AfroEmpreendedorismo
Espaço Vale do Dendê terá atividades sobre Estética negra, jornalismo, vendas…e mais!
O Espaço de Inovação e Criatividade Vale do Dendê, localizado no Shopping da Bahia, sedia até 5 de agosto um mix de atividades que incluem palestras, minicursos, roda de conversas e workshops.
Segunda, 30, entre as 16h e as 19h, acontece o Workshop Estratégias para Assessoria de Imprensa, com a jornalista Donminique Azevedo. Na quarta, 1, das 16h às 20h, a Redação Itinerante Correio Nagô traz um minicurso sobre literatura negra, seguido de um bate-papo com o tema Escrevivências de Mulheres Negras. Já na quinta, 2, o contadora Cristiane Almeida, sócia-diretora da Brasis Contábeis, promove a oficina Porquê você precisa formar o preço de venda?, das 18h às 21h.
Para a sexta, 3, o bate-papo A maquiagem e a caracterização baseada no curta “O fio do Destino”, promete muito aprendizado e reflexões com a maquiadora Maili Santos, das 18h às 21h.
Fechando a semana, acontece no sábado, 4, das 10h às 12h, a palestra Eu, meu melhor empregador, com Walter Ramos. Seguido das rodas de conversa Mulheres, Estética Negra e Empreendedorismo, com Maraise Massena (Casa de Marah – realizadora junto à Marcha Do Empoderamento Crespo), Mona Soares (Ewè Alquimias) e Nadja Santos (Nzinga Artes) entre as 14h e as 16h, e Shopping Virtual para bonecas negras e outros produtos Afros, das 19h às 21h, com Jorge Hilton de Assis.
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. As inscrições podem ser feitas no local mediante fornecimento de nome, RG, e-mail e telefone para contato.
AfroEmpreendedorismo
Lucas Almeida apresenta marca ‘Pretu Massa’ em Salvador
O jornalista e designer autoral, Lucas Almeida, lançou sua marca ‘Pretu Massa’ em evento no Espaço Colaboraê, no Rio Vermelho, em Salvador, onde recebeu personalidades da moda, artistas e comunicadores. Desenvolvida sob o olhar para o dia a dia que permeia a afetividade dos baianos, o nome foi escolhido para a marca de t-shirts com estampas exclusivas e uma linha de acessórios desenhadas pelo próprio Lucas, refletindo a diversidade e a criatividade das ruas.
“A Pretu Massa foi criada em 2017, no Recôncavo Baiano. Pausamos em 2020, por conta da pandemia, e esse retorno, em Salvador, agora já como lançamento, marca também minha descoberta como design autoral. Foram meses de criações e experimentações artísticas que, agora, apresento ao mundo através da moda streetwear e dos acessórios”, conta o criador da marca.
São criações elevadas a um novo patamar de exclusividade ao incorporar pedras naturais, cuidadosamente selecionadas por sua beleza única e energia vibrante. A combinação de técnicas tradicionais e o uso diversificado de materiais resulta em acessórios que transcendem o uso estético, tornando as peças verdadeiros amuletos pessoais, carregados de significado e autenticidade.
“Está no povo e em sua espontaneidade a beleza do que somos. A Pretu Massa traz essas histórias com viés de exclusividade e, acima de tudo, da arte feita com o coração, que é a base de nosso querer”, acrescenta Lucas.
A marca Pretu Massa traz, principalmente, uma proposta de moda com consciência da identidade que está no dia a dia, nas ruas, no ir e vir das pessoas. Já há, entre suas atividades, a realização de desfiles e o compromisso com pautas sociais através de rodas de conversas em escolas e praças públicas, tornando a marca pioneira nessa relação com o cotidiano das cidades.
No Jornalismo Cultural, cobre cultura e entretenimento na Bahia através da TV Bahia/ TV Globo. No Empreendedorismo Negro, atua com foco em Economia Criativa, Moda e Comportamento através da Marca Pretu Massa. É Especialista em Comunicação Institucional e Branding. Mais informações através do perfil @pretumassa.
AfroEmpreendedorismo
Paulo Rogério Nunes é um dos 100 futuristas mais influentes do mundo
O empreendedor Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê e da plataforma AFRO.TV, foi homenageado pela plataforma global MIPAD (Most Influential People of African Descent) como um dos 100 futuristas mais influentes do mundo. A cerimônia de premiação, que celebra afrodescendentes que se destacam em diversas áreas, reconheceu o trabalho inovador de Paulo na promoção de inclusão digital e futurismo.
Durante o evento, Paulo também participou do painel “Reduzindo a Divisão Digital em Comunidades Sub-representadas”, realizado no dia 27 de setembro na sede da Microsoft, em Nova York. O painel contou com a presença de especialistas como Fatima Tambajang, da NVIDIA, e Ade Famoti, da Microsoft, sob a moderação de Jonathan Olufewobi, CEO da MIPAD. A discussão abordou soluções para a exclusão digital em comunidades marginalizadas, um tema central no trabalho de Paulo.
Em suas palavras, Paulo destacou a importância do reconhecimento para o Brasil e a comunidade afrodescendente:
“A categoria futurista é inovadora, onde fui nomeado como um dos futuristas mais influentes do mundo de origem africana é um reconhecimento importante do meu trabalho, mas também do Brasil como um país que cada vez mais se projeta no mundo como uma nação com a presença grande de afrodescendentes fazendo coisas inovadoras e criativas”, afirmou Nunes.
A premiação também reflete o impacto crescente de projetos como o Festival Afrofuturismo, idealizado por Paulo, que chega à sua sexta edição em 2024. O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro no Centro Histórico de Salvador, reunirá palestrantes nacionais e internacionais para debater inovação, diversidade e o futuro da tecnologia. Para Paulo, esse reconhecimento global reforça a relevância do festival e da liderança brasileira no campo do futurismo.
“O Festival Futurismo já tem seis edições e faz a promoção do tema da inovação, da diversidade e do futurismo. A partir desse reconhecimento, também vem o destaque pela criação do festival em Salvador e a minha liderança nesse processo”, concluiu Paulo.
A participação de Paulo Rogério Nunes no MIPAD 2024 e sua premiação como um dos futuristas mais influentes do mundo reafirmam sua trajetória e o papel do Brasil na construção de um futuro mais inclusivo e inovador, pautado pela diversidade.
AfroEmpreendedorismo
Mercado Iaô Primavera agita Cidade Baixa neste domingo (29)
A Fábrica Cultural realiza a 3ª edição do Mercado Iaô Primavera, no dia 29 de setembro (domingo), das 10h às 21h, na Ribeira. Será um dia inteiro de muita diversão, com apresentações simultâneas de shows musicais, manifestações culturais e empreendedorismo com produtos artesanais, moda, beleza, autocuidado, decoração, acessórios e gastronomia. Com entrada gratuita, o evento coloca a Cidade Baixa em destaque na programação do Festival da Primavera de Salvador, celebrando a economia criativa e incentivando a conexão entre os empreendedores e o público.
A diversidade de ritmos é uma das principais características do Mercado Iaô Primavera, que promete contagiar as pessoas com shows em todos os espaços da Fábrica Cultural. No Palco Diva, o axé e o samba reggae se destacam no repertório de Sarajane e Jau; o samba na performance de Sambaiana, comandado pela cantora Ju Moraes; no arrasta-pé do forró de Del Feliz e na batida eletrônica da DJ Milla.
Desde a primeira edição, o evento se orgulha em abrir espaço para talentos independentes, como os shows da DJ Belle, acelerada do Programa Acelera Iaô, com sua batida moderna, e o cantor e poeta Ricardo Boa Sorte, que se apresentarão no Galpão das Artes. Já na Praça dos Saveiros, o samba de roda dá o tom na abertura da festa, a partir das 11h30, com Samba da Leoah e Samba Ohana.
No balanço do samba junino, Jorge Fogueirão vai arrastar o público em um animado cortejo, percorrendo todos os espaços do evento. A artista e dançarina Ágatha Simões, conhecida pelas suas performances de dança com coreografias autorais, também se apresenta no espaço. O público ainda terá a oportunidade de prestigiar a Premiação do Programa Acelera Iaô, a celebração finaliza a etapa de aceleração do projeto, onde 8 empreendimentos serão contemplados com o Investimento Semente, patrocinado pelo Grupo Carrefour Brasil.
Durante todo o dia, visitantes e turistas poderão conhecer de perto os produtos desenvolvidos pelos empreendedores qualificados pelo Programa Acelera Iaô e Rede Iaô. No Galpão das Artes serão comercializadas peças artesanais dos mais diversos segmentos. A gastronomia terá como destaque um cardápio variado da culinária nordestina e baiana, comida de rua e massas. Os chefs selecionados também são empreendedores da Rede Iaô e do Programa Acelera
Iaô. Além do Acelera Sobre Rodas, equipamento que tem levado a gastronomia dos afroempreendedores baianos para os eventos da cidade.
Assim como acontece nas edições de Verão, o Mercado Iaô Primavera colocou a Cidade Baixa no roteiro cultural da cidade, atraindo turistas e um público de todas as regiões. Muito além de um festival de música, é um encontro de comunidades, uma vitrine para a arte e a cultura que pulsa nas veias da cidade. Reconhecido como um verdadeiro ecossistema de Economia Criativa, ele foi criado para promover a inovação, o aprendizado e o empreendedorismo. O evento tem como propósito principal fomentar a geração de renda, oportunizando e fortalecendo os empreendedores das comunidades de Salvador.
SERVIÇO
MERCADO IAÔ PRIMAVERA
Data: 29 de setembro (domingo)
Horário: Das 10h às 21h
Local: Fábrica Cultural – Largo da Ribeira, 33 – Final de linha da Ribeira
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Praça dos Saveiros: Samba da Leoah e Samba Ohana
Galpão das Artes: DJ Belle e Ricardo Boa Sorte
Itinerante: Performance de Dança com Agatha Simas e samba junino de Jorge Fogueirão
Palco Diva: Sarajane, Sambaiana, Jau, Del Feliz e DJ Milla