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Dois mil e vinte: o ano da justiça e da verdade! Por Luciane Reis

Jamile Menezes

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O ano de 2020 é da justiça e da verdade para o povo negro. Sob a regência de Xangô, temos cobrado justiça por toda (des) ordem social de pobreza e violência vivida até os dias atuais. A dificuldade de assumir uma identidade de luta em ações cotidianas faz com que os modelos de violência do Estado brasileiro fortaleça o racismo institucionalizado junto à sociedade. Para Maria Rita Kehl, ao se ver como um povo avesso ao ressentimento, ou seja, sempre alegre, festivo e que perdoa com facilidade, deixamos de alimentar uma mágoa necessária à alteração das violências que somente o excesso de memória via o ressentimento tem capacidade de despertar.

Ao valorizar o perdão e ações simbólicas como parte das ferramentas de alteração da realidade negra, deixamos de atuar em uma parte significativa dos agravos vivenciados no âmbito social, político ou econômico e que, na maioria das vezes, são ativados pela memória da dor. O historiador Marcos Rezende, recentemente em suas redes sociais, nos convidou  a  retirar o clima de euforia e desejo de uma resposta à altura ao vermos  as cenas de  reivindicação do direito à vida negra em  Minneapolis (EUA). E pensar as diferentes realidades entre esses dois pólos de debate diante do desejo de agir da mesma maneira que os afro americanos à violência racial.

A forma como todos os setores, inclusive brancos, responderam à ação demonstra a importância de os ter como aliados na luta anti-racista, mas não enquanto vozes de alteração de nossa realidade. Uma olhada rápida nos comportamentos  periférico e partidário,  demonstra como não ser os  referenciais de luta e esperança da comunidade negra violentada e vulnerabilizadas dificulta nossa  capacidade de mudança de realidades tão duras e, em especial, do sistema judiciário e economico brasileiro.

Não ser  os homens e mulheres negras que os “líderes comunitários” e representantes negros dentro dos partidos apoiam ou levam para as comunidades na esperança de construir uma realidade melhor,  faz com que  depositemos nossos ideais e visão de mundo na mão de quem nunca vivenciou 1\3 do que passamos diariamente. Ao  revisitar nossa tecnologia de luta de forma tão profunda, trazemos  à tona o ressentimento deste processo de violência e indignidade vivenciada ao longo da história. Necessária à criação de ações concretas de posicionamentos e posturas sem que essa fonte de viabilidade venha de mãos brancas. Precisamos nos apropriar dos ganhos econômicos brasileiros e diaspóricos, afim de construir um ambiente menos hostil para nossa proteção e retaguarda.

Ao fazer o caminho financeiro negro, trazendo para o centro do debate o impacto negativo do pensamento social financeiro brasileiro, rompemos  com o sentimento de gratidão eterna aos segmentos brancos, em especial de esquerda. Devolvemos, então, o protagonismo negro e  quebramos com essa rendição social que nos faz continuar  elegendo vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e presidentes  simpatizantes de nossas lutas. Mas que nos brindam com a uma reparação que não ultrapassa a  antecipação simbólica de que somos iguais perante os outros.

Não podemos continuar acreditando que a antecipação simbólica do reconhecimento de nossas lutas e protagonismo dá conta da inexistência de um processo reparatório concreto da realidade negra por si só. Precisamos, como afirma professor Edson Cardoso, fazer a auto crítica sobre nosso comportamento racial durante um governo de esquerda no que tange a pauta racial e, de praxe, as condições de ocupação dos espaços de poder social, político e econômico. Precisamos ter coragem de reivindicar e debater a participação política negra de forma a fazer a disputa de poder com recorte racial, sem negociar nenhuma pauta. Dar como “brinde”, por sua empatia quanto a nossa causa, a reeleição como herança familiar só tem construído uma resistência civil de aglutinação e passividade que produz Aghatas, Marieles, Joãos Pedros e tantos outros por conta de uma  postura pacífica de cobrança de soluções  a uma  violência física, mental e moral.

 

A submissão voluntária aos modelos de opressão negociada com os brancos via introjeção dos seus  valores, falas, diferentes  classes dominantes, ordens dos estados e partidos, tem feito com que a elite da esquerda brasileira continue sendo as beneficiadas, enquanto continuamos chorando e vivendo sem dignidade em nossas comunidades. Continuar se submetendo e obedecendo estas orientações, usando como desculpa a “disputa de  pautas  dentro das legendas”, só tem fortalecido o modelo de extermínio institucionalizado. Sem que ocorra uma discussão sobre um modelo de reparação de fato eficaz junto a um país que nunca fez auto critica ao fato de ter sido o último a  encerrar a escravidão e entregar um segmento racial a sua própria sorte. Depois deste povo construir com sangue e suor a riqueza brasileira.  É esse modelo de reparação que nunca chegou, que continua nos matando até os dias de hoje via ausência de pragmatismo quando se pauta o trauma social que foi a escravidão no passado, e a forma como se vive hoje a violência de Estado contra o povo negro.

Até quando abaixo-assinado, hashtag, nota de repúdio, posicionamentos pacíficos e pedidos para que PAREM DE NOS MATAR continuarão sendo usados como ferramentas de luta? Que ação coletiva usaremos para que possamos ser de fato enxergados, escutados, atendidos dentro desta luta pela vida? Precisamos revisitar o trauma social causado pela ausência de humanização, constrangimento e compromisso com a condição de vida da população negra, em especial pelos setores da esquerda. Não podemos continuar louvando uma pseudo igualdade de direito como benevolência por quem aceitou atuar na pauta. Isto faz com que os oprimidos contentem- se com intervenções simbólicas e fragilizadas aos ambientes que vivem.

É preciso que o estado cumpra com sua responsabilidade de forma pragmática e isso não acontece enquanto não soubemos qual a participação política efetiva negra? O que consideramos disputa de poder com recorte racial, e principalmente o que não se negocia nesta pauta numa perspectiva política e financeira.   Precisamos romper com a imagem de país benevolente e reivindicar nosso direito de ter reconhecimento como um povo sério e de luta com pessoas que derramaram sangue por determinados direitos. Precisamos nos reconhecer ao revistar nossa história de revolta, de forma que nosso ressentimento seja a mola de alteração desta realidade.

Que o  machado de dois gumes de  Xangô desça sem pena e complacência contra quem há séculos violenta, mata e desumaniza a população negra.

Kaô Kabecilê, venham todos saudar o rei!!!!

 

Luciane Reis

 

Luciane Reis é publicitária, idealizadora do Mercafro, Bolsista do Programa Marielle Franco de lideranças negras, mestranda em Gestão Pública – UFBA e Conselheira do Olodum

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Matriarcas da Pedra de Xangô escolhem os 15 novos guardiões

Jamile Menezes

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A secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, recebeu, nesta quarta-feira (28), o título de Guardiã do Parque Pedra de Xangô. A honraria foi concedida pelas Matriarcas da Pedra de Xangô, grupo de sacerdotisas responsáveis pela salvaguarda e proteção do rochedo considerado sagrado pelos religiosos de matriz africana em Salvador.

“É uma emoção e grande responsabilidade ser agraciada com o título. Assumo o compromisso pessoal e institucional com o enfrentamento do racismo religioso e a manutenção dos nossos territórios sagrados”, destacou a titular da Sepromi.

A entrega da condecoração integrou a programação da Cerimônia da Fogueira de Xangô, ritual que reverencia as divindades do fogo e fortalece a rede em defesa desse patrimônio cultural afro-brasileiro, localizado na Avenida Assis Valente, no bairro de Cajazeiras.

De acordo com as Matriarcas da Pedra de Xangô, os 15 novos guardiões foram escolhidos em função dos “relevantes serviços à cidade, a cultura, à população negra, ao Povo de Axé, às comunidades tradicionais e, em especial, ao processo de implantação, manutenção e gestão do equipamento de apoio do Parque Pedra de Xangô”.

Guardiões e Guardiãs da Pedra de Xangô 
1 – Tânia Scoofield Almeida – Presidenta da Fundação Mário Leal Ferreira – Prefeitura Municipal de Salvador;
2 – Fernando Guerreiro – Presidente da Fundação Gregório de Mattos – Prefeitura Municipal de Salvador;
3 – Bruno Monteiro – Secretário de Cultura do Estado da Bahia;
4 – Luiz Carlos Suíca – Vereador do Município de Salvador;
5 – Jose Raimundo Lima Chaves – Pai Pote – Presidente da Associação Beneficente Bembé do Mercado – Santo Amaro-Bahia;
6 – Rafael Sanzio Araújo dos Anjos – Prof. Titular & Pesquisador Sênior -CIGA\PPGGEA\UNB – Brasília;
7 – Sônia Mendes Reis Nascimento – Ìyá Egbè – Administradora e mestranda em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU-UFBA;
8 – Ìyá Márcia D’Ògún – Presidenta do Conselho Municipal de Cultura de Salvador;
9 – Edvaldo Matos – Coordenador do SIOBÁ – Irmandade Beneficente de Ojés, Ogans e Tatas
10 – Leonel Monteiro – Presidente da AFA – Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia;
11 – Fábio Macedo Velame – Prof. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU –UFBA;
12 – Nilza Nascimento Ferreira – Mãe Nilza D’Oxum – Professora, sacerdotisa, sucessora de Mãe Zil – Santo Antônio de Jesus – Bahia;
13 – Evilásio Bouças – Taata Evilásio – Presidenta do Conselho Municipal das Comunidades Negras de Salvador;
14 – Ângela Guimarães – Secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado da Bahia;
15 Maria Alice Silva – mestra e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU-UFB

 

 

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Associação celebra Dia Internacional do Reggae no Pelô

Jamile Menezes

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Kamaphew Tawa

 

A Associação Cultural Aspiral do Reggae vai celebrar o Dia Internacional do Reggae – 1º de julho. A festa será na Casa Cultural Reggae (Rua do Passo) e contará com um time de artistas, djs e banda de reggae pra animar o público. Esta é a 7ª edição dessa celebração e terá shows do veterano Kamaphew Tawa & banda Aspiral do Reggae, Dj Maico Rasta, Fabiana Rasta, Jo Kallado ,Vivi Akwaba, Jadson Mc, Bruno Natty, Ras Matheus e Makonnen Tafari.

O Brasil é o segundo país do mundo que mais consome reggae, uma data definida pela jamaicana Andrea Davis, inspirada no discurso de Winnie Mandela em Kingston, Jamaica, em 1992.

“O Reggae tem sido uma grande influência nas raízes culturais e musicais da Jamaica e do mundo, misturando instrumentos africanos e europeus como violão, bongô e banjo, e criando as bases para o gênero. Ele inspirou milhares a seguirem a filosofia da cultura Rastafari, dando origem a figuras icônicas como Bob Marley, Jimmy Cliff, Peter Tosh, Toots & The Maytals, entre outros”, pontua a dirigente da Associação, Jussara Santana.

O ritmo também foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco, em 2018, por conta do seu papel sociopolítico e cultural. A celebração será neste sábado (01/7), aberta ao público, das 18h às 23h30.

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Vai rolar segunda edição da festa #Ghettos no Bombar

Jamile Menezes

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Drica Bispo

Nesta sexta (30), o Bombar no bairro do Rio Vermelho em Salvador vai receber a segunda edição da festa Ghettos edição Salcity X Guiné- Bissau, idealizada pelo produtor, Uran Rrodrigues.

“Os sons de dois dos principais centros urbanos do mundo se encontrarão na mesma pista em celebração as nossas potencialidades numa mistura musical altamente dançante e identitária” conta Uran.

Diretamente de Mirandá, gueto do Guiné, o músico, cantor e Dj Eco de Gumbé apresentará suas performances no melhor do afrobeat, dialogando com o set do dj, produtor musical e co-criador do Coletivo Trapfunk&Alivio, Allexuz95 do Nordeste de Amaralina. Ele promete beats certeiros com trap,funk e pagodão baiano.

Felupz

Do Pelourinho, Akani retorna à festa trazendo o seu groove e os remixes mais potentes da cena, abrindo as portas para sonzeira de Dricca Bispo com as autorais, como “Saudade” e os covers de Sem Pause e Inevitável.

Dricca Bispo, dançarina de Castelo Branco, já conhecida das pistas, apresentará sua nova versão como cantora. Vai rolar ainda feat especial com Felupz, que se prepara para lançar Razga com beat produzido por Doizá.

Couvert artístico R$ 25.

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