Connect with us

Audiovisual

Doc sobre Fela Kuti integra abertura do XV Panorama Coisa de Cinema!

Jamile Menezes

Publicado

on

A vida e a arte do músico nigeriano Fela Kuti (1938-1997), considerado o criador do afrobeat, são destrinchadas pelo cineasta Joel Zito Araújo no documentário Meu Amigo Fela, um dos filmes de abertura do XV Panorama Internacional Coisa de Cinema. Com acesso gratuito, o longa será exibido no dia 30 de outubro, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha. O diretor estará presente e debaterá com o público após a sessão.

O show de abertura do festival fica por conta de Okwei Odili, cantora nigeriana radicada em Salvador. Ela apresentará um repertório especial, com músicas da trilha de Meu Amigo Fela, como Water no get enemy, Sorrow tears and blood e Zombie, além de canções do próprio repertório.

Selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, Meu Amigo Fela mergulha na vida do multi-instrumentista Fela Kuti para construir um retrato que vai além do “excêntrico ídolo pop do gueto”. Amigos e o biógrafo do artista, o africano-cubano Carlos Moore, participam do longa que revela a complexidade de Fela, um dos maiores nomes da música africana.

Com mostras competitivas e paralelas, e sessões especiais, o XV Panorama exibirá cerca de 130 filmes ao longo da programação. O festival conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, e do Ministério da Cidadania, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual.

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

 

Continuar lendo

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Continuar lendo

Audiovisual

“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Iasmim Moreira

Publicado

on

Filme Marginal

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.

Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.

“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.

SERVIÇO

📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal

Continuar lendo

EM ALTA