão. A instituição é pioneira no Nordeste ao oferecer uma formação bilíngue em Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltada para o contexto artístico.
Sobre o Teatroescola
O Teatroescola é uma instituição artística inclusiva e pioneira no Nordeste, com foco nos estudos da cultura afro-brasileira e indígena. Desde 2017, já formou mais de 900 jovens, oferecendo oportunidades de educação e profissionalização para afrodescendentes de Salvador e região metropolitana.