Connect with us

AfroEmpreendedorismo

Baiana Karine Oliveira é uma das participantes da 5ª temporada do Shark Tank Brasil!

Jamile Menezes

Publicado

on

A baiana Karine Oliveira, CEO da Wakanda Educação Empreendedora é uma das participantes da 5ª temporada do Shark Tank Brasil, reality show de empreendedorismo e negócios do Sony Channel. A Wakanda é um negócio de impacto social que traduz o empreendedorismo tradicional para uma linguagem informal e regional e já potencializou mais de 600 empreendimentos da periferia, sobretudo as iniciativas voltadas para as mulheres negras e pela comunidade LGBTQIA.

“Ser representante da Bahia em um programa como esse é um presente, motivo de muito orgulho. Está sendo um momento mágico e importante na minha vida profissional e pessoal também. É uma realização poder ver o meu negócio, que começou em 2018, tomando essa proporção gigantesca e é apenas o começo da jornada. Agradeço a todas as pessoas que incentivaram e estão colaborando nessa fase de crescimento. Pessoas pretas no topo e levando os seus!”, pontua Karine.

Em sua apresentação, os destaques ficaram para o “Pitch de Buzu”, a competição criada por ela com o objetivo de valorizar os trabalhadores que ganham a vida vendendo produtos nos transportes públicos, e para o “Deusas do Empreendedorismo”, que ajuda mulheres a potencializar seus negócios com a metodologia desenvolvida pela própria empresa.

Karine foi elogiada por toda equipe de investidores, os chamados Tubarões, composta pelos já conhecidos Caito Maia, João Appolinário, Camila Farani, José Carlos Semenzato, além da estreante Carol Paiffer. Camila Farani foi a investidora escolhida na “disputa” que envolveu 4 investidores e se tornou a nova sócia da Wakanda Educação Empreendedora, com um investimento de R$200 mil por 15% da empresa.

A primeira participação da empreendedora já está disponível na íntegra no canal do YouTube do programa. O segundo episódio da temporada vai ao ar no dia 27 de novembro, às 22h.

AfroEmpreendedorismo

Festival Tempero do Subúrbio abre inscrição para empreendedores da gastronomia

Amanda Moreno

Publicado

on

Festival Tempero do Subúrbio abre inscrição para empreendedores da gastronomia
Festival Tempero do Subúrbio abre inscrição para empreendedores da gastronomia (Foto: Divulgação)
Festival Tempero do Subúrbio abre inscrição para empreendedores da gastronomia. Empreendedores do Subúrbio de Salvador que atuam no ramo de gastronomia podem se inscrever gratuitamente no projeto Festival Tempero do Subúrbio, entre os dias 15 e 26 de abril. O projeto vai ofertar cursos em formato online, mentoria e pitching, além de realizar um rolê gastronômico na região e um concurso com premiação de R$ 5 mil para os dois melhores empreendimentos. As inscrições podem ser realizadas no link e mais informações podem ser acompanhadas através da página do Instagram  @festivaltemperodosuburbio 

O projeto passará por três etapas, sendo que na primeira serão atendidos 30 empreendedores que passarão por um processo de qualificação, nas áreas de marketing, desenvolvimento de negócios e culinária. Para a fase seguinte serão selecionados 10 empreendedores para o Rolê Gastronômico: uma ocupação artística e de circulação nos bares, restaurantes e botecos selecionados da região do Subúrbio.

Esta etapa consiste na batalha gastronômica entre os 10 empreendimentos concorrentes. O público poderá visitar e votar no estabelecimento que achar mais atrativo, levando em conta critérios como o prato da casa, atendimento, qualidade da comida e bebida, estrutura física e atração artística. Por fim, o projeto encerra com uma festa de premiação dos dois melhores empreendimentos, escolhidos  pela votação dos clientes e curadoria especializada.

O Festival Tempero do Subúrbio é uma iniciativa contemplada no edital Fundo Bora Cultura Preta, realizado pela Preta Hub e patrocinado pela AmBev. É uma realizacao da Di Preta Produções em parceria com o Ifé – Centro de Pesquisa e Ativismo Negro e com produção da Aganju Produções.

O projeto chega à sua 2ª edição, tendo como eixo central o protagonismo do empreendedorismo gastronômico na região do Subúrbio de Salvador.

SERVIÇO

Tempero do Subúrbio

Inscrições para Fase de Qualificação

De 15 a 26 de abril de 2024

Gratuito

Realização: DiPreta Produções

Acompanhe em: @festivaltemperodosuburbio

 

CRONOGRAMA

Inscrições para a Fase de Qualificação – 15 a 26 de abril de 2024

Realização da Fase de Qualificação – 06 a 31 de maio

Realização das Mentorias – 31 de maio a 03 de junho

Realização das bancas de Pitching – 07 a 10 de junho

Divulgação dos selecionados para Fase do Rolê Gastronômico – 11 a 14 de junho

Realização do Rolê Gastronômico – 05 de julho a 03 de agosto

Realização da Festa de Encerramento – entre 07 e 14 de setembro

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Inscrições para o Acelera Iaô encerram na próxima semana

Amanda Moreno

Publicado

on

Inscrições para o Acelera Iaô encerram na próxima semana
Inscrições para o Acelera Iaô encerram na próxima semana (Foto: Ag Dude)

Inscrições para o Acelera Iaô encerram na próxima semana. Encerram na próxima quinta-feira (11/04), às 23h59, as inscrições para projeto de qualificação Acelera Iaô 2024, abertas para empreendedoras e empreendedores negros com negócios nas categorias de alimentação, moda, artesanato e música. Os interessados deverão acessar e preencher o formulário específico para o curso, através do site da Associação Fábrica Cultural: https://fabricacultural.org.br/ . Realizado pela Fábrica Cultural, o programa Acelera Iaô conta com o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil.

Neste 1º ciclo, o programa oferece 220 vagas na Iaô Labs, disponibilizadas em 120 para os empreendedores de moda, música e artesanato e 100 para os empreendedores de alimentação. As aulas serão ministradas em formato híbrido, através de aulas online e encontros presenciais no Iaô Espaço de Criação, na Fábrica Cultural, na Ribeira.

O Acelera Iaô e o Iaô Labs destinam-se aos empreendimentos liderados por pessoas negras, pardas e indígenas, maiores de 18 anos, residentes em Salvador, Região Metropolitana e interior do Estado. O programa tem como prioridade contemplar as mulheres com empreendimento próprios e negócios criativos, ativos, pelo menos há seis meses.

A Iaô Labs é uma jornada de qualificação e aceleração de negócios pretos, formalizados ou não, que contempla aulas em módulos específicos para cada segmento, bancas de pitch e vagas para mentorias individuais e coletivas na etapa de aceleração

Na inscrição, os projetos, empreendimentos e negócios criativos devem se adequar a um dos segmentos descritos no regulamento. Não podem participar os empreendedores que foram contemplados com premiações dos programas da Associação Fábrica Cultural.

Em 2024 o Acelera Iaô pretende qualificar 400 afroempreendedores, com 740 horas de mentorias em 2 ciclos do Iaô Labs, aceleração de 40 negócios e premiação de 10 negócios com investimento semente no valor de 10 mil reais cada.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Teatroescola promove capacitação voltada para jovens empreendedores negros

Amanda Moreno

Publicado

on

Teatroescola promove capacitação voltada para jovens empreendedores negros
Teatroescola promove capacitação voltada para jovens empreendedores negros

Teatroescola promove capacitação voltada para jovens empreendedores negros. Formar novos gestores nos campos de arte e cultura, por meio da capacitação de jovens lideranças negras de Salvador. Esse é um dos objetivos do Programa de Lideranças Negras para Cultura, promovido pelo Teatroescola, projeto residente no Teatro Jorge Amado, localizado na Pituba.

Destinado ao público com idade entre 18 e 35 anos, moradores da capital e região metropolitana, que possuam interesse em fortalecer seus empreendimentos culturais ou se iniciarem em novos negócios gerando impacto econômico e social em suas localidades, o PLNC contemplará 30 jovens autodeclarados afrodescendentes.

As aulas ocorrerão ao longo de 10 meses, com carga horária de 300 horas e tem certificação junto ao Núcleo de Línguas e Linguagens do Campus dos Malês (NULIME) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

O Programa é a primeira ação nas áreas de arte e cultura destinada a jovens lideranças em todo o Nordeste, e é amparado pela Lei n° 10.639, que viabiliza estudos sobre a história e  cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

Com uma equipe de profissionais do cenário local e nacional fornecendo aporte teórico e prático através de módulos específicos nas áreas de gestão, planejamento, marketing pessoal, captação de recursos, a ação também oferece monitorias e cursos de língua inglesa e Libras.

As inscrições ocorrerão até o dia 10 de abril, por meio digital, através do formulário eletrônico presente no link https://forms.gle/79fBgA4qDjikAedZA. Não é necessário efetuar pagamento de taxa de inscrição para participar.

O Programa de Lideranças Negras para Cultura é uma ação desenvolvida pelo Teatroescola em parceria com Hotel Mercure Salvador/Pituba, Teatro Jorge Amado, Ubuntu Moda Afro e English Ku Bhata.

Primeira escola inclusiva e integrada com estudos da cultura afro-brasileira e indígena em todo o Nordeste, destinada a jovens afrodescendentes, com fundação em 2017, o Teatroescola já formou mais de 700 jovens de Salvador e região metropolitana, nas áreas de arte e cultura.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA