Música
Jazzista Amaro Freitas estará na “Terça da Música”!


Foto por Helder Tavares
Em fevereiro deste ano, num dos últimos eventos na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) antes da suspensão das atividades devido às políticas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, Amaro Freitas trouxe a Salvador o primeiro show da turnê nacional de seu mais recente disco, “Rasif”. Uma das grandes revelações do jazz brasileiro recente, o projeto “Terça da Música”, do Teatro Castro Alves, apresentará seu vídeo do frevo “Encruzilhada”, gravado em 2017 no Instituto Ricardo Brennand, na próxima terça-feira, dia 8 de setembro, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial).
Influenciado pelo mestre do frevo Capiba, por Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, mas também pelas grandes referências do piano jazz, como Thelonious Monk, Keith Jarrett ou Chick Corea, Amaro Freitas, para além do sempre predominante samba jazz, Amaro volta-se para a cultura nordestina e traduz frevo, baião, maracatu, ciranda e maxixe para a linguagem do jazz. Com o seu disco de estreia, “Sangue Negro”, lançado em 2016, conquistou de imediato a crítica, que nele encontrou uma nova vida para o gênero no Brasil, e o Prêmio MIMO Instrumental daquele ano. O álbum mais recente, “Rasif”, de 2018, confirmou o virtuosismo e a inventividade de seu trabalho.
Para realizar este cruzamento de elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz, formando uma única espiral sonora, Amaro Freitas é acompanhado de Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria). O trio convida a desbravar novas rotas e experimentar a capacidade percussiva do piano, em complexos padrões matemáticos, ritmos imprevisíveis e hipnóticos.
“Terça da Música”
Amaro Freitas
Registro: “Encruzilhada”
Quando: 8 de setembro de 2020 (terça-feira), 12h
Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube
Música
Banda Mel apresenta em jantar beneficente do Martagão Gesteira

Nesta quinta-feira (22), a solidariedade e a música baiana se encontram na VI edição do Jantar do Bem, evento beneficente em prol do Hospital Martagão Gesteira. A noite, que marca os 60 anos da instituição, acontece na Pupileira e terá como atração principal um show acústico da Banda Mel, em comemoração aos 40 anos da Axé Music.
Comandada por Márcia Short e Robson Morais, a Banda Mel é uma das precursoras do samba-reggae e referência na música da Bahia. No repertório, clássicos como “Baianidade Nagô” e “Prefixo de Verão”, eleitos entre os maiores sucessos do gênero por premiações como Band Folia, Bahia Folia e Correio Folia.
“Será uma noite simbólica para a música e para a solidariedade. Estamos honrados em participar desse momento”, afirma Robson. “Preparamos um repertório especial com clássicos da nossa história”, completa Márcia.
Produzido por Licia Fabio, o jantar reunirá gastronomia de excelência, com um menu assinado por chefs renomados: Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Origem), Dante e Katrin Bassi (Manga), e Edinho Engel (Amado). Os três restaurantes figuram entre os melhores do Brasil e da América Latina, segundo publicações como a revista Exame e o ranking 50 Best.
Outro destaque da noite será a participação do artista plástico Vik Muniz, que assina a arte dos pratos que serão entregues como lembrança aos convidados. Reconhecido internacionalmente, Vik tem obras em acervos de museus como o MoMA (Nova York), o MASP (São Paulo) e o Victoria and Albert Museum (Londres).
Toda a renda arrecadada será revertida para o Martagão Gesteira, referência no atendimento 100% SUS a crianças e adolescentes de toda a Bahia. O hospital atua em 27 especialidades médicas, com destaque para oncologia, neurologia e cardiologia. É também o único da Bahia a realizar transplante de medula óssea pediátrico pelo Sistema Único de Saúde.
SERVIÇO
VI Jantar do Bem – Hospital Martagão Gesteira
Quando: Quinta-feira, 22 de maio, 19h
Local: Pupileira, Av. Joana Angélica, 79 – Tororó
Igressos: https://bileto.sympla.com.br/event/105034
Música
Kaila Barreto, Bruno Kroz e Alfão vencem o Acelera RAP

Kaila Barreto, Bruno Kroz e Alfão são os vencedores da primeira edição do Programa Acelera RAP na Bahia. Cada um dos três artistas receberá R$ 5 mil em investimento direto para acelerar sua carreira ou lançar um novo produto musical, marcando um importante passo para a cena independente da capital.
Com trajetórias ligadas ao movimento de base, os artistas se destacaram durante todo o processo formativo do programa, que reuniu 30 participantes de diferentes municípios baianos entre março e maio. A seleção final considerou critérios como criatividade, originalidade, engajamento com a cena e desenvolvimento técnico.
Idealizado para fortalecer o RAP baiano e oferecer estrutura profissional a MCs, DJs e produtores, o Acelera RAP foi responsável por conectar artistas emergentes com ferramentas fundamentais de atuação no mercado musical. A formação incluiu temas como cultura Hip-Hop, direitos autorais, distribuição digital, comunicação, marketing e gestão de carreira.
“Kaila, Bruno e Alfão representam o que há de mais pulsante na cena underground da cidade. São vozes que nascem da rua, que carregam verdade e potência”, afirma Well Santiago, coordenador do projeto. “Essa é só a primeira de muitas edições. A cultura Hip-Hop da Bahia merece e precisa de cada vez mais espaços como esse.”
A primeira edição do programa recebeu 240 inscrições de cerca de 40 municípios baianos, mostrando o quanto a cultura urbana está viva e ativa em diversas regiões do estado. O Acelera RAP é uma aposta concreta na profissionalização da arte periférica e no fomento de novas narrativas dentro do Hip-Hop nacional.
Confira os vencedores no Instagram oficial do projeto: @acelerarap.
Música
Oficina de mbira acontece na Casa do Benin em celebração ao Dia da África

Em homenagem ao Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio. a Casa do Benin, no Pelourinho, será palco do projeto Vivências em Músicas de Mbira, com uma oficina gratuita que acontece de 23 a 25 de maio, propondo uma imersão na tradição da África Austral por meio da mbira — instrumento melódico ancestral típico de países como Zimbabwe e Moçambique.
Idealizado pelo músico e etnomusicólogo baiano Thon Nascimêmtos, o projeto oferece três dias de aulas voltadas a pessoas a partir de 16 anos, mesmo sem experiência musical. Os encontros acontecerão na sexta (13h às 17h), sábado (9h às 12h) e domingo (15h às 17h), sendo que o último dia será marcado por uma apresentação pública de encerramento, em celebração à data que reverencia o legado do continente africano.
Durante o encerramento, duas mbiras do tipo nyunganyunga, fabricadas artesanalmente em Maputo (Moçambique) especialmente para o projeto, serão sorteadas entre os participantes. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do perfil oficial do projeto no Instagram: @mbira.brasil.
A oficina em Salvador marca a continuidade do Vivências em Músicas de Mbira, que teve sua primeira edição há um ano na capital baiana. Agora com fomento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-BA), o projeto ganha estrutura ampliada e circula por diferentes cidades da Bahia. A oficina já passou por Santo Amaro, dentro da programação do Bembé do Mercado, e segue para Porto Seguro (27 a 29 de maio), na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Outras etapas incluem ações na Escola de Música da Ufba (3, 5 e 6 de junho) e na Casa da Música, em Itapuã (22 a 24 de agosto).
Com uma trajetória acadêmica profundamente ligada à ancestralidade africana, Thon Nascimêmtos é doutorando em Música, Cultura e Sociedade pela Unicamp e mestre em Etnomusicologia pela Ufba, além de possuir mestrado em Ensino em Relações Étnico-Raciais pela Uesb. Atualmente, integra o corpo docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no curso de Educação do Campo.
A oficina representa uma oportunidade rara de vivenciar a força da música tradicional africana em território baiano, estreitando laços entre culturas irmãs por meio da arte e do conhecimento ancestral.
SERVIÇO
O quê: Oficina “Vivências em Músicas de Mbira”
Quando: 23 a 25 de maio
Sexta-feira, das 13h às 17h
Sábado, das 9h às 12h
Domingo, das 15h às 17h (com apresentação pública)
Onde: Casa do Benin – Pelourinho
Quanto: Gratuito
Inscrições: @mbira.brasil
Foto: Pamela Siqueira