Moda
Pelourinho recebe espetáculo contra o racismo na 2ª edição do “Desfile Manifesto Navio Negreiro”!

O Monumento da Cruz Caída — Praça da Sé, Pelourinho, recebe nesse sábado (28), às 15h30, a 2ª edição do “Desfile Manifesto Navio Negreiro — tempos atuais”. A entrada para o evento é gratuita, no entanto, é obrigatório o uso de trajes brancos para assistir as atividades —que serão voltadas ao teatro, seguido por um desfile de moda. A manifestação em forma de espetáculo é contra o racismo, genocídio, feminicídio e intolerância religiosa.
“Todo camburão existe um pouco de navio negreiro. Por isso a gente aborda o espetáculo de 1500 anos atrás aos dias de hoje, falando sobre genocídio, feminicídio, intolerância religiosa, racismo, fazendo com que o jovem se perceba nesse universo de tanta crueldade com nossos povos e corpos. A intenção do evento é sensibilizar e motivar o outro a agir diferente dentro dessa realidade que vivemos”, pontua Jonas.
SARAU CULTURAL “MOVIMENTE-SE NEGRO”
Na sequência de ações, a FOCUS Moda & Produções realiza no próximo dia 5 de dezembro — sábado, às 10h, no Espaço Cultural Casarão das Artes (Setor 1), o sarau cultural “Movimente-se Negro”, com ações voltadas para música, dança, poesia, desfiles, cinema, teatro, sorteio, hip-hop, bate-papo, dinâmicas variadas, além do espetáculo “Na Pele Preta” e a exibição do filme “Na Quebrada” (2014).
Contra o genocídio da juventude negra, o sarau terá inscrições abertas para jovens e adolescentes no entorno dos bairros de Fazenda Coutos, Paripe e Lagoa da Paixão, com idade entre 16 e 25 anos. O projeto contará também com um espaço de microfone aberto para o público que queira apresentar intervenções artísticas, a exemplo de cantos, danças ou recitais.
A caminho da 2ª edição, o “Movimente-se Negro” surge com o intuito de reforçar o diálogo artístico cultural com a juventude negra do subúrbio ferroviário de Salvador, recrutando jovens de comunidades carentes para somar às atividades ao decorrer do projeto.
Programação
O sarau cultural “Movimente-se Negro” contará com a apresentação de oficinas de turbante; grupo de rap local; prosa preta com os temas feminismo, empoderamento, saúde mental dos jovens e “mulheridade”; cinema na quadra; oficinas de dança afro, poesias e rimas.
O evento será transmitido e salvo na rede social da FOCUS Moda & Produção (Instagram) na quadra da comunidade da Lagoa da Paixão. A lotação máxima estará reduzida a 30 pessoas, respeitando as leis municipais de prevenção contra o novo coronavírus (COVID-19).
O sarau “Movimente-se Negro” é uma realização da FOCUS Moda & Produção, Terre des Hommes Schweiz e CIPÓ — Comunicação Interativa, com apoio do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (GAPA Bahia) e a União de Negros pela Igualdade (Unegro).
SERVIÇOS
2ª edição do Desfile Manifesto Navio Negreiro
Quando: sábado (28), às 15h30;
Onde: Monumento da Cruz Caída — Praça da Sé, Pelourinho;
Entrada Franca | Traje branco obrigatório;
Sarau Cultural “Movimente-se Negro”
Quando: sábado (5), às 10h;
Onde: Espaço Cultural Casarão das Artes (Setor 1);
Moda
SESI Casa Branca recebe Oficina de Moda e Passarela com Carlos Cruz
O Sesi Casa Branca, Caminho de Areia, sedia a Oficina de Moda e Passarela nos dias 13, 20 e 27 de agosto, sempre às quartas-feiras, das 14h às 18h. A atividade integra o Ciclo de Workshops Moda e Figurino, promovido pelo SESI Bahia em parceria com o projeto Periferia do Futuro, e é voltada à formação de novos talentos no setor da moda.
Carlos Cruz, modelo internacional e diretor de casting do São Paulo Fashion Week e da Casa de Criadores, conduz os encontros. A formação é gratuita, com certificação garantida, e atende jovens entre 16 e 70 anos, residentes em bairros periféricos de Salvador e Lauro de Freitas, com histórico de escolarização na rede pública. O traje preto é obrigatório, e os participantes em destaque poderão ser agenciados pela PJT Model, agência dirigida por Carlos Cruz e Sivaldo Tavares, que possui o maior casting negro de Salvador.
O projeto Periferia do Futuro nasceu da vivência de Cruz com a falta de acesso a oportunidades para pessoas negras e periféricas no setor da moda. A proposta é formar e valorizar talentos criativos por meio de metodologias que combinam expressão, atitude e construção de imagem, conectando novos profissionais ao mercado. As inscrições são limitadas e podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla.
Serviço
Oficina de Moda e Passarela com Carlos Cruz
Datas: 6, 13, 20 e 27 de agosto (quartas-feiras)
Horário: das 14h às 18h
Local: Sesi Casa Branca, Caminho de Areia – Salvador /BA
Traje: preto
Certificação garantida
Realização: SESI Cultura Bahia e Centro Cultural SESI Casa Branca
Produção: Mil Produções Artísticas
Parceria: Fábrica Cultural, Condomínio Bahia Têxtil, Sindvest, SENAI CIMATEC e SENAI Dendezeiros.
Moda
Ciclo de Workshops Moda e Figurino recebe Goya Lopes e Carlos Cruz na Cidade Baixa
Moda
MUNCAB recebe estilista Isa Isaac Silva no 8º encontro do projeto Porto dos Saberes
O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) sedia no próximo sábado, 2 de agosto, o oitavo encontro do projeto Porto dos Saberes, com a presença da estilista e empreendedora Isa Isaac Silva. A programação tem início às 14h com uma visita mediada às exposições do museu, seguida, às 15h, da palestra “Costurando identidades: A moda como Linguagem e Caminho”, conduzida por Isa. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site oficial do MUNCAB.
A atividade propõe uma conversa sobre moda, ancestralidade, linguagem e transformação social a partir de um fazer criativo anticolonial. Estilista baiana radicada em São Paulo, Isa é fundadora da Isa Isaac Silva Brand, marca que valoriza a diversidade de corpos, gêneros e culturas. Com inspiração em heranças afro-indígenas e princípios de sustentabilidade e inclusão, suas criações já passaram por importantes passarelas da moda nacional, como a Casa de Criadores e o São Paulo Fashion Week. Reconhecida por seu ativismo estético e político, ela utiliza a moda como instrumento de resistência e afirmação de narrativas negras, indígenas, trans e periféricas.
O projeto Porto dos Saberes é promovido pela Amafro por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A iniciativa promove encontros com intelectuais negros e personalidades de diversas áreas, articulando debates, visitas mediadas e ações formativas voltadas à construção coletiva de conhecimento.
Em 2025, o projeto já contou com participações de nomes como Erika Malunguinho, Monique Evelle, Aldri Anunciação, Dra. Lívia Vaz, Vilma Reis, Val Benvindo e Midiã Noelle, consolidando-se como uma plataforma de fortalecimento do pensamento negro contemporâneo.
Além das palestras, o Porto dos Saberes também promove visitas gratuitas para instituições públicas de ensino, coletivos e organizações sociais, e aproxima estudantes universitários de empresas situadas no entorno do Porto de Salvador, ampliando o diálogo entre juventude negra, mercado de trabalho e valorização das culturas afro-brasileiras.
SERVIÇO
O quê: Palestra “Costurando identidades: A moda como Linguagem e Caminho”, com Isa Isaac Silva
Quando: Sábado, 2 de agosto de 2025
Horário: Visita mediada às 14h; palestra às 15h
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, Salvador/BA
Inscrições: Gratuitas, com 20 vagas disponíveis. Acesse: www.museuafrobrasileiro.com.br/index.php/projeto-porto-dos-saberes/
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


