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Teatro

Cia de Teatro da UFBA inscreve para encontro "Primeiros Ensaios … conversando com Frantz Fanon"!

Jamile Menezes

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Foto – Diney Araújo

 

A Cia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA) e a comissão organizadora do Fórum Negro das Artes Cênicas (FNAC) realizam, nos dias 04 e 05 de outubro de 2018, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Ondina), o encontro Primeiros Ensaios … conversando com Frantz Fanon. O encontro tem o intuito de ampliar o processo de construção da próxima montagem da Cia, o espetáculo Pele Negra, Máscaras Brancas, que estará em cartaz em março de 2019.

O filósofo e psiquiatra Frantz Fanon e sua obra homônima foram escolhidos para fundamentar esta montagem, que terá direção de Onisajé (Fernanda Júlia). O encontro acontece das 09h às 17h, no primeiro dia (4/10), e das 09h às 12h, no segundo dia (5/10).

O evento será direcionado a pesquisadoras e pesquisadores que se dedicam aos estudos das teorias do filósofo, psiquiatra e revolucionário na Literatura, Psicologia, Antropologia e Teatro Frantz Fanon. O evento propõe uma ação crítica de reflexão e compreensão sobre o porquê da criação do espetáculo e a importância deste filósofo francês. O objetivo é rever pensamentos e recontar a história pela perspectiva da filosofia e das culturas negras.

Além disso, o encontro é imprescindível para as atrizes e atores que pretendem se inscrever para audição de seleção do espetáculo Pele Negra, Mascaras Brancas, nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2018, das 09h às 12h, na sala 104, no PAF V (Ondina/UFBA), sendo a primeira etapa do processo. Para se inscrever, para o encontro e audição, os interessados devem acessar ao site da Escola de Teatro da UFBA (www.etufba.com.br).

https://portalsoteropreta.com.br/cia-de-teatro-da-ufba-abre-audicao-para-nova-montagem-pele-negra-mascaras-brancas/

A audição é direcionada a estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA, além de artistas profissionais, com idade superior a 18 anos. As inscrições acontecerão até 03 de outubro de 2018 e para participar basta se inscrever através do site da ETUFBA e produzir um vídeo curto de 02 minutos descrevendo trajetória/experiência e expectativas/interesses em participar do projeto.

Para tanto, a partir dos inscritos, serão pré-selecionados 30 pessoas para a audição. O resultado desta pré-seleção será divulgado no dia 18 de outubro de 2018, no site da Escola. No final, 09 atores/atrizes serão selecionados para integrar o elenco de Pele Negra, Máscaras Brancas.

Os ensaios acontecerão entre dezembro de 2018 e março de 2019, com encontros de segunda a sexta, no horário das 08h às 13h, na UFBA. A estreia acontecerá em março de 2019 seguindo em temporada até meados de abril de 2019, no Teatro Martim Gonçalves. Dúvidas e informações através do e-mail dagenteproducoes@gmail.com.

Programação

A abertura do encontro ocorrerá às 09h do dia 04 de outubro, em que será lançado o 3º FNAC 2019 – Fórum Negro das Artes Cênicas. Às 09h30, Primeiras palavras …. a Companhia de Teatro monta Fanon com Onisajé (Fernanda Júlia – diretora da montagem Pele Preta, Máscaras Brancas), Licko Turle (Codireção) e Luiz Antônio Sena Jr. (Produtor). .

Na sexta-feira (05), às 09h, a atriz Mônica Santana e ator Ângelo Flávio participarão da mesa Frantz Fanon entra em Cena.

A mediação desta mesa é de Mabel Freitas – doutoranda no Programa Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (UFBA), além de pesquisadora do Teatro Negro Brasileiro e professora universitária. O Primeiros Ensaios … conversando com Frantz Fanon é uma organização do Fórum Negro das Artes Cênicas e produção DA GENTE Produções.

Comitê

O seminário tem um Comitê Científico composto por pesquisadores responsáveis por avaliar o mérito científico dos trabalhos que integram a programação. O grupo respalda os temas abordados pelas mesas, podendo recomendar que os trabalhos possam integrar dossiês para publicação científica. O professor e doutor Stênio José Paulino Soares é o coordenador do Comitê. Integram ainda os professorxs Alexandra Dumas, Célida Salume Mendonça, Daniela Amoroso, Érico José de Oliveira, Jesiel Oliveira e Licko Turle.

Teatro

Espetáculo Ele & Ela acontece no Teatro Martim Gonçalves sábado (1)

Ana Paula Nobre

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Foto: Divulgação
Com direção de Kayk Souza e texto inspirado na obra “Malcolm e Marie” de Sam Levinson, o espetáculo ‘Ele & Ela’ acontece neste sábado (1), às 19h, no Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA, no Canela. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão. Resultado do componente “Laboratório de Direção Teatral: A CENA FECHADA”, tem orientação de Gil Vicente Tavares e Luis Alonso-Aude.
A história se passa no relacionamento de um casal de artistas tensionado durante a madrugada após uma noite marcante para os dois. Um amor real, onde nem tudo é apenas preto e branco. Ódio & Amor. Ação & Reação. Afeto & Cobranças. Estrelado por Emille Barbosa e RAIO no elenco, a iluminação é de Ella Dias, cenografia de Silvio Pereira e conta com o apoio do Teatro Martim Gonçalves, Aê | Agência de Comunicação e Poppy Bazaar.

Foto: Divulgação

Serviço

O quê: Espetáculo Ele & Ela
Quando: Dia 1 de fevereiro (sábado), às 19h
Onde: Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA, no Canela
Quanto: Entrada gratuita (ingressos distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão)
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Teatro

Espetáculo Tartufo está em cartaz na Sala do Coro do TCA

Ana Paula Nobre

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Foto: Caio Lírio

Considerada uma das comédias mais célebres escritas pelo dramaturgo francês Molière, ‘Tartufo – O Impostor’ ganha montagem baiana e está em cartaz até o dia 1 de fevereiro, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). O espetáculo acontece de quinta a domingo, às 20h, sendo que aos sábados há sessões duplas, às 17h e às 20h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Realizada pela Companhia Os Argonautas, a montagem celebra os 25 anos de atuação do próprio grupo, que foi fundado em 1999, em Salvador. O projeto foi contemplado pelos editais da Lei Paulo Gustavo e tem apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura.

Fiel ao texto clássico, mas com algumas adaptações ao momento contemporâneo, a peça retrata a hipocrisia moral e religiosa na figura da personagem-título. Tartufo, um falso religioso, consegue, com sua aparente fé e devoção, enganar Orgon, passando a viver em sua casa e a controlar a vida de toda a sua família. A partir daí, a trama se desenrola entre situações cômicas e desencontros amorosos, uma vez que Orgon deseja casar sua filha com Tartufo, mas os demais familiares irão desmascarar o impostor para tentar impedir o matrimônio. Entre as novidades da versão baiana está a inserção de músicas e de cenas ágeis em direta comunicação com a plateia, o que reforça o caráter popular da Commedia Dell’Arte e da obra de Molière.

Foto: Caio Lírio

O espetáculo também comemora os 30 anos de carreira de Marcelo Flores que, além de dirigir a peça, interpreta o próprio Tartufo. “Uma das coisas que nós, Os Argonautas, mais gostamos de fazer é adaptar e revitalizar obras clássicas. Nós apresentamos a estética original da obra, mas aproximando ela da realidade brasileira e dos dias de hoje, ainda que a essência do texto clássico seja, justamente, o seu caráter de atualidade que se perpetua no tempo”, explica Marcelo, um dos fundadores d’Os Argonautas. Para ele, a expectativa da estreia está diretamente relacionada ao clima de celebração, já que humor, alegria e crítica social são elementos fortemente presentes tanto em Molière quanto em Os Argonautas.

Outra fundadora da companhia de teatro e que também completa três décadas de ofício, Alethea Novaes lembra que Tartufo é o décimo espetáculo inédito realizado pelo grupo e tem um significado especial e oportuno. “A escolha de Tartufo tem bastante a ver com a temática, que traz reflexões bem-humoradas e dialoga muito com o tempo em que vivemos, além de ser uma dramaturgia deveras desenvolvida e perspicaz”, pontua Alethea. De fato, a versão baiana de Tartufo coloca em xeque a perigosa associação da religião com o poder, pauta que vem ganhando repercussão no debate público. Os chamados valores tradicionais da sociedade – família, moral, dinheiro e religião – são as cartas que Molière embaralha com astúcia em seu jogo engenhoso de crenças, paixões, golpes, mentiras e fé cega.

O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço

O quê: Espetáculo Tartufo – O Impostor

Dias: 17 de janeiro a 01 de fevereiro [de quinta a domingo]
Horários: quintas, sextas e domingos às 20h e sábados às 17h e às 20h
Local: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Entrada: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Classificação indicativa: livre

 

 

 

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Teatro

Espetáculo “Candomblé da Barroquinha” estreia em Salvador

Ana Paula Nobre

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Foto: Letícia França - Labfoto

O espetáculo “Candomblé da Barroquinha” estreia no Espaço Cultural da Barroquinha no dia 24 de janeiro, pedindo licença para pisar em solo sagrado. Inédita, a montagem faz uma ode ao Candomblé Ketu, remontando suas origens, e celebra a história espiritual e cultural do povo negro diaspórico. Com direção de Thiago Romero, texto de Daniel Arcades e elenco potente, a temporada fica em cartaz de 25 de janeiro a 9 de fevereiro, em dias alternados. Os ingressos estão à venda no Sympla e custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

“Nosso povo merece conhecer a história das mãos que fizeram este país. A arte tem como um de seus compromissos reinventar universos, heróis e heroínas para seus apreciadores e assim estamos fazendo. Por mais que nos faltem dados, não nos falta a memória do corpo, a memória das vozes esquecidas e os documentos não-oficiais. Estamos aqui para contar uma história pouco conhecida e muito necessária para nossa população”, destaca o diretor Thiago Romero.

Uma homenagem respeitosa ao Candomblé Ketu, maior e mais popular nação do Candomblé no Brasil, o espetáculo traz à cena as vivências cotidianas de Marcelina, uma jovem abian, e da comunidade à sua volta. Apesar de ficcional, a obra é fundamentada a partir da pesquisa do diretor e do dramaturgo, e o enredo revisita o que se tem como umas das histórias sobre a origem do candomblé.

Foto: Letícia França – Labfoto

KETU

Em “Candomblé da Barroquinha”, o público conhece a história de três princesas africanas chegadas à Bahia na condição de escravizadas – Iyá Adetá, Iyá Kalá e Iyá Nassô -, personagens celebradas pela oralidade, que teriam fundado, na Bahia, no bairro da Barroquinha, o mais antigo templo de culto africano do país, tornando-se assim o símbolo de resistência, fora da África, dos reinos de Ketu e Oyó. Com sua sabedoria ancestral, elas criam uma das comunidades Jeje-Nagô mais importantes fora do território africano, reconstituindo na Bahia os locais sagrados destruídos pelo violento processo de colonização.

Realizado pela DAN Território de Criação, plataforma de criação artística multi-linguagem que completa cinco anos em 2025, o “Candomblé da Barroquinha” foi fomentado pelo programa FUNARTE Retomada 2023 – Teatro, Ministério da Cultural, Governo Federal. As apresentações acontecem, em janeiro, nos dias 25 (sessão acessível – intérprete de libras), 26, 30 e 31, às 19h; e em fevereiro, nos dias 1º e 8, com duas sessões acessíveis, às 16h e 19h, além dos dias 7 e 9, às 19h.

Serviço

O quê: Candomblé da Barroquinha
Temporada: 25 de janeiro a 9 de fevereiro
Sessões: 25/01 – 19h (sessão acessível – libras), 26/01, 30/01 e 31/01 – 19h | 01 e 08/02 – 16h e 19h (sessões acessíveis – libras), 06/02, 07/02 e 09/02 – 19h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/ n – Barroquinha)
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Vendas: Sympla
Classificação indicativa: 14 anos

 

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