Connect with us

Beleza

Final das seletivas de modelos do Afro Fashion Day 2019 será nesta sexta-feira (11)!

Jamile Menezes

Publicado

on

Após seis seletivas de rua, com quase mil inscritos e uma semifinal que reuniu 80 candidatos, ocorre no próximo dia 11 de novembro, sexta-feira, a partir das 18h, no Teatro Eva Herz – Livraria Cultura (Salvador Shopping), a seletiva definitiva do Afro Fashion Day 2019 (AFD).

Visando descobrir talentos com potencial para seguir uma carreira profissional, a final elegerá, entre 30 candidatos, seis jovens para desfilar ao lado dos modelos selecionados junto às agências de Salvador na passarela mais negra do Brasil, na noite de 09 novembro, em local a ser confirmado.

“Temos um casting composto por modelos agenciados, mas as seletivas de bairro são um charme a mais do projeto. Tem muitos meninos e meninas com talento e carisma, mas sem oportunidade de brilhar. Queremos dá-los essa chance”, explica Fagner Bispo, produtor de moda e curador do Festival.

Além de Fagner, o júri será formado por Claudio Colavolpe, empresário e fotógrafo, responsável pelo ateliê de impressão Cláudio Colavolpe Photo Art; Dany Brugni, modelo e empresária; Linda Bezerra, editora-chefe do jornal Correio; Midiã Noele, jornalista, mestra em Cultura e colunista do Jornal Correio para temas raciais; Renato Carneiro, estilista, criador da Katuka Africanidades e membro da ANAMAB – Associação Nacional da Moda Afro-brasileira; o beauty artist Kal Nascimento; e Phaedra Brasil, consultora de moda Senac.

Apresentado pela estilista Najara Black pelo terceiro ano, a final do AFD trará em sua programação um bate-papo ministrado pela relações públicas Rafaela Pinto, que mediará uma mesa composta pelas influencers Bell RochaJeane Passos e Nanai Costa, discutindo moda afro e o movimento Wakanda Style.

“Como o Afro Fashion Day é um evento que celebra a moda dos criadores baianos e a beleza dos nossos modelos negros, vamos promover discussões sobre estética: cabelo, uso de cores, as ramificações do movimento originado no filme Pantera Negra”, explica Gabriela Cruz, editora de Conteúdo de Projetos do Correio.

A 5ª edição do AFD faz referência aos blocos afro de Salvador no que diz respeito à estética de suas fantasias. Olodum, Filhos de Gandhy, Malê Debalê, Ilê Aiyê, Muzenza e Cortejo Afro doaram tecidos que serão usados pelos 35 estilistas e 13 designers de acessórios para a confecção dos looks, além de cada um ter sediado uma das seletivas.

A final das seletivas de modelos do Afro Fashion Day 2019 é uma realização do jornal CORREIO com apoio do Salvador Shopping.

Beleza

Noite da Beleza Negra abre inscrições em Sussuarana

Jamile Menezes

Publicado

on

Noite da Beleza Negra

Estão abertas as incrições para a 12ª edição da Noite da Beleza Negra, uma realização da Rede Sociocultural de Favelas, formada pelo Coletivo Negritude Sussuarana, NAF, Cedhu e Cenpah. Interessados terão até dia 1º de julho para se inscrever. A participação é destinada a candidatos com idade mínima de 12 anos, que poderão competir nas categorias de princesa, príncipe e rainha Odara.

O concurso tem como objetivo principal valorizar a beleza, cultura e identidade da comunidade negra. Os vencedores terão a oportunidade de representar suas comunidades ao longo de um ano, participando de diversos eventos e atividades que destacam a importância da cultura e história negra.

Haverá também o desfile na Caminhada da Consciência Negra, marcada para novembro. O evento celebra a resistência do povo negro em Sussuarana, oferecendo visibilidade e reconhecimento para os vencedores do concurso. Os vencedores poderão receber prêmios que chegam a R$ 5 mil, variando conforme a categoria.

Os interessados em participar da Noite da Beleza Negra poderão se inscrever de duas maneiras: pelo Instagram oficial do evento, @negritudesussuarana, ou presencialmente no Cenpah, na Rua Albino Fernandes, 59 C, Novo Horizonte/Sussuarana, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Para mais informações, a organização disponibilizou o telefone: (71) 92001-0449.

Continue Reading

Beleza

Mostra “Fios da Memória” celebra identidade negra em penteados

Jamile Menezes

Publicado

on

Mostra Fios da Memória Tranças como Resgate Identitário

O Coletivo Banto de Artes Integradas lança nos dias 6, 7 e 8 de junho a Mostra Fotográfica Fios da Memória: Tranças como Resgate Identitário, no Parque São Bartolomeu, Subúrbio Ferroviário de Salvador.

A exposição, que é aberta ao público, será o resultado de um editorial fotográfico de 12 fotos, onde serão reproduzidos os penteados de origem Fulani, Banto e Mbalantu, etnias africanas, em contraponto com seu uso contemporâneo, presente no cotidiano das populações negras e periféricas.

O cenário escolhido da Mostra Fios da Memória será na própria comunidade do Subúrbio, com modelos do território e em espaços que guardam essas memórias, como o próprio Parque São Bartolomeu e o Mercado de Paripe. A Mostra propões resgatar as origens africanas dos penteados que fazem parte do cotidiano das comunidades negras, fortalecer a autoestima e a identidade da população negra, sobretudo no território suburbano.

“Estamos trazendo o cotidiano do Subúrbio para essas narrativas, especialmente com os penteados atuais. A ideia é que as pessoas que usam tranças hoje, muitas vezes sem conhecimento, percebam a herança e a história que esses penteados carregam. Apesar do crescimento da aceitação dos penteados com tranças, muitos ainda não sabem qual a história por trás deles”, enfatiza Myriam Santana, empreendedora, artista de Orí e cofundadora do Banto Artes Integradas.

Roda de Conversa e Oficinas – Além da exposição, o evento vai contar com a Roda de Conversa “Sua Trança é Ancestral”, seguida de oficinas de tranças e penteados, que serão ministradas por Myriam Santana, que também é fundadora da Ade Orí Mi, um estúdio especializado em tranças e dreads.

“Vamos bater um papo e vou ensinar como fazer a trança nagô, mas, principalmente, queremos que as pessoas sintam a experiência do toque”, pontuou.

Esta atividade vai contar com um bate-papo e demonstrações práticas e técnicas de trança e outros penteados. As inscrições são gratuitas, mediante preenchimento de formulário. Todas as atividades terão um intérprete de Libras.

Após o encerramento da Mostra Fios da Memóriaopresencial, haverá o lançamento virtual, com uma live no perfil do instagram do projeto. Em seguida, as fotografias estarão disponíveis no perfil para que a mostra continue a reverberar além dos dias de exibição.

O Banto de Artes Integradas é um coletivo formado por artistas negras e negros, da periferia e trabalhadores da cultura de Salvador. Surgiu a partir da necessidade de apoiar artistas que enfrentam dificuldades na execução de seus trabalhos, oferecendo serviços de produção, direção artística e captação de recursos para projetos artísticos.

SERVIÇO
O que: Mostra Fios da Memória: Tranças como Resgate Identitário
Onde: Parque São Bartolomeu, Rua São Bartolomeu, Pirajá. Salvador – BA
Quando: 6, 7 e 8 de junho de 2024, das 10h às 17h
Quanto: Entrada Gratuita

PROGRAMAÇÃO 

06 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)
MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 17h
roda de conversa SUA TRANÇA É ANCESTRAL (14h às 14h50)
Oficina de tranças e penteados (15h05 às 16h15)

07 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 17h
Roda de Conversa SUA TRANÇA É ANCESTRAL (14h às 14h50)
Oficina de Tranças e Penteados (15h05 às 16h15)

08 DE JUNHO (SÁBADO)
MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 16h

Continue Reading

Beleza

Miss Black Federação: concurso tem inscrições abertas até junho

Jamile Menezes

Publicado

on

Miss Black Federação

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, o evento “Pretas têm Dendê” chega a sua sétima edição em 2024. A celebração, que é iniciativa de membros da comunidade do bairro da Federação, está com inscrições para o concurso “Miss Black Federação” e traz novidades esse ano.

Podem participar do Miss Black Federação mulheres (em sua pluralidade), de todas as idades, e todos os bairros de Salvador. O objetivo é, além de expandir o alcance, ensinar sobre a importância cultural do bairro da Federação. Para participar, as candidatas devem cadastrar seus principais documentos de identificação, como o RG. Para menores entre 14 e 17 anos, é necessária a supervisão dos responsáveis.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de Junho. As pré-selecionadas serão contatadas após o período para participarem do concurso na data prevista para o evento, no dia 27 de julho.

“Pretas têm Dendê  é muito mais do que um simples concurso de beleza. Ele é uma celebração da cultura negra, da resistência e do empoderamento. Através do concurso “Miss Black Federação”, buscamos quebrar paradigmas e estereótipos impostos culturalmente às mulheres negras. Queremos resgatar a autoestima e valorizar a comunidade da Federação, um bairro tão rico em história e cultura” ressalta Daniel Silva, um dos organizadores do evento.

A programação do evento ainda conta com rodas de conversa sobre a importância da data, manifestações artísticas culturais e a escolha da miss que representará o território em um conjunto de beleza, simpatia e empoderamento.

“O nosso concurso é aberto para todas as mulheres, independentemente da idade, do bairro ou da orientação sexual. Acreditamos que todas são potências, e a diversidade é o nosso maior trunfo. Não impomos rótulos ou preconceitos. Queremos que todas se sintam representadas e empoderadas.” diz Daiane Silva, organizadora do evento.

As pré-selecionadas do Miss Black Federação serão contatadas após o período para participarem do concurso na data prevista para o evento, no dia 27 de julho.

Serviço
O que: Inscrições para o “Miss Black Federação 2024” do Pretas têm Dendê
Encerramento: 15 de junho de 2024
Inscrição através do link: https://forms.gle/VTXYW4Fr75BvDpCA6

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA