Audiovisual
Jovens negros e indígenas são público-alvo de laboratório de audiovisual gratuito!
Doze jovens autodeclarados negros e indígenas vivenciarão um mergulho no campo da realização de curtas-metragens de ficção. É isso que o “Gran Lab – Laboratório de Audiovisual” prevê em oficinas de Narrativa, Produção e Captação de Recursos, além de masterclasses abertas ao público. Pessoas moradoras de Salvador ou que residam em cidades do interior da Bahia, entre 18 e 30 anos, podem se inscrever gratuitamente entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro, pelo link http://bit.ly/GranLab. A iniciativa é uma realização do coletivo Gran Maître Filmes, coletivo e produtora audiovisual que desde 2018 cria produtos audiovisuais e promove atividades formativas.
Os encontros online de aprendizado serão ministrados por profissionais de reconhecida trajetória no audiovisual baiano: a oficina de Narrativa será conduzida pelo roteirista e professor Gildon Oliveira; na fase de Produção, a diretora e coordenadora de produção Dayane Sena estará no comando; já o cineasta, produtor executivo e roteirista Ailton Pinheiro será o responsável pela etapa de Captação de Recursos. O laboratório será realizado de 1º de março a 10 de abril.
Cada módulo possui carga horária total de 10h, divididas em seis aulas, entre gravadas (YouTube) e ao vivo (Zoom). Por isso, é necessário acesso à internet. Ao final, os doze jovens participarão de um pitching pedagógico, com profissionais convidados para as masterclasses. Haverá certificação para os participantes do laboratório.
Masterclasses
O público poderá acompanhar três masterclasses gratuitas, com profissionais negros e indígenas do audiovisual, em papos online com os membros da Gran Maître Filmes. Elas serão realizadas no canal do coletivo de cinema no YouTube na semana de início de cada módulo, guiados a partir de três temas: em 1º de março, “Narrativa para curta-metragem de ficção”; já no dia em 15 de março, “Etapas da produção para um curta-metragem de ficção”; e, por fim, em 29 de março, “Captação de recursos e inscrição em festivais de cinema para um curta-metragem de ficção”.
Gran Lab: áreas de formação
Narrativa – Gildon Oliveira
Essa será uma imersão em conceitos básicos para a formação técnica da roteirização de narrativas de ficção. De caráter teórico-prático, a ideia é discutir aspectos da elaboração de roteiro para obras audiovisuais no mercado atual. As aulas dão conta de abordagens teóricas e experimentações na prática dos exercícios de escrita dramática, com discussões de textos, vídeos ilustrativos e exercícios coletivos e individuais.
Produção – Dayane Sena
O módulo abordará aspectos relevantes na transição do roteiro para a realização da obra, que demanda compreensões certeiras. Durante as aulas, a ministrante orientará a construção das etapas de um projeto de produção, a partir de um roteiro pronto. Os participantes definirão estratégias necessárias para tirar um filme do papel com orçamento e cronograma previstos.
Captação de Recursos – Ailton Pinheiro
Visando a capacitação dos jovens no trabalho de produção executiva na gestão de um projeto audiovisual, o condutor da oficina tocará em temas como gerenciamento de recursos e administração de orçamento; leis de incentivo; formatação de projetos para captação de patrocínios; estrutura do mercado audiovisual; e circuitos de distribuição e exibição. Os assuntos virão à tona em aulas expositivas e exercícios de criação.
Gran Lab – Laboratório de Audiovisual
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
“GranLab – Laboratório de Audiovisual” (online e gratuito)
Inscrições para jovens autodeclarados negros e indígenas entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro, no link: http://bit.ly/GranLab
Masterclasses gratuitas no YouTube: Gran Maître Filmes
Mais informações em @granmaitrefilmes (Instagram).
Audiovisual
Mostra de Cinemas Africanos abre inscrições gratuitas em Salvador
A Mostra de Cinemas Africanos, que acontece em Salvador (BA), de 18 a 25 de setembro, está com inscrições abertas e gratuitas para sua programação paralela. As atividades incluem o Laboratório Crítico, conduzido pelo jornalista e crítico de cinema Rafael Carvalho; o Minicurso Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral: Reflexões sobre os Cinemas Africanos e suas Narrativas, facilitado pela pesquisadora, doutora em Comunicação, Cultura e Artes Jusciele Oliveira; e o inédito Encontros do Audiovisual Brasil-África, que vai reunir cerca de 40 profissionais dos dois lados do Atlântico Sul. As inscrições vão até dia 06 de setembro com vagas limitadas. A programação completa e o link para inscrições estão disponíveis no site: www.mostradecinemasafricanos.
Laboratório Crítico
Conduzido pelo jornalista e crítico de cinema Rafael Carvalho, a atividade contará com aulas teóricas e exercícios práticos com foco na reflexão sobre filmes produzidos no continente africano e em contextos afro-diaspóricos. O laboratório acontece em cinco encontros, nos dias 17, 18, 19, 24 e 25 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. São 15 vagas disponíveis. Inscrições aqui.
As aulas contarão com apresentação teórica e expositiva, exibição de curtas-metragens e trechos de filmes, sempre com incentivo para trocas e debates. Os participantes também serão preparados para uma experiência imersiva no festival, produzindo conteúdo crítico sobre as obras exibidas na programação. “Vamos propor um exercício de escrita e de cobertura do festival, no momento em que o evento e todas as discussões que ele engloba estão em curso”, destaca Rafael. As críticas serão publicadas na Revista Crítica de Cinemas Africanos, site vinculado à Mostra.
Minicurso: Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral
O curso “Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral: Reflexões sobre os Cinemas Africanos e suas Narrativas”, ministrado por Jusciele Oliveira, acontece nos dias 24 e 25 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. O curso oferece uma análise aprofundada das representações cinematográficas de Amílcar Cabral (1924-1973) , líder revolucionário dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Baseado nas experiências e trocas de Jusciele Oliveira durante sua participação nas comemorações do centenário de Cabral em Cabo Verde e Guiné-Bissau, o curso explora como a figura de Cabral foi retratada e interpretada em filmes africanos e como essas representações contribuem para a compreensão da história e do contexto político do continente africano. São 50 vagas disponíveis. Inscrições aqui.
Encontros do Audiovisual Brasil-África
A primeira edição dos Encontros do Audiovisual Brasil-África, iniciativa que fomenta parcerias e colaborações entre o cinema africano e o brasileiro, acontece de 19 a 22 de setembro, no Arquivo Público Municipal – Auditório Makota Valdina. O evento reúne cerca de 40 profissionais de ambos os lados do Atlântico Sul e busca criar um espaço propício para a colaboração, onde conhecimentos e experiências possam ser trocados para impulsionar as indústrias cinematográficas dos dois territórios.
A programação acontece em torno de quatro pilares: Pesquisa, Produção, Difusão e Formação. Especialistas do Brasil e da África irão compartilhar conhecimentos e fomentar novos projetos de coprodução, visando que o cinema africano e brasileiro ganhem ainda mais força e alcance. Serão quatro dias de atividades intensas que incluem mesas-redondas, apresentações de profissionais do cinema e um fórum dedicado a discutir a construção de uma cooperação sustentável entre Brasil e África na indústria criativa, com ênfase no cinema.
A atividade é voltada especialmente para profissionais do cinema e audiovisual. A participação é gratuita e limitada ao número de vagas de cada atividade. A programação completa pode ser consultada no site: www.mostradecinemasafricanos.
A Mostra de Cinemas Africanos em Salvador-Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O projeto Encontros do Audiovisual Brasil-África foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço:
Laboratório Crítico
Facilitador: Rafael Carvalho
17, 18, 19, 24 e 25 de setembro
Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia:
Rua da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA
15 vagas
Minicurso: Construções Cinematográficas de Amílcar Cabral: Reflexões sobre os Cinemas Africanos e suas Narrativas
Facilitadora: Jusciele Oliveira
24 e 25 de setembro
Museu de Arte Contemporânea da Bahia
Rua da Graça, 284 – Graça. Salvador (BA)
50 vagas
Encontros do Audiovisual Brasil-África
19 a 22 setembro 2024
Arquivo Público Municipal – Auditório Makota Valdina
Acompanhe em:
Instagram: @mostradecinemasafricanos
X: /mcafricanos
Facebook: /mostradecinemasafricanos
Site: www.mostradecinemasafricanos.
Youtube: /@cineafrica
Linkedin: /mostradecinemasafricanos
Audiovisual
Projeto Traço Negro lança documentários em Cachoeira
O projeto Traço Negro lança, no dia 03 de agosto, a partir das 16h, os últimos quatro documentários da série EXPANDIDO – em sua Videoteca Virtual: Pirulito (pintura), Renato kiguera (pintura), Rita de Cássia (escultura) e Sininho (escultura e pintura). Buscando contribuir para a visibilidade da produção de artistes visuais negres das cidades que margeiam as águas douradas do Rio Paraguaçu, o evento ocorre na Casa Preta Hub, em Cachoeira.
Após a exibição presencial, os doc – que trazem depoimentos biográficos sobre vida e obra des artistes – ficam disponíveis na Videoteca Virtual do projeto, no canal do YouTube (https://youtube.com/@traconegro7264?si=PlwanbniKLF1OcHo). Para acompanhar todas ações do projeto, os interessados podem seguir o perfil do Instagram do Traço Negro – https://www.instagram.com/traco_negro?igsh=c3dpaGVua3E2ZjQ3.
Desde o dia 14 de julho já foram lançados os documentários de Tina Melo, Alentícia Bertosa, Áydano Jr., Billy Oliveira e Mestre Biro – o documentário é uma homenagem póstuma, o artista faleceu em abril de 2023 -, Davi Rodrigues, Deisiane Barbosa, Diego Araújo, Flor do Barro, Fory, Gilberto Filho, Louco e Mimo, junto a seu filho Ronald. Além dos curtas, o projeto conta com uma exposição virtual e um e-book, que podem ser visualizados no site oficial www.traconegro.com.
Traço Negro nasce de uma pesquisa de título homônimo iniciada em 2014 pela arrista cachoeirana Tina Melo, no Mestrado Profissional em História da África, Diáspora e dos Povos Indígenas – concluído em 2016 -, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cachoeira, que visa refletir sobre a invisibilização de artistas visuais negres em Cachoeira e São Félix, apresentando possibilidades de afirmação dessas histórias de vida e de produção.
“Traço Negro é resultado de uma inquietação a partir da falta de visibilidade de estudos que registrem e analisem a produção negra em arte. É um tipo de resposta, ou caminho, que apresenta possibilidades de preenchimento de uma lacuna de referenciais negros nas artes visuais, que há muito é desvalorizado, posto distante dos livros e registros mais conhecidos, e do grande mercado”, declara a idealizadora do projeto, Tina Melo.
Este projeto foi contemplado no Edital de Produção Audiovisual Web, e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Site
A primeira edição do projeto ocorreu em agosto de 2022 com o lançamento de um e-book, um documentário e uma exposição virtual, que mergulham na trajetória desses homens e mulheres e suas produções. Todos os três produtos, lançados por meio do Edital Setorial de Artes Visuais (2019), estão disponíveis no site www.traconegro.com.
Audiovisual
Confira a Mostra “Cinema É Cachoeira – Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio”
A primeira edição da mostra “Cinema É Cachoeira – Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio” traz cinco produções entre longas de ficção e drama, realizada simultaneamente em cinco cidades do país. Destaque para a apresentação dos inéditos “Ilha”, de 2018 e “Até o Fim”, de 2020.
Coprodução Produção Rosza Filmes e Elo Studios, o evento acontece em Salvador (Bahia), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e em Poços de Caldas e Belo Horizonte (MG). A programação apresenta ao público um recorte da diversidade cultural, social, histórica e geográfica do Recôncavo Baiano, com produções premiadas em diversos festivais e já consagradas pelo público e crítica especializada, todas codirigidas por Ary Rosa e Glenda Nicácio.
Durante a maratona de filmes, o público poderá acompanhar nas telonas atuações de grandes nomes do cinema brasileiro como Fabrício Boliveira, Aldri Anunciação, Babu Santana, Valdinéia Soriano, Renan Motta, Maíra Azevedo, Arlete Dias, entre outros importantes atores. A classificação indicativa varia de acordo com cada filme e temática das obras.
Em Salvador, a mostra acontecerá até 31 de julho, no Cine Glauber Rocha.
“A mostra é uma possibilidade de celebrar a trajetória da nossa produtora Rosza Filmes e dos nossos processos de produção, com filmes que foram produzidos no interior, no Recôncavo da Bahia. Acreditamos que estes filmes dialogam com os atravessamentos que ocorreram no país durante os períodos de produção, e que afetaram diretamente as nossas histórias”, enfatizam os diretores e curadores da mostra, Ary Rosa e Glenda Nicácio.
2018 – Direção: Ary Rosa e Glenda Nicácio
Produção: Rosza Filmes
Drama / 94’
Elenco: Aldri Anunciação, Arlete Dias, Renan Motta, Sérgio Laurentino, Thacle de Souza, Valdinéia Soriano
Trailer: https://youtu.be/4y2ORHiJ2oI
Sinopse: Emerson, um jovem da periferia, quer fazer um filme sobre a sua história na Ilha, lugar de onde os nativos nunca conseguem sair. Para isso, ele sequestre Henrique, um premiado cineasta. Juntos, os dois reencenam a própria vida, com algumas licenças poéticas.
Voltei: 23 de julho, às 19h, no Cine Glauber Rocha
2021 – Direção: Ary Rosa e Glenda Nicácio
Produção: Rosa Filmes Produção
Ficção – Fantasia / 78’
Elenco: Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz
Trailer: https://youtu.be/QhNBUu_5Zcc
Sinopse: Brasil, 2030, as irmãs Alayr e Sabrina estão ouvindo no radinho de pilha o julgamento que pode mudar os rumos de um país “sem energia”. Elas são surpreendias por Fátima, a irmã que volta dos mortos para confraternizar nessa noite histórica.
Até o Fim: 24 de julho, às 19h, no Cine Glauber Rocha
2020 – Direção: Ary Rosa e Glenda Nicácio
Produção: Rosa Filmes Produção
Drama / 91’
Elenco: Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz
Trailer: https://youtu.be/gvL4tsX1f3Y
Sinopse: Geralda está trabalhando em seu quiosque à beira de uma praia no Recôncavo da Bahia, ela recebe um telefonema do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer momento. Ela avisa suas irmãs Rose, Bel e Vilmar. O encontro promovido pela espera da morte se torna um momento de desabafo e reconhecimentos das quatro irmãs que não se reúnem desde a morte da mãe, há 15 anos.