AfroEmpreendedorismo
2º Edição do Festival AFROEMPREENDEDOR promove debates sobre empreendedorismo negro
Com o objetivo de reduzir desigualdades educacionais no cenário do empreendedorismo e assim promover intercâmbios de novos saberes e negócios, acontece nos próximos dias 18, 19 e 20 de março, das 9h às 21h, a 2º edição do Festival AFROEMPREENDEDOR.
Reunindo mais de 20 profissionais e empreendedores de todo o Brasil, cerca de 15 horas de conteúdo, 18 debates e 17 palestrantes convidados, o Festival gratuito e 100% online tem a finalidade de fomentar e conectar negócios de alto impacto que foram criados ou gerenciados por pessoas negras de todo o país.
“Nessa 2º edição os participantes encontrarão conteúdos complementares, conhecimentos inovadores e muita troca de saberes. Convidamos gestores públicos, terapeutas ocupacionais, gestores de projetos, escritoras criativas, especialistas diversos, empreendedores negros e muitos atores sociais transformadores de suas realidades para enriquecerem o nosso evento”, revela Tamila dos Santos, Coordenadora do Festival e CEO.
Para iniciar o debate, o primeiro dia de evento abordará discussões em torno da mulher preta empreendedora e o dia a dia delas em múltiplas jornadas. Entre os nomes já conformados, Beatriz Nascimento (Pagode por elas), Mariana Freire (Arte de Falar), Nara Peixoto e Ana Luiza (Traz Favela) prometem estimular o olhar mais atento sobre a mulher contemporânea.
“Os inscritos podem esperar dias de muito conhecimento e diversidade com profissionais negros de todo Brasil”, finaliza Tamila.
Gratuito e aberto ao público, para participar as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 16 de março, no site oficial do Festival AFROEMPREENDEDOR – https://doity.com.br/festivalafroempreendedor#registration.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO CONFIRMADA:
Dia 01 – Eu, mulher preta e empreendedora
14h – Empreendedorismo social na prática;
15h – Empreendendo na música;
16h30 – O que é interseccionalidade?;
17h – Mulher, mãe e empresária: as múltiplas jornadas;
20h – Autocuidado e saúde mental para mulheres negras.
Dia 02 – Empregabilidade, negritude e possibilidades
9h – Qual o seu diferencial?
10h – Oportunidades globais e fellowships com a Yunus & Youth;
14h – Pretas, falar outro idioma é fundamental;
15h – Fluxo de caixa na prática;
16h – Empreendendo na área da Saúde;
17h – Mulheres pretas na Gestão Pública;
19h – Empreendedorismo: oportunidade ou única perspectiva?
Dia 03 – Tecnologia, negritude e dados
14h – Vieses de dados em algoritmos: o que impacta na vida das pessoas pretas e pobres no Brasil;
15h30 – Mulheres negras e tecnologia.
AfroEmpreendedorismo
Afro Presença 2024 abre inscrições com foco em Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho
AfroEmpreendedorismo
Festival Salvador Capital Afro abre inscrições até segunda (28)
O Festival Salvador Capital Afro (SCA) está em sua terceira edição e reafirma Salvador como um hub de criatividade e negócios, conectando artistas, empreendedores e profissionais da cultura. Até segunda-feira (28), estão abertas as inscrições para as consultorias de audiovisual. As atividades são destinadas aos profissionais da economia criativa e do afroturismo e durante os encontros, especialistas orientam e oferecem soluções para necessidades específicas de cada profissional.
As consultorias abordarão temas estratégicos, como a distribuição de produtos audiovisuais e o desenvolvimento de roteiros, e serão realizadas na Sala Harildo Deda, localizada no Centro Histórico da capital baiana. Para se inscrever nas consultorias de audiovisual e nas oficinas, os interessados acessam o link. O resultado será divulgado dia 1 de novembro e os selecionados poderão participar dos encontros personalizados que ocorrerão no dia 7 de novembro, na programação do Festival.
Serviço:
O quê: Inscrições para Consultorias de audiovisual do Festival Salvador Capital Afro
Quando: Até dia 28 de outubro (segunda-feira)
Informações no link
AfroEmpreendedorismo
Lucas Almeida apresenta marca ‘Pretu Massa’ em Salvador
O jornalista e designer autoral, Lucas Almeida, lançou sua marca ‘Pretu Massa’ em evento no Espaço Colaboraê, no Rio Vermelho, em Salvador, onde recebeu personalidades da moda, artistas e comunicadores. Desenvolvida sob o olhar para o dia a dia que permeia a afetividade dos baianos, o nome foi escolhido para a marca de t-shirts com estampas exclusivas e uma linha de acessórios desenhadas pelo próprio Lucas, refletindo a diversidade e a criatividade das ruas.
“A Pretu Massa foi criada em 2017, no Recôncavo Baiano. Pausamos em 2020, por conta da pandemia, e esse retorno, em Salvador, agora já como lançamento, marca também minha descoberta como design autoral. Foram meses de criações e experimentações artísticas que, agora, apresento ao mundo através da moda streetwear e dos acessórios”, conta o criador da marca.
São criações elevadas a um novo patamar de exclusividade ao incorporar pedras naturais, cuidadosamente selecionadas por sua beleza única e energia vibrante. A combinação de técnicas tradicionais e o uso diversificado de materiais resulta em acessórios que transcendem o uso estético, tornando as peças verdadeiros amuletos pessoais, carregados de significado e autenticidade.
“Está no povo e em sua espontaneidade a beleza do que somos. A Pretu Massa traz essas histórias com viés de exclusividade e, acima de tudo, da arte feita com o coração, que é a base de nosso querer”, acrescenta Lucas.
A marca Pretu Massa traz, principalmente, uma proposta de moda com consciência da identidade que está no dia a dia, nas ruas, no ir e vir das pessoas. Já há, entre suas atividades, a realização de desfiles e o compromisso com pautas sociais através de rodas de conversas em escolas e praças públicas, tornando a marca pioneira nessa relação com o cotidiano das cidades.
No Jornalismo Cultural, cobre cultura e entretenimento na Bahia através da TV Bahia/ TV Globo. No Empreendedorismo Negro, atua com foco em Economia Criativa, Moda e Comportamento através da Marca Pretu Massa. É Especialista em Comunicação Institucional e Branding. Mais informações através do perfil @pretumassa.