AfroEmpreendedorismo
#MinhaCesta – Baiana cria inciativa digital de combate à fome
A empresária baiana Roseane Moreira criou, há poucos meses, a MINHA CESTA ( www.minhacestadelivery.com ) para ajudar no combate à fome. A plataforma online realiza as compras e distribui cestas básicas.
“A MINHA CESTA une de modo rápido, simples e seguro quem deseja, mas não sabe como ajudar, à quem precisa, e permite doações através de planos de assinatura ou avulsas”, detalha.
Essa foi a forma que ela encontrou para ajudar a diminuir a insegurança alimentar entre os seus conterrâneos. Insegurança Alimentar é quando uma pessoa não tem acesso a alimentos de qualidade ou em quantidade suficiente para suprir o mínimo exigido pelo nosso corpo – como carne, ovos, queijos e hortaliças.
De origem humilde, na periferia de Salvador, Roseane entende bem a importância de mobilizar- se para mudar a realidade. A empreendedora de 33 anos alinha os seus conhecimentos de tecnologia e como agente transformadora, e que coloca essa saída como opção para reduzir esse abismo com poucos cliques.
“Ajudar o próximo é meu grande sonho, e com boa vontade, percebi que sonhar junto é mais gratificante. Sou só gratidão por esse ano, em meio à pandemia, finalmente conseguir concretizá-lo, com o apoio do meu companheiro, Caio Nascimento”, comemora.
As doações são entregues em diversas instituições de Salvador ou em endereço específico, escolhido pelo próprio doador – que pode beneficiar amigos ou até mesmo colaboradores.
Minha Cesta
Cada cesta doada contém alimentos não perecíveis. Então, quando um doador faz uma assinatura recorrente – em planos para 2 ou 4 pessoas –, ele garante que uma família possa ter uma alimentação minimamente balanceada. Através do cadastro de parceiros, a plataforma estabelece uma rede de benefícios para toda a comunidade. Ao validar os cadastros individuais ou de instituições beneficentes, os parceiros podem escolher o beneficiário da doação – que podem ser funcionários próprios ou amigos, por exemplo.
Todas as informações detalhadas estão disponíveis no portal www.minhacestadelivery.com e nas redes sociais da MINHA CESTA.
AfroEmpreendedorismo
Empreendedora Cynthia Paixão integra ‘A Feira TALKS’
A CEO da Afrocentrados, Cynthia Paixão, faz uma participação especial no “A Feira TALKS”, evento de networking e desenvolvimento profissional que reúne mulheres de sucesso do cenário baiano, no próximo dia 8 de setembro. O encontro que tem como objetivo compartilhar experiências que inspirem o protagonismo feminino em diversos setores, acontece na Cafeteria Botânica, Ruas das Hortências, 478, Pituba.
No domingo, Cynthia debaterá o tema “O sonho de sucesso coletivo x os desafios do gerir uma comunidade feminina”, a convite da Estrategista de Imagem Cecília Cadile. A conversa explora assuntos como liderança, desafios para manter empreendimentos colaborativos, os preconceitos enfrentados pela comunidade feminina afroempreendedora, o conceito de sucesso coletivo dentro de comunidades empreendedoras, dentre outros.
Junto à empreendedora estará Renata Silva, terapeuta e psicóloga das mulheres de negócios, com o tema “Entre as Realizações e Frustrações: Construindo um Lugar de Equilíbrio para as Mulheres”. O objetivo da conversa é oferecer insights e estratégias para as mulheres lidarem com as frustrações e desafios do empreendedorismo, especialmente ao gerirem ou participarem de comunidades empreendedoras femininas.
“No ‘A Feira TALKS’, teremos a oportunidade de trocar experiências e estimular o empreendedorismo e protagonismo feminino em diversos setores. Assim, poder falar sobre a Afrocentrados e minhas vivências enquanto empreendedora é muito positivo, principalmente por ser um lugar destinado a criar novas conexões. Minha expectativa é de um evento que contribua para o desenvolvimento pessoal dessas mulheres, fornecendo os direcionamentos necessários”, destaca Cynthia Paixão.
O evento conta ainda com outras duas convidadas. No sábado, dia 07, a mentora de negócios Rebeca Rosa conversa sobre “Produtividade Para Todas – Um olhar para além da sobrevivência”, e Camila Reis, CEO da Óleos da Mi e mentora de vendas, fala sobre “Quanto Vale o seu Propósito? – Superando obstáculos e explorando novos horizontes”.
Com entrada a R$80,00, o encontro é voltado para mulheres empreendedoras e profissionais de Salvador que expõem seus produtos em feiras, como a Feira da Cidade, além de lojas colaborativas. O “A Feira TALKS” é assinado pela Feira da Cidade, com produção da Agência Agosto, e coprodução da Cadile Curadoria e Consultoria de Imagem e Cafeteria Botânica.
AfroEmpreendedorismo
Mercado Iaô Primavera encerra inscrições nesta quinta-feira (22)
As inscrições para empreendedores de moda, artesanato, alimentação e serviços criativos, interessados em expor seus produtos no Mercado Iaô Primavera, encerram nesta quinta-feira (22). A terceira edição do evento acontece no dia 29 de setembro, das 10h às 20h, na sede da Fábrica Cultural, na Ribeira. As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário, disponível no site da Fábrica Cultural: fabricacultural.org.br
A seleção levará em conta os produtos que refletem as tradições culturais baianas, trazendo elementos que celebrem essa herança rica e diversificada, além da originalidade e a criatividade, que também serão fatores determinantes. Após o período de inscrições, será iniciado o processo de seleção em duas etapas. Na primeira, os empreendimentos pré-selecionados deverão apresentar seus produtos, em data e hora marcada, na Fábrica Cultural. No final deste processo, será publicada a lista final dos expositores selecionados.
Os escolhidos terão a oportunidade de exporem e comercializarem seus produtos. Durante o evento, os empreendedores devem apresentar produtos que serão comercializados na forma original apresentada na inscrição. O Mercado Iaô Primavera é uma proposta para empreendedores conectar-se com novos clientes e fazer parte de um evento vibrante que celebra a economia criativa e o empreendedorismo local.
Mercado Iaô é um Centro de Arte, de Educação, de Cultura e de Negócios Criativos. Localizado na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia, surge com a desafiadora meta de se constituir como um espaço de referência para o Artesanato e para a Cultura da Bahia, na busca por maior inclusão social, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. O objetivo é contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico.
AfroEmpreendedorismo
Agosto da Igualdade celebra legado da Revolta dos Búzios
“A Revolta dos Búzios é um símbolo da luta do povo negro pela liberdade e igualdade, e a programação deste mês vem para honrar essa história de resistência, reforçando nosso compromisso com a promoção da igualdade de direitos e o respeito à diversidade”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.