Beleza
Jéssica Nascimento – Deusa do Ébano 2018!

Carregando no topo da sua cabeça o punho cerrado da resistência e, em seu rosto, Jéssica Almeida Nascimento dos Santos, 19 anos, já mostrava, desde os primeiros movimentos no palco, que era forte candidata a vencedora da 39º edição da Noite da Beleza Negra, na Senzala do Barro Preto. A coroação aconteceu no último sábado (20).
Ao todo, 16 mulheres negras concorreram ao título de Deusa do Ébano, em uma noite de casa lotada que contou com show do Dream Team do Passinho. O evento contou também com apoio do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Comunicação e Secretaria de Turismo.
A direção artística do espetáculo teve assinatura do respeitado Elísio Lopes Jr e o júri contou com a participação das coreógrafas Nildinha Fonseca e Edeise Gomes, dentre outros convidados.
“Eu quero ser uma Deusa. Desde que passei na seletiva, que foi uma coisa inacreditável para mim, eu já me sentia Deusa. Quando eu cheguei no palco, que eu vi o público e senti aquela energia, foi mágico. Só no Ilê a gente consegue ser o que a gente quer. É uma felicidade muito grande, mas ao mesmo tempo é uma responsabilidade imensa. Agora sou um símbolo de representatividade. Vou levar o nome do Ilê Aiyê comigo, para o meu bairro, para as crianças, para todas as mulheres negras” – Jéssica Nascimento
Ganhadoras dos segundo e terceiro lugares, eleitas Princesas do Ilê Aiyê, Milena Sampaio Nascimento, 33 anos, e Lorena Matos dos Santos, 20 anos, respectivamente, destacaram a importância na transformação social e no empoderamento da mulher que o concurso promove. “Estamos aqui para representar todas as negras, a nossa ancestralidade e o amor ao Ilê”, revelou Lorena, já ansiosa para desfile do Carnaval. Já para a arte educadora Milena, que participa pela quinta vez do concurso, esse título significa “entender que eu tenho o potencial de fazer a transformação política e social através do bloco”
Fotos: Odú Comunicação
Beleza
Pretas Têm Dendê abre inscrições para o Miss Federação 2025

Estão abertas as inscrições para o concurso Miss Federação 2025, que será realizado durante a próxima edição do evento Pretas Têm Dendê. A iniciativa, que celebra a beleza e a cultura das mulheres negras, é voltada para participantes a partir dos 14 anos de idade e tem inscrições abertas até o dia 8 de maio, por meio do formulário ou das redes sociais do perfil @pretastemdende.
O Pretas Têm Dendê é um evento anual que reúne moda, cultura, arte e empoderamento, com foco na valorização da identidade negra e na promoção da diversidade. Este ano, o tema escolhido é o Afrofuturismo, conceito que une elementos da cultura africana e afro-diaspórica com inovação, tecnologia e projeções de futuros possíveis.
Para a produtora e idealizadora do evento, Daianne Silva, o Pretas Têm Dendê vai além das passarelas.
“É mais do que um evento de moda; é uma plataforma para a transformação social. Queremos que cada participante se sinta empoderada e orgulhosa de sua identidade”, afirma.
Daniel Silva, também na produção do evento, reforça a importância do tema desta edição:
“Este ano, com o tema Afrofuturismo, estamos incentivando todos a pensarem além do presente e a imaginarem um futuro onde a cultura negra é celebrada e integrada em todos os aspectos da vida.”
Atual detentora do título de Miss Federação, Carla Silva compartilhou o impacto da experiência em sua trajetória:
“Participar do Pretas Têm Dendê foi transformador. O evento me deu confiança e visibilidade para abraçar minha identidade e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo.”

Foto: Pixote
A programação do evento ainda conta com rodas de conversa sobre a importância da data, manifestações artísticas culturais e a escolha da miss que representará o território em um conjunto de beleza, simpatia e empoderamento. O concurso Miss Federação e o evento Pretas Têm Dendê consolidam-se como espaços fundamentais de expressão, pertencimento e protagonismo para mulheres negras da capital baiana.
Beleza
Ilê Aiyê divulga as 15 finalistas da Deusa do Ébano 2025

As 15 candidatas ao título de Deusa do Ébano 2025 foram anunciadas. No dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza, Adriane, Camila, Caroline, Cecilia, Ivana, Isis, Lorena, Maria Victoria, Nayara, Rafaela, Stephanie, Tainã, Thuane, Wania e Yasmin irão disputar o posto de Rainha do Ilê Aiyê, carregando o nome do Mais Belo dos Belos. As finalistas selecionadas vão mostrar no palco sua beleza, gingado e carisma em busca da tão almejada coroa, que será entregue em mãos pela atual Rainha Larissa Valéria Sá Sacramento.
A grande vencedora fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador e vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. São 15 mulheres, entre 19 e 35 anos, algumas na primeira, outras já na quinta vez concorrendo, cada uma com sua história de resistência e motivação pessoal para lutar pelo sonho de ser a Deusa do Ébano.
O concurso demonstra o poder da ancestralidade e dos valores que são passados de geração em geração de pais para filhos, que crescem sob a influência do Ilê Aiyê em suas vidas desde cedo. Todas as candidatas têm em comum o desejo de empoderar outras mulheres pretas e mostrar que a competição vai muito além da valorização dos traços e da estética negra. O primeiro bloco afro do Brasil cumpre, desde a primeira edição da Noite da Beleza Negra, o papel de destaque na luta por igualdade racial e resgate da autoestima da mulher negra, com a implantação de uma política pioneira de Ação Afirmativa.
A Deusa do Ébano da 44ª edição vai liderar o Carnaval do Ilê Aiyê de 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a Rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa.
Beleza
Seletiva da Beleza Negra do Ilê Aiyê acontece nesta quarta-feira (15)

A seleção das 15 finalistas que concorrem ao título de Deusa do Ébano 2025 do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 15h. Com cerca de 180 inscritas de diversos lugares do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Barreiras e Feira de Santana, a seletiva vai avaliar a performance de dança afro de cada candidata para, enfim, o júri anunciar quais delas voltarão para casa mais próximas de realizar o sonho de brilhar no posto de Rainha do Ilê.
A grande vencedora será revelada no dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador. A Rainha eleita de 2025 vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. Além de ocupar uma posição de destaque na luta por igualdade racial e tornar-se ícone do empoderamento da mulher negra e da sua atuação transformadora na sociedade, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra, sendo o concurso uma das ações afirmativas mais importantes do Ilê Aiyê.

Foto: André Frutuoso
A vencedora da 44ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa. Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está muito bem representado pela empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento.
Serviço
Seletiva finalistas Deusa do Ébano 2025
Data: 15 de janeiro (quarta-feira)
Horário: A partir das 15h
Local: Senzala do Barro Preto – Curuzu