Connect with us

Gastronomia

Larissa Luz faz show gratuito segunda-feira (10), no Rio Vermelho!

Jamile Menezes

Publicado

on

Larissa Luz

A partir da próxima segunda-feira (10) e até quinta (13), o Lalá Casa de Arte serve de palco para a Casa Tropical Devassa com uma programação artística inteiramente gratuita, sempre das 16h às 00h. No comando da curadoria, a cantora Larissa Luz, que inaugura a Casa com o show “Trovão”, às 21h. E, a partir das 16h, o coletivo feminino Time Punanny comanda o set list com a participação de DJs e MCs da cena local.

Apoiada no conceito “inspiração e criatividade através da música”, a Casa Tropical Devassa destaca o protagonismo de artistas mulheres e reúne nomes da nova cena musical, expondo a variedade de estilos e ritmos que têm sido produzidos na cidade atualmente, e como eles se conectam com a produção nacional. Além de Larissa, as cantoras Nara Couto e Nêssa também se apresentam, na terça (11) e na quarta-feira (12), respectivamente, às 21h.

“Convidei Nara e Nêssa, porque são duas cantoras negras baianas contemporâneas, com estilos diferentes, que se conectam com o ancestral e com o futuro. Trazem uma visão feminina baiana rítmica, que me identifico e acredito”, destacou Larissa Luz, que faz participação especial nas duas apresentações.

Antes e após os shows, o Time Punanny recebe nomes como as DJs Belle, Bruxa Braba e Sica, os DJs Pivoman e DMT, e as MCs Cronista do Morro, Maya e Aurea Semiséria com performances artísticas e discotecagem. E, na quinta (13), o coletivo feminino, sob o comando de Sista Kátia, promove um arrastão musical com seu carrinho de café estilizado, discotecagem de Bieta e pocket show com Mis Ivy.

O espaço ainda receberá a ocupação gastronômica Casa Cuca, da chef paulista Katia Lyra, com cardápio elaborado com ingredientes das feiras tradicionais do centro de Salvador. O acesso à Casa é gratuito, mas sujeito à lotação do espaço, e exclusivo para maiores de 18 anos.

Serviço:

Casa Tropical Devassa

Data: 10 a 13 de fevereiro

Local: Lalá Casa de Arte (Rua da Paciência, 329 – Rio Vermelho)

Programação:

  • Dia 10 (segunda): show de Larissa Luz (21h) + Time Punanny convida DJ Belle, DJ Gayance, Mc Aurea Semiseria e Thiago Elniño (a partir das 16h e das 22h30 às 00h)
  • Dia 11 (terça): show de Nara Couto (21h) com participação de Larissa Luz + Time Punanny convida DJ Bieta, DJ Tia Carol, Mc Cronista do Morro e Maya (a partir das 16h e das 22h30 às 00h)
  • Dia 12 (quarta): show de Nêssa (21h) com participação de Larissa Luz + Time Punanny convida DJ Sica, DJ Bruxa Braba, Mc Kainna e Ticia (a partir das 16h e das 22h30 às 00h)
  • Dia 13 (quinta): Time Punanny convida DJ DMT, DJ Pivoman e Mc Iara + arrastão Punanny com DJ Bieta, pocket show de Mis Ivy e mete-dança fit guetto

Gratuito (sujeito à lotação do espaço)

Gastronomia

Caruru de São Cosme e Damião se torna patrimônio da Bahia

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Caruru
Foto: Arquivo pessoal de Táta Ricardo
Durante todo o mês de setembro, os baianos ofertam o caruru para homenagear santos e divindades da religião católica e do candomblé. Feito com quiabo cortado, camarão seco, azeite de dendê entre outros temperos, o caruru costuma ser servido primeiro às crianças, tradição que ficou conhecida também como “caruru de sete meninos”, para depois ser servido a todas as pessoas presentes na festa. Ainda de acordo com a tradição, quem encontra no prato um quiabo inteiro, deve oferecer um caruru no próximo ano. Essa manifestação cultural baiana que se repete todos os anos agora é patrimônio imaterial da Bahia, título aprovado pelo pleno do Conselho Estadual de Cultura (CEC) por unanimidade. O registro deve ser publicado no Diário Oficial da Bahia em 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião.
A vice-presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural (CPHAAN), conselheira Evanice Lopes, foi a relatora do processo e apresentou parecer favorável à aprovação do título. “Não nos deixa dúvidas de que a Festa do Caruru de São Cosme e São Damião é uma das principais e mais antiga manifestação religiosa popular baiana, reunindo características próprias na junção de símbolos místicos e elementos plurais do sincretismo religioso baiano como estratégia de festejar, celebrar e agradecer”, argumentou ela em defesa.
Emocionado, o presidente da Câmara de Patrimônio, que também é autor deste processo de patrimonialização, Táta Ricardo, comemorou a aprovação. “O princípio do patrimônio é de fato pertencimento, a gente não aprende na academia, na universidade… patrimônio é algo que a gente herda”, disse ele ao destacar que o caruru de São Cosme e Damião é uma das maiores manifestações populares de origem sacra do estado, mantida pelas pessoas, famílias e comunidades religiosas e culturais presentes em toda a Bahia. Táta também enfatizou a importância econômica dessa manifestação, que aquece a economia criativa e o mercado formal e informal em diversos municípios durante todo o mês de setembro.
O secretário de Cultura e presidente de honra do Conselho, Bruno Monteiro, também marcou presença na sessão plenária desta “manhã histórica” como ele mesmo definiu. Ele elogiou o relatório e parecer apresentados e celebrou a salvaguarda de mais essa tradição baiana. Bruno conversou com o governador Jerônimo Rodrigues durante a sessão, que recebeu a notícia com entusiasmo e disse que providenciará a publicação do registro especial no Diário Oficial do dia 27 de setembro, Dia de São Cosme e Damião.
A sessão plenária foi presidida pelo presidente do CEC, Gilmar de Faro Teles, que elogiou a parceria entre a Câmara de Patrimônio e o IPAC, que trabalharam juntos para garantir a salvaguarda do Caruru de São Cosme e Damião. O diretor geral do IPAC e conselheiro, Marcelo Lemos, também esteve presente na sessão.
Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC) – Criado em 1967, é um órgão colegiado do Sistema Estadual de Cultura, que tem como finalidade contribuir na formulação da política estadual de cultura, através de discussões, decisões e trabalhos desenvolvidos pelas câmaras, comissões e sessões plenárias. A Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural (CPHAAN) é um dos principais instrumentos de trabalho do Conselho, tendo como missão analisar e emitir parecer sobre pedidos de registros (patrimônios intangíveis) e tombamentos (bens materiais) encaminhados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
Continue Reading

Gastronomia

Festival Tempero do Subúrbio realiza Rolê Gastronômico dia 31 de agosto

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Festival Tempero do Subúrbio
Foto: Divulgação

O Festival Tempero do Subúrbio entrou na fase do Rolê Gastronômico e continua com a Batalha Gastronômica até o dia 31 de agosto. Empreendimentos de diferentes áreas da culinária, como bares, botecos, confeitaria e cuscuzeria, estarão abertos para promover uma experiência gastronômica ao público. Agora com atrações musicais nos finais de semana, no Tempero de Família terá Márcia Vinny e no Boteco da Mari quem se apresenta é Tchale.

O projeto visa incentivar o turismo gastronômico-cultural na região do Subúrbio, fomentar pequenos empreendedores e valorizar a cultura afrobaiana ancestral que fundamenta grande parte da culinária local. Programação completa em @festivaltemperodosuburbio.

Foto: Divulgação

Sobre a Batalha Gastronômica

A batalha será dividida em duas modalidades: atendimento em espaço físico e atendimento virtual e os interessados poderão votar no empreendimento de sua escolha, possibilitando que o vencedor, de cada categoria, seja premiado com investimento de R$ 5 mil. A votação será realizada pelo público consumidor e por uma equipe técnica de jurados e levará em conta não só critérios relacionados à comida, mas também à experiência de cada empreendimento, desde a estrutura física ou de entrega, ao tempo de espera, atendimento, entre outros.

Os empreendedores que participam da Batalha Gastronômica foram selecionados pelo projeto e passaram por uma fase de qualificação com mentorias em gestão de negócios e culinária. “O subúrbio tem uma gastronomia muito ligada ao ambiente comunitário e familiar, marcado por tradições ancestrais, com o Tempero do Subúrbio nós evidenciamos essas características e também ajudamos no posicionamento estratégico desses negócios”, destaca George Bispo, um dos coordenadores do projeto.

“Convidamos o público a experimentar os sabores e diversidade de empreendimentos que são conhecidos e aplaudidos na região. Além disso, temos como objetivo demarcar o território do Subúrbio, tão estigmatizado socialmente, como um celeiro gastronômico e cultural”, conclui Geise Oliveira, que também coordena o projeto.

O Festival Tempero do Subúrbio é uma iniciativa contemplada no edital Fundo Bora Cultura Preta, realizado pela Preta Hub e patrocinado pela AmBev. É uma realização da Di Preta Produções em parceria com o Ifé – Centro de Pesquisa e Ativismo Negro e com produção da Aganju Produções.

Programação:

31 de agosto

10h às 12h – Tempero de Família – Márcia Vinny

15h às 18h – Boteco da Mari – Tchale

Continue Reading

Gastronomia

Negra Jhô anuncia edição da tradicional feijoada no Pelourinho

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Negra Jhô
Foto: Divulgação

Negra Jhô, a cabeleireira e trançadeira afro mais famosa da Bahia, vai realizar uma grande feijoada que promete reunir música e personalidades baianas no próximo dia 07 de setembro, a partir das 13h, no Largo Tereza Batista, Pelourinho. A 13ª edição da FeiJhôada da Negra Jhô tem a finalidade de celebrar os 50 anos dos Blocos Afros e a diversidade cultural da Bahia. Os ingressos custam o valor promocional de R$80,00 (individual) até o dia 15/08, e já podem ser adquiridos no Studio Negra Jhô, na Rua das Laranjeiras, 10, Centro Histórico de Salvador.

O evento conta com as seguintes atrações: Cortejo Afro, Ilê Aiyê, O Pretinho, Banda Didá, Dj Branco, Viola de Marujo e outras participações especiais. Como todos os anos, a condessa de ébano vai desfilar pelas ruas do Pelourinho com uma corte africana que vai sair a partir das 13h30 da Rua Frei Vicente, 04, ao som da banda percussiva feminina Didá. O tema escolhido para este ano será uma exaltação aos caboclos brasileiros com um corpo de bailarinos e artistas convidados fazendo reverência às encruzilhadas.

Vale lembrar que Negra Jhô já fez os seus penteados e turbantes nas cabeças de muita gente famosa do nosso Brasil, a exemplo do cacique Carlinhos Brown, da eterna rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel, dos cantores Felipe Pezzoni (Banda Eva), Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Gilberto Gil, das dançarinas Carla Perez e Scheila Carvalho e dos atores globais Tiago Lacerda, Vanessa Lóes, Lázaro Ramos e muitos outros artistas e personalidades.

Em tempo, a trançadeira e agitadora cultural segue realizando seus atendimentos no Studio Negra Jhô, localizado na Rua das Laranjeiras , 10, no Centro Histórico de Salvador. O horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 9h às 19h. Agendamentos pelo número: (71) 99199-0643 ou através do e-mail: salaonegrajho21@gmail.com.

Serviço:
O que: FeiJhôada da Negra Jhô
Onde: Largo Tereza Batista – Pelourinho
Quando: 07 de Setembro
Horário: A partir das 13h
Atrações confirmadas: Cortejo Afro, Ilê Aiyê, O Pretinho, Banda Didá, Dj Branco e Viola de Marujo
Valor: R$ 80,00 (individual) – Reserve sua camisa na promoção até dia 15/8
Vendas: Rua das Laranjeiras , 10, no Centro Histórico de Salvador
Informações para reservas: (71) 98640-6429
E-mail: contato.feijhoada@gmail.com

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA