Audiovisual
Artistas Marcelo Ricardo e Vagner Jesus lançam curta “Manual como Conter uma Raça Poderosa”!


Marcelo Ricardo Foto João Paulo Sebadelhe
Estreia no dia 10 de dezembro, às 20h, o curta “Manual como Conter uma Raça Poderosa”, retratando os tensionamentos atuais que afetam pessoas pretas diversas. O curta traz em destaque a descoberta de um manual que revela a construção algoz que imobiliza socialmente pessoas pretas, provocando uma reação em cadeia. Esta é a premissa que os artistas Marcelo Ricardo e Vagner Jesus, trazem à tona para discutir o racismo estrutura com o curta metragem. O filme será lançado na plataforma do Youtube.
O manual é o fio condutor; emaranhando histórias de um jovem em situação de rua, um artilheiro em vésperas de um grande jogo, uma pessoa não-binária em um linchamento digital e um jornalista na urgência de uma notícia, todos vivendo as sombras de seus pensamentos na trama afrosurrealista.
“Este é um projeto ousado, em que me desafio a experimentar ser mais de um, dentro e fora de cena”, conta Vagner de Jesus, que já trabalhou em espetáculos do Bando de Teatro Olodum como “Ó Pai, Ó!”, “Áfricas” e “Êrê”. No último ano, o ator viajou por cidade do interior levando a montagem solo “V de Viado”, e agora retorna reafirmando o seu fazer artístico em um monólogo experimental e multilinguístico. O curta foi elaborado para um espaço limitado dada as restrições do novo coronavírus.
A obra põe em reflexões situações diárias, como a de George Floyd, assassinado sob os joelhos de um policial em praça pública em Minneapolis (EUA), e o de João Alberto Silveira de Freitas, morto por seguranças no Carrefour, em Porto Alegre.

Vagner Jesus
A obra une teatro, dança, audiovisual e artes visuais. Para a construção do curta, os artistas se apropriam da estética do afrosurrealismo, em que o sonho, a alucinação e o subconsciente protagonizado por pessoas pretas dão o ritmo de suspense a obra.
“O manual é uma metáfora para pensar no conjunto de imagens que se sobrepõe às subjetividades de pessoas negras da diáspora”, diz Marcelo Ricardo, que roteiriza e co-dirige a produção com o ator. “Nosso interesse é se aprofundar num subconsciente que é coletivo, ameaçado e que nos retira a possibilidade de pensar saídas, mas que ainda assim, nos dar formas de reagir”, explica a o roteirista.
A produção tem o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT-UFBA) através do Edital PIBExA, que contemplou propostas de experimentações artísticas estudantis em processos não presenciais em enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. A obra ficará acessível até o dia 17 de dezembro na plataforma do Youtube.
Serviço
Estreia – Manual de como Conter uma Raça Poderosa
Quando: 10 de dezembro, às 20h, até 17 de dezembro
Onde: no Yotube, pelo o link: bit.ly/FilmeManual
Gratuito
Audiovisual
SÃO JOÃO BAHIA 2025
Audiovisual
SÃO JOÃO BAHIA 2025
Audiovisual
“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.
Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.
Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.
“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.
SERVIÇO
📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho