Connect with us

Audiovisual

Filme sobre memórias e cotidiano da comunidade quilombola Engenho da Ponte estreia em setembro!

Jamile Menezes

Publicado

on

O “Cinemando no Quilombo: formação de jovens realizadores” é um projeto de formação em Cinema no quilombo Engenho da Ponte, Vale do Iguape, em Cachoeira – Bahia. Composto por um conjunto de oficinas, tais como, fotografia, captação de som, roteiro para documentário, produção audiovisual, direção e edição de vídeo digital, o projeto teve início no mês de agosto de 2019 e encerra as oficinas com o lançamento do filme intitulado “Memórias de um povo”.

O filme será lançado no dia 1º de setembro, às 19h30 na TV UFRB, em uma live com a participação de integrantes do projeto, filme e um represente da Secretaria de Cultura da cidade de Cachoeira, logo após, a exibição do filme. “Memórias de um povo” é um filme do gênero documentário que retrata memórias e o cotidiano da comunidade quilombola Engenho da Ponte, situada no Vale do Iguape, na cidade de Cachoeira-BA.

O projeto Cinemando no Quilombo é realizado pela Associação da comunidade quilombola Engenho da Ponte, em parceria com a Articulação de Mulheres Negras no Engenho da Ponte, Rosza Filmes Produções e Odé Produções, conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira, a UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e o Cine Theatro Cachoeirano, e com o apoio financeiro do 1º Edital Setorial de Cultura de Cachoeira, do Fundo Municipal de Cultura de Cachoeira, da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Prefeitura Municipal da Cachoeira – Tesouro Cultural da Bahia.

Participarão da live Maria Abade – coordenadora, Beatriz Vieirah – idealizadora e produtora, Dona Dulce – cantora, sambadeira, líder no Grupo Esmola Cantada de São Roque do quilombola Engenho da Ponte, marisqueira, pesqueira, agricultora e trabalhadora na Cultura de Dendê,  Abade – cantador, líder no Grupo Esmola Cantada de São Roque do quilombola Engenho da Ponte e no do Samba de Roda filhos do Engenho da Ponte”, pescador, agricultor e trabalhador na Cultura de Dendê,  Edneia Costa e Edison Confessor – ambos assistentes de produção, Gilson do Sacramento Santana – Graduado em Museologia e Coordenador de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo, sob mediação da professora Dyane Brito – Socióloga, doutora em educação, pesquisadora na área de Relações Raciais, Políticas Afirmativas e Permanência no Ensino Superior e, diretora do CAHL – UFRB.

Audiovisual

Têm Dendê Produções promove masterclass sobre audiovisual

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

Keyti Souza, sócia-diretora da Têm Dendê Produções, empresa baiana de audiovisual, vai ministrar uma masterclass gratuita com o tema “Processos de Internacionalização”, no dia 15 de março (sábado), às 11h, de forma online. As inscrições gratuitas podem ser feitas até sexta-feira (14), neste link.

A iniciativa resulta da participação da produtora baiana no MIP Cancun, evento de mercado de conteúdo para a indústria de televisão da América Latina e Estados Unidos, realizado no México. Durante a palestra, Keyti compartilhará estratégias de internacionalização a partir das experiências vivenciadas em Cancun e em outros eventos internacionais do mercado audiovisual.

O projeto TêmDendê no MIP CANCUN foi contemplado pelo edital Salvador Circula com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Continue Reading

Audiovisual

Mostra Ayá promove representatividade no Quintal de Yayá

Ana Paula Nobre

Publicado

on

A menina que queria voar | Foto: Divulgação

A Mostra Ayá, evento dedicado à visibilidade, resistência e transformação nos cinemas negros, acontece no dia 15 de fevereiro (sábado), no Quintal de Yayá –  Rua Professor Rômulo Almeida, 585, Acupe de Brotas. A iniciativa produzida pela empresa vocacionada Baiana Ori Imagem e Som Produção Cinematográfica busca promover encontros e diálogos sobre processos criativos e de produção audiovisual a partir da perspectiva negra, reunindo cineastas, produtores e artistas para compartilhar experiências e aprendizados.

A programação se divide em dois momentos: manhã e tarde, cada um abordando diferentes aspectos do fazer cinematográfico, desde trilha sonora e montagem até direção de arte, atuação e produção executiva. A idealizadora do Quintal de Yayá, Marlene da Costa, anuncia com entusiasmo a realização de um evento cultural de grande importância.

“Sou idealizadora do espaço Quintal de Yayá, um espaço gastronômico de arte e cultura, e tenho o prazer de receber, no dia 15 de fevereiro, a Mostra Ayá – Visibilidade, Resistência e Transformação nos Cinemas Negros. Será um grande prazer de ter essa abertura no espaço e vamos ter uma mistura da arte, da gastronomia, do cinema e da nossa cultura negra”, declarou a  idealizadora.

Programação

Pela manhã, as atividades começam às 9h40 com um café da manhã de boas-vindas, seguido da exibição dos filmes Motriz, Poesia Azeviche e Através da Cidade Invisível. Após as exibições, haverá um bate-papo com os profissionais envolvidos na produção dos filmes. Matheus Aragão falará sobre a trilha sonora e mixagem de Motriz, Lucas Cerqueira abordará o processo de montagem de Poesia Azeviche e Tom Pinheiro compartilhará sua experiência como produtor executivo de Através da Cidade Invisível.

Tom Pinheiro | Foto: Divulgação

No período da tarde, a programação retorna às 14h30 com a exibição de mais produções seguidas de conversas com seus realizadores. A Menina que Queria Voar será debatido com a participação de Taís Amor Divino (Direção e Roteiro) e os atores César e Arlete Soares. Em seguida, O Medo Além da Tela será discutido com a presença de Nina Novaes (Produção Executiva), Aline Nepomuceno e Evana Jeyssan (Atuação), além de Herison Pedro, que falará sobre o trabalho com o som na produção e pós-produção.

Segundo Tom Pinheiro, cineasta e produtor executivo, um dos objetivos da Mostra Ayá é dar visibilidade ao Cinemas Negros brasileiro, através de curtas-metragens produzidos pela  empresa vocacionada Ori Imagem e Som, produtora baiana dedicada a narrativas que resgatam memórias e ancestralidade. Para ele, o evento não se limita à exibição de filmes, mas busca promover uma reflexão sobre os processos criativos da produção audiovisual negra, abrangendo desde a direção até a atuação.

“Como bem disse o cineasta etíope Haile Gerima, referência essencial para o cinema que buscamos construir, nossos filmes carregam um sotaque próprio, um modo singular de existir e de trazer à tona experiências que nos atravessam para refletir e trocar com o público. Mais do que exibir obras, queremos compartilhar, discutir e refletir sobre os processos criativos que permeiam a produção audiovisual negra — da direção à produção, do som à arte, da montagem à atuação, da ideia da distribuição. Nossa jornada começa em um espaço de pertencimento, Quintal de Yayá, um território comunitário e afetivo, conduzido por mulheres negras que são para nós faróis de sabedoria: nossa Mais Velha, Egbomi Cici (Vovó Cici), e a talentosa mestre da culinária negro-africana diásporica, Marlene da Costa”, disse.

Poesia Azeviche | Foto: Divulgação

Vovó Cici, grande entusiasta do movimento negro e assistente de pesquisa da Fundação Pierre Verger, reforça o convite especial ao público para participar da Mostra Ayá e revela que esse é apenas um passo para o futuro. “Estamos convidando todos a virem até aqui e se engajarem nesse diálogo sobre o cinema negro, suas ideias e suas origens. A mostra é uma celebração do cinema produzido por jovens cineastas, cinegrafistas e roteiristas, com filmes que trazem exclusivamente a visão de pessoas negras”, afirmou. Ela também destacou a importância da mostra para o fortalecimento do movimento e expressou que o evento “tem ideias poderosas que abrirão caminho para muitas outras mostras e realizações no futuro”.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Serviço

O quê: Mostra Ayá – Visibilidade, Resistência e Transformação nos Cinemas Negros

Quando: 15 de fevereiro (sábado)

Horário: 9h40 às 12h | 14h30 às 17h30

Onde: Quintal de Yayá – Rua Professor Rômulo Almeida, 585, Acupe de Brotas

Entrada gratuita somente para inscritos no link

Continue Reading

Audiovisual

Ogunjá Filmes lança curta metragem “Buzú, o curta” na Sala de Arte da UFBA

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, estreia o primeiro curta metragem da cineasta Lindiwe Aguiar, que dirige e roteiriza “Buzu, o curta”, retratando histórias vividas no transporte público de Salvador. A sessão será para convidados, na Sala de Arte Cinema da UFBA (Canela), a partir das 9h30.

O filme chega ao público trazendo um olhar sensível sobre as vivências cotidianas dentro de um ônibus na cidade, em uma narrativa que acompanha a rotina de passageiros que compartilham o mesmo trajeto. Ao longo da viagem, eles criam laços, compartilham histórias e enfrentam desafios. Sob o olhar atento do cobrador Antônio, interpretado pelo ator Sérgio Laurentino, o filme se desenrola entre encontros, afetos e reviravoltas.

Foto: Divulgação

“Buzu” destaca personagens que representam a diversidade e a riqueza cultural da cidade, com um elenco de peso e nomes como Cássia Valle, Jamile Alves, Sara Barbosa e Paula Moura, dentre outros ícones do audiovisual baiano. O público vai assistir uma jornada por cenários emblemáticos de Salvador, iniciando no final de linha de Paripe e atravessando o Subúrbio Ferroviário até o Porto da Barra, em um desfecho marcado por belas paisagens e fortes emoções. Após estreia, o filme segue jornada por festivais pelo país.

O filme é uma produção da Ogunjá Filmes e foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. Tem o Apoio Cultural do Espaço Xisto Bahia, da Integra – Plataforma Transportes, IGLULOC – Locadora de Equipamentos Audiovisuais e Estúdio, Elu Cinema, da Bahia Grip, do Portal Soteropreta, da Dê um Sinal e da FACED – Ufba.

ELENCO

Sérgio Laurentino – Antônio

Nadson de Jesus – Júnior

Jamile Alves – Lúcia

Kadu Fragoso – Luís

Jau Menezes – Renato

Allyssa Anjos – Tiffany

Sara Barbosa – Luciene

Cássia Valle – Marinalva

Paula Moura – Dona Judite

Dhi Santos – Fábio

Julio Cesar Mello – Seu Manoel

Rívisson Zürc – Milton

Dandara Rodrigues – Kátia

 

Serviço

O quê: Lançamento de “Buzu, o curta” – sessão para convidados

Quando: 6 de fevereiro de 2025

Horário: 9h30

Local: Sala de Arte Cinema da UFBA

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA