Connect with us

Música

Homenagem a Mãe Carmen reúne grandes artistas da música nacional em álbum inédito!

Jamile Menezes

Publicado

on

“Orixá do branco puro, da cor branca, que reúne em si todas as cores dos espectros do arco-íris em união, que remete à paz, por que a união induz a paz e harmonia”. Com estas palavras, Mãe Ângela, Iyakekerê do Ilé Iyá Omi Àse Ìyamáse, Terreiro do Gantois, em Salvador, descreve o Orixá Obatalá, criador do ser humano e de todas as formas de vida. Com iniciativa do Grupo Ofá, o projeto uniu artistas como Gilberto Gil, Alcione, Gal Costa, Zeca Pagodinho, Nelson Rufino, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Marisa Monte, Jorge Ben Jor, Margareth Menezes, Márcia Short, Ivete Sangalo e Mateus Aleluia para soltarem a voz no álbum “Obatalá: Uma Homenagem à Mãe Carmen”, Iyalorixá do Gantois. Mãe Carmen, Mãe Ângela e Mãe Neli são filha e netas de Mãe Menininha, respectivamente. O disco será lançado no dia 4 de setembro (quarta-feira)às 19h, no Terreiro do Gantois.

Com idealização de Iuri Passos, Yomar Asogbá, José Maurício Bittencourt e Luciana Baraúna, filhos do Gantois e integrantes do Grupo Ofá, o trabalho tem direção geral de Flora Gil, direção musical de Iuri Passos e Yomar Asogbá e produção musical de Alê Siqueira e Iuri Passos.O projeto conta ainda com a participação dos Alagbês do Gantois, do Projeto Run Alagbê do Gantois, da Griô Vovó Cici e da própria Mãe Carmen. “Esse trabalho tem uma função importante de registro, uma função didática, uma função pedagógica, de instrução, de valorização e de referência para a Bahia e o Brasil como um todo. O candomblé é um elemento importante da civilização brasileira e este disco será um aspecto importante do candomblé”, avalia Gilberto Gil.

Cada convidado faz referência a um Orixá, com participações solo e em dueto, como o cantor Lazzo, que saúda Oxaguian; Márcia Short e Margareth Menezes cantam para Odùduwà; Gilberto Gil para Xangô; Marisa Monte e Luciana Baraúna para Oxum; Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e Yomar Asogbá para Oxalá e Alcione para Oxóssi. “O disco traz a mensagem de paz e resistência. Neste sentido, a homenagem a uma Iyalorixá, à nossa Mãe Carmen, nos remete ao universo feminino onde a luta, o saber e o zelo estão juntos para a construção de um mundo comum”, reflete o produtor executivo, José Maurício Bittencourt.

Em 12 dias de gravação e com 37 músicos presentes no estúdio Ilha dos Sapos, no Candeal, o trabalho totaliza 19 faixas, a maioria em yorubá. Destaque para o momento de abertura das gravações ao som dos atabaques sagrados sob o toque dos jovens do projeto Run Alagbê, regidos por Iuri Passos. O disco conta também com três canções em português compostas especialmente para Mãe Carmen: ‘Obatalá: Homenagem à Mãe Carmen’, faixa-título do disco, de Yomar Passos e Dj MAM, originalmente lançada há 10 anos, que ganhou nova versão na voz de Mateus Aleluia; ‘A Força do Gantois’, de Nelson Rufino, cantada por ele e Zeca Pagodinho, e ‘Carmen’, de Beto Pellegrino e Ariston, interpretada por Gilberto Gil e Gal Costa.

Além das versões em CD – com encarte ilustrado e traduções das músicas do yorubá para o português – e em vinil, as faixas estarão disponíveis em todas as plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music) e o conteúdo audiovisual (making off e entrevistas) também será veiculado na Web (Instagram, Facebook e Youtube). “Esta nova obra fonográfica tem por finalidade contribuir para uma viçosa documentação desse cenário baiano da música, provocando aprendizado e encantamento através do valor histórico e popular da tradição afrodescendente do culto aos Orixás”, explica José Maurício.

 

Serviço:

O quê: Lançamento do álbum “Obatalá: Uma Homenagem à Mãe Carmen”

Quando: 4 de setembro (quarta-feira)

Horário: 19h

Onde: Terreiro do Gantois – Rua Mãe Menininha do Gantois, 23, Alto do Gantois – Federação, Salvador

Música

III Arraiá Reggae acontece de graça no Pelourinho com bandas e Djs

Jamile Menezes

Publicado

on

Arraiá Reggae

Nos dias 22, 23 e 24 de junho, das 18h às 23h, a Casa Cultural Reggae realiza a III Edição do Arraiá Reggae na Praça Jubiabá, Pelourinho. Com uma grade extensa, os amantes do gênero já terão uma alternativa para curtir o período junino na cidade. A festa é gratuita e terá vendas de comidas típicas.

Anfitriões tradicionais do Arraiá reggae, Kamaphew Tawa e a Banda Aspiral do Reggae vão guiar o evento, que contará ainda com: Jô Kallado e Banda, Banda Defensores da Natureza, Vivi Akwaba, Jahcaman e Banda Os Conscientes, Zion Sounds, Ronaldo Formigão e Banda Misturakaya e convidados.

O III Arraiá Reggae terá ainda Dj Akani, Dj Ras Peu e Dj Tau, que vão alimentar a line com sequências para animar o público regueiro fiel. A Praça Jubiabá será coberta, terá Espaço Kids com pula-pula e vendas típicas juninas.

 

SERVIÇO

O que: III Arraiá Reggae

Quando: 22, 23 e 24 de junho 2025

Onde: Casa Cultural Reggae (Praça Jubiabá, Pelourinho)

Quanto: Gratuito

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 22/06

19h Dj Tau

20h Jo Kallado

21h Dj Akani

22h Kamaphew Tawa e banda Aspiral do Reggae

23h Encerramento

Dia 23/6

19h DJ Ras Peu

20h Defensores da Natureza

21h20 Jahcaman e banda Os Concientes

22h20 Dj Ras Peu

23:30 Encerramento

 

Dia 24/6

18h Zion Sounds

19h Vivi Akwaba

20h Kamaphew Tawa e banda Aspiral do Reggae

21h40 Ronaldo Formigão e banda Misturakaya

22h30 Encerramento

 

Continuar lendo

Música

Mamah Soares lança “Banho de Abô”

Iasmim Moreira

Publicado

on

Mamah

O cantor, compositor e multiartista baiano Mamah Soares lança nesta quinta-feira (13) o single “Banho de Abô”, que chega a todas as plataformas digitais como um convite sonoro à ancestralidade, à cura e à dança. A faixa, marcada pela fusão entre os toques sagrados do candomblé e as linguagens da música eletrônica, conta com participação especial do pernambucano Otto e produção de Caio Leite, com coprodução do próprio Mamah.

Com mais de 25 anos de carreira, Mamah é reconhecido por sua atuação junto a nomes como Carlinhos Brown, BaianaSystem, Xênia França, Gloria Groove e até o canadense Shawn Mendes. Em “Banho de Abô”, o artista reafirma seu compromisso com a musicalidade afro-brasileira, reverenciando os orixás e a sabedoria das folhas sagradas, em especial Ossãe e Xangô — forças evocadas nos banhos de abô, rituais de purificação e proteção no candomblé.

O single mistura o ritmo do ijexá, popularizado na música brasileira por Gilberto Gil e João Donato, com cantos em iorubá e português, percussões tradicionais — como agogô, surdo virado e xequerê — e beats eletrônicos sutis. A sonoridade ainda é atravessada por elementos afro-cubanos, como os timbales, criando um som que reverencia o passado enquanto se abre ao presente.

“Essa música é uma oferenda sonora. Um chamado à memória ancestral e à cura do corpo e da alma”, define Mamah, que assina a composição ao lado de Ney Cardoso, músico do grupo Aguidavi do Jêje, referência na cena percussiva afro-baiana. Ney também contribuiu com a pesquisa e o aprofundamento nos significados das folhas e no uso do iorubá, idioma da África Ocidental que reforça o elo entre música, espiritualidade e identidade negra.

Lançado pelo selo Kaxambu Records, “Banho de Abô” reafirma o tambor como tecnologia ancestral, que segue pulsando mesmo nas pistas contemporâneas. “Com esse som, eu quero que as pessoas sintam o poder do tambor e da palavra como instrumentos de cura. É tradição e futuro caminhando juntos”, conclui Mamah.

Ouça “Banho de Abô”  nas plataformas digitais.
Mais informações: @mamahsoares

Foto: José de Holanda

Continuar lendo

Música

Varanda Quabales traz block parties para o Nordeste de Amaralina

Iasmim Moreira

Publicado

on

Quabales

Nesta sexta-feira (13 de junho), o Nordeste de Amaralina será palco de mais uma edição do Varanda Quabales, evento gratuito que transforma a rua em frente ao Centro Cultural Quabales (Rua Aurelino Silva, 385) em um verdadeiro palco a céu aberto. A programação começa a partir das 17h e segue até as 22h, reunindo shows, discotecagem e uma  jam session com artistas da cena instrumental baiana.

A noite começa com apresentação de Ragin Morais, conhecido como um dos vocalistas da Quabales Banda, que se apresenta em versão intimista de voz e violão. Em seguida, o público confere o show solo de OKINGBASS, com destaque para o groove do contrabaixo. Na sequência, os DJs Bennett, Sista Kátia e Una assumem a entrada da Quabales Banda, às 19h30.

Encerrando a programação, uma jam session reúne músicos da banda Quabales com instrumentistas da cena de jazz de Salvador, promovendo um intercâmbio criativo e espontâneo. O público também poderá participar do open mic, com microfone aberto para cantores, MCs e outros artistas interessados em se expressar.

Idealizado pelo músico Marivaldo dos Santos — multi-instrumentista baiano radicado entre Salvador e Nova York — em parceria com a produtora Fernanda Mello, o evento propõe uma experiência multissensorial inspirada no conceito de block party, festas de rua populares em bairros nova-iorquinos.

“A Quabales Banda traz para a rua energia contagiante e músicas autorais, citações e releituras de grandes sucessos”, destaca Marivaldo. “É um movimento cultural que leva o público a diferentes emoções e promove conexões entre artistas e comunidade”, complementa Fernanda.

SERVIÇO

Evento: Varanda Quabales
Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira)
Horário: Das 17h às 22h
Local: Rua Aurelino Silva, 385 – Nordeste de Amaralina, Salvador (BA)
Entrada: Gratuita

Foto: Rafael Paixao

Continuar lendo

EM ALTA