Teatro
PROGRAMAÇÃO – FESTIVAL DRAMATURGIAS DA MELANINA ACENTUADA!
Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada – 2018 – Programação
Isto é um Negro?
Autoras: Mirella Façanha e Tarina Quelho
Estado: SP
Classificação etária: 18 anos
Duração: 1h40
Datas de apresentação | Horário: 14 e 15 de setembro de 2018 (sexta e sábado) às 20h
Local de apresentação: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse
Um estudo sobre práticas e temporalidades que incorporam e desincorporam a “carne mais barata do mercado”, numa luta contra formas de destituição da fala, produzindo outros corpos, redesenhando outros mapas na medida em que esses corpos se movem. Se a exceção produz lugares e, neles, antagonismos – olhe: isto não é seu nego. Isto é um negro?
Namíbia, Não!
Autor: Aldri Anunciação
Estado: BA
Classificação etária: 14 anos
Duração: 1h
Datas de apresentação | Horário: 16 de setembro de 2018 (domingo) às 20h
Local de apresentação: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse
Em 2016, o Governo brasileiro decretou uma Medida Provisória obrigando que todos os de ‘melanina acentuada’ sejam capturados e enviados imediatamente à África, provocando, em pleno século XXI, o revés da diáspora vivida pelo povo africano do Brasil escravocrata. A medida é uma ação de reparação social aos danos causados pela União. Mas, para não incorrer no crime de “Invasão a Domicílo”, eles só podem ser capturados na rua. Assim, André e Antônio passam o dia trancados no apartamento, debatendo as questões sociais e econômicas da vida atual, seus anseios pessoais e as consequências de um iminente retorno à África-mãe.
Sobretudo Amor
Autora: Mônica Santana
Estado: BA
Classificação etária: 14 anos
Duração: 50 min
Datas de apresentação | Horário: 16 de setembro de 2018 (domingo) às 19h
Local de apresentação: Teatro do Goethe Institut Salvador
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse
O espetáculo une a voz e vivências da autora com as vozes e perspectivas trazidas pelas mulheres entrevistadas, revelando reflexões, intimidade e questionamentos, numa perspectiva que procura aproximar e dialogar com o público, para que ele traga e agregue também suas vivências e experiências, construindo juntos suas cartas, memórias e ritual. Sobretudo Amor evoca também o processo dos encontros da autora com as várias mulheres que entrevistou, onde trocas e partilhas eram realizadas, sempre nas casas e nos ambientes privados. A escrita e concepção do espetáculo promove uma conversa da criadora Mônica Santana com essas vozes, que impregnaram a obra – ao falar de si, de solidão, de encontro e coletividade.
Iyá Ilu
Autora: Sanara Rocha
Estado: BA
Classificação etária: Livre
Duração: 50 min
Datas de apresentação | Horário: 17 de setembro de 2018 (segunda feira) às 19h
Local de apresentação: Teatro do Goethe Institut Salvador
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse
Com uma estética afro-futurista Iyá Ilu visa reinventar poeticamente o culto de celebração a Ayan, orixá do tambor. Em cena a performer-sacerdotisa conduz sons orgânicos coadunados a texturas eletrônicas mixadas ao vivo por uma DJ em um show-ritual ancestre e futurista que reescreve em ato performático mito-poéticas femininas que foram esquecidas.
Violento
Autores: Alexandre de Sena e Preto Amparo
Assessoria dramatúrgica: Aline Vila Real
Estado: MG
Classificação etária: 16 anos
Duração: 50 min
Datas de apresentação | Horário: 18 e 19 de setembro de 2018 (terça e quarta feira) às 19h
Local de apresentação: Teatro do Goethe Institut Salvador
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse
violento. adjetivo.
1. que ocorre com uma força extrema ou uma enorme intensidade. 2. em que se emprega força bruta; brutal, feroz. 3. que possui grande força, grande poder de ataque ou de destruição. 4. falta de moderação, excessivamente enfático; veemente. 5. que apresenta agitação intensa; agitado, revolto, tumultuoso. 6. que perde facilmente o controle sobre si mesmo; irascível, colérico. 7. que contraria o direito e a justiça. 8. diz-se da morte causada pela força ou por acidente.
Esperando Zumbi
Autora: Cristiane Sobral
Estado: DF
Classificação etária: 14 anos
Duração: 40 min
Datas de apresentação | Horário: 19 e 20 de setembro de 2018 (quarta e quinta feira) às 20h
Local de apresentação: Galeria do Goethe Institut Salvador
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse
Esperando Zumbi é um manifesto sensível a partir de um ponto de vista afrocentrado e feminino. Na ação, uma mulher negra espera e desespera ansiosamente seu homem e enxerga a si mesma diante dos paradoxos da construção e desconstrução da sua identidade brasileira, negra e feminina.
Mesmo sem te tocar
Autor: Fernando Santana
Estado: BA
Classificação etária: 12 anos
Duração: 1h
Datas de apresentação | Horário: 20 de setembro de 2018 (quinta feira) às 19h
Local de apresentação: Teatro do Goethe Institut Salvador
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse
“Mesmo Sem Te Tocar” conta a história de Léo, um homem que atravessa uma fenda do tempo e retorna do passado para revelar a Teresa todo o amor que sente por ela. Com doses de humor e ares de tragicomédia, o espetáculo é cercado por um estado onírico e aborda entraves e peripécias ocasionadas pela força do sentimento, por vezes desmedido, que move o personagem. “Mesmo Sem Te Tocar” também questiona o amor como cura ou ferida da alma e revela o quanto o sentimento, a depender de como é alimentado, pode se tornar uma patologia.
Solilóquio
Autora: Viviane Clara
Estado: SP
Classificação etária: Livre
Duração: 45 min
Datas de apresentação | Horário: 21 de setembro de 2018 (sexta feira) às 19h
Local de apresentação: Teatro do Goethe Institut Salvador
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse
A artista Viviane Clara propõe uma performance multissensorial para resgatar e afirmar a própria identidade pessoal e trajetória artística. Identidade que inclui uma consciência histórica e étnica conciliando valores pessoais e resultados empíricos. Fugindo do que é óbvio e acessível, a artista
En(Cruz)ilhada
Autor: Leno Sacramento
Estado: BA
Classificação etária: 12 anos
Duração: 40 min
Datas de apresentação | Horário: 21 de setembro de 2018 (sexta feira) às 20h
Local de apresentação: Galeria do Goethe Institut Salvador
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse
Assim que nascemos nossas cabeças são colocadas na mira de uma bala que segue nos matando lentamente: a morte social, a morte cultural, a morte financeira, a morte estética, a morte psicológica. En(cruz)ilhada é um monólogo onde a vítima não está isolada e é conduzida a várias formas de morte.
Reforma Política
Autor: Jô Bilac
Estado: RJ
Classificação etária: 14 anos
Duração: 15 min
Datas de apresentação | Horário: 22 de setembro de 2018 (sábado) às 20h
Local de apresentação: Teatro do Goethe Institut Salvador
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse
Na sátira “Reforma Política”, a personagem principal é a própria Reforma Politica, que desabafa sobre o desgaste na relação com o seu noivo, o Sistema Político Brasileiro.
Festival Dramaturgias Melanina Acentuada – Entrevistas Públicas
Entrevista Pública I
Convidadas: Mirella Façanha (SP) e Tarina Quelho (SP)
Data: 15.09 (sábado)
Horário: 17h
Local: Pátio do Goethe Institut Salvador
Entrada gratuita
Entrevista Pública II
Convidada: Cristiane Sobral (DF)
Data: 20.09 (quinta feira)
Horário: 18h
Local: Pátio do Goethe Institut Salvador
Entrada gratuita
Entrevista Pública III
Convidado: Jhonny Salaberg (SP)
Data: 21.09 (sexta feira)
Horário: 18h
Local: Pátio do Goethe Institut Salvador
Entrada gratuita
Entrevista Pública IV
Convidado: Jô Bilac (RJ)
Data: 22.09 (sábado)
Horário: 18h
Local: Pátio do Goethe Institut Salvador
Entrada gratuita
Programação Ateliê de Ideias
Ateliê de Ideias I – O REAL ENTRE A PALAVRA-IMAGEM: DIÁLOGO E HIATOS DA CRIAÇÃO EM CINEMA
Data: 17 de setembro de 2018 (segunda feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Pátio do Goethe Institut
Entrada franca
Convidada: Glenda Nicácio (BA)
Resumo:
Possibilitar conversas e reflexões em torno das diferentes etapas de criação de um filme. Das intenções do roteiro às escolhas da direção e equipe, como podemos acolher o real como dispositivo de criação e invenção, tensionando os limites da ficção? Como ponto de partida, será compartilhada as experiências do processo de produção do longa baiano “Café com Canela” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2017), perpassando por questões de representação e representatividade.
Ateliê de Ideias II – ENCRUZILHADA REFERENCIAL DO DRAMATURGO DIASPÓRICO
Data: 18 de setembro de 2018 (terça feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Biblioteca do Goethe Institut
Entrada franca
Convidada: Leda Maria Martins (MG)
Resumo:
Em tempos em que se discute e se processa a ideia de descolonização de poéticas, a Profa. Dra. Leda Maria Martins traz para o centro da roda, o conceito de encruzilhada de sentidos e discursos. Nessa roda de conversa, tensiona-se o lugar do sujeito artista diaspórico contemporâneo que, atravessado historicamente pela escravização colonial, surge hoje com uma potência legítima de dupla referência sustentada em expressões simultaneamente africanas e ocidentais.
Ateliê de Ideias III – A SUSTENTABILIDADE DA DRAMATURGIA NEGRA E A CRISE DA FICCIONALIDADE
Data: 22 de setembro de 2018 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: Pátio do Goethe Institut
Entrada franca
Convidado: Aldri Anunciação (BA)
Resumo:
Provocado pela instituída crise na ficcionalidade contemporânea em suas diversas frentes de plataformas narrativas, o dramaturgo Aldri Anunciação traz para o centro da roda uma reflexão sobre desafios que apontam positivamente para uma continuidade de produção e elaboração poética de uma dramaturgia negra.
Programação – Ateliê de Escrita Dramatúrgica
Ateliê de escrita dramatúrgica I – a dramaturgia do espetáculo-debate
Ministrante: Aldri Anunciação (BA)
Datas | Horários: 14, 16, 17 e 22 de setembro das 09h30 às 12h30
Local: Goethe Institut Salvador
Inscrições: gratuitas, de 27 de agosto a 03 de setembro, através do site http://melaninadigital.com/.
Resumo: Ministrada pelo dramaturgo Aldri Anunciação (Prêmio Jabuti de Literatura-2013 em primeiro lugar na categoria ficção para jovens). A oficina é composta de um conteúdo programático que é dividido em 3 módulos aplicados ao longo de quatro dias de aulas com carga horária de três (03) horas/dia mais um encontro de finalização com leitura e avaliação dos textos produzidos.
Público alvo: dramaturgos com ou sem experiência a partir de 16 anos
Numero de vagas: 20
Carga horária: 12h
Ateliê de escrita dramatúrgica II – Oficina de dramaturgia periférica
Data | Horário: 21 de setembro das 09h30 às 12h30
Local: Biblioteca do Institut Salvador
Inscrições: gratuitas, de 27 de agosto a 03 de setembro, através do site http://melaninadigital.com/.
Ministrante: Jhonny Salaberg (SP)
Resumo: Elaboração e compartilhamento de escrita dramatúrgica sobre a experiencia do ser periférico e suas diásporas: da marginalização ao genocídio. Uma espécie de fabulação das narrativas periféricas e como essa escrita interfere no cotidiano. Para isso será usado o conceito de Leveza do escritor Italo Calvino no livro “Seis propostas para o próximo milênio”. O conceito de leveza surge como possibilidade de resistência, reação ao peso de viver. O que poderia ser uma espécie de dramaturgia bruta apenas, pode se tornar uma possibilidade de luta e um elogia a utopia. A oficina é aberta para o público de todas as idades.
Público alvo: Todas as idades
Número de vagas: 20
Carga horária: 03h
Programação – ATELIÊS DE CONSULTORIA DRAMATÚRGICA
O primeiro Ateliê de Consultoria Dramatúrgica acontecerá no dia 16 de setembro (domingo) com a convidada Francine Barbosa, e terá como foco roteiros cinematográficos de curtas-metragens e argumentos de longas. Já o segundo ateliê tem data marcada no dia 17 de setembro (segunda feira), desta vez com a Profa. Dra. Leda Maria Martins e será voltada para textos dramatúrgicos. Cada profissional selecionará até 3 textos que serão publicamente analisados. Uma oportunidade única para dramaturgos, roteiristas e aspirantes que buscam inspiração, aprimoramento ou que simplesmente anseiem por um olhar externo. O ateliê será aberto ao público e o acesso será gratuito.
As inscrições, voltadas para residentes em Salvador e região, serão dirigidas por consultora e acontecem de 27 de agosto a 03 de setembro através do portal. A divulgação dos textos e roteiros selecionados será realizada no dia 11 de setembro.
Ateliê de Consultoria Dramatúrgica I – Roteiro cinematográfico
Data: 16 de setembro de 2018 (domingo)
Horário: 09h30 às 12h30
Local: Biblioteca do Goethe Institut
Entrada franca
Convidada: Francine Barbosa (SP)
Ateliê de Consultoria Dramatúrgica II
Data: 17 de setembro de 2018 (segunda feira)
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Biblioteca do Goethe Institut
Entrada franca
Convidada: Leda Maria Martins (MG)
Teatro
Espetáculo ṢE entra em cartaz no Teatro Molière dia 15 de março

ṢE – Uma Performance Jogo de Improviso é um espetáculo de improvisação cênica que mistura teatro, dança, música e performance para explorar as múltiplas dimensões da presença. Criado e interpretado por Diego Alcantara, com trilha original ao vivo de Tiago Farias, a obra é uma leitura do processo criativo e uma crítica incisiva à cultura do entretenimento instantâneo, o consumo de narrativas rápidas e a representatividade nas mídias tradicionais. A peça fica em cartaz nos dias 15, 16, 22 e 23 de março, às 19h, no Teatro Molière – Av. Sete de Setembro, 401, Salvador.
Transitando entre afrografias, mandinga, malícia e deboche, ṢE convida o público a uma experiência sensorial e intelectual, questionando convenções, racismo estrutural e apropriação cultural. Entre a comicidade dos folguedos brasileiros e o futurismo digital, o espetáculo provoca com uma estética vibrante e subversiva – uma eletricidade, “coisa de negro”. Como um streaming vivo, traduz desejos e pulsões do público, tornando cada apresentação única e irrepetível. Uma experiência efêmera que instiga cada um a acessar sua Inteligência Ancestral (IA) e refletir sobre seu próprio lugar no mundo.

Foto: Laís da Conceição
O espetáculo ṢE estreou em uma temporada curta no Espaço Cultural da Barroquinha, em abril de 2024, e é uma expansão do exercício artístico-científico que dialoga com a pesquisa de mestrado em Artes Cênicas (PPGAC) de Diego Alcantara, estruturando metodologias da negrura.
Provoque, desafie, deseje, compre, negocie, traga uma história, cante, dance, toque, faça! Esses são os dispositivos que rompem a barreira entre palco e plateia, transformando espectadores em agentes de um jogo cênico pulsante e instantâneo. Inspirado na estética dos jogos eletrônicos de simulação e na magia dos rituais, ṢE é uma máquina do tempo vestida de teatro, impulsionando o público a uma jornada de autoconhecimento e reflexão.
Teatro
Espetáculo “Nasceu” estreia no Teatro Martim Gonçalves

Com texto lírico, assinado por Clara Romariz, a peça “Nasceu” parte da imagem de uma serpente sendo assassinada a duras pauladas por uma mulher prenha. Com a proposta de um teatro visual, físico e extremamente poético, o espetáculo marca sua formatura no bacharelado em direção teatral da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e fica em cartaz gratuitamente nos dias 14, 15, 16 e 21, 22, 23 de março, sempre às 19h, no Teatro Martim Gonçalves – Av. Araújo Pinho, 292, em Salvador.
“Nasceu” aborda o princípio da vida: gênese de uma ideia, de uma obra de arte, de uma diretora, de um ser-humano, de uma leoa. E aqui não se trata de “gênese” em oposição a “morte”, já que fim e início estão conectados de forma espiralar. Fim de um ciclo, início de outro. Fim de uma fruta, início de uma semente. Fim de um bicho, alimento para a terra que dará início a mais vida. Descascar da pele da cobra, uma nova configuração de serpente.

Foto: Roama
“Nasceu” trata do feminino, tema da pesquisa de Clara Romariz há alguns anos, saindo de um lugar único de compreensão deste ser-mulher, estereotipado, sempre em oposição. Santa ou puta, Eva ou Maria, a do instinto materno puro e imaculado ou a mãe que é sempre culpabilizada por tudo. Com um elenco formado pelas atrizes Amanda Cervilho, Daiane Martins e Nina Andrade e equipe majoritariamente feminina, “Nasceu” busca outras formas de mulheridade, muito mais vinculada à ancestralidade, ao lado animalesco desse dito instinto materno, um lado menos controlado por milênios de culpa cristã. Através de um texto poético e de uma encenação contemporânea, “Nasceu” questiona a representação do feminino propondo um novo olhar sobre as mulheres.
Sobre a diretora
Clara Romariz é diretora, atriz e dramaturga, formada pela universidade livre do teatro vila velha, trabalhou no Vila por cinco anos tendo participado de diversos espetáculos, ora como atriz, ora como assistente de direção. Depois de sair do Vila, Clara entra em direção teatral na UFBA, tendo se aprofundado mais na dramaturgia e na direção. Escreveu diversos espetáculos como Gatunas, Do fundo ao fôlego – ecos de mulheres, Abismo, Rominho e Marieta, passeando por gêneros diversos, sem perder sua linguagem lírica e seu tema de pesquisa, o universo do feminino. Dirigiu Ifigênia Agamemnon Electra, Sonata, Varal (seu solo) e Do fundo ao fôlego – ecos de mulheres (sua pré-formatura em direção).
Serviço
O quê: Espetáculo “Nasceu”
Estreia: Dia 14 de março (sexta)
Temporada: Dias 15, 16, 21, 22 e 23 de março de 2025 (sexta a domingo)
Horário: Às 19h
Onde: Teatro Martim Gonçalves – Av. Araújo Pinho, 292, Salvador-BA
Entrada gratuita (retirada 1h antes de cada sessão na bilheteria do Teatro)
Teatro
CTO da Bahia será lançado nesta sexta-feira (14) em Salvador

O Centro de Formação e Produção em/de Teatro do Oprimido da Bahia (CTO da Bahia) será lançado nesta sexta-feira (14), às 18h, no Espaço da Resistência Marielle Marighella – Rua João Gomes, 43 – Rio Vermelho, em Salvador. Na ocasião, será apresentada a sessão da peça ‘O Pregador – Teatro Fórum Antirracista’ da Cia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), GESTO e PELE NEGRA – Escola de Teatros Pretos.
O mote deste lançamento são os 50 anos de publicação da obra “Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas”, em 1975, no Brasil, um dos livros mais importantes do dramaturgo brasileiro Augusto Boal e um marco na história do teatro mundial. A obra apresenta uma reflexão profunda sobre o papel político do teatro na sociedade ocidental, propondo uma nova poética – fortemente influenciada pela Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire -, em que o público deixa de ser apenas espectador e passa a ser espect-ator, participando como produtor na re-construção da cena.

Foto: Diney Araújo
Ao longo dos dias 14,15 e 16; 21 e 22, ocorrerão oficinas de Teatro do Oprimido e sessões do ‘O Pregador’. Dia 16 de março é o Dia Municipal e Nacional do Teatro do Oprimido, data em que Augusto Boal nasceu. Em todo o Brasil e em vários países do mundo ocorrem eventos que celebram este fato. A coordenação do CTO da Bahia é formada por Taiana Lemos (coordenação de formação); Carlos Matias (articulador institucional); Fabíola Simmel (coordenação de produção); Luana Csermak (coordenação pedagógica) e Licko Turle (coordenação artística). Mais informações no e-mail: ctodabahia@gmail.com | (71) 98695-3003 | @ctodabahia.