Connect with us

Audiovisual

Artistas Marcelo Ricardo e Vagner Jesus lançam curta “Manual como Conter uma Raça Poderosa”!

Jamile Menezes

Publicado

on

Manual de como Conter uma Raça Poderosa
Manual de como Conter uma Raça Poderosa

Marcelo Ricardo Foto João Paulo Sebadelhe

Estreia no dia 10 de dezembro, às 20h, o curta “Manual como Conter uma Raça Poderosa”, retratando os tensionamentos atuais que afetam pessoas pretas diversas. O curta traz em destaque a descoberta de um manual que revela a construção algoz que imobiliza socialmente pessoas pretas, provocando uma reação em cadeia. Esta é a premissa que os artistas Marcelo Ricardo e Vagner Jesus, trazem à tona para discutir o racismo estrutura com o curta metragem. O filme será lançado na plataforma do Youtube.

O manual é o fio condutor; emaranhando histórias de um jovem em situação de rua, um artilheiro em vésperas de um grande jogo, uma pessoa não-binária em um linchamento digital e um jornalista na urgência de uma notícia, todos vivendo as sombras de seus pensamentos na trama afrosurrealista.

“Este é um projeto ousado, em que me desafio a experimentar ser mais de um, dentro e fora de cena”, conta Vagner de Jesus, que já trabalhou em espetáculos do Bando de Teatro Olodum como “Ó Pai, Ó!”, “Áfricas” e  “Êrê”.  No último ano, o ator viajou por cidade do interior levando a montagem solo “V de Viado”, e agora retorna reafirmando o seu fazer artístico  em um monólogo experimental e multilinguístico. O curta foi elaborado para um espaço limitado dada as restrições do novo coronavírus. 

 A obra põe em reflexões situações diárias, como a de George Floyd, assassinado sob os joelhos de um policial em praça pública em Minneapolis (EUA), e o de João Alberto Silveira de Freitas, morto por seguranças no Carrefour, em Porto Alegre.

Manual de como Conter uma Raça Poderosa

Vagner Jesus

A obra une teatro, dança, audiovisual e artes visuais. Para a construção do curta, os artistas se apropriam da estética do afrosurrealismo, em que o sonho, a alucinação e o subconsciente protagonizado por pessoas pretas dão o ritmo de suspense a obra.

“O manual é uma metáfora para pensar no conjunto de imagens que se sobrepõe às subjetividades de pessoas negras da diáspora”, diz Marcelo Ricardo, que roteiriza e co-dirige a produção com o ator.  “Nosso interesse é se aprofundar num subconsciente que é coletivo, ameaçado e que nos retira a possibilidade de pensar saídas, mas que ainda assim, nos dar formas de reagir”, explica a o roteirista. 

A produção tem o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT-UFBA) através do Edital PIBExA, que contemplou propostas de experimentações artísticas estudantis em processos não presenciais em enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. A obra ficará acessível até o dia 17 de dezembro na plataforma do Youtube.

Serviço

Estreia – Manual de como Conter uma Raça Poderosa

Quando: 10 de dezembro, às 20h, até 17 de dezembro

Onde: no Yotube, pelo o link: bit.ly/FilmeManual

Gratuito

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

 

Continuar lendo

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Continuar lendo

Audiovisual

“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Iasmim Moreira

Publicado

on

Filme Marginal

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.

Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.

“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.

SERVIÇO

📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal

Continuar lendo

EM ALTA