Connect with us

Música

Mart’nália canta Vinícius de Moraes no Teatro Castro Alves

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

A cantora carioca, Mart’nália, apresenta seu show Mart’nália canta Vinícius de Moraes,  dia 18 de maio (sábado), às 21h, no Teatro Castro Alves, em homenagem ao cantor, compositor e poeta. Amparada nos arranjos sempre elegantes de Celso Fonseca em parceria com o saudosíssimo Arthur Maia, a voz há um tempo rasgada e suave de Mart’nália, pé do nosso samba, traduz o amor pelas mulheres, a compaixão pelos desfavorecidos, a impaciência com os medíocres, tudo o que é motivação para os versos sempre tão bem construídos de Vinicius, numa linguagem íntima porém desacorrentada.

Os arranjos estilizados no gosto do pop moderno pós-bossa nova, pós tropicalismo, pós clube da esquina e pós rock dos 80 são menos um ninho onde a voz se aconchega do que uma bela touceira de onde salta um bicho arisco. Vinicius, que não era cantor, abre o repertório saudando e sendo saudado no “Samba da Bênção”, expondo o método. Mart’nália pega a chama, responde, e mantém a cabeça do bicho fora da moita. Quando, em “Insensatez”, Carla Bruni contribui com um canto cultamente bossanovístico, há uma unidade formal que sublinha a beleza da canção e se encaixa na folhagem leve da touceira.
É canto excelente e comovedor. O que faz ressaltar o que há de molecagem, soltura, Vinicius em Mart’nália, quando esta volta a assumir o tema. “Tonga da Mironga”, “Maria vai com as outras”, “Um pouco mais de consideração” têm isso de modo óbvio. Em “Minha namorada”, “Sabe você” ou “Você e eu”, a malandragem envolve-se, sutil, no romantismo, no protesto, na obstinação.
Em tudo, Mart’nália traz um Vinicius vivo, arranhado apesar da lisura – e sempre feliz nos lamentos. O Rio, mais uma vez, agradece a ela – e o Brasil, uma vez mais, agradece ao Rio Mart’nália Vinicius de Janeiro. Daqui da Bahia, minha gratidão enorme se estende à presença da minha terra na formação da poesia/música de Vinicius, tão comovedoramente representada pela declamação do Soneto do Corifeu por minha irmã Maria Bethânia e pela entrada de meu amadíssimo (quando éramos novinhos eu o chamava de “meu noivo”) Toquinho, na inesquecível composição que ele fez junto ao poeta sobre lugar sagrado de Salvador. O que quase me dá o direito de concluir com Bahia este texto sobre obra tão carioca. Mas Rio. E também posso chorar com a voz de Martina por toda a minha vida. Rio de novo.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista, ou no site do Ingresso Rápido. Os ingressos variam de R$40 a R$140.

Serviço:

Mart’nália canta Vinícius de Moraes

Dia: 18 de maio (sábado)

Início: 21h

Local: Teatro Castro Alves

Quanto:

R$ 140 (inteira) e R$ 70 (meia), das filas A a W

R$ 110 (inteira) e R$ 55 (meia), das filas X a Z8

R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia), das filas Z9 a Z11

Classificação indicativa: livre

Música

Rolezinho Imune celebra música negra no Colaboraê

Iasmim Moreira

Publicado

on

Rolezinho

O festival itinerante Rolezinho Imune chega a Salvador neste sábado (26) para encerrar sua turnê pelo Nordeste com uma noite de celebração à música negra, indígena, periférica e LGBTQIAPN+. O evento acontece a partir das 20h, no Colaboraê, no Rio Vermelho, e contará com apresentações do Coletivo IMuNe — formado por Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales — ao lado de convidados especiais da cena baiana.

A última parada do Rolezinho será marcada por um intercâmbio cultural potente entre Minas Gerais e Bahia, reunindo no palco nomes como Pedro Pondé, João Merín, Fashion Piva e o DJ e produtor musical RDD, que encerra a programação com um set exclusivo.

Para Bia Nogueira, idealizadora do Festival IMuNe e referência na música negra contemporânea, Salvador foi escolhida por sua força simbólica como a capital mais negra do Brasil. “O Imune é a estante da música negra. Começamos assim e hoje ampliamos o foco para outras identidades. Terminar essa turnê em Salvador é muito significativo”, afirma.

Além de hits lançados durante a pandemia que ainda não foram apresentados ao vivo, o público poderá conferir faixas inéditas dos novos álbuns dos artistas mineiros. “Será um show animado, crítico e cênico, um encontro delicioso entre a novíssima cena de Minas e da Bahia. Sempre dá coisa boa juntar Minas e Bahia”, garante Bia.

Entre os destaques locais, o cantor Pedro Pondé promete levar sua sonoridade pop autoral ao palco, enquanto o rapper João Merín apresenta sua fusão de ritmos urbanos. Já Fashion Piva, considerado precursor do trap baiano, traz uma mistura de trap com o swing do pagode. Encerrando a noite, RDD, idealizador do projeto ÀTTØØXXÁ e produtor de sucessos como “Me Gusta”, de Anitta, promete uma apresentação vibrante e dançante.

Antes de Salvador, o Rolezinho passou por Recife, Natal, João Pessoa, Fortaleza e Maceió. O projeto tem apoio da Funarte e do Ministério da Cultura, por meio da Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, e busca fortalecer a música independente e o intercâmbio cultural entre territórios.

Além dos shows, o Rolezinho promove oficinas e imersões com artistas locais. Uma das atividades de destaque é o workshop “Do ancestral ao contemporâneo”, que conecta a pesquisa sonora do Coletivo IMuNe às expressões artísticas locais.


SERVIÇO

Rolezinho IMuNe – Salvador
Data: 26 de abril (sábado)
Local: Colaboraê – Rua Borges dos Reis, 81, Rio Vermelho, Salvador (BA)
Horários:

  • 20h – Abertura da casa

  • 22h às 23h20 – Show Coletivo IMuNe convida Pedro Pondé, João Merín e Fashion Piva

  • 23h30 às 01h30 – Show RDD

Ingressos: Primeiro lote a R$ 20,00 no Sympla
Instagram: @coletivoimune

Continue Reading

Música

Banjo Novo realiza edição especial no MUNCAB

Iasmim Moreira

Publicado

on

Banjo Novo

O projeto Banjo Novo realiza uma edição especial no dia 9 de maio, a partir das 19h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), no Centro Histórico. A proposta une música, memória e resistência negra em um formato intimista, marcado por um samba de raiz que valoriza o banjo e a percussão como protagonistas.

A escolha do MUNCAB como cenário da edição reforça o diálogo com a ancestralidade e a importância da ocupação de espaços de memória por expressões culturais negras. “Realizar o Banjo Novo dentro do MUNCAB, em maio, mês que marca a abolição da escravidão, é tornar visível o protagonismo negro e celebrar uma cultura historicamente silenciada”, afirma Samora Lopes, um dos fundadores do projeto.

O Banjo Novo é conhecido por seu formato específico, onde o samba acontece à luz de uma vela acesa, que só se apaga ao final da roda — um ritual simbólico de resistência e celebração. Os frequentadores, chamados de Banjeiros, são convidados a vestir branco, em reverência às tradições de matrizes africanas.

Os ingressos para o evento são limitados e estarão à venda a partir do dia 25 de abril, às 12h, pelo perfil oficial no Instagram: @banjo_novo. O evento busca manter uma atmosfera íntima, respeitando a capacidade do espaço e o propósito do encontro.

O MUNCAB, recentemente reinaugurado, é hoje uma referência na preservação e promoção da cultura afro-brasileira e diaspórica, funcionando como espaço de reconexão com saberes ancestrais e expressões artísticas afrodescendentes.

Serviço
O quê: Banjo Novo – Edição Especial no MUNCAB
Quando: 9 de maio de 2025 (sexta-feira), às 19h
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – Centro Histórico de Salvador
Ingressos: À venda a partir de 25/04, às 12h, no Instagram @banjo_novo. Vagas limitadas.
Mais informações à imprensa: Tainara Carvalho – (71) 99325-3317

Continue Reading

Música

Princess La Tremenda apresenta”Acoustic Jazz” na Varanda do SESI

Iasmim Moreira

Publicado

on

Princess

A cantora americana Princess La Tremenda sobe ao palco da Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho no próximo dia 8 de maio, às 20h, com o show “Acoustic Jazz”. Conhecida por sua voz potente e versatilidade, Princess promete uma noite marcada por clássicos do jazz e releituras da música popular brasileira.

Natural de Nova York, a artista imprime em suas interpretações a força do soul, do blues e da diversidade das expressões musicais negras dos Estados Unidos, de Cuba, do Brasil e de outras regiões. Em seu repertório, o público poderá apreciar versões cheias de personalidade para músicas como Summertime, All of Me, Fly Me to the Moon e Feeling Good, além de canções da MPB, sempre com um toque elegante e contemporâneo.

Acompanhada pelo músico Márcio Pereira, a cantora apresenta arranjos que ressaltam sua identidade artística e seu domínio vocal. A produção do evento é assinada por Robinson Fernandes.

Serviço
O quê: Show Acoustic Jazz, com Princess La Tremenda
Quando: 8 de maio (quinta-feira), às 20h
Onde: Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho
Couvert artístico: R$ 40
Ingressos: Disponíveis no Sympla e na bilheteria da Varanda a partir das 18h no dia da apresentação
Classificação indicativa: 14 anos
Informações (produção): (71) 99934-2594

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA