Políticas
Marcha das Mulheres Negras Por Uma Bahia Livre acontece em Salvador dia 25!

No dia 25 de julho acontece, em Salvador a Marcha das Mulheres Negras Por Uma Bahia Livre, a fim de ressaltar a importância da população negra da região Nordeste contra o fascismo e o retrocesso de direitos. Este ano é a 3ª Edição da Marcha do 25 de julho em Salvador. Com concentração às 13h, na Praça da Piedade, a marcha seguirá até a Praça da Sé, onde será realizado um Ato Político Cultural.
Todos os estados da região Nordeste promoverão atividades no dia em celebração ao 25 de julho – dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
A marcha é a principal atividade da agenda da 7ª edição do Julho das Pretas que este ano tem o objetivo de destacar a vanguarda da região nas lutas por liberdade, contra o racismo, o patriarcado, a democracia plurirracial e pelo Bem Viver. No entanto, durante todo o mês de julho mais de 150 atividades estão sendo realizadas em Salvador, Região Metropolitana e nos demais municípios do interior da Bahia.
Com a finalidade de incidir na conjuntura política do país e direcionar caminhos, a articulação do Julho das Pretas é organizada por ativistas e organizações de mulheres negras de toda região Nordeste do país. Que este ano reafirma a força política das mulheres negras na região Nordeste, bem como, nossas narrativas de luta por liberdade ao longo da história. A ação mobiliza milhares de pessoas da região, durante todo o mês de julho, através de uma agenda coletiva de atividades.
Políticas
Itaparica celebra Novembro Negro com diversas atividades

Entre os dias 18 e 29, o município de Itaparica realizará o I Encontro dos Povos de Terreiro de Itaparica, da Caravana Lólá Odara e do Festival do Acarajé e a V Caminhada Contra a Intolerância Religiosa.
O Mês Negro da Prefeitura de Itaparica enaltecerá heróis da luta racial, como Maria Felipa, Maria Quitéria, Zumbi, Dandara e muitos outros.
A programação tem início neste sábado (18) com o I Encontro dos Povos de Terreiros de Itaparica, que acontece no Mirante do Solar – Casa de Cultura de Ética. O evento reunirá cerca de 50 líderes de templos religiosos de matriz africana para debater ações para fortalecer a liberdade de expressão, o combate ao racismo e à intolerância religiosa.
Entre os dias 21 (terça-feira) e 23 (quinta-feira), a Caravana LóLá Odara vai oferecer serviços e ações culturais, sociais e atendimentos em saúde, como palestras, oficinas de tranças, cadastros e regularização no programa Bolsa Família, emissão de carteira de identidade e atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaparica.
A população também vai poder realizar consultas com médico clínico e ter atendimento de fisioterapia, nutrição e odontologia, além de realizar atualizar caderneta vacinal e realizar exames de eletrocardiograma, teste de rápido de Sífilis, hepatites B e C e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Culinária afro
Em homenagem ao Dia da Baiana do Acarajé, celebrado no dia 25 de novembro (sábado), a culinária afro ganhará destaque nesta data com a realização do I Festival do Acarajé de Itaparica. Durante o evento, será realizada uma aula show para repassar técnicas e segredos para a preparação do acarajé, com a participação do público. O festival prevê também atividades culturais, como apresentações de grupo de roda de samba e capoeira.
Caminhada
As comemorações encerram no dia 29 (quarta-feira), com a V Caminhada Contra a Intolerância Religiosa, que deve reunir cerca de 300 pessoas, entre representantes de templos religiosos de matriz africana e membros da comunidade que apoiam a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. A concentração será na Praça das Amoreiras, a partir das 14h, com saída prevista às 15h. Os participantes percorrerão as principais ruas de Itaparica em direção ao Mercado Municipal, onde ocorrerá um ritual do xirê.
A programação é uma realização da Prefeitura Municipal de Itaparica, através das secretarias de Saúde, Promoção Social, Turismo e Cultura.
Música
I Seminário Nacional do Samba acontece em Salvador

O I Seminário Nacional do Samba acontece nesta sexta-feira (10 de novembro) no Espaço Cultural da Barroquinha para debater a importância do ritmo para a cultura. Também estará no centro do debate temas como caminhos viáveis para o fortalecimento mercadológico, desafios da empregabilidade, sustentabilidade e da geração de renda do segmento, além de fomentar o movimento sambista baiano.
Organizado pela União das Entidades de Samba da Bahia, o seminário vai reunir profissionais da produção, comunicação, das artes e é claro, do ramo empresarial, do carnaval e da gestão pública.
Programação:
Às 9h – Mesa de abertura – Lançamento do Projeto Rota do Samba: com o diretor da UNESAMBA, Jairo da Mata; diretor-sócio da central do carnaval, Joaquim Nery, e o presidente do conselho municipal do carnaval, Washington Paganelli.
Às 10h – Mesa Institucional – contará com os secretários de cultura municipal, Pedro Tourinho; da reparação, Ivete Sacramento; produtora cultural, Mazé Lúcio e o diretor da UNESAMBA, Vadinho França.
Às 14h30 – Painel 1 – “O Encanto da Arte do Samba” com os sambistas Nelson Rufino e Juliana Ribeiro; a CEO da Aquilombar Produçõese Articuladora Cultural Mineira, Fantini, e a Doutora em Cultura e Sociedade, Carol Fantinel
Às 16h30 – Painel 2 – “Também é sobre sustentabilidade e negócios”, com o diretor da UFBA, Paulo Miguez; a diretora de cultura do município, Maylla Pita; o vereador do município, Claudio Tinoco; da empresária e idealizadora do Samba Vivo, Cristiane Santana, e o coordenador da Expo Carnaval, Fábio Almeida.
Às 15h30 – Apresentação do grupo Vivavós
Às 16h30 – Apresentação da cantora Gal do Beco.
O I Seminário Nacional do Samba, assim como a Caminhada Nacional do Samba, no dia 26 de novembro no Campo Grande, fazem parte do Rota do Samba, projeto idealizado pela UNESAMBA com patrocínio da prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Encerrando a programação do projeto, no dia 03 de dezembro, o Samba Pelô, acontecerá nos largos e ruas do Pelourinho.
Artes
Novembro Negro 2023 será lançado na Concha Acústica

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), abre oficialmente o Novembro Negro 2023, nesta terça-feira (7), às 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do local, a partir das 15h, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para o Programa Bahia Sem Fome.
A programação conta com apresentação do Bando de Teatro Olodum e shows de Cortejo Afro, com participação de Tonho Matéria; Banda Didá; Yayá Muxima; e Ilê Aiyê, que recebe Dão e Ana Mametto como convidados.
O público poderá conhecer a agenda de atividades do Novembro Negro 2023, realizadas ou apoiadas pela gestão estadual ao longo deste mês, para fortalecer a luta antirracista e contribuir na garantia de direitos da população negra. As ações incluem shows, debates, atos públicos, inaugurações, festivais, feiras e caminhadas.
Serviço
O quê? Abertura oficial do Novembro Negro 2023
Quando? 7 de novembro, terça-feira, às 18h
Onde? Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Como? Retirada de ingressos na bilheteria do local, através da doação de 1kg de alimento.