Connect with us

Música

Gab Ferruz lança novo single “Ter Não Ter” do álbum A-fé-to

Jamile Menezes

Published

on

gab-ferruz

gab-ferruz

Gab Ferruz, um dos novos nomes da música negra brasileira, lançará no mês de maio o novo single “Ter Não Ter”, do álbum A-fé-to. Com letra de Renata Bastos e Dja Luz, a composição versa sobre as dúvidas acerca da paixão.

“Essa canção fala das incertezas que a paixão traz, os questionamentos, a indecisão sobre se entregar”, revela Gab.

“Ter Não Ter” faz parte do álbum A-fé-to, primeiro trabalho da carreira de Gab Ferruz. A canção tem arranjo de Tiago Nunes (percussão e bateria), Jefferson Luís (violão), Magninho Jessan (baixo), Jorge Bezerra e Gab Ferruz.

Carreira

Gab Ferruz dá início a carreira, em 2016, como vocalista da banda Alphazimu, participando do programa SuperStar, da rede Globo. Em seguida, participa do The Voice Brasil 2017, da rede Globo, onde inicia carreira solo como Gab Ferreira. Em 2021, embarca em uma transição que chega com o novo sobrenome “Ferruz” e o lançamento do primeiro álbum, iniciado no ano de 2020, com a canção “Linda Assim”, seguidas por “Álibi Perfeito”, “Ela Chegou”, “Mensagem de amor” e “Ter Não Ter”.

SERVIÇO

Lançamento single “Ter Não Ter” – Gab Ferruz

Local: plataformas digitais ( Spotify, Deezer, Apple Music, Youtube )

Data: 07/05 (sexta)

Instagram: @gabferruz

Link para fotografias:

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Música

Alaim apresenta “Reggae da Consciência” no SESI Rio Vermelho

Kelly Bouéres

Published

on

Alaim
Diney Araújo

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a Varanda do Centro Cultural SESI Rio Vermelho recebe o cantor, regente e multi-instrumentista baiano Alaim, com o show Reggae da Consciência, no dia 19 de novembro (quarta-feira), às 21h.

A apresentação traz o som da Jamaica como forma de lembrar e valorizar a história de resistência e luta do povo negro, promovendo a igualdade racial e o fortalecimento da cultura afro-brasileira.

Alaim iniciou sua trajetória musical ainda na infância e já se apresentou em grandes festivais como o Reggae Power Festival e a República do Reggae, dividindo o palco com artistas como Julian Marley, Natiruts, Alpha Blondy e Edson Gomes.

Em um clima de paz, boas vibrações e liberdade, o repertório do espetáculo passeia por clássicos do reggae — como Nayambing Blues (Sine Calmon), Camelô (Edson Gomes) e Basta Man (Nengo Vieira) — além de músicas autorais.

Alaim estará acompanhado dos músicos Daniel Pacheco, Adriano Oliveira e Herman Buchegger. A produção é assinada por Mariana Maria e Robinson Fernandes.

SERVIÇO:

Show de Reggae da Consciência
19 de novembro (quarta-feira)
 21h
 Varanda do Centro Cultural SESI Rio Vermelho
Couvert: R$ 30 (Sympla e bilheteria no dia do show)
Informações: (71) 99934-2594

Continue Reading

Música

Afrocidade lança EP “Me Leva Tambor” dia 13 de novembro

Kelly Bouéres

Published

on

Afrocidade
Nti Uirá

O coletivo Afrocidade, um dos principais expoentes da música afro-baiana contemporânea, lança o EP Me Leva Tambor no dia 13 de novembro de 2025, marcando uma nova fase criativa de sua trajetória. O trabalho propõe uma imersão sonora e visual que traduz a força das ancestralidades em diálogo com o futuro.

Criado em Camaçari (BA) em 2011 por Eric Mazzone, o Afrocidade se consolidou como um movimento musical e político que mistura ritmos afro-baianos com música eletrônica, valorizando a cultura negra, a espiritualidade e as potências periféricas. O grupo já dividiu o palco com nomes como Liniker, Pabllo Vittar, Luedji Luna e Majur, além de realizar em 2025 sua primeira turnê internacional pela Europa, junto com a Timbalada.

O EP Me Leva Tambor encerra uma trilogia de singles que reafirma o compromisso do Afrocidade com a ancestralidade e a experimentação. O projeto inclui “Oríkì”, cujo videoclipe — dirigido por Luma Nascimento e Bruno Zambelli — é o primeiro no Brasil inteiramente realizado com inteligência artificial.

Na sequência, o EP apresenta “Iyalodê”, inspirado em Oxum/Dandalunda, e culmina com a faixa inédita “Me Leva Tambor”, que dá nome ao projeto. A canção conta com Evandro Okàn, o Ilê Aiyê e os vocais de Fernanda Maia, em uma sonoridade envolvente e romântica que afirma: o principal tambor é o coração.

A capa do EP, também criada com IA por Zambelli e Luma Nascimento, traduz visualmente essa fusão entre tradição e tecnologia, revelando uma estética afro-futurista potente.

Com o lema “Afrocidade na máxima”, o grupo segue transformando emoção em ritmo e o corpo em território de conexão.
“Me Leva Tambor” é mais do que um EP — é um convite a sentir, dançar e se deixar guiar pelas pulsões afro-futuristas da Bahia.

Recentemente selecionado pelo Edital Natura Musical 26/27, o Afrocidade se prepara para uma nova etapa: deixar de ser uma banda tradicional e se tornar um Bloco Afro Contemporâneo — formato mais fluido e coletivo, em que o show vira cortejo e o álbum se transforma em avenida. O projeto inclui chamada pública para compositores da região metropolitana de Salvador e três grandes apresentações em Camaçari, Salvador e São Paulo.

Continue Reading

Artes

Goethe-Institut Salvador celebra arte e sustentabilidade

Kelly Bouéres

Published

on

Goethe-Institut Salvador
Bocciaphoto

O Goethe-Institut Salvador encerra a programação de 2025 com o Dia de Portas Abertas, neste sábado (15), das 13h às 18h30, no Corredor da Vitória. O evento gratuito ocupa todos os espaços do instituto com arte, música, tecnologia, gastronomia e convivência comunitária.

A programação marca o encerramento da temporada da Residência Artística Vila Sul, que neste ano teve como tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, reunindo 12 artistas de diferentes países em pesquisas que conectam corpo, território, espiritualidade e ecologia.

“O Dia de Portas Abertas é um convite à cidade para vivenciar a Vila Sul em sua essência. Um espaço de encontro, experimentação e diálogo entre linguagens e culturas”, afirma Friederike Möschel, diretora executiva do Goethe-Institut Salvador-Bahia. “Queremos que o público sinta de perto a diversidade e a potência artística que se cruzam aqui ao longo do ano.”

Entre os destaques, estão as performances “Studio for Error”, de Karina Griffith (Canadá/Alemanha), e “Here”, de Nyancho NwaNri (Nigéria), além da feira criativa Pira, com expositores de artesanato, design e gastronomia local.

O público poderá participar ainda da oficina “Um padrão para a Bahia”, da artista Karina Griffith, e das atividades do KreativLab, com experiências de realidade virtual e espaço maker voltadas para todas as idades.

A programação inclui também o espetáculo “Fofocas Comestíveis”, da Cia Acerola de Teatro, com a artista Camille Banville (Mila), e a performance musical “Salvar o homem de si mesmo”, de Henry Weekes (Reino Unido/Alemanha), que encerra o evento com música, pixação e pajubá em um diálogo sobre resistência e transformação.

O público infantil poderá aproveitar a área de jogos em alemão, com atividades lúdicas e educativas para quem deseja aprender o idioma brincando.

 

SERVIÇO:

Dia de Portas Abertas do Goethe-Institut Salvador                                                                                                                                                                                                                                      Sábado, 15 de novembro, das 13h às 18h30
Goethe-Institut Salvador – Corredor da Vitória
Entrada gratuita e livre para todos os públicos

Continue Reading

EM ALTA