Teatro
GBAGBE discute os rituais contemporâneos de esquecimento da ancestralidade negra
O trabalho cênico do ator alagoinhense Nando Zâmbia, GBAGBE – Árvore das Memórias, traz para a atualidade o ritual da Árvore do Esquecimento para tratar dos rituais contemporâneos de apagamento da herança africana. O trabalho entra em circulação virtual com três apresentações gratuitas nos dias 05, 06 e 07 de março (sexta, sábado e domingo), às 20h, no canal Nando Zambia – YouTube.
Após as apresentações acontecerá o bate-papo “Passos e Rastros – Uma conversa sobre ancestralidade”, com a sacerdotisa e pesquisadora de teatro preto de Candomblé Onisajé, as yalorixás Mãe Rosa de Oyá e Jaciara Ajidoyasi, e o babalorixá Sandro Obarain.
GBAGBE, que significa esquecimento em Iorubá, surge da experiência do artista em tentar remontar a sua árvore genealógica e perceber que esta era uma tarefa impossível por não existirem memórias e documentos suficientes.
A versão videoarte do espetáculo GBAGBE – Árvore das Memórias marca também a incursão de Zâmbia no universo audiovisual como roteirista e diretor que, provocado pela necessidade de criar durante a pandemia.
Bate-papo – Entendendo que os Terreiros de Candomblé são espaços mantenedores da herança africana no Brasil e diásporas, é que Nando Zâmbia convida lideranças de três terreiros de Alagoinhas para o bate-papo “Passos e Rastros – Uma conversa sobre ancestralidade”. Após as transmissões de GBAGBE, o público poderá acompanhar uma conversa entre o ator, a sacerdotisa Onisajé, as yalorixá Mãe Rosa de Oyá (Ilê Axé Oyá L´adê Inan) e Jaciara Ajidoyasi (Ilê Axé Lecicongo) e o babalorixá Sandro Obarain (Ilê Axé Obarain).
SERVIÇO
O quê: GBAGBE – Árvore das Memórias
Quando: 05, 06 e 07 de março – 20h
Onde: Youtube – Canal Nando Zâmbia
https://www.youtube.com/user/nandozambiaa
Quanto: Gratuito
Teatro
Negafyah volta com seu espetáculo “Fyah do Ódio ao Amor”
“Eu me vejo como uma grande artista, uma artista que está buscando cada vez mais experiência, me sinto madura, uma árvore que está colhendo frutos da maturidade nesse caminho percorrido há mais de 10 anos na área artística”, diz Negafyah.
Teatro
Ingressos pra Cabaré da Rrrrraça começam a ser vendidos nesta segunda (6)
A partir do dia 06 de maio, os ingressos para um dos maiores sucessos de público e crítica do teatro baiano, o espetáculo Cabaré da Rrrrraça, do Bando de Teatro Olodum, começam a ser vendidos na plataforma digital Sympla. A peça volta a cartaz no dia 17 de maio, no Centro Cultural da Barroquinha, sempre às sextas, sábados e domingos, até o dia 9 de junho. A nova temporada contará com números musicais de convidados especiais como o ator e cantor Érico Brás, que iniciou sua carreira no Bando de Teatro Olodum.
Cabaré é uma revista musical, divertida, interativa e política, que antecipou muitos dos debates sobre racismo que hoje movimentam as discussões nas redes sociais e em toda sociedade. Temas como colorismo, preconceito reverso, racismo recreativo e termos e linguagens racistas que precisam ser abolidas estão em cena em Cabaré.
Mais de 40 mil pessoas já viram Cabaré da Rrrrraça
O espetáculo foi criado por Márcio Meirelles e Bando de Teatro Olodum em 1997 e nesses quase 30 anos já foi visto por mais de 40 mil expectadores em mais de 300 apresentações, em palcos pelo Brasil, além de Portugal e Angola. Para essa nova remontagem, a peça terá a direção teatral de Cássia Valle, Leno Sacramento e Valdinéia Soriano, artistas de longa trajetória no grupo, e supervisão artística de Márcio Meirelles.
De acordo com Cássia, a edição 2024 do espetáculo trará novos arranjos musicais, além de coreografias.
“A temporada contará com a convidados especiais como Érico Brás, que faz parte da história do Bando de Teatro Olodum. Será, então, um momento de reviver memórias e criar novas”, diz Cássia.
A diretora também destaca que o espetáculo volta para atualizar os debates sobre preconceito no Brasil. Segundo ela, “a gente entra em cena para mostrar que, apesar dos avanços, há muito ainda para o Brasil e o mundo evoluírem quando o assunto é racismo e preconceito. Fora esse forte caráter político, o Cabaré volta aos palcos a pedido do público, tanto daqueles que já assistiram o espetáculo quanto dos jovens que buscam essa imersão pela primeira vez”, ressalta a diretora, que também é atriz e escritora premiada e integra o Bando de Teatro Olodum há três décadas.
O projeto conta com o patrocínio da Wilson Sons, via Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda – SEFAZ, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT e Fundação Gregório de Mattos – FGM.
SERVIÇOS
O quê? Cabaré da Rrrrraça, do Bando de Teatro Olodum
Quando? 17 de maio a 9 de junho / sextas e sábados, 19h e domingos, 18h
Onde? Centro Cultural Barroquinha, na Praça Castro Alves
Quanto? Inteira R$30 (trinta reais) e meia R$15 (quinze reais).
Vendas Online no Sympla www.sympla.com.br/eventos/salvador-ba
Realização: Bando de Teatro Olodum
Patrocínio: Wilson Sons via Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador
Foto: Diney Araújo
Teatro
Cia de Teatro da UFBA faz audição para “O Pregador – Teatro-Fórum Antirracista”
A Cia de Teatro da UFBA apresenta O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista, com direção de Licko Turle. Para montagem da peça, a Cia abre chamada pública para seleção de 06 artistas que irão compor o elenco, a ocorrer em três etapas: participação no seminário “Meu Caro Amigo … Augusto Boal”, envio de vídeo apresentação e audição presencial com equipe de criação.
As inscrições para as duas primeiras fases – seminário e envio de vídeo apresentação – são separadas e ocorrerão até 14 de maio de 2024. As ações integram o projeto “Estudos em Teatro do Oprimido: práticas político-pedagógicas”, do edital Pró-Humanidades do CNPQ (2023).
Como participar:
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do GESTO – GRUPO DE ESTUDOS EM TEATRO DO OPRIMIDO (https://
A última e terceira etapa é a participação de um circuito de oficinas presenciais, que ocorre de 21 a 23 de maio, de dança e música (afro-brasileiras), leitura/interpretação de textos e jogos improvisacionais, tudo orientado pela equipe de criação do espetáculo (coreógrafa, diretor musical, encenador, preparadora vocal). No final, serão selecionados até 6 artistas, entre atores e atrizes, profissionais e estudantes de Artes Cênicas e Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA. O resultado será divulgado no site do GESTO.
O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista é o terceiro espetáculo da Cia de Teatro da UFBA com tema, direção, elenco e equipe de criação de pessoas negras. Antes, foram encenadas Gusmão- o Anjo e sua Legião (2017) e Pele Negra, Máscaras Brancas (2019). O texto narra a trajetória de Clara, mulher e estudante preta, que tenta fugir do destino trágico, impingido aos corpos negros pela sociedade racista.
Seminário
As pessoas interessadas no seminário “Meu Caro Amigo … Augusto Boal”, para além daqueles que desejam participar da audição O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista, também devem se inscrever no site do GESTO ou através do link a seguir – https://forms.gle/
Serviço
O quê – audição O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista da Cia de Teatro da UFBA
Quando – 21 a 23 de maio de 2024
Onde – Sala 104, do PAF V – UFBA (Campus Ondina)
Inscrição – até 14 de maio de 2024 https://forms.gle/
Serviço
O quê – Seminário “Meu Caro Amigo… Augusto Boal”
Quando – 13 e 14 de maio
Onde – Auditório da Faculdade de Comunicação FACOM), em Ondina
Inscrição – até 13 de maio de 2024 https://forms.gle/
Programação – Seminário “Meu Caro Amigo… Augusto Boal”
13 de maio
9h – mesa de abertura com Cláudio Cajaíba(ETUFBA), Rita Aquino (PROEXT), Joice Aglae (PPGAC).
9:15h – Exibição do filme Augusto Boal e o Teatro do Oprimido, de Zelito Vianna
10:00h – Teatro do Oprimido na UFBA com Cilene Canda (Faculdade de Educação), Priscila (Biologia), Virgínia Machado (Biologia) , Lenira Rengel (Escola de Dança), Katemari Rosa (Instituto de Fisica), Taiana Lemos (Escola de Teatro)
12h – Intervalo Almoço
13:30h – “Augusto Boal: o Arena e Oficina” com Ítala Nandi
15h – “Augusto Boal e a formação do Teatro do Oprimido” com Geo Britto (USP Escola de Teatro Político
16:30h – Lançamento do livro homônimo com Geo Britto.
14 de maio
9h – Pós-Graduação lato sensu Estudos em Teatro do Oprimido- Práticas Político Pedagógicas com Dra. Simone Picolino (UFBA) e o Dr. Leonardo Moreira (UFRJ)
10h – Teatro do Oprimido e Negritude com Licko Turle
12h – Intervalo Almoço
14h – “Pele Negra nas Artes Cênicas” com Edileuza Santos
15h – Lideranças Femininas negras nas universidades com Cássia Maciel
16h – A montagem de O Pregador – Teatro-forum Antirracista com a coordenação de produção e equipe de criação
17h – Encerramento