Connect with us

Literatura

Podcast literário do Recôncavo lança série de literatura afrodiaspórica!

Jamile Menezes

Publicado

on

Andressa dos Prazeres

No próximo dia 25 de fevereiro estreia a série “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia”, do podcast literário De Hoje a Oito. Com o total de sete episódios veiculados semanalmente, a série vai adentrar o universo literário de autoria negra baiana a partir de suas relações com o território ancestral africano.

Composto por leituras dramatizadas de crônicas, contos e poesia, sonoplastia original e entrevistas, a série dialoga com três escritores e quatro escritoras que trazem África no DNA de suas letras. São elas/es: Fred Aganjú que da poesia do rap às tramas do conto desvela os emblemas da rua para o corpo negro refletido no olho de Exu; Urânia Munzanzu e os segredos da insubmissão feminina que vão do matriarcado africano às insurgências afrodiaspóricas; Deisiane Barbosa e suas cerziduras poético-visuais entre Luanda e Recôncavo baiano para “alinhavar as bordas do Atlântico”; Davi Nunes e o sentimento do mundo negro na Bahia expresso no banzo da palavra poética e sua cadência; Fátima Trinchão com os passos acelerados do conto que se enreda pelas raízes da memória; Camillo César Alvarenga e sua poética ‘iorubaiana’ em busca do “tempo que tem dentro do tempo”, ritmo mestre de nossa cosmologia milenar; e Sued Nunes com sua voz de água profunda que, em música e poesia, relaciona ligações ancestrais com África e experiências negras desde o interior da Bahia. A série conta ainda com a interpretação de Léo Fernandes e Jamile Cazumbá.

A série “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia” vai ao ar toda quinta-feira, de 25 de fevereiro a 08 de abril, às 17h30, no podcast De Hoje a Oito, que pode ser acessado nas plataformas online Spotify,  Anchor e Google Podcasts.

O projeto “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre o Podcast

Vencedor do III Prêmio Select de Arte e Educação na categoria ‘Formadores’, De Hoje a Oito é o primeiro podcast literário produzido no Recôncavo da Bahia. Conheça a premiação aqui.

Com pesquisa e roteiro de Andressa dos Prazeres e Letícia Catete, produção de Eduarda Gama, projeto gráfico de Danilo Amaral e sonoplastia e montagem de Edelsio Lima, o podcast surgiu como um programa independente de rádio em setembro de 2018, transmitido semanalmente sempre às quintas-feiras (daí o nome) pela rádio web/poste Olha a Pititinga, em Cachoeira, município do Recôncavo da Bahia.

SERVIÇO

Podcast de De Hoje a Oito – Série “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia”

Quando: De 25 de fevereiro a 08 de abril de 2021 – Toda quinta-feira, às 17h30.

Onde: Spotify, Anchor, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic, e em   rádio/carro de som em Cachoeira e São Félix.

 

Literatura

Sarau de Se7e conta com a presença de Vovó Cici sexta-feira (28)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

O Sarau de Se7e chega à sua quarta edição, recebendo na abertura a contação de história de Nancy de Souza e Silva, também conhecida como Vovó Cici de Oxalá, Egbomi no Terreiro Ilê Axé Opó Aganju. Iniciada nos ritos dos Orixás em 1972 e no culto de Ifá nos anos 2000, seu legado na cultura afro-diaspórica lhe rendeu os títulos de cidadã honrada de Salvador e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento acontece dia 28 de março (sexta-feira), a partir das 19h, no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), em Salvador.

Haverá também apresentações de sete artistas convidados, proporcionando um espaço de expressão para poetas de todas as idades. Desta vez, os sete convidados para o sarau são: Anajara Tavares, Danilo Lumiano, Juraci Tavares, Osmar Tolstói, Pareta Calderasch, Tiago Poeta, Sophia Muniz. O sarau conta ainda com a Mc Tarry Cristina, como mestra de cerimônia e o alagbé do Terreiro Pilão de Prata, multiartista Totô Cruz.

Foto: Divulgação

Reafirmando seu compromisso com a valorização da literatura e da arte independente, o sarau é idealizado por Ednaldo Muniz e tem como inspiração o livro Se7e Passos de Ameixa, obra escrita pelo próprio autor e publicada pela Reaja Editora. O livro aborda a sabedoria e resistência ancestral, destacando a importância da união e do afeto familiar.

Além das performances poéticas, o Sarau de Se7e incentiva escritores a levarem suas obras para exposição e lançamento, criando um ambiente favorável para a divulgação literária. A quarta edição do evento conta com a produção executiva de Ednaldo Muniz e Naidil Aleluia. Mais informações: muniz420@gmail.com/saraudese7e@gmail.com/(71) 98705-5491 (Ednaldo Muniz)/ (71) 98144-3217 (Naidil Aleluia – WhatsApp)

Serviço

O quê: Quarta edição do Sarau de Se7e
Quando: 28 de março (sexta-feira), a partir das 19h
Onde: CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais – UFBA. Praça Gen. Inocêncio Galvão, 42 – Dois de Julho, Salvador
Entrada: Gratuita

Continue Reading

Literatura

Livro do escritor baiano Lucas de Matos figura em lista italiana

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Carlos Neves

O livro de poesia ‘Antes que o Mar Silencie’, do comunicador e escritor baiano Lucas de Matos, foi eleito um dos mais inovadores do mundo. A obra literária entrou na renomada lista BRAW Amazing Bookshelf de Bolonha (Itália), que destaca 150 obras essenciais no mundo todo, com a temática da sustentabilidade e voltadas para o público infantojuvenil.

“É uma alegria receber um reconhecimento internacional para o meu livro. Isso possibilita o alcance de outros mares, e mostra a relevância da literatura brasileira no cenário mundial”, enfatizou o autor.

O livro, publicado em 2024 pelo Selo Principis do Grupo Ciranda Cultural, figurou entre os 20 primeiros da lista e será exibido numa categoria especial na Feira do Livro de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair), que acontece entre os dias 31 de março e 3 de abril, considerada a maior feira infantil e juvenil do mundo. Lucas é um dos 12 brasileiros contemplados com o selo de 2025 da Bologna Ragazzi Awards.

Foto: Divulgação

Além disso, ‘Antes que o Mar Silencie’ passa a integrar a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU, um plano de ação internacional para o alcance de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Do mar de Salvador para outros continentes

Com mais de 50 poemas que conversam com ilustrações feitas pela artista Natalia Calamari, o livro traz uma metáfora criada pela relação do poeta com o mar de sua terra natal: Salvador. “Sempre que vou à praia e escuto a canção do mar, é como escutar a canção da própria vida. Mas um dia esse som se finda, porque não estarei mais aqui para escutá-lo”, explica.

Foto: Edvaldo Júnior

Diante desse fato, o escritor navega por versos que buscam a valorização da vida humana, junto a necessidade do respeito à Natureza, numa relação de mais proteção e menos degradação. A obra, endossada por figuras notórias como o dramaturgo Walcyr Carrasco, e compartilhada pelo humorista Afonso Padilha, foi lançada em 2024 na Bienal do Livro de São Paulo. Na ocasião, foi o 5º livro mais vendido do estande da Princips na categoria de autores contemporâneos.

Desde então, Lucas tem viajado pelo Brasil por lançamentos em outras capitais, além de compartilhar a obra em palestras, saraus e performances, juntamente com o seu primeiro livro ‘Preto Ozado’ (2022), que o fez participar do projeto Sesc Arte da Palavra. O escritor planeja continuar a divulgação da obra por diversos meios, pois defende o compartilhamento amplo da palavra poética. AQMS está disponível em livrarias brasileiras e também na Amazon. Acompanhe o trabalho de Lucas de Matos nas redes sociais.

Continue Reading

Literatura

Lázaro Ramos lança “Na Nossa Pele” dia 22 de março em Salvador

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

O ator e escritor, Lázaro Ramos, lança sua nova obra “Na Nossa Pele”, dando continuidade ao livro “Na Minha Pele”, publicado em 2017. O evento de estreia em Salvador acontece no dia 22 de março (sábado), a partir das 15h, na Livraria LDM – Vitória Boulevard, no Corredor da Vitória.

Os interessados em participar da sessão precisarão retirar uma senha no próprio dia, a partir das 13h. Cada pessoa poderá garantir a sua mediante a compra do livro ou apresentando um exemplar já adquirido.

No novo livro, Lázaro compartilha memórias afetivas e reflexões sobre sua mãe, Célia Maria do Sacramento, que faleceu quando ele tinha apenas 18 anos. A partir dessa vivência, ele tece narrativas que abordam racismo, política, afeto e coletividade, mantendo o tom profundo e pessoal que marcou sua estreia na literatura.

Além da capital baiana, “Na Nossa Pele” terá eventos de lançamento em São Paulo e Rio de Janeiro, nos dias 19 e 26 de março, respectivamente. A obra reforça a trajetória do autor como uma das vozes mais relevantes na discussão sobre identidade e questões sociais no Brasil.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA