Moda
Pelourinho recebe espetáculo contra o racismo na 2ª edição do “Desfile Manifesto Navio Negreiro”!

O Monumento da Cruz Caída — Praça da Sé, Pelourinho, recebe nesse sábado (28), às 15h30, a 2ª edição do “Desfile Manifesto Navio Negreiro — tempos atuais”. A entrada para o evento é gratuita, no entanto, é obrigatório o uso de trajes brancos para assistir as atividades —que serão voltadas ao teatro, seguido por um desfile de moda. A manifestação em forma de espetáculo é contra o racismo, genocídio, feminicídio e intolerância religiosa.
“Todo camburão existe um pouco de navio negreiro. Por isso a gente aborda o espetáculo de 1500 anos atrás aos dias de hoje, falando sobre genocídio, feminicídio, intolerância religiosa, racismo, fazendo com que o jovem se perceba nesse universo de tanta crueldade com nossos povos e corpos. A intenção do evento é sensibilizar e motivar o outro a agir diferente dentro dessa realidade que vivemos”, pontua Jonas.
SARAU CULTURAL “MOVIMENTE-SE NEGRO”
Na sequência de ações, a FOCUS Moda & Produções realiza no próximo dia 5 de dezembro — sábado, às 10h, no Espaço Cultural Casarão das Artes (Setor 1), o sarau cultural “Movimente-se Negro”, com ações voltadas para música, dança, poesia, desfiles, cinema, teatro, sorteio, hip-hop, bate-papo, dinâmicas variadas, além do espetáculo “Na Pele Preta” e a exibição do filme “Na Quebrada” (2014).
Contra o genocídio da juventude negra, o sarau terá inscrições abertas para jovens e adolescentes no entorno dos bairros de Fazenda Coutos, Paripe e Lagoa da Paixão, com idade entre 16 e 25 anos. O projeto contará também com um espaço de microfone aberto para o público que queira apresentar intervenções artísticas, a exemplo de cantos, danças ou recitais.
A caminho da 2ª edição, o “Movimente-se Negro” surge com o intuito de reforçar o diálogo artístico cultural com a juventude negra do subúrbio ferroviário de Salvador, recrutando jovens de comunidades carentes para somar às atividades ao decorrer do projeto.
Programação
O sarau cultural “Movimente-se Negro” contará com a apresentação de oficinas de turbante; grupo de rap local; prosa preta com os temas feminismo, empoderamento, saúde mental dos jovens e “mulheridade”; cinema na quadra; oficinas de dança afro, poesias e rimas.
O evento será transmitido e salvo na rede social da FOCUS Moda & Produção (Instagram) na quadra da comunidade da Lagoa da Paixão. A lotação máxima estará reduzida a 30 pessoas, respeitando as leis municipais de prevenção contra o novo coronavírus (COVID-19).
O sarau “Movimente-se Negro” é uma realização da FOCUS Moda & Produção, Terre des Hommes Schweiz e CIPÓ — Comunicação Interativa, com apoio do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (GAPA Bahia) e a União de Negros pela Igualdade (Unegro).
SERVIÇOS
2ª edição do Desfile Manifesto Navio Negreiro
Quando: sábado (28), às 15h30;
Onde: Monumento da Cruz Caída — Praça da Sé, Pelourinho;
Entrada Franca | Traje branco obrigatório;
Sarau Cultural “Movimente-se Negro”
Quando: sábado (5), às 10h;
Onde: Espaço Cultural Casarão das Artes (Setor 1);
Moda
SESI Casa Branca recebe exposição e workshop gratuito com Jonas Bueno

Workshops serão gratuitos e inscrições online já estão abertas no Sympla
Em julho, o Serviço Social da Indústria (SESI) na Bahia, em parceria com o Departamento Nacional do SESI, dará continuidade ao Ciclo de Workshops Moda e Figurino, com atividades formativas abertas ao público em suas unidades parceiras, como a Fábrica Cultural, SINDVEST, Condomínio Bahia Têxtil, SENAI Dendezeiros e SESI Casa Branca, na Cidade Baixa.
No dia 7 de julho, às 19h, no SESI Casa Branca, será a vez do multiartista Jonas Bueno trazer sua exposição “Corpo-Tecido-Território: obras têxteis por meio da técnica do patchwork”, na qual transforma fardamentos descartados de empresas e instituições militares em obras têxteis por meio da técnica do patchwork. A mostra traz em seus detalhes marcas de controle, trabalho e disciplina, questionando poder, identidade e pertencimento.
O artista também fará Workshop homônimo, no dia 07/07 às 19h, na Sala Letieres Leite, SESI Casa Branca, propondo um diálogo crítico sobre os corpos que habitam territórios marcados pela vigilância e pela exclusão.
Jonas Bueno é modelo, fundador e diretor da Escola de Artes Integradas Focus, localizada no Pelourinho, que tem como objetivo capacitar e promover a inclusão, trazendo visibilidade para pessoas negras através de diversos cursos e atividades artísticas.
Todas as atividades serão gratuitas, mediante inscrição online.
A 2ª Etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino é uma realização do SESI Cultura Bahia – Centro Cultural SESI Casa Branca, produção da Mil Produções Artísticas e parceria com a Fábrica Cultural, Condomínio Bahia Têxtil, Sindvest, SENAI CIMATEC e SENAI Dendezeiros.
PROGRAMAÇÃO
JULHO
07/07/2025 Segunda – Feira
Local: Centro Cultural SESI Casa Branca (Caminho de Areia)
19h – Exposição e Workshop
“Corpo-Tecido-Território – obras têxteis por meio da técnica do patchwork”, com Jonas Bueno
Inscrições:
Moda
“Periferia do Futuro” capacita jovens negros de Salvador para atuar no mercado da moda

Formar e inserir jovens negros do subúrbio e periferias de Salvador no mercado da moda é o objetivo do Periferia do Futuro, projeto social e educacional idealizado pelo modelo e empresário Carlos Cruz. A iniciativa reúne hoje 247 participantes, com cerca de 120 modelos ativos em formação contínua, muitos deles já atuando profissionalmente em desfiles, campanhas publicitárias e editoriais.
Aos 16 anos, Letícia Kethelen, moradora do Cabula, é uma das jovens que já colhe frutos da experiência. Ela estreou como modelo fotográfica na campanha de divulgação do bloco de Carnaval Proibido Proibir. “Foi uma surpresa e uma alegria enorme conseguir esse trabalho tão rápido. Aqui a gente aprende de verdade como é o mercado”, conta.
Outro exemplo é Taimara dos Santos, 33, de Brotas, que encontrou no projeto a chance de realizar um sonho antigo. “O que me motivou foi perceber que aqui não se trata apenas de desfilar. É um espaço de acolhimento, respeito e oportunidade real.”
Criado há um ano e meio, o Periferia do Futuro oferece formação gratuita com oficinas de passarela, fotografia, produção de moda e imagem pessoal. Os encontros ocorrem semanalmente, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, que cede os espaços do Café-Teatro Nilda Spencer e da Sala Multiuso Nelson Maleiro para ensaios e atividades formativas.
Mais que revelar novos rostos, o projeto movimenta uma cadeia produtiva que inclui maquiadores, cabeleireiros, produtores, fotógrafos e técnicos. Só em 2024, o coletivo esteve presente em eventos como o Movimento Boca de Brasa, o Parque Shopping Fashion Week e o Quintal dos Pretos, este último com mais de 70 modelos desfilando para um público de mil pessoas. Todos os profissionais envolvidos recebem cachê e ajuda de custo.
“Nosso objetivo é profissionalizar e gerar renda. A arte precisa ser caminho de sustento e dignidade para a juventude das periferias”, afirma Carlos Cruz, que também comanda a agência P&M Marketing e Assessoria.
Contratações e parcerias
Empresas, marcas, eventos e produtores interessados em contratar modelos, profissionais de beleza ou ações do Periferia do Futuro podem entrar em contato pelos perfis no Instagram:
📍 @marketingeassessoriaa
📍 @carloscruzmodel
Foto: Bruno Varoto
Moda
SESI inicia nova etapa de Workshops de Moda e Figurino na Cidade Baixa

O Serviço Social da Indústria (SESI) na Bahia lança, neste final de semana (24 das 13h às 19h e 25 das 13h às 18h), em parceria com o Departamento Nacional do SESI, a segunda etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino, no Centro Cultural SESI Casa Branca, na Cidade Baixa. A abertura da iniciativa será marcada pela realização da Feira de Moda CBX – Conexões Criativas do Vestuário, em homenagem ao Dia da Indústria e o Dia da Costureira, além de celebrar a criatividade, diversidade e o potencial produtivo do setor vestuário na capital baiana.
A programação da Feira contará com desfile da Periferia do Futuro, roda de conversa sobre moda e economia criativa, feira de expositores e atrações musicais, como DJ Ferah, trio de forró “Forró Violado” e roda de samba com Roberval Santos.

As Marias Atelier
O destaque do primeiro dia, 24/05, é a roda de conversa “Moda e Economia Criativa: Caminhos Sustentáveis”, às 17h, com participação de representantes do Sindicato do Vestuário (Sindvest), Fábrica Cultural, SENAI Dendezeiros, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e especialistas em economia criativa. O objetivo é promover diálogo, troca de experiências e fortalecer conexões entre moda, sustentabilidade e inovação. Nestes dias, a Estação Ciências estará com entrada gratuita.
E o do segundo dia é a programação Infantojuvenil, com o espetáculo Espetáculo Vila ABCD e a roda de conversa “Moda e Economia Criativa: Caminhos Sustentáveis”, dentre outras ações.
Carlos Cruz
Formação
O ciclo segue com uma programação formativa de junho a setembro, com oficinas, workshops e exposições realizadas em diversos espaços parceiros, como a Fábrica Cultural, SENAI Dendezeiros e SESI Casa Branca.
Já estão previstas atividades como: Exposição e Workshop “Detalhes do Feito à Mão, a Poesia do fazer”, com Luciana Galeão. A atividade é uma exposição de “upcycling” – reaproveitamento criativo de resíduos, em alusão ao Mês do Meio Ambiente (Centro Cultural SESI Casa Branca); Moda e Passarela, com Carlos Cruz (Fábrica Cultural); Inovação e Criatividade: Como construir uma marca forte e atrair clientes (SENAI Dendezeiros); Como criar a identidade visual para valorização do seu produto (SENAI Dendezeiros); Decodificando símbolos culturais em produtos de moda, com Phaedra Moraes Brasil (SENAI CIMATEC), além de atividade com a estilista Goya Lopes.

Vila ABCD – Foto Tetê Marques
Os workshops ocorrerão sempre nas primeiras segundas-feiras dos meses de junho a setembro, no SESI Casa Branca, conduzidos por renomados estilistas baianos, como Luciana Galeão e Jonas Bueno. Além das formações, cada artista apresentará uma exposição com suas criações.
O projeto tem como propósito valorizar o potencial criativo dos territórios, estimular o empreendedorismo no setor do vestuário e impulsionar a economia criativa local. As inscrições serão abertas em maio, de forma gratuita, online e com vagas limitadas.
A 2ª Etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino é uma realização do Centro Cultural SESI Casa Branca e SESI, e tem produção da Mil Produções Artísticas e parceria com a Fábrica Cultural, Bahia Têxtil, SENAI CIMATEC e SENAI.

Jonas Bueno
PROGRAMAÇÃO
24 DE MAIO SÁBADO
13h – Feira de Moda CBX e DJ Ferah
14h – Desfile de Moda com a Periferia do Futuro
16h – Espetáculo Infantil Vila ABCD (Sala Letieres Leite) ingressos no Sympla
17h – Roda de Conversa | Moda e Economia Criativa: Caminhos Sustentáveis
18h – Show “Forró Violado” com Os Andrades
25 DE MAIO DOMINGO
13h – Feira de Moda CBX e DJ Ferah
14h – Roda de Samba com Roberval Santos
16h – Espetáculo Infantil Vila ABCD (Sala Letieres Leite) ingressos no Sympla
17h – DJ Ferah
SERVIÇO
Evento: Feira de Moda CBX – Conexões Criativas do Vestuário
O quê: Abertura da 2ª etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino
Quando: 24 e 25 de maio de 2025, a partir das 13h
Onde: Centro Cultural SESI Casa Branca – Av. Caminho de Areia, 1454, Cidade Baixa
Atrações: Feira de expositores, desfile com a Periferia do Futuro, roda de conversa com especialistas em moda e economia criativa, atrações musicais (DJ, trio de forró e samba)
Participação gratuita | Inscrições para workshops a partir de junho serão realizadas online, com vagas limitadas
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho