Connect with us

Artigos

Julho das pretas: uma agenda inovadora! – Por Luciane Reis!

Avatar

Publicado

on

Me_despache

Salvador tem crescido de maneira desordenada e desigual há mais de 470 anos. Seu modelo de desenvolvimento não leva em conta a adoção de tecnologias que minimizem os efeitos de séculos de invisibilidade financeira. Estes que impactam tanto na capacitação, como em parcerias com corpos técnicos detentores de tecnologia capazes de resgatar a cidadania e auto estima afro empreendedora negra.

Precisamos reconstruir o olhar sobre um segmento desacreditado e com baixa autoestima, que ao longo de gerações tem perpetuado de maneira involuntária os modelos de sustentação social opressora. Ao valorizar e empoderar comunidades endividadas e desorganizadas administrativamente, o debate feminista negro nos dá a chance de pensar ações que possam mitigar os sérios problemas que as áreas de crescimento econômico e social enfrentam no Brasil e em uma cidade como Salvador.

Quando o Julho das Pretas traz para o centro do debate nacional uma agenda conjunta e propositiva sob a organização do movimento de mulheres negras,  essas  além de  envolver pessoas, organizações sociais, pesquisadores e profissionais ligados ao tema, criam  um agenda de  estímulo não somente ao debate, pesquisa e desenvolvimento sustentável com viés racial, como também olhares sobre como as políticas públicas precisam ser pensadas na ótica das mulheres negras.

Ao envolver empresas, empreendedoras, pesquisadoras, inventoras, estudantes e startups  em  seu  debate feminino de maneira plural, o Julho das Pretas dialoga com  o desenvolvimento inclusivo e criação de metodologias  de  aperfeiçoamento do ecossistema afro empreendedor feminino. E os modelos de investimentos estratégicos  e soluções que vem  minimizando os  problemas históricos enfrentados por  mulheres  e jovens negras que impede seu bem viver.

A população negra ainda é maioria em geografias acidentadas e ocupação irregular, onde planos e políticas públicas não dão conta de um elemento estruturante de   desenvolvimento econômico e modernização das cidades, que é o racial feminino e infanto juvenil. Em 2020, a Campanha Julho das Pretas trouxe para o centro das discussões feministas “A vida de meninas e mulheres negras importam”, nos convidando a pensar a realidade vivida pelas mulheres e em especial meninas negras nas cidades e periferias brasileiras.  Estamos falando de pessoas em desenvolvimento que vivem em situações que corrompem e prejudicam sua infância e adolescência, como denuncia o projeto “Hoje meninas, amanhã mulher”. Este que tem cumprido um papel central na defesa desta infância e adolescência que convivem com situações de  abusos sexuais, domésticos  e gravidez precoce ainda em seu desenvolvimento.

A atuação deste projeto no combate à situação de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes do sexo feminino – principalmente no Subúrbio Ferroviário de Salvador – tem contribuído para mapear e evidenciar o tamanho do problema invisibilizado  quando se pauta infância feminina negra. Permitindo-nos, inclusive, refletir sobre a  naturalização de falas que as sexualiza, chamando-as, por exemplo, de “novinhas” e naturalizada pela sociedade em músicas diversas a exemplo do pagode, funk e sertanejo. O que nos faz esquecer que a “novinha” tratada como mulher não passa de uma criança ou adolescente.

Ao colocar em evidência o debate sobre as políticas públicas de enfrentamento ao racismo, aos preconceitos e todas as formas de violação de direitos femininos, reafirmando o protagonismo e a participação das mulheres negras nos espaços políticos, a campanha Julho das Pretas pauta não somente a realidade feminina negra, como também problemas que envolvem danos ambientais, segurança, educação, mobilidade, a falta de emprego e a renda feminina.

É preciso pensar um reordenamento administrativo e de investimento em áreas econômicas prioritárias, tendo as discussões sobre os meios para superar a opressão histórica feminina negra como elemento estruturante. Ao utilizar a produção de dados tangíveis e intangíveis produzidos ao longo do tempo por essas mulheres, é possível  atuar sobre a autoestima e  construção de  redes  institucionais que valorizem  a capacidade de resiliência destas mulheres no  lidar com problemas históricos herdados  em virtude da  “invisibilidade feminina negra” na formulação econômica  e social brasileira.

As situações evidenciadas pelo conjunto de mulheres que concentram no Julho das Pretas o momento de cobrar   da sociedade a criação e compartilhamento de soluções inovadoras, tem permitido a empreendedoras negras em diversos setores atuar de forma assertiva no enfrentamento à realidade que as cerca ao longo do tempo. É através da visibilidade e  valorização das iniciativas e conteúdos transversais produzido por um conjunto amplo de mulheres negras que tem sido possível mexer na realidade desta população. É esse conjunto de mulheres que vem possibilitando que diversas outras assumam lideranças de forma global, reforçando o compromisso com uma agenda contemporânea de desenvolvimento sustentável e resiliência onde a participação da sociedade civil feminina é conceito chave quando se fala de gestão,  inovação afro empreendedora  e mulheres negras.

Mais que um momento de celebração e evidências das lutas negras, o Julho das Pretas vem a cada ano se consolidado como um espaço de construção, formulação e apresentação de políticas públicas com capacidade real de construção de um país mais igual para homens e mulheres negras.

 

Me_despache
Luciane Reis

Luciane Reis é publicitária, idealizadora do Mercafro, Bolsista do Programa Marielle Franco de lideranças negras, mestranda em Gestão Pública – UFBA e Conselheira do Olodum

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos

#Opinião: “E eu não sou uma criança?” Uma análise sobre a ausência de crianças negras de favelas na literatura por Aline Lisbôa

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

Demorei anos para compreender porque que não me encontrava nas literaturas infantis. Para além da ausência de representatividades, onde coelhinhos não ficassem pretos ao entrar em um balde de tinta, também sentia o distanciamento dos ambientes apresentados naquelas literaturas. Eu, que era uma menina negra, de comunidade, filha de pais e avós negros, oriundos dessa mesma comunidade, sabia que aquela infância, branca, colonial e elitizada representada nas literaturas infantis não era a minha.

Durante a infância no ambiente escolar, eu sentia um desinteresse muito grande pelas literaturas, que hoje com bastante transparência, explica-se pelo fato de que como a maior parte das crianças, eu iniciava a escolha e desejo de ler um livro através da linguagem não verbal, mensagens transmitidas pelas ilustrações daquela literatura. Insubmissa desde sempre, ao não me ver como criança, que aprende, que ensina, que convive e que é educada pelo viés psicoeducativo da literatura infanto-juvenil, recusava-me a ler e participar com engajamento, de tais atividades, das quais eu e o meu lugar não pertencia.

A ausência de crianças negras de favelas na literatura infantil tem uma mensagem excludente e muito profunda, sobre lugares. Considerando que a primeira lei da educação proibia pessoas negras de frequentar as escolas, a educação, feita para perpetuar modos de vida, que aqui no Brasil são coloniais, tenta negar os espaços das aprendizagens, academia e intelectualidade às infâncias negras desde sempre.

Assim, a estratégia de não representar essas crianças, bem como a potencialidades que existem nas favelas, é a manutenção do racismo estrutural, assegurando o privilégio de aprender com engajamento a um grupo social e negando aprendizagens sólidas e dialógicas a um outro grupo. Se a alfabetização é a forma de começar a ler o mundo, entende-se a existência de alguns “planetas” nessa cosmovisão literária, que deveria ser diversa, onde muitas histórias não são contadas, mas sim apagadas e controladas  pelo epistemicídio que atravessa as literaturas.

Quando pensou-se em uma única imposição de lugares para as nossas crianças, surgem autores e autoras negras compreendendo o ato político de contar as nossas próprias histórias. Pois agora, ainda que com poucas literaturas, as favelas, marginalizadas e estereotipadas pela sociedade, já fazem parte de uma luta contra o apagamento literário das nossas crianças da comunidade.

Como educar através do imaginário construído nas literaturas, a nós, que também somos crianças, se não estamos ali?

Como educadora e escritora enraizada em uma periferia, digo-lhes, que a poesia do slam, rodas de freestyles, assim como das ladainhas de capoeira e rodas de samba, calçaram a minha escrita, poética ou não, mas sobretudo a representatividade do eu-lírico que proponha-se a contar sua própria história, me fez alçar a escrita com mais propriedade. Há muita potencialidade, assim como fragilidades a serem contadas por nós, para os nossos.

O ouvir e aprender periférico nos distancia da perspectiva de quem somos, através do olhar do colonizador. Crianças negras precisam de representatividades positivas dentro de uma perspectiva construtiva, mas sobretudo, decolonial. As infâncias são diversas, mas todas urgem a descolonização literária das histórias, e falar de favelas nas literaturas, é descolonizar as escritas.

Aline Lisbôa é mulher, negra, nordestina, mãe, educadora antirracista, consultora de diversidade, equidade e inclusão, pedagoga, psicopedagoga e pesquisadora, além de articulista e escritora.

 

 

Continue Reading

Artigos

#Opinião: Como experimentar relações sexuais positivas? – Por Januário

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

Já se sentiu drenado e em confusão mental, após ter relações sexuais? Do ponto de vista espiritual, isso ocorre porque somos seres cósmicos, com espírito, alma e corpo. Vibramos em padrões energéticos diferentes, portanto, todas as nossas interações com outras pessoas são trocas de frequências energéticas. Em outras palavras, nossa energia – sexual, inclusive – se mistura à da outra pessoa. Por isso, é útil tomar determinados cuidados, se queremos trocas sexuais que agregam positividade.

A energia sexual tem origem no Swadhistana, nome hindu para o chakra sexual, localizado abaixo do umbigo, até o sacro, osso triangular da base da coluna vertebral. Durante o ato sexual – casual ou em um relacionamento estável – através dos chakras, entrelaçamos espírito, corpo e alma. Esse fenômeno possibilita a criação de um cordão energético, e, com ele, o estreitamento dos laços entre os corpos espirituais. Esse processo pode nos impregnar com a energia da outra pessoa e vice-versa, levando, no mínimo, seis meses para se desfazer.

Contudo, em situações violentas, como estupro, o cordão energético pode continuar por anos, repercutindo de maneira negativa e dificultando a nossa iluminação espiritual. Por esse raciocínio, percebemos a covardia moral na atrocidade do estupro e compreendemos que as leis humanas refletem, mesmo imperfeitas, o nosso caráter divino, ao penalizar estupradores. Em paralelo aos prejuízos psicológicos, encontramos no estupro um ataque energético, que revela a corrupção moral dos autores dessa barbárie.

Neste respeito, compreender o sentido maior ligado ao conceito de cultura do estupro – na qual os meios de comunicação fomentam e enfatizam violências múltiplas contra as mulheres, objetificando os seus corpos – nos ajuda a compreender que aos prejuízos causados contra os corpos de quem é violentado, opera a violência espiritual de sujar o campo energético das vítimas.

Contudo, para além dos estupros, nossa aura também pode ser intoxicada em intercursos sexuais feitos com irresponsabilidade. Sexo é uma necessidade orgânica, mas, sobretudo, uma afirmação do nosso caráter divino, logo, buscar nessas relações, a reciprocidade do prazer sexual, utilizando nossos corpos para erotizar o outro, promove o bem-estar, a saúde mental e o contentamento. Isso harmoniza os chakras das pessoas envolvidas e gera uma psicosfera que potencializa a intimidade e o gozo. Devemos lembrar que a energia sexual é poderosa e quando utilizada para a satisfação mútua, potencializa o deleite, durante e mesmo após o enlace, contribuindo para que as pessoas se sintam acolhidas.

Longe de estabelecer um modelo ideal para as condutas sexuais, devemos levar em conta as subjetividades da outra pessoa com quem temos tal intimidade. Isso funciona como uma espécie de preservativo energético: utilizar o próprio corpo para colaborar com o orgasmo do outro demonstra respeito e empatia, que, além de aumentar a probabilidade da união cósmica, também previne contra a ação de larvas astrais.

Quando, durante o sexo, levamos carinho e cumplicidade, evitamos o surgimento de criações mentais, causadoras de insônia, cansaço e frustração. Em termos simples, o que pode ser melhor? Ser egoísta ou altruísta? Ir para a cama visando apenas o próprio prazer ou contribuir para que, independente de compromissos pautados por uma moral sexual dita civilizada, haja generosidade e troca?

Talvez na história do Ocidente, nunca tenha se falado tanto sobre sexo. Por outro lado, a frustração com esse tema nunca tenha sido tão alta: a pesquisa Love Life Satisfaction, realizada pelo Instituto Ipsos, em fins de 2022, revelou que a população brasileira tem um nível de satisfação sexual em 60%, 3 pontos percentuais abaixo da média mundial. Pouco ou nenhum diálogo e falta de conhecimento sobre o próprio corpo são os principais motivos listados pelos brasileiros. De fato, sem comunicação, como é possível desfrutar do sexo com plenitude? Como é possível ser positivo sexualmente, sem conhecer o corpo físico, mental e espiritual?

Enquanto a ideia comum sobre o ato sexual se restringir a uma mera descarga de hormônios, o aumento da insatisfação será cada vez mais provável. Por outro lado, quando compreendemos a nossa natureza espiritual, percebemos o aspecto transcendente desse maravilhoso Jardim das Delícias, que nos aproxima do Sagrado.

Armando Januário dos Santos é Taroterapeuta de O Baralho de Maria Padilha, Mestre em Psicologia e Palestrante. WhatsApp: (71) 99278-9379 / Instagram: @tarot.maria.padilha

Continue Reading

Artigos

#Opinião: 2025: Conselhos do Tarot Maria Padilha – Por Januário

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Januário
Foto: Divulgação

O ano de 2025 é regido pelo resultado do somatório 2 + 0 + 2 + 5 = 9. Temos o número 2 se repetindo e a presença do número 5, além do próprio 9. O que esses arcanos representam? Afinal, como será 2025? Encontramos as respostas nas Lâminas de Maria Padilha.

Em julho de 1997, A Senhora da Magia[1] comunicou a Eliane Arthman[2], através de projeção astral, as 36 cartas do Seu tarot. Se manifestava, então, o Tarot Maria Padilha, com o verso preto e cores marcantes – vermelho, dourado e branco – para gerar impacto visual e promover a cura interior. Essas foram exigências da própria Dona Padilha: o Seu tarot é terapêutico, preciso e objetivo; cada lâmina orienta para O Caminho da Luz.[3]

Através da Carta 2 – O Lápis – Maria Padilha revela a necessidade de aprimorar a nossa capacidade de expressar ideias. Em paralelo, somos convocados a estudar e planejar a vida, para que novidades interessantes aconteçam. A repetição do número 2 em 2025 traz ênfase para esse chamamento: estruturar ideias, com planos estabelecidos e metas bem traçadas.

Na Carta 5 – As Moedas – temos a Lei da Atração. Aqui, Dona Padilha mostra a importância de vibrar no Positivo, para acessar a riqueza espiritual e material. Amar sempre, praticar a gratidão, evitar fofocas, meditar, perdoar e ouvir músicas de alta vibração, são hábitos a desenvolver durante o ano. Pobreza de espírito e crenças limitantes atraem prejuízos, logo, devemos evitar frequências empobrecidas, porque elas trazem consigo presenças espirituais negativas.

Quem estuda e planeja a própria vida dificilmente terá tempo para se intrometer na vida alheia. Percebemos, nesse ponto, a relação entre as cartas 2 e 5: organizar o cotidiano sempre é favorável, seja por dar forma aos nossos objetivos, seja por estabelecer distância daquilo que pertence aos outros, e, portanto, não nos diz respeito.

Por fim, a Carta 9, se apresenta como mensagem central para 2025: uma poltrona na cor preta, vazia, como se estivesse abandonada, pois parece velha e empoeirada. Aqui, Maria Padilha, Espírito de Luz, incentiva a encerrar ciclos o mais rápido possível. Devemos aceitar o passado como um instante de aprendizagem para o crescimento espiritual: a poltrona talvez tenha sido confortável por algum tempo, porém, chegou o momento de abandoná-la e cultivar nobres valores. Sobretudo, precisamos nos abrir ao novo, deixando aquela poltrona – com velhos hábitos empoeirados – de lado, para seguir firmes, rumo à prosperidade e abundância.

2025 é um ano de encerramentos. Será necessário “morrer” ante determinadas questões, para, daí, renascer e caminhar por novas estradas. Deus, através do Mestre Jesus, na figura de Dona Maria Padilha nos abençoe e proteja para viver esse ano com coragem, verdade e paixão! Laroyê, Pombogira!

[1] Atributo pelo qual a Pombagira Dona Maria Padilha também é conhecida. Existem outros, a exemplo de Dama da Madrugada e Rainha da Encruzilhada. Mais informações sobre as Pombagiras, ou Pombogiras, são encontradas em dois artigos escritos por mim e publicados no Portal Soteropreta: Quem são as Pombagiras? (https://portalsoteropreta.com.br/2024/05/20/opiniao-quem-sao-as-pombagiras/) e Quem são as Pombagiras? Um mistério revelado (https://portalsoteropreta.com.br/2024/06/04/opiniao-quem-sao-as-pombagiras-um-misterio-revelado-por-armando-januario/)

[2] Cantora e compositora, Eliane Arthman é oraculista há várias encarnações. Ela também recebeu outras comunicações do Plano Espiritual e manifestou os Tarôs de Dona Sete e Seu Zé Pelintra.

[3] As informações neste parágrafo são resultado da minha aprendizagem junto a plataforma de e-learning Ûdemy, na qual realizei a formação O Baralho de Maria Padilha. Aproveito para expressar gratidão à Professora Lua Cigana.

Armando Januário dos Santos é Taroterapeuta do Baralho de Maria Padilha, Mestre em Psicologia e Palestrante. Instagram: @tarot.maria.padilha / WhatsApp: (71) 99278-9379

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA