Audiovisual
O universo da mulher da periferia é destaque nos filmes que serão exibidos em mostra


Foto: Still do filme Braços Vazios (2018), Daiana Rocha, ES – Brasil
A periferia através da ótica da mulher é o universo dos filmes que serão exibidos na primeira edição da Cine Favela Brasil. A mostra de cinema para produções em contexto periférico recebeu cerca de noventa submissões de catorze estados, retratando lutas individuais e coletivas dos moradores das comunidades do país. Esse panorama o público vai poder conferir no próximo fim de semana (dias 9, 10 e 11 de março), no Espaço Cultural Alagados, em Salvador, a partir das 18h30. Abertura fica por conta do coletivo de poesia Sarau da Onça, cujo documentário será exibido durante a noite.
A presença marcante de um compromisso com a realidade é evidência pelo número de documentários sumetidos, também é maioria na programação da mostra. Eles apresentam um cotidiano de resistência, destacado nas batalhas feministas dentro da favela. As mulheres são personagens centrais nos roteiros produções selecionados na mostra.
Entre outras características, a qualidade técnica, construção dos personagens e número de filmes inscritos acrescentam a necessidade de mais espaços para exibição e discussão de tais produções no país. A Cine Favela Brasil segue essa dinâmica, sucedendo as sessões com debates sobre as películas exibidas.
A iniciativa Cine Favela Brasil
A mostra de cinema Cine Favela Brasil é uma iniciativa que visa à promoção e projeção da diversidade de sujeitos emergentes das periferias através da sétima arte. Fomentada pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinada pelo Banco do Nordeste e realizada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, o Cine Favela Brasil busca a descentralização cultural dando maior acesso aos bens e serviços culturais à comunidade.
Serviço:
O que: Exibições da Mostra Cine Favela Brasil
Onde : Espaço Cultural Alagados, bairro do Uruguai, Salvador-BA
Quando: 9 de março a partir das 18h30. Dias 10 e 11 de março, às 16h30.
Quanto: Entrada Franca
Audiovisual
SÃO JOÃO BAHIA 2025
Audiovisual
SÃO JOÃO BAHIA 2025
Audiovisual
“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.
Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.
Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.
“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.
SERVIÇO
📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho