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Artes

Espetáculo “HOLOCAUSTO BRASILEIRO – Prontuário da Razão Degenerada” pauta encarceramento da população negra!

Jamile Menezes

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HOLOCAUSTO BRASILEIRO
HOLOCAUSTO BRASILEIRO

Foto Shai Andrade

De um livro escrito pela jornalista Daniela Arbex, publicado em 2013 pela Geração Editorial, vem o registro que desdobra os questionamentos que se manifestam no espetáculo baiano “HOLOCAUSTO BRASILEIRO – Prontuário da Razão Degenerada”, com dramaturgia e direção de Diego Araúja, em colaboração com Bárbara Pessoa, que estreia em temporada na Casa Preta (Dois de Julho), neste mês de outubro. Serão 12 apresentações, entre os dias 16 e 31 – de quarta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h.

A obra original reporta a história do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, o maior hospício do Brasil, onde milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, causando a morte de 60 mil pessoas entre 1903 e início dos anos 80. Este genocídio, no entanto, não é um caso isolado: o uso da saúde mental como argumento moral para a segregação e o impedimento da vida tem muitos rastros e se mantém cotidiano, abatendo-se principalmente sobre a população negra, que inclusive representava 70% dos internos de Barbacena. É com esta afro-perspectiva que a peça se propõe a analisar o manicômio e centros psiquiátricos, debatendo o adoecimento do sistema social, a loucura, o estigma e a psicofobia sob o viés intransigente do racismo.

O projeto da montagem foi idealizado pela produtora cultural Gabriela Rocha, sócia da Giro Planejamento Cultural, que assina a realização do espetáculo. Interessada pelos debates sobre loucura e lutas antimanicomiais, Gabriela – que também produziu, em 2012, o monólogo carioca “Estamira – Beira do Mundo”, que documentou a vida e a percepção devastadora sobre o mundo da catadora de lixo Estamira Gomes de Sousa (1941-2011), doente mental crônica – adquiriu os direitos para teatro do livro “Holocausto Brasileiro”. Foi então responsável por montar toda a ficha técnica e conduzir a direção geral da produção, partindo de uma viagem a Minas Gerais, na qual os principais envolvidos com a peça conheceram a autora, ex-internos, médicos, jornalistas e fotógrafos relacionados com o Hospital de Barbacena.

A presença no elenco de duas atrizes portadoras de transtornos mentais – Helisleide Bomfim, integrante do grupo Os Insênicos, e Yuri Tripodi, que também faz a assistência de direção – é reforço à desconstrução do estigma da loucura. Qual origem do poder normativo que pode definir o delírio? Afirmando suas loucuras como ética de existência, elas são sujeitas de si e de direito, subvertem profecias de incapacidade e denunciam uma sociedade adoecedora, que faz cerca de um terço da população mundial ser vitimizada por doenças como depressão e ansiedade. Completando o quarteto em cena, estão Felipe Benevides e Marcia Limma.

HOLOCAUSTO BRASILEIRO

Shai Andrade

Como uma peça-ensaio, “HOLOCAUSTO BRASILEIRO – Prontuário da Razão Degenerada” propõe uma espacialidade cênica que mescla variados gêneros: o lúdico, o lírico, o documental, o dramático e o performativo. É uma proposta artístico-científica que busca mostrar que, para além da associação com o nazismo alemão e o terrível holocausto, os genocídios no Brasil têm origem própria: a colonização, a escravidão e o racismo estrutural.

O espetáculo resulta de projeto contemplado pelo Edital Setorial de Teatro, tendo apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

SERVIÇO

HOLOCAUSTO BRASILEIRO – Prontuário da Razão Degenerada

Temporada de estreia

Onde: Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40 – Dois de Julho)

Quando: 16 a 31 de outubro, quarta a sábado, 20h; domingos, 19h

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Ingressos antecipados: www.sympla.com.br/giroplanejamento

Classificação indicativa: 14 anos

Artes

Seletiva para poetas do interior que queiram integrar o Slam das Minas é prorrogada

Iasmim Moreira

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Slam das Minas

Celebrando oito anos de existência, o Slam das Minas Bahia anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para a seletiva que apoia a participação de poetas do interior do estado. Agora, mulheres cis, trans e pessoas não binárias que moram há pelo menos dois anos na Bahia têm até segunda-feira, 14 de julho, para se inscrever e concorrer a uma das quatro vagas disponíveis.

As selecionadas terão passagens, hospedagem e ajuda de custo custeadas pela organização para participar das batalhas em Salvador. A proposta é descentralizar o acesso às batalhas de poesia falada e garantir a presença de vozes diversas na nova temporada do coletivo.

“Trazer poetas do interior para Salvador é uma maneira de fortalecer a diversidade da palavra falada na Bahia. A gente sabe o quanto existem vozes potentes espalhadas pelos territórios e, muitas vezes, elas não têm acesso a espaços como esse. Garantir passagem, hospedagem e ajuda de custo é também dizer: sua poesia importa, sua vivência tem valor”, destaca Ludmila Singa, uma das Slammasters da edição baiana.

Com curadoria de Ludmila Singa e Negafyah, a seletiva busca revelar novos nomes da cena poética da Bahia. Para participar, é necessário preencher um formulário online, enviar um vídeo com poema autoral de até 3 minutos, sem edições, efeitos, trilhas sonoras ou adereços.

O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de julho, com a programação de participação de cada poeta definida em seguida. Segundo Ludmila, a seletiva é também uma possibilidade de projeção nacional:

“Quem sabe não é justamente uma dessas poetas que vai representar a Bahia no circuito nacional? É sobre abrir caminhos e fazer ecoar outros sotaques, outras narrativas, outros mundos”.

Organizado por Negafyah, Ludmila Singa, Má Reputação e Sofia Senne, o Slam das Minas Bahia se consolida como um espaço de protagonismo para mulheres periféricas através do Poetry Slam, movimento de poesia performática que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 e hoje está presente em mais de 80 países.

SERVIÇO

Seletiva do Slam das Minas Bahia – Interior 2025
Inscrições prorrogadas até segunda-feira, 14 de julho de 2025
Público-alvo: Mulheres cis, trans e pessoas não binárias que residem na Bahia há pelo menos dois anos
 Selecionadas terão todas as despesas pagas para participação em Salvador
Inscrições pelo formulário: https://bit.ly/seletivainteriorslamdasminas
Resultado: 16 de julho
Regulamento disponível no link de inscrição
Vídeo de inscrição: poema autoral de até 3 minutos, sem edição, trilha ou adereços
Acompanhe no Instagram: @slamdasminasbahia

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Artes

CAIXA Cultural Salvador recebe a 1ª edição da Mostra Futuro Queer

Iasmim Moreira

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FUTURO QUEER

A CAIXA Cultural Salvador será palco da primeira edição da Mostra Futuro Queer, evento que reúne artistas, intelectuais e ativistas da comunidade LGBTQIAPN+ em uma programação inteiramente gratuita. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a mostra acontece de 17 a 20 de julho, no espaço cultural localizado na Rua Carlos Gomes, no Centro da capital baiana.

A proposta do evento é celebrar a diversidade e criar espaços de formação, diálogo e experimentação artística. A programação inclui oficinas, painéis temáticos, performances e espetáculos com nomes relevantes da cena queer brasileira.

A abertura, na quinta-feira (17), às 18h, será marcada por uma noite Ballroom, com apresentações de Vogue Dance da coreógrafa Lunna Montty e da Houseof Montenegro, pioneira no movimento ballroom baiano. A noite também contará com um desfile do estilista George Azevedo, defensor da moda consciente.

Na sexta (18), a programação começa às 15h com a Oficina de Vogue, ministrada por Lunna Montty. Às 17h30, a drag queen, professora e comunicadora Rita Von Hunty participa do painel “Narrativas e grupos minorizados”. A noite encerra com o espetáculo Café com Absinto, da artista Karoline Absinto, às 20h.

O sábado (19) começa às 10h com a oficina de maquiagem artística “Quem tem a cara de quem”, conduzida por Teodoro, do coletivo Afrobapho. Às 15h, o multiartista Leo Szel ministra a oficina “Oráculo e Criatividade”, uma proposta experimental de criação artística com foco na vivência LGBTQIAPN+. No mesmo dia, às 17h30, acontece o painel “Bahia de Todas as Cores”, reunindo nomes como Harley Henriques, Luiz Mott, Paulett Furacão, Keila Simpson e Yacunã Tuxá, com mediação do jornalista Alexandre Putti. A segunda sessão do espetáculo Café com Absinto acontece às 20h.

Encerrando a programação, no domingo (20), às 14h, Bruno Santana ministra a oficina “Composição de Subjetividades LGBTQIAPN+”. Às 16h30, o painel “Ser mulher LGBT no Brasil – Potências e perspectivas” reúne Alexandra Gurgel, Beta Boechat, Assucena e Elaine Borges Sousa. Às 19h, o espetáculo Traved 360º, da artista Dodi Leal, mistura teatro, cinema, instalação e realidade virtual em uma performance que encerra o evento.

Idealizada por Thiago Ramires, diretor de projetos do Instituto Burburinho Cultural, a mostra busca imaginar futuros possíveis a partir das vivências e potências LGBTQIAPN+. “Realizar esse projeto em Salvador, uma das cidades mais pluriculturais do planeta, é um passo importante para a construção de um futuro mais inclusivo”, afirma.

Com curadoria de Vinicius Soares e Alexandre Putti, a Mostra Futuro Queer propõe uma experiência plural e sensível, fortalecendo espaços de visibilidade e transformação social para a comunidade queer.

SERVIÇO:

Mostra Futuro Queer
Quando: De 17 a 20 de julho de 2025
Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Entrada gratuita


Ingressos disponíveis via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/mostra-futuro-queer/2532460
Oficinas: inscrições gratuitas no site da CAIXA Cultural
Informações: (71) 3421-4200 | Instagram: @caixaculturalsalvador

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Artes

Espetáculo “Dembwa” ocupa Salvador e RMS em nova temporada gratuita

Iasmim Moreira

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Dembwa

Entre os dias 18 e 27 de julho, Salvador e Região Metropolitana recebem a nova temporada do espetáculo “Dembwa”, criação dos artistas da dança Marcos Ferreira e Ruan Wills. As apresentações gratuitas integram o projeto “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade”, que também promove uma partilha pública no dia 14 de julho, resultado de uma residência artística com artistas pretos e LGBTQIAPN+ da Bahia.

A circulação contempla três territórios distintos: centro da cidade, cidade baixa e região metropolitana, com sessões nos seguintes espaços:
📍 Espaço Xisto Bahia – 18 e 19 de julho, às 20h; 20 de julho, às 18h
📍 Centro Cultural Lauro de Freitas – 26 de julho, às 19h
📍 Centro Cultural Alagados – 27 de julho, às 18h

Cada local contará com sessões acompanhadas de bate-papo com os artistas, criando espaços de escuta e troca com o público.

Entre memórias, danças e encruzilhadas

“Dembwa” teve sua estreia em Salvador no final de 2023 e desde então vem construindo uma trajetória potente: passou por cidades do interior da Bahia como Feira de Santana e Paulo Afonso e participou de importantes plataformas nacionais, a exemplo do Festival Internacional de Dança do Recife e da Plataforma Nacional de Artes Negras. A obra ganha força a cada temporada, intensificando o diálogo com públicos diversos e aprofundando sua dramaturgia, que mistura dança, rito e memória viva.

O espetáculo é descrito como um ritual-coreográfico que conecta os corpos ao chão – símbolo de tempo, origem e retorno. Embalado por sonoridades como sambas de caboclo, funk, pagode baiano, silêncio e reza, o trabalho investiga as memórias de seus criadores: homens pretos, periféricos, bixas, dançarinos e filhos de terreiro.

“Dançar Dembwa é lembrar quem nos sonhou. É acessar o tempo como espiral, como chão. É perguntar: qual o seu chão?”, provocam os artistas.

Com dramaturgia construída a partir de memórias como arquivos vivos, o espetáculo se ancora em elementos simbólicos, como o figurino em patchwork, feito com retalhos de roupas, e a presença de pregadores, que ganham novos sentidos em cena. Dançam-se também os quintais, as lavadeiras, os terreiros, os silêncios e os gestos que formam as corporalidades dissidentes do Brasil.

Dança como afrofuturismo ancestral

As coreografias evocam as danças das religiões de matriz africana, tratadas como tecnologias do tempo. Estão presentes em cena a caça de Oxóssi, a espada de Ogum, o fogo de Xangô, o silêncio de Obaluaê e as águas de Oxumarê e das yabás – orixás femininas que governam os nascimentos, a cura e o tempo. Com isso, Dembwa propõe um afrofuturismo da cena, em que rituais, danças de rua e saberes de terreiro constroem uma estética contemporânea e insurgente.

“Ancestralidade, referências, memória e retorno são palavras que deram ignição ao processo criativo da obra”, explica Marcos Ferreira, que além de dançarino e coreógrafo, é diretor do Grupo Jeitus de Dança e do Balé Jovem de Cajazeiras.

Formação e criação com artistas emergentes

Dentro do projeto, acontece também uma residência artística com partilha pública no dia 14 de julho (domingo), das 10h às 12h, no Espaço Xisto Bahia. A ação envolve artistas pretos/as e LGBTQIAPN+ da Bahia, selecionados por chamada pública, como Matheus Nazaré, Sauane Costa, Lara Carvalho, Maximu Maxima, Larissa Lima, Odara Ferreira, Ícaro Ramos, Adam Akuma, Oa Assumpção e Quilomba Zu.

Guiades por Ferreira e Wills, os encontros da residência resultam em criações autorais que valorizam os saberes de rua, de casa e de terreiro, reconhecendo cada corpo como arquivo e encruzilhada.

Marcos Ferreira é dançarino, coreógrafo, arte-educador e diretor artístico. Atua como assistente da Jorge Silva Cia de Dança, lidera grupos de dança em Cajazeiras e é estudante da Licenciatura em Dança pela UFBA.


Ruan Wills é bailarino, coreógrafo e performer com formação múltipla: do axé music ao balé clássico, do teatro negro ao audiovisual. Atualmente, integra o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) e a Biblioteca de Dança.

SERVIÇO

Espetáculo Dembwa – Temporada gratuita
📍 Espaço Xisto Bahia
🗓 18 e 19 de julho (quinta e sexta) – 20h
🗓 20 de julho (sábado) – 18h

📍 Centro Cultural Lauro de Freitas
🗓 26 de julho (sexta) – 19h

📍 Centro Cultural Alagados
🗓 27 de julho (sábado) – 18h

Partilha da residência artística
📍 Espaço Xisto Bahia
🗓 14 de julho (domingo), das 10h às 12h

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