Música
Rapper Wall lança música e clipe gravados em casa


Foto Divulgação
Antes da pandemia, das lives, do home office e das milhares de opções de cursos para fazer na internet, o rapper Wall já fazia sua arte isolado em casa. Em outubro do ano passado, o soteropolitano de 22 anos colocou na cabeça que lançaria seu primeiro EP solo. O empecilho era financeiro: o rapaz não tinha grana para gravar em um estúdio tradicional então teria que tocar as coisas por si.
Desafio aceito: em dois meses aprendeu a gravar, masterizar e mixar. Tudo isso em paralelo a seu estágio em Comunicação, no Tribunal Regional Eleitoral. Assim nasceu EHLO, um trabalho de cinco músicas fortes que falam sobre masculinidade, ancestralidade e afetividade negra: Wall chegou nessa brincadeira de fazer as coisas em casa quando era tudo mato!
Agora em maio, ele voltou a colocar o seu pequeno estúdio, improvisado num cantinho do quarto de sua casa em Itinga, para trabalhar e lançou, na segunda-feira (25), o single ‘No hype, do rap’. A música, diz Wall, é uma sátira à atual cena do rap. “Se fala muito sobre o tal ‘hype’ ou o ‘rap game’, uma espécie de competição em que vence quem se exibe mais. Sem saudosismo, só entrei na brincadeira”, afirma o rapper.
O nome da música é um trocadilho. Em português, lê-se “no hype do rap”, que é, segundo o artista, “onde muito MC aparenta querer estar”; em inglês, como deve ser lido, significa “sem extravagância, faça rap”, a real mensagem da música. Outra curiosidade é que Wall resolveu usar o lançamento para testar o alcance das suas redes sociais. Assim, ele disponibilizou a música exclusivamente no Twitter e no IGTV (Instagram) e só vai lançar oficialmente nas plataformas no início de junho.
Música
Xédendê estreia com o EP “Mojubá”

A banda baiana Xédendê lança seu primeiro trabalho de estúdio, o EP “Mojubá”, uma potente saudação sonora ao orixá Exu — divindade iorubá da comunicação, do movimento e da transformação. Com sete faixas, o projeto convida o público a uma jornada sensorial onde grooves percussivos dialogam com riffs e beats eletrônicos.
De acordo com os membros da banda, “Mojubá” não é apenas um trabalho de estreia: é uma afirmação de existência. Um manifesto artístico e político que ecoa as vivências da juventude preta urbana, transformando experiências em música, poesia e identidade.
O EP reafirma também a Bahia como território de vanguarda estética, política e cultural, onde tradições afro-brasileiras seguem vivas e pulsantes, em constante diálogo com a contemporaneidade.
Ao saudar Exu em seu título, “Mojubá” reverencia o passado ancestral e aponta para um futuro vibrante e insurgente — reafirmando que o corpo, a voz e o som da juventude preta seguem abrindo caminhos e criando novas possibilidades.
Foto: Alangrafo
SERVIÇO
Lançamento do EP “Mojubá” – Xédendê
Onde ouvir: Disponível nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, YouTube, Apple Music e outras)
Acompanhe: @xedende71
Música
Salvador Cidade Reggae acontece este sábado no Barroquinha

O Espaço Cultural da Barroquinha vai receber neste sábado, 12 de julho, o evento Salvador Cidade Reggae, uma iniciativa de três coletivos – o Aspiral do Reggae, Coreto Criativo e PARSEC, em comemoração ao Dia Nacional (10/5) e Internacional do Reggae (1/7) .
“Vamos reunir grandes atrações neste espaço sagrado, para celebrar a cultura reggae e proporcionar bons shows para os amante do reggae”, diz Jussara Santana (Aspiral do Reggae).
No palco estão confirmados shows de Duda Diamba, Nelma Marks, Banda Cativeiro, Kamaphew Tawá e Banda Aspiral do Reggae, além de diversos convidados.

Foto Lucas Malkut
O Salvador Cidade Reggae fortalece, culturalmente, o gênero musical na cidade, ao mesmo tempo em que valoriza os artistas locais do segmento.
A entrada é gratuita e começa às 17h.
Música
Rapper Tas lança campanha de financiamento para viabilizar novo disco

O rapper, compositor e produtor cultural Tas, de 22 anos, anunciou nesta semana o início de uma campanha de financiamento coletivo para a produção de seu terceiro disco. Nascido e criado em Salvador, o artista compartilhou a iniciativa em suas redes sociais, convidando o público a contribuir com a realização do projeto autoral.
“Fazer um disco é um processo bastante caro, onde o público que tá de fora do ambiente musical muitas vezes não tem dimensão dos custos. E isso se torna ainda mais complicado quando se é um artista de fora do eixo Rio-São Paulo, independente, negro e periférico, sem apoio de gravadora”, afirma Tas.
“Abrir uma campanha é uma forma de conseguir concretizar esse sonho com o apoio de quem acredita no meu trabalho”.
Ainda sem título revelado, o novo álbum já está em produção. Três faixas foram gravadas e parte do processo vem sendo compartilhado com o público por meio de prévias e bastidores no perfil oficial do artista no Instagram (@tas071).
Campanha visa arrecadar R$ 5 mil
A meta do financiamento é arrecadar R$ 5 mil, valor que será destinado à gravação de voz das 13 músicas previstas, produção instrumental, mixagem e masterização, além de serviços de fotografia, filmagem, marketing, publicidade, tráfego pago, assessoria de imprensa, design gráfico e outros custos relacionados.
“Esse meu novo disco parte de uma busca interior. É o trabalho em que mais falo sobre negritude, saúde mental e outras questões que surgem quando olhamos pra dentro. Cada contribuição faz diferença – seja com R$10, R$20, R$50 – para que a gente consiga entregar um disco à altura do que o público merece”, destaca o artista.
A campanha pode ser acessada pela plataforma Kickante, no link: Financiamento coletivo – novo disco Tas, ou via Pix através da chave: senajonatas840@gmail.com. O vídeo oficial da campanha está disponível no Instagram: @tas071.
Saiba mais e contribua
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Apoie o novo disco: kickante.com.br
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Contribua via Pix: senajonatas840@gmail.com
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Vídeo oficial da campanha: instagram.com/p/DISTyVGth2s
Redes sociais e contato
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Instagram: @tas071
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Twitter: @TasJonatas
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TikTok: @tasjonatas
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YouTube: Tas MC Oficial
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Spotify: Tas
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Contato: senajonatas840@gmail.com | (71) 98522-6474
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