Connect with us

Literatura

#DiálogosEnegrescentes – “Os Múltiplos Caminhos da Literatura Negra” reunirá escritores e poetas no CEAO!

Jamile Menezes

Publicado

on

pessoanegraescrevendo

pessoanegraescrevendo

No dia 05 de julho, o Enegrescência, coletivo composto pelos escritores Gonesa Gonçalves, Lidiane Ferreira e David Alves, fará os Diálogos Enegrescentes: Os Múltiplos Caminhos da Literatura Negra, no Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (CEAO), das 9h às 21h.

Na atividade, será demonstrado como a literatura negra possui múltiplas estéticas e públicos variados, constituindo como elemento integrador a rasura ao cânone ocidental através de (est)éticas negras. Serão realizadas, então, sete rodas de conversa durante o dia inteiro, sendo todas as rodas compostas apenas por mulheres negras, evento integrado à Agenda da 7ª Edição do Julho das Pretas. Ao final, haverá recitais de poemas de mulheres negras.

O conta com a parceria do CEAO e do Grupo Rasuras/UFBA, sendo uma atividade de extensão com direito a certificado de carga horária, mediante assinatura em lista de presença.

Diálogos Enegrescentes
05 de julho de 2019 – 09:00 às 21:00
Auditório Milton Santos  —  CEAO/UFBA  — Dois de Julho  — Salvador/BA 

Entrada gratuita

Programação:

09:00–10:30 — Epistemologias negras em movimento: literatura e (est)éticas performáticas

Maria Dolores Sosin Rodriguez

Mônica Santana

Mediação: Patrícia Maria

10:30–12:00 — Literatura afro-latina e afro-caribenha

Ana Maria Silva Carmo

Cristian Sales

Mediação: Shagaly Ferreira

13:00–14:30 — Literatura e cultura hip-hop: slam e rap como (re)existência das periferias

Maiara Silva

Ayran Búfalo

Mediação: Ana Lúcia Silva Souza

14:30–16:00 — Dos clubes de leitura às plataformas digitais

Adriele Regine

Lais Porto

Mediação: Lidiane Ferreira

16:00–17:30 — Literatura negra infantil

Rosana Paulo

Cássia Valle

Mediação: Aline Silva

17:30–19:00 — O legado de escritoras negras: Maria Firmina dos Reis e Carolina Maria de Jesus

Lidiane Ferreira

Bruna Cassiano

Milena Paixão

Mediação: Hildalia Fernandes

19:00–20:30 — Três gerações de escritoras negras

Fátima Trinchão

Vânia Melo

Louise Queiroz

Mediação: Gonesa Gonçalves

20:30–21:00 — Recital de poemas de mulheres negras (microfone aberto)

Literatura

Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador

Amanda Moreno

Publicado

on

Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador
Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador (Foto: Vinicius Xavier)
Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador nesta sexta-feira (3). O livro “Luiz Gama Contra o Império – A Luta Pelo Direito no Brasil da Escravidão” será lançado durante o evento “Uma História que a Bahia precisa ouvir”, que acontece a partir das 18h no Espaço Cultural Barroquinha. Na ocasião, o cantor e compositor Mateus Aleluia fará participação. A entrada é gratuita.
A publicação é fruto da tese de doutorado de Bruno Rodrigues de Lima, advogado e doutor em História do Direito pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Há 13 anos Bruno pesquisa profissionalmente a vida de Luiz Gama.
Sobre Luiz Gama

Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830 – 1882) foi um advogado, abolicionista, orador, jornalista e escritor brasileiro e o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil.

Nascido de mãe negra livre e pai branco, foi contudo feito escravo aos 10 anos, e permaneceu analfabeto até os 17 anos de idade. Conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, sendo já aos 29 anos autor consagrado e considerado “o maior abolicionista do Brasil”.

Apesar de considerado um dos expoentes do romantismo, obras como a “Apresentação da Poesia Brasileira“, de Manuel Bandeira, sequer mencionam seu nome. Teve uma vida tão ímpar que é difícil encontrar, entre seus biógrafos, algum que não se torne passional ao retratá-lo — sendo ele próprio também carregado de paixão, emotivo e ainda cativante. Neste sentido declara o historiador Boris Fausto que Gama era dono de uma “biografia de novela“.

Continue Reading

Literatura

Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro

Amanda Moreno

Publicado

on

Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro
Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro (Foto: Itta Araújo)

Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro nesta sexta-feira (26). A escritora baiana estará no estande “Escreva, Garota” para sessão de autógrafo dos seus livros “Parida pela Liberdade” e “Nossa Pele”.

Leitora desde muito pequena, Ana Cecília escritora baiana, psicóloga, membro da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, tem auxiliado muitas mulheres com a expansão da sua arte escrita e entre poemas e prosas ela vem alcançando sucessos na literatura. Na pandemia ela resolveu autorizar-se a organizar seu material para o primeiro livro lançado em 2022 “Parida pela Liberdade” ed. Pinaúna, onde relata seus entraves e preconceitos vividos na infância.

Ana atualmente vem sentindo o sopro dos bons ventos de sucesso do seu novo livro “Nossa Pele” uma obra de poesias e textos curtos em prosa poética que convida os leitores a movimentos de transformação, pertencimento e encontros com a energia criativa. Assuntos como racismo, intolerância religiosa, novos modelos de família, superação, amor e qualidade de vida são marcas da escrita da autora.

“Os livros tem sempre o que nos ensinar, são ótimas companhias e criam movimentos importantíssimos dentro de quem somos. Fui resgatada diversas vezes. A literatura sempre foi uma casa acolhedora e transformadora para mim e principalmente quando os dias não eram tão fáceis”, diz a autora.

O livro pode ser encontrado nas livrarias Lucem Parque Shopping Bahia, LDM shopping Bela Vista e Paseo e no direct instagram da autora onde o público pode acompanhar mais atualizações @annaceciliafs.

Continue Reading

Literatura

Escritora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia

Amanda Moreno

Publicado

on

Claudya Costta está sentada em um barco na beira mar e veste branco
Escritora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia

A escritora, cantora e compositora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia nos dias 28/04, na Estante Virtual e 29/04, no studio da Editora Malê, com relançamento, contação de histórias e tarde de autógrafos do seu livro “Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté”, lançado, recentemente, pela editora Malê.

Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté é um livro de representatividade negra e traz mensagens de ancestralidade, memórias, tradições, autoestima negra e pertencimento identitário. Ayana, personagem principal do livro, vai trabalhar a libertação do Racismo estético e reversão de racismo à brasileira. As tradições populares, de matrizes africanas, a construção da nossa identidade, a cultura popular e uma homenagem às Ganhadeiras de Itapuã estão presentes, na obra.

Sobre a Bienal do Livro

A Bienal do Livro Bahia, que acontece em Salvador entre 26 DE ABRIL E 01 DE MAIO, faz da capital baiana um ponto de (re)encontro da Bahia com o Brasil, com o mundo e com ela própria. E isso tudo a partir da força da literatura, ecoando no convite para todas as idades: “Venha com a gente e escute as histórias que a Bahia conta”.

Lugar onde o Brasil começou, a Bahia sempre esteve na vanguarda em termos políticos, sociais e culturais. Não somente no decorrer dos últimos cinco séculos, mas sobretudo hoje, no nosso presente, com as aspirações e valores, que irão se refletir no nosso futuro possível.

SERVIÇO

O que? Escritora Claudya Costta na Bienal do Livro Bahia 2024

Quando? 28/04, às 16h (Estante Virtual) e 29/04, às 10h (Stand Malê)

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA