Connect with us

Literatura

#SoteroPoesia – A poesia fora do comum de Emerson Bulcão! – Por Valdeck Almeida

Avatar

Publicado

on

Emerson Carvalho Bulcão Paixão ou simplesmente Emerson Bulcão, começou a escrever poemas em 2003 e as temáticas preferidas são a vida e o mundo, além de auto conhecimento. Para ele a poesia “é a forma de expressão mais sentimental que existe, mais suave, mais delicada; é a pura essência da sabedoria”.

Seus textos vão “além da coisa mais básica como abba, aabb, bbaa, baab”, diz Emerson. E completa: “não escrevo cordel, pois acho muito difícil e sou o tipo de poeta que escreve por uma inspiração interior; com isso, a minha intenção é transmitir ao leitor algo que esteja fora do comum”.

Mas ele não se restringe às palavras, gosta de se envolver também, com teatro e cinema. E a inspiração vem de sua observação atenta ao mundo. A família, seu refúgio, lhe dá motivações para escrever e atuar. Emerson explica: “a família é o laço mais fraterno que existe, não tem como não ter inspiração, família pra mim é amizade, lealdade, tudo aquilo que você encontra de bom nas pessoas”.

Seus textos já foram publicados num e-book e em alguns livretos que o próprio poeta distribui nos coletivos de transporte público de Salvador. Segundo o Emerson, foram cerca de 5 mil livrinhos até agora. Outra plataforma é um blog que não é atualizado faz tempo, onde Bulcão fala sobre a iniciativa de recitar poesias nos coletivos (ação poética no buzu). Na internet e nas redes sociais, o escritor também posta seus textos como forma de divulgação.

O poeta por ele mesmo: “sou um cara que sempre gostou de arte; comecei em uma oficina de poesia que aconteceu no colégio que estudava. Foi muito bom, pois conservo até hoje amizade dos oficineiros”. A escola comum não foi seu forte: “nunca fui muito de estudar no ensino médio, preferia correr atrás de manifestações estudantis. Fui até fundador e presidente de um grêmio estudantil no colégio polivalente do Cabula, onde tive as oficinas de poesia”,

O interesse pela escola voltou, “então concluí o ensino médio no colégio estadual Luís Eduardo Magalhães, no bairro onde eu morava. Estudando à noite e trabalhando ao dia, algo que não me deu muito conhecimento para enfrentar um vestibular ou Enem, mas, mesmo assim, anos depois, consegui entrar em uma faculdade, porém não concluí, estudei Pedagogia por 2 anos.” E a arte continuou a flertar com o poeta Emerson Bulcão: “certa vez fui convidado para atuar no curta metragem chamado Salomão, sem roteiro, no qual tive a oportunidade de me aprofundar na obra do poeta Waly Salomão”. E aí, descambou para a poesia: “desde 2013, quando abandonei meu último emprego, venho dedicando o meu tempo à arte de rua e oficinas que, vez em quando, aparecem pra fazer”.

 

Chamada de atrevida

 

Vou levando essa vida

Chamado de atrevida

Mas com amor no coração

Vou sem ermo e sem lamento

Enfrentando o sofrimento

Causado pelo mundo cão

O universo

Às vezes até tento entender

Vida atrevida: esse é meu jeito de ser

Tentando acordar, pois parece irreal

Tantas coisas estranhas

O homem causando o próprio mal

Mas mesmo assim

Por incrível que pareça

Levanto minha cabeça

Continuo e sigo em frente

Sorrindo, contente, amando toda a gente

Assim hoje e, quem sabe, eternamente

Literatura

Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador

Amanda Moreno

Publicado

on

Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador
Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador (Foto: Vinicius Xavier)
Livro sobre a trajetória de Luiz Gama é lançado em Salvador nesta sexta-feira (3). O livro “Luiz Gama Contra o Império – A Luta Pelo Direito no Brasil da Escravidão” será lançado durante o evento “Uma História que a Bahia precisa ouvir”, que acontece a partir das 18h no Espaço Cultural Barroquinha. Na ocasião, o cantor e compositor Mateus Aleluia fará participação. A entrada é gratuita.
A publicação é fruto da tese de doutorado de Bruno Rodrigues de Lima, advogado e doutor em História do Direito pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Há 13 anos Bruno pesquisa profissionalmente a vida de Luiz Gama.
Sobre Luiz Gama

Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830 – 1882) foi um advogado, abolicionista, orador, jornalista e escritor brasileiro e o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil.

Nascido de mãe negra livre e pai branco, foi contudo feito escravo aos 10 anos, e permaneceu analfabeto até os 17 anos de idade. Conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, sendo já aos 29 anos autor consagrado e considerado “o maior abolicionista do Brasil”.

Apesar de considerado um dos expoentes do romantismo, obras como a “Apresentação da Poesia Brasileira“, de Manuel Bandeira, sequer mencionam seu nome. Teve uma vida tão ímpar que é difícil encontrar, entre seus biógrafos, algum que não se torne passional ao retratá-lo — sendo ele próprio também carregado de paixão, emotivo e ainda cativante. Neste sentido declara o historiador Boris Fausto que Gama era dono de uma “biografia de novela“.

Continue Reading

Literatura

Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro

Amanda Moreno

Publicado

on

Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro
Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro (Foto: Itta Araújo)

Ana Cecília Ferreira faz sessão de autógrafos na Bienal do Livro nesta sexta-feira (26). A escritora baiana estará no estande “Escreva, Garota” para sessão de autógrafo dos seus livros “Parida pela Liberdade” e “Nossa Pele”.

Leitora desde muito pequena, Ana Cecília escritora baiana, psicóloga, membro da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, tem auxiliado muitas mulheres com a expansão da sua arte escrita e entre poemas e prosas ela vem alcançando sucessos na literatura. Na pandemia ela resolveu autorizar-se a organizar seu material para o primeiro livro lançado em 2022 “Parida pela Liberdade” ed. Pinaúna, onde relata seus entraves e preconceitos vividos na infância.

Ana atualmente vem sentindo o sopro dos bons ventos de sucesso do seu novo livro “Nossa Pele” uma obra de poesias e textos curtos em prosa poética que convida os leitores a movimentos de transformação, pertencimento e encontros com a energia criativa. Assuntos como racismo, intolerância religiosa, novos modelos de família, superação, amor e qualidade de vida são marcas da escrita da autora.

“Os livros tem sempre o que nos ensinar, são ótimas companhias e criam movimentos importantíssimos dentro de quem somos. Fui resgatada diversas vezes. A literatura sempre foi uma casa acolhedora e transformadora para mim e principalmente quando os dias não eram tão fáceis”, diz a autora.

O livro pode ser encontrado nas livrarias Lucem Parque Shopping Bahia, LDM shopping Bela Vista e Paseo e no direct instagram da autora onde o público pode acompanhar mais atualizações @annaceciliafs.

Continue Reading

Literatura

Escritora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia

Amanda Moreno

Publicado

on

Claudya Costta está sentada em um barco na beira mar e veste branco
Escritora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia

A escritora, cantora e compositora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia nos dias 28/04, na Estante Virtual e 29/04, no studio da Editora Malê, com relançamento, contação de histórias e tarde de autógrafos do seu livro “Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté”, lançado, recentemente, pela editora Malê.

Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté é um livro de representatividade negra e traz mensagens de ancestralidade, memórias, tradições, autoestima negra e pertencimento identitário. Ayana, personagem principal do livro, vai trabalhar a libertação do Racismo estético e reversão de racismo à brasileira. As tradições populares, de matrizes africanas, a construção da nossa identidade, a cultura popular e uma homenagem às Ganhadeiras de Itapuã estão presentes, na obra.

Sobre a Bienal do Livro

A Bienal do Livro Bahia, que acontece em Salvador entre 26 DE ABRIL E 01 DE MAIO, faz da capital baiana um ponto de (re)encontro da Bahia com o Brasil, com o mundo e com ela própria. E isso tudo a partir da força da literatura, ecoando no convite para todas as idades: “Venha com a gente e escute as histórias que a Bahia conta”.

Lugar onde o Brasil começou, a Bahia sempre esteve na vanguarda em termos políticos, sociais e culturais. Não somente no decorrer dos últimos cinco séculos, mas sobretudo hoje, no nosso presente, com as aspirações e valores, que irão se refletir no nosso futuro possível.

SERVIÇO

O que? Escritora Claudya Costta na Bienal do Livro Bahia 2024

Quando? 28/04, às 16h (Estante Virtual) e 29/04, às 10h (Stand Malê)

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA