Connect with us

Audiovisual

Portal Soteropreta lança web-programa “Circuito Negro” e pauta a negritude do Carnaval!

Jamile Menezes

Publicado

on

cortejo_afro

 

 

Primeiro PPortalde Notícias voltado para a produção cultural negra de Salvador, o Portal SoteroPreta veiculará, entre os meses de janeiro e fevereiro, o programa “Circuito Negro”, sobre 10 agremiações carnavalescas de matriz africana da Bahia.

Serão programas sobre Blocos Afros, Afoxés, de Samba e de Reggae, todos apoiados pelo programa Ouro Negro, do Governo do Estado da Bahia.

Em 2018, o Ouro Negro completa 10 anos, já tendo revertido mais de R$50 milhões para estes Blocos – para além do investimento financeiro direto, uma ação de preservação de um patrimônio cultural, social e identitário. Ao longo deste período, foram mais de 200 agremiações contempladas.

Com apoio do Governo do Estado, o web-programa Circuito Negro pretende tocar a subjetividade daqueles que fazem o Ouro Negro acontecer nas ruas, em um reconhecimento de suas falas enquanto indivíduos negros e negras, com histórias de vida também tocadas por estas agremiações e pelo investimento do Estado.

“Não se pode falar em Carnaval na Bahia sem a presença destas agremiações que – com sua estética, participação e sonoridade peculiares, reforçam o que a Bahia produziu enquanto capital de resistência de várias comunidades, e que hoje fundamentam a beleza particular do carnaval”, diz a editora chefa do portal e idealizadora do programa “Circuito Negro”, Jamile Menezes.

Criado em outubro de 2016, o Portal já se consolida, em meio às mídias negras independentes do estado, como veículo sério, referenciado e respeitado. Com o Circuito Negro, o público conhecerá histórias por trás de cada folião – que atestam o sucesso político, social e cultural do projeto Ouro Negro.

circuito negro

Cortejo Afro – Fto Paulo Lima

Relatos de famílias inteiras dedicadas a um Bloco, paixões manifestadas de formas curiosas, situações irreverentes ligadas a estas relações dos foliões com seus blocos de coração, a religiosidade e a cultura negra. Esta será a linha condutora deste projeto, que estará lastreado pela necessidade de se manter esta tradição viva – por meio de todo apoio possível.

Os 10 programas trarão ao público histórias dos Afoxés Filhos de Korin Efan e Filhos do Congo, dos Afros Ilê Aiyê, Bankoma, Didá e Cortejo Afro; dos blocos de Samba Alvorada e Amor & Paixão e os de Reggae, Aspiral do Reggae e Reggae o Bloco.

“São estas as histórias que precisam ser ouvidas para além do viés institucionalizado, para que um número cada vez maior de pessoas – em especial a juventude – se sensibilize e mobilize em torno de uma tradição carnavalesca do nosso estado e do país”, diz a  jornalista, Mestra em Cultura e Sociedade (Ufba), Camilla França, pesquisadora da temática e consultora do programa Circuito Negro. 

Equipe

O programa Circuito Negro será veiculado, aqui no Portal, e também poderá ser visto no Youtube e no Facebook do Portal Soteropreta.

Tem direção das cineastas premiadas e diretoras da Estandarte Produções, Jamile Coelho e Cíntia Souza, produção da atriz e produtora cultural, Taimara Liz  e apresentação da jornalista, Fabiana Mascarenhas.

O programa trará ainda a participação especial de jovens poetas das periferias de Salvador, com sua Poesia Marginal: Rool Cerqueira, Kuma França e Vanessa Coelho, do Coletivo Zeferinas, Evanilson Alves, Líslia Ludmila, Maiara Bonfim e Pedro Zaki e tem o apoio de empreendedor@s negros e negras de Salvador. Estão no time: as grifes a N Black, Tabompravoce Diva Katuka Africanidades, Casa de Angola na Bahia. Negrif, além dos maquiadores Mario Farias, Make by Dan e Karoline Lima! O restaurante Midispache Gastronomia, o Velho Espanha Bar e Cultura, a Pizzará Bahia , a Pretart’s, e o Destino Gourmet Food Truck!

 

Foto destaque: Rosilda Cruz (Ilê Aiyê)

 

 

Audiovisual

Show de encerramento e premiação de filmes da MIMB acontece neste sábado (27)

Amanda Moreno

Publicado

on

Show de encerramento e premiação de filmes da MIMB acontece neste sábado (27)
Show de encerramento e premiação de filmes da MIMB acontece neste sábado (27) | Foto: Divulgação

Show de encerramento e premiação de filmes da MIMB acontece neste sábado (27). Foram mais de 60 obras de cineastas negras e negros de diversos países exibidas nestes últimos dias, além da realização de oficinas, masterclasses e espaços de debate sobre a produção negra, indígena e quilombola no cinema.

Agora, chegou o momento de premiar algumas produções audiovisuais e celebrar o sucesso que foi a 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB). O encerramento do festival acontece neste sábado, 27 de abril, no Pátio do Goethe Institut, em Salvador, a partir das 18h com o grande show da banda Ifá e participação de Zé Manoel.

A cerimônia de premiação contempla uma ação institucional com as idealizadoras e produtoras do festival, exibição de dois curtas-metragens e apresentações musicais. A festividade é gratuita e aberta ao público – mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla. A  banda Ifá irá encerrar os dias de festival, apresentando um show que mistura sua sonoridade de afrobeat com a força da musicalidade de origem africana. Com a formação de Fabricio Mota (baixo), Jorge Dubman (bateria), Alexandre Espinheira (percussão), Juliano Oliveira (teclado), Ênio Nogueira (guitarra) e os sopros com Normando Mendes (trompete e flugel) e Gleison Coelho (sax barítono e flauta) a banda ainda irá  receber Zé Manoel, em participação especial.

Sobre a MIMB

 A Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) está em sua 5ª edição. Com atividades totalmente gratuitas, virtual e presencialmente, o festival internacional teve início em 8 de abril, e será encerrado no dia 27. Em edição especial, a mostra também marcará presença em São Paulo com atividades no dia 4 de maio, no  Cine Olido, em parceria com a SPCine. Com o tema “Cinema em Movimento: Memória nas Telas”, neste ano as atividades somam mais de 300 horas, entre debates, oficinas, consultorias e masterclasses, além da exibição de 60 obras de cineasta negras e negros de diversos países. Totalmente organizado por mulheres negras de Salvador, atuantes da cadeia produtiva cinematográfica, a mostra de cinema é viabilizada via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, com patrocínio master da Dow Brasil, patrocínio institucional da Prefeitura de Salvador, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, com  realização da Rosários Produções Artísticas e do Ministério da Cultura. Daiane Rosário (direção geral e executiva), Kinda Rodrigues (direção institucional e formação), Tais Amordivino (direção e curadoria) e Julia Morais (direção e curadoria), assinam a produção executiva, coordenação institucional e curadoria do festival. Sesc, Goethe Institut, TGM, Circuito Sala de Arte e outros parceiros apoiaram a realização do MIMB 2024.

Serviço: 

O QUÊ: Cerimônia de Abertura MIMB

QUANDO: Sábado, 27 de abril

ONDE:  Pátio do Goethe Institut Salvador – Av. Sete de Setembro, 2195 – Vitória, Salvador,

QUANTO: gratuito

INGRESSOS: https://linktr.ee/ingressosmimb

SITE OFICIAL: www.mimb.com.br

INSTAGRAM: @oficialmimb

Continue Reading

Audiovisual

Produtora abre seleção de elenco para série que será gravada em Salvador 

Amanda Moreno

Publicado

on

Produtora abre seleção de elenco para série que será gravada em Salvador 
Produtora abre seleção de elenco para série que será gravada em Salvador (Foto: Divulgação)

Produtora abre seleção de elenco para série que será gravada em Salvador. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de maio a inscrição de atores e atrizes interessados em integrar o elenco principal da série “Iceberg”. A obra é de drama/suspense psicológico com oito episódios e será gravada em Salvador entre novembro de 2024 e janeiro de 2025.

O chamado de elenco é para pessoas com ou sem experiência em dramatização. Vânia Lima, diretora da Têm Dendê, ressalta que são 15 vagas: “Somos uma produtora que valoriza a diversidade em todas as suas formas, na frente ou atrás das câmeras, e nos esforçamos para refletir isso em nossos projetos audiovisuais. Em iceberg, teremos personagens com recorte de idade, mas sem definição de raça, por exemplo. Há uma personagem trans/travesti, mas não determina que tenhamos somente uma pessoa trans, seja menina ou menino, no elenco. Queremos conhecer talentos e construir esse projeto junto”.

Perfil 

Personagens adultos: Nelson (50 anos); Mônica (55), irmã de Nelson; Alice (40), mãe de Carol; Rogério (50), pai de Enzo; Robério (45), pai de Sophia e irmão de Rogério; Kelly (42), mãe de Matheus; Regina (47), mãe de Gabriela; e Clímaco (55), pai de Akim.

Personagens jovens: Arthur (18); Carol (17); Enzo (17); Sophia (16); Gabi (17); Felipe (16); e Theo (16).

Inscrições

Quem estiver interessado em participar da seleção de elenco, pode avaliar em qual destes papéis se encaixa melhor e enviar nome social, idade, pronomes, currículo ou portfólio, telefone para contato e vídeo de apresentação para iceberg@temdende.com.br. O título do e-mail precisa ter o personagem escolhido. As inscrições seguem até 15 de maio. Produtora abre seleção de elenco para série que será gravada em Salvador .

A série é assinada pela Têm Dendê, grupo baiano que atua há 24 anos em projetos audiovisuais independentes, comerciais e estratégicos, com uma cartela expressiva com mais de 40 títulos. O roteiro de “Iceberg” é de Newton Cannito, Claudio Simões, Bruna Coutt e Camila Ziviani. Jacques Jaquí é o assistente de roteiro. A produtora de elenco é Alethea Novaes e a direção de produção de Bruno Ramos.

Continue Reading

Audiovisual

Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes

Amanda Moreno

Publicado

on

Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes
Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes (Foto: Vanessa Aragão)

Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes. A vida e obra do percussionista Gabi Guedes será apresentada em um curta documentário, que também registra os bastidores de gravação  e lançamento do seu primeiro álbum, “Matriarcas”, com o grupo Pradarrum. Dirigido por Vanessa Aragão e produzido pela Alfazema Filmes, o curta conta com o patrocínio de Natura Musical e será lançado no dia 27 de abril (sábado), às 16:30, na Saladearte do MAM Bahia, em exibição única.  Os ingressos custam R$ 10. Após a exibição do filme haverá um bate-papo entre a diretora Vanessa Aragão e Gabi Guedes, seguida de uma participação do Pradarrum no Jazz no MAM.

No filme, intitulado “Gabi Guedes: Música e ancestralidade”, o público poderá acompanhar a trajetória do mestre percussionista a partir de suas memórias. Da infância no Alto do Gantois, onde cresceu ao lado da Iyalorixá Mãe Menininha e, aos 10 anos, iniciou os seus estudos de percussão guiado pelos Alabês Vadinho, Hélio, Dudu e Edinho, até o momento atual em que realiza o sonho de homenagear as mães pretas que o guiaram até aqui, através da música.

O curta também apresenta uma passagem pela carreira artística do músico, que tocou com diversos artistas em palcos do mundo inteiro, sua atuação como integrante do naipe de percussão da Orkestra Rumpilezz, a criação do grupo Pradarrum que tem como objetivo preservar e difundir a musicalidade dos terreiros e a conexão com o sagrado e a ancestralidade que sempre permearam a sua identidade musical.

Artistas como Márcia Short, Ellen Oléria e integrantes da Banda Pantera Negras, que participaram da gravação do álbum e do show de lançamento, também deixaram suas mensagens no documentário. A riqueza de imagens, as falas potentes e a força da música percussiva revelam toda a atmosfera de emoção e celebração que envolve o álbum “Matriarcas”.

O filme conta com imagens de Vanessa Aragão e Ana Júlia Ribas, sócias da Alfazema filmes, além de outras colaboradoras audiovisuais. Vanessa conta que dirigir esse documentário é uma grande realização pessoal e profissional. “É o primeiro curta que assinamos na produtora. É uma imensa alegria e honra transmitir em filme o legado desse filho de santo e músico que traz a riqueza cultural do terreiro para a música popular. Gabi e Letieres representam para mim entidades materializadas que levaram e levam a música afro-brasileira para seu devido lugar de magnitude e valorização”.

O documentário também será lançado e ficará disponível no canal do youtube (/@edmiliabaros) da produtora Edmilia Barros – Produção & Gestão em Cultura, responsável pela coordenação e execução do projeto, no dia 29 de abril (segunda).

Serviço

Lançamento do documentário “Gabi Guedes: Música e Ancestralidade”

27 de abril (sábado), às 16:30

Saladearte MAM Bahia

Programação: 

Exibição do filme

Bate-Papo com a diretora Vanessa Aragão e Gabi Guedes

Participação do Pradarrum no Jazz no MAM

Ingresso: R$10 (preço único)

Venda de ingressos por whatsapp: (71) 9936-5760

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA