Connect with us

Audiovisual

Balada Literária terá formato digital e homenageia a escritora Geni Guimarães!

Jamile Menezes

Publicado

on

Geni Guimarães Foto: ItaúSocial – Camilla Kinker

 

Realizada anualmente desde 2006, a Balada Literária chega à 15ª edição com um novo formato, totalmente online, mas mantendo a data prevista, de 3 a 7 de setembro,  no site www.baladaliteraria.com.br. Este ano, a festa homenageia a escritora paulista Geni Guimarães e traz nomes como Conceição Evaristo (amiga da homenageada), Mestre Jorjão Bafafé, Douglas Machado, Sidney Santiago Kuanza, Miriam Alves, Gabi da Pele Preta, Esmeralda Ribeiro, Landê Onawale, Luz Ribeiro, Cátia de França, Ricardo Aleixo, Daniel Munduruku e Eliane Potiguara. Em Salvador, o homenageado é o escritor e músico Juraci Tavares.

O evento contará com aulas, conversas, shows, exibição de filmes e saraus unindo autores brasileiros a africanos. Para finalizar cada dia, um encontro no Zoom aproximará participantes e público na Balada da Balada, com leituras e temáticas pré-definidas, a exemplo do Sarau Transversal, de temática LGBTQI+, já tradicional na festa. A abertura, dia 3, às 19h, será com show da pernambucana Gabi da Pele Preta, exibição do documentário Geni Guimarães, dirigido por Day Rodrigues, e mesa com a diretora, a homenageada, Conceição Evaristo e a bibliotecária Bel Santos Mayer.

Geni Guimarães é autora de 10 livros de poemas, contos e infantis, recebeu prêmio Jabuti por A Cor da Ternura. Nasceu em 1947 e é ativista em causas sociais e identitárias desde o início dos anos 1980. Numa época em que não se colocavam tais assuntos como responsabilidade de todos, debateu literatura negra, feminismo e construiu sua obra como forma de libertação em busca de deixar uma voz que ainda hoje é pouco ouvida. Na Balada do ano passado, Valter Hugo Mãe conheceu a escritora, ficou impressionado e publicou um artigo longo sobre o seu trabalho em Lisboa, e quer agora publicá-la em Portugal.

 

Balada baiana 

Em sua sexta edição, a Balada Literária da Bahia homenageia o poeta, cantor e compositor Juraci Tavares, 70 anos, nome de destaque da produção cultural afro-baiana. Juraci terá sua trajetória destacada em um documentário assinado por Ricardo Soares, produzido para o evento, e numa conversa com a cantora Fabiana Cozza, sábado (dia 5), às 18h.

Será a oportunidade de ouvir Juraci falar de sua poesia, registrada no livro Vocábulos Caminhantes e no disco Umbilical e também nas muitas canções que compôs para os blocos Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Malê Debalê e Cortejo Afro, entre outros.  “Juraci é uma dessas pessoas que eu chamo de mestre. Apesar de aposentado como professor, criou o Espaço de Humanidades Ossos 21, onde continua, de maneira voluntária, preparando alunos de baixa renda para ingresso no ensino técnico e superior. Como músico e poeta, é um legítimo representante da negritude brasileira. Gosto de dizer que seus poemas e canções também no educam para a percepção crítica do mundo, porém sem abdicarem da beleza, que lhe é fundamental. Poder homenageá-lo na Balada Literária 2020, ao lado da escritora Geni Guimarães, me dá uma alegria extra. Mais do que nunca, o Brasil humano e solidário precisa de artistas do porte desses mestres incríveis”, afirma Nelson Maca, curador da Balada baiana.

Juraci Tavares

Juraci Tavares – Foto André Frtuôso

Na sequência, o evento dialoga com a obra de Juraci através da história de outro mestre da cultura afro-baiana: o percussionista Jorjão Bafafé, um dos criadores do afoxé Badauê e do bloco afro Okanbí. Jorjão conversa na Terreiro de Jagun, barracão de candomblé instalado por sua avó, onde ainda mora sua família, no bairro do Engenho Velho de Brotas. Quem dialoga com o mestre é a cantora Mariella Santiago e o gestor cultural Chicco Assis.

A presença baiana acontece também com um sarau apresentado por Nelson Maca na abertura (às 22h), que une Bahia e África, com as presenças de Anajara Tavares, Jef (O Quadro), Ras Tardas (Moçambique) e Okwei Odili (Nigéria); com uma aula sobre literatura negra baiana do professor Sílvio Roberto Oliveira (dia 4, às 10h) e com a presença do filme O Caso do Homem Errado, da cineasta Camila de Moraes, gaúcha radicada em Salvador, que está disponível no site do evento. Salvador conta ainda com as participações das poetas Jocélia Fonseca e Lívia Natália, além de Landê Onawale. Os três participarão de diferentes mesas sobre literatura com nomes essenciais dos cadernos negros e da nova produção literária feminina e negra.

A Balada Literária conta com os apoios do Itaú Social, Instituto Vagalume, Biblioteca Mário de Andrade, Centro Cultural b_arco, Livraria da Vila e Navega. Toda a programação, que ficará disponível no site, é gratuita.

XV BALADA LITERÁRIA 2020 UM ABRAÇO SOLIDÁRIO

Quando:  3 a 7 de setembro, no site www.baladaliteraria.com.br

Audiovisual

Ogunjá Filmes lança curta metragem “Buzú, o curta” na Sala de Arte da UFBA

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, estreia o primeiro curta metragem da cineasta Lindiwe Aguiar, que dirige e roteiriza “Buzu, o curta”, retratando histórias vividas no transporte público de Salvador. A sessão será para convidados, na Sala de Arte Cinema da UFBA (Canela), a partir das 9h30.

O filme chega ao público trazendo um olhar sensível sobre as vivências cotidianas dentro de um ônibus na cidade, em uma narrativa que acompanha a rotina de passageiros que compartilham o mesmo trajeto. Ao longo da viagem, eles criam laços, compartilham histórias e enfrentam desafios. Sob o olhar atento do cobrador Antônio, interpretado pelo ator Sérgio Laurentino, o filme se desenrola entre encontros, afetos e reviravoltas.

Foto: Divulgação

“Buzu” destaca personagens que representam a diversidade e a riqueza cultural da cidade, com um elenco de peso e nomes como Cássia Valle, Jamile Alves, Sara Barbosa e Paula Moura, dentre outros ícones do audiovisual baiano. O público vai assistir uma jornada por cenários emblemáticos de Salvador, iniciando no final de linha de Paripe e atravessando o Subúrbio Ferroviário até o Porto da Barra, em um desfecho marcado por belas paisagens e fortes emoções. Após estreia, o filme segue jornada por festivais pelo país.

O filme é uma produção da Ogunjá Filmes e foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. Tem o Apoio Cultural do Espaço Xisto Bahia, da Integra – Plataforma Transportes, IGLULOC – Locadora de Equipamentos Audiovisuais e Estúdio, Elu Cinema, da Bahia Grip, do Portal Soteropreta, da Dê um Sinal e da FACED – Ufba.

ELENCO

Sérgio Laurentino – Antônio

Nadson de Jesus – Júnior

Jamile Alves – Lúcia

Kadu Fragoso – Luís

Jau Menezes – Renato

Allyssa Anjos – Tiffany

Sara Barbosa – Luciene

Cássia Valle – Marinalva

Paula Moura – Dona Judite

Dhi Santos – Fábio

Julio Cesar Mello – Seu Manoel

Rívisson Zürc – Milton

Dandara Rodrigues – Kátia

 

Serviço

O quê: Lançamento de “Buzu, o curta” – sessão para convidados

Quando: 6 de fevereiro de 2025

Horário: 9h30

Local: Sala de Arte Cinema da UFBA

Continue Reading

Audiovisual

Mostra CineAfro: jovens negros exibem curtas quinta (30)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Amanda Chung

O Teatro Sesi Casa Branca se transformará em uma verdadeira sala de cinema inclusiva, diversa e representativa com a Mostra CineAfro: Narrativas em Movimento, nesta quinta-feira (30), das 13h30 às 19h. O evento gratuito vai exibir 14 curtas-metragens produzidos por cinco profissionais do audiovisual brasileiro e nove jovens negros e indígenas de Salvador que estão dando seus primeiros passos na sétima arte. Além das exibições, o público também poderá participar de rodas de conversa com os diretores dos filmes e aproveitar um show de encerramento com o cantor e compositor baiano Zéu Lobo.

A Mostra CineAfro marca a última etapa do Circuito de Produção Audiovisual para Novos Cineastas Negros (Cinerê), projeto idealizado pela Pé de Erê Produções, uma produtora independente e multicultural baiana. O Cinerê visa promover e ampliar o alcance de cineastas negros soteropolitanos por meio da capacitação técnica, produção e difusão de obras audiovisuais.

Foto: Amanda Chung

Com interpretação em Libras, a Mostra contará com três sessões. Ao final de cada sessão, haverá um bate-papo com diretores dos filmes. Entre eles, está Dário Barreto, jovem contemplado pelo projeto responsável pelo curta DinoAnimais, uma animação que narra a história de três amigos que se transformam em dinossauros super-heróis para ajudar crianças a enfrentarem problemas do dia a dia.

 “A ideia foi usar algo que crianças acham divertido. A animação tem o poder de entreter enquanto transmite ensinamentos importantes sobre perseverança, trabalho em equipe e a importância de nunca desistir, mesmo diante das dificuldades”, explica Dario.

Da periferia para as telas

A primeira etapa do Circuito, chamada Laboratório Cinerê, realizou uma seleção pública para jovens dos bairros Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras, Brotas e Mussurunga. Dez jovens foram escolhidos e receberam o valor de R$5.000 para desenvolver seus curtas. Segundo Rafa Martins, idealizador do projeto, “além de impulsionar o acesso de jovens periféricos ao audiovisual, o Cinerê também fomenta a produção de obras de baixo custo”.

Além dos dez selecionados, o Laboratório envolveu mais 135 jovens em seis atividades de capacitação realizadas em julho de 2024. Foram sete dias de oficinas e três de workshops sobre Roteiro, Direção Audiovisual, Direção de Fotografia, Produção, Edição e Montagem de Filme, e Preparação e Direção de Elenco, ministrados por cineastas renomados como Ana do Carmo, Rogério Sagui e Heraldo de Deus.

Inspirando novas gerações

Após as oficinas, os jovens participaram da segunda etapa do projeto, onde receberam mentoria de profissionais da área como Rafa Martins, Mirian Fonseca, Luan Santos, Rogério Sagui e Mateus Anjos. Nessa etapa, além de desenvolverem suas obras audiovisuais, os jovens contaram com acompanhamento em todas as fases de produção, desde o roteiro até a pós-produção.

Foto: Amanda Chung

No total, 214 pessoas participaram diretamente da produção dos curtas-metragens, além de 32 integrantes da equipe do projeto. A jovem cineasta indígena Mamirawá, que produziu o curta de drama YMBURANA, destacou: “O Cinerê foi uma grande oportunidade de fortalecimento da minha carreira, a partir do incentivo e do contato com profissionais da área”.

Em novembro, a última etapa do projeto levou os curtas para estudantes do ensino fundamental e médio de três escolas estaduais em Mussurunga, Cajazeiras e Brotas. Em cada uma delas, os jovens também ministraram os workshops “Mobigráfia: a formação da identidade no processo criativo”, “Como produzir um curta: Passo a Passo” e “Produzindo Animação com Ferramentas Acessíveis”.

O Cinerê – Circuito de Produção Audiovisual para Novos Cineastas Negros é uma realização da Pé de Erê Produções, que contou com apoio do Teatroescola e a assessoria especializada em inclusão e diversidade Dê Um Sinal.

Programação

13h30: Chegada do público

13h50 às 14h10: Mediação e apresentação da mostra e do projeto com Rafa Martins

14h20 às 18h20: Mostra e bate papo com os diretores dos curtas

18h30: Show voz, violão e percussão

Serviço

O quê: Mostra CineAfro: Narrativas em Movimento

Quando: 30 de janeiro (quinta-feira), das 13h30 às 19h

Onde: Teatro SESI Casa Branca – Cidade Baixa

Quanto: Gratuito

 

Continue Reading

Audiovisual

Luana Assiz e Kenya Sade apresentam Festival de Verão Salvador

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

Os espectadores de todo o Brasil poderão acompanhar neste domingo (26), logo após o “Big Brother Brasil”, os “Melhores Momentos” do Festival de Verão Salvador, com apresentação de Luana Assiz e Kenya Sade. Com o tempero e a energia da Bahia, o maior festival de verão do país desembarca na programação da TV Globo. O festival acontece nos dias 25 e 26, na capital baiana.

Apresentadora da afiliada da Globo na Bahia, Luana Assiz vem construindo uma carreira sólida no entretenimento, especialmente nos projetos musicais. Em 2024, mediou a mesa sobre música no Festival Negritudes Salvador, foi jurada do Prêmio Multishow pelo segundo ano consecutivo e ancorou as transmissões ao vivo do Festival de Inverno Bahia (Vitória da Conquista) e Viva Salvador, que celebrou o aniversário da cidade. A jornalista e compositora apresenta o Conexão Bahia, exibido aos sábados, e o Conversa Preta, exibido por temporadas e premiado pela TV Globo. Também em 2024, participou de um intercâmbio global de jornalistas nos EUA, a convite do Departamento de Estado do país, durante 21 dias.

Jornalista especializada em música e experiente na apresentação dos principais festivais (Rock in Rio, Lollapalooza, The Town, entre outros) pelo Multishow, Kenya Sade vem se destacando na TV aberta. Ganhou forte projeção na TV Globo na transmissão do show de Madonna ao lado de Marcos Mion, em 2024, mesmo ano em que assumiu a apresentação da quarta temporada do The Masked Singer, ao lado de Ivete Sangalo. Em 2025, segue na atração, dessa vez ao lado de Eliana. Reconhecida também pela fluência em inglês, a jornalista, que morou durante um ano e meio na Irlanda para aprimorar o idioma, viralizou com entrevistas com nomes internacionais como Viola Davis e Demi Lovato.

Onde assistir ao vivo

Além da exibição dos “Melhores Momentos” do Festival de Verão na TV Globo, haverá transmissão exclusiva do Multishow e Globoplay.

Como “Onde Tem Show, Tem Multishow”, a marca que é sinônimo de música transmite dois dias seguidos das atrações que vão agitar o “Festival de Verão de Salvador”, no sábado, 25, a partir das 16h15, e no domingo, 26, a partir das 16h35. O Globoplay terá acesso liberado para não assinantes. Já na TV Globo, no domingo, 26, o público poderá acompanhar os “Melhores Momentos” da festa, com apresentação de Kenya Sade e Luana Assiz, logo após o “Big Brother Brasil”. O Multishow exibe ainda um especial com os melhores momentos das apresentações nos dias 28, às 19h15, e 31, às 18h30 e às 19h15.

Diretamente do Parque de Exposições, em Salvador, Dedé Teicher, Felipe Velozo e Laura Vicente comandam a transmissão, com entrevistas com artistas, bastidores e comentários no Multishow e no Globoplay. Nas redes, TV Globo, Globoplay, Multishow e gshow preparam uma cobertura completa.

A diversidade de estilos e gerações chega para brilhar nos palcos Cais e Ponte. No sábado (25), o line-up conta com os encontros de Pitty e Melly, Ana Castela e Xamã, Só Pra Contrariar e Alcione. O público ainda poderá dançar e cantar ao ritmo de Bell Marques, Alok, Daniela Mercury, Timbalada e Natiruts, apresentando os hits em sua turnê de despedida.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA