Políticas
Programa Corra pro Abraço lança o CD “Outros Caminhos São Possíveis”!

Foto: Camila Souza/GOVBA
“Outros Caminhos São Possíveis”! Esse é o objetivo e nome do álbum musical organizado pelo Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que será lançado às 17h, da próxima terça-feira (18), na sala Walter da Silveira (Barris).
As canções foram escritas pelos próprios beneficiários do “Corra”, ao longo dos seus cinco anos de existência, durante as oficinas de arte-educação e redução de danos. O álbum tem como protagonistas os assistidos pelo serviço: pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou afetadas por problemas relacionados a criminalização das drogas, tais como a população em situação de rua e jovens que residem e transitam em territórios com altos índices de violência. O CD, gravado em abril nos estúdios do bloco afro Ilê Aiyê, surgiu da necessidade de dar visibilidade às composições destes artistas, participantes do programa, que se encontram em contextos de vulnerabilidade.
Os 20 artistas se dividiram nas tarefas de compositores, percussionistas e cantores. Entre as faixas estão: “Maloqueiro Não”, “Sou a rua”, “Um gesto de amor”, “Meio da rua”, “Canto a vida”, “Tributo a Salvador”, “Vacilão”.
“Nunca imaginei gravar um CD. Músicas que contam a realidade da favela mesmo”, conta Lidineia Oliveira, 36, vendedora de picolé e percussionista. Cledson Braga dos Santos, 42 anos, compositor da faixa “Dom Musical”, acredita que essa é uma “oportunidade também de contar a ação feita no programa” e os impactos e transformações em suas vidas.

Divulgação
Ambos são assistidos pelo serviço da SJDHDS que realizou nos últimos dois anos, durante execução da oscip COMVIDA (Comunidade Cidadania e Vida), mais de 45 mil atendimentos a pessoas usuárias de substâncias psicoativas e jovens em contextos de vulnerabilidade em Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana.
O evento contará com os arte-educadores: Dainho Xequerê e Merry Batista, na abertura do lançamento, que serão também os mestres de cerimônia da noite, apresentação dos cantores, compositores e percussionistas do álbum, presença de representantes governamentais, movimentos sociais, academia, entre outros convidados e apoiadores do Corra pro Abraço.
SERVIÇO
O que: Lançamento CD “Outros Caminhos São Possíveis”!
Quem: Corra pro Abraço (SJCDHS)
Quando: 18 de dezembro, 17h
Onde: Sala Walter da Silveira (Barris)
Cultura
Festival Nosso Futuro celebra trocas entre Brasil, França e África
Salvador recebe até 8 de novembro o Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, que reúne mais de 300 jovens, artistas e gestores dos três continentes. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (5), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron, do governador Jerônimo Rodrigues e da ministra Margareth Menezes.
“A nova casa do mundo africano está sendo criada peça por peça, degrau por degrau, para mudar as coisas nesse triângulo para melhor”, afirmou Macron.
A noite contou com shows de Carlinhos Brown e Orkestra Rumpilezz, além das participações de Lazzo Matumbi, Senny Câmara e Larissa Luz.
Pela manhã, o Encontro Técnico de Prefeitos e Autoridades reuniu gestores da França, África e Brasil no Arquivo Público Municipal.
“Nossa meta é ir além do intercâmbio de ideias, com planos claros e ações concretas de cooperação”, disse Nathália Peixoto, da Prefeitura de Salvador.
A programação segue com debates, palestras e atividades que destacam conexões culturais entre Salvador, Paris e cidades africanas.
SERVIÇO
Festival Nosso Futuro – Brasil-França: Diálogos com a África
5 a 8 de novembro de 2025
Salvador, Bahia
Mais informações: www.francabrasil2025.com
Formação
Instituto Steve Biko inscreve para Aulão Enemgrecido 2025
Celebrando 33 anos em 2025, o Instituto Steve Biko realiza mais uma edição do Aulão Enemgrecido, iniciativa realizada pela coordenação do pré-vestibular que tem o objetivo de revisar, de forma descontraída e integrada, os conteúdos que poderão ser cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este ano, o Aulão acontece no dia 2 de novembro (domingo), das 8h às 17h, na Reitoria do IFBA (Canela).
Na oportunidade, estudantes, professores e o corpo técnico do Pré-Biko estarão juntos em um grande encontro durante todo domingo, com questões comentadas pelos professores/as, atividades para potencializar a preparação dos estudantes, apoio psicossocial, música, poesia, sorteios de livros e brindes.
O Aulão Enemgrecido acontece anualmente e proporciona aos estudantes um momento para fortalecer não só o estudo, como apoiar suas trajetórias de aprendizado.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de outubro. Atente para os detalhes: a taxa colaborativa é de R$30 (trinta reais), com direito a almoço e apostila. Ou R$ 25 (vinte e cinco reais) somente a apostila. O pagamento deve ser feito até o dia 27 de outubro por meio da seguinte Chave Pix – CNPJ: 01451334000144.
Após o pagamento, o interessado deve anexar o comprovante no espaço destinado no formulário de inscrição. Somente a pessoa inscrita poderá participar do Aulão Enemgrecido.
Instituto Steve Biko & Utilidade Pública
O Instituto recebe o nome do líder sul-africano, Steve Biko, grande referência da luta contra o Apartheid na África do Sul. Fundado em 31 de julho de 1992, o ICSB é fruto da ação inovadora de jovens militantes negros e negras que criaram o primeiro curso, no Brasil, destinado a formação política e preparação sistemática de estudantes negros e negras para o acesso às universidades, sendo considerado o primeiro Quilombo Educacional do Brasil.
O curso Pré-vestibular já benefíciou muitos estudantes negros e negras da cidade de Salvador, a partir da abertura de editais públicos anuais para inscrições para que os selecionados sejam preparados para o acesso ao ensino superior.

Deputada Estadual Olívia Santana
Em reconhecimento a esta trajetória, foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, o PL 25.977/2025 de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PC do B), que torna o Instituto Cultural Steve Biko como de utilidade pública. Em suas redes sociais, a deputada afirmou que o reconhecimento fortalece o trabalho da instituição.
“Esse reconhecimento fortalece o trabalho da instituição, que há anos atua na formação, inclusão e valorização da juventude negra. Com essa conquista, o Instituto poderá ampliar suas ações e garantir novos investimentos para continuar transformando vidas por meio da educação e da consciência racial. O vereador Silvio Humberto é um dos mais importantes quadros da Biko, fundador desse destacado quilombo educacional”, enalteceu a deputada.
O PL segue para sanção do governador Jerônimo Rodrigues.
Aulão Enemgrecido
📅 Data: 02/11/2025 (domingo)
⏰ Horário: 8h às 17h
📍 Local: Reitoria do IFBA – Av. Araújo Pinho, 39, Canela, Salvador-BA
INSCRIÇÕES AQUI até 27 de outubro.
Políticas
IV Conepir começa em Salvador com Kabengele Munanga e Maria Inês Barbosa
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Conepir) começa nesta quarta-feira (20) e segue até sexta (22), no Hotel Fiesta, em Salvador.
O evento, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), reunirá cerca de 800 participantes de todas as regiões da Bahia, entre delegadas e delegados eleitos, convidados, gestores públicos, lideranças sociais e representantes de povos e comunidades tradicionais.
As atividades começam dia 20, às 16h30, com o ato em celebração aos 37 anos do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). Em seguida, leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Logo após, será exibido o filme “1798 – Revolta dos Búzios”, do cineasta baiano Antônio Olavo.
A abertura oficial da conferência está marcada para quinta-feira (21), às 9h, com a presença de autoridades das esferas nacional, estadual e municipal, reforçando o compromisso institucional com o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial.
Na sequência, ocorre a mesa principal da conferência, com o antropólogo Kabengele Munanga, professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e referência em pesquisas sobre racismo e população afro-brasileira, e Maria Inês Barbosa, doutora em Saúde Pública pela USP, pioneira nos estudos sobre saúde da população negra.
À tarde, os participantes se dividirão em grupos de trabalho organizados por eixos temáticos, que abordarão questões como justiça racial, reparação histórica, democracia, desenvolvimento sustentável, garantia de direitos, enfrentamento das desigualdades raciais e participação social.
Na sexta-feira (22), as atividades continuam com a retomada dos grupos de trabalho para sistematização das propostas debatidas. Em seguida, acontece a plenária final, que aprovará as diretrizes do relatório da etapa estadual e elegerá as delegadas e os delegados que representarão a Bahia na V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), marcada de 15 a 19 de setembro, em Brasília.
Serviço
O quê: IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CONEPIR
Quando: 20 a 22 de agosto – quarta a sexta-feira
Onde: Hotel Fiesta – Itaigara, Salvador -BA
Foto: Erlon Souza
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


