Connect with us

Formação

Curso online de Yorubá está com inscrições abertas

Jamile Menezes

Published

on

aula-de-youruba

 

aula-de-youruba

Damilare Falade

 

Com mais de 45 milhões de falantes no mundo, o idioma Yorùbá é o mais estudado dos idiomas africanos. O professor nigeriano Damilare Falade desenvolveu uma metodologia exclusiva para facilitar o aprendizado do idioma e dos costumes do Yorùba Tradicional.

O Curso de Linguística é destinado a quem deseja adquirir algum conhecimento da língua Yorùbá tradicional, desenvolvendo as quatro habilidades: escuta, fala, leitura e escrita. Já o Curso Intensivo de Ìtán aborda a parte cosmológica da cultura, baseado na crença, pensamento e espiritualidade Yorùbá.

As aulas são ministradas online e todos os alunos possuem material de apoio em formato audiovisual disponibilizado em plataforma digital exclusiva. Ambos os cursos possuem carga horária total de 36h por módulo com emissão de certificados. As turmas são ministradas pela plataforma Zoom às quartas e quintas-feiras, às 19h respectivamente, com início das aulas no dia 14 de julho..

Ensino do Yorubá 

O nigeriano Dámiláre Fáladé é formado em Letras português-francês pela Universidade Federal Obafemi Awolowo, em Ilé-Ifẹ̀, Nigéria, e professor de idiomas residente há seis anos emSalvador.

As matrículas estão abertas a partir do dia 14 de junho, no site https://www.ekoyoruba.com. Para maiores informações  o canal de comunicação pelo whatsapp funciona em horário comercial pelo número (71) 99954-4096.

SERVIÇO
Matrículas abertas a partir do dia 14 de junho
Curso Regular de Linguística Yorùbá
Curso Intensivo de Ìtàn
Instituto Ẹ̀KỌ́ Yorùbá – www.ekoyoruba.com

Formação

Escola Estadual Teodoro Sampaio realiza Festa Literária

Jamile Menezes

Published

on

Escola Estadual Teodoro Sampaio

A Escola Estadual Teodoro Sampaio, localizada no bairro de Pirajá em Salvador, realiza nos dias 30 e 31 de outubro, a 1ª edição da FLITEO – Festa Literária da Escola Estadual Teodoro Sampaio, com o tema “Ciranda de Saberes, Cultura de Afetos: Narrativas que nos Representam”.

O evento gratuito, das 8h às 21h, abre suas portas para estudantes, professores, artistas, pesquisadores e a comunidade em geral, com o propósito de transformar a escola em um grande território de memória, arte, espiritualidade e resistência.

Elen Fernanda

“A FLITEO é mais do que um evento. É o reflexo de uma escola que se reconhece como Kilombo contemporâneo, um espaço de produção de conhecimento vivo, feito com afeto, ancestralidade e compromisso com a transformação social”, afirma a curadora Elen Fernanda.

Para ela, o evento reafirma o papel do Teodoro Sampaio como referência na promoção de uma educação antirracista e plural. “Pirajá é um território onde as memórias africanas e indígenas estão pulsantes. Trazer essa história para o centro da festa é um gesto político e pedagógico de pertencimento.”

Jocevaldo Santiago

A programação inclui mesas de diálogo, oficinas, lançamento de livros, concurso literário, sarau poético, apresentações artísticas, performances, teatro e exposições.

De acordo com o produtor executivo da FLITEO, Jocevaldo Santiago, o evento representa um marco histórico para a comunidade escolar.

“A Festa é uma grande celebração de tudo que tem sido construído nos últimos anos pós-pandemia. Apesar dos desafios de estar em um bairro periférico, o Teodoro tem criado novas narrativas para a educação, revelando que o conhecimento é um ato de esperança e resistência. Fazer a FLITEO é reafirmar um propósito: acreditar que a educação é capaz de transformar vidas.”

SERVIÇO:

FLITEO – 1ª Festa Literária da Escola Estadual Teodoro Sampaio
Tema: Ciranda de Saberes, Cultura de Afetos: Narrativas que nos Representam
Data: 30 e 31 de outubro de 2025
Horário: 8h às 21h
Local: Escola Estadual Teodoro Sampaio – Bairro de Pirajá, Salvador – BA
Entrada gratuita e aberta ao público

Continue Reading

Formação

Tia Má debate Letramento Racial na Unijorge

Jamile Menezes

Published

on

Tia Má

A jornalista, escritora, roteirista e atriz Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, será convidada da Unijorge para a palestra de abertura da 20ª edição do Interculte, no dia 28 de outubro, às 9h, no auditório Zélia Gattai, no Campus Paralela.

Na ocasião, Tia Má vai debater o tema central do maior evento acadêmico da instituição, que este ano será “Letramento Racial: Por uma prática dialógica antirracista”. A palestra é aberta ao público e, para participar, é necessário estar inscrito no Interculte.

O Interculte é espaço de debate plural e interdisciplinar, ao propor o letramento racial como ferramenta pedagógica e emancipatória para analisar criticamente as dinâmicas raciais e estimular práticas antirracistas em diferentes contextos sociais e profissionais.

A programação será realizada de 28 a 30 de outubro, com palestras, oficinas, minicursos e apresentações acadêmicas, no Campus Paralela e em formato virtual.

Tia Má

Tia Má tem uma trajetória de sucesso em diversos trabalhos em séries, filmes e no teatro, e lançou, em 2025, o livro infantil “A Menina que não sabia que era Bonita”, obra que narra a trajetória de uma menina negra em seu processo de autoaceitação e construção da autoestima. Neste marco do Interculte, a jornalista vai conduzir um importante encontro que reforça a proposta do evento, com reflexões sobre sua história, a importância da representatividade e o combate ao racismo.

As inscrições para o Interculte devem ser realizadas AQUI. As vagas são limitadas.

Continue Reading

Formação

Sarau DiKebradinha ocupa o bairro de Paripe em novembro

Jamile Menezes

Published

on

Sarau DiKebradinha

O Instituto Eumelanina realiza o Sarau DiKebradinha no dia 1º de novembro (sábado), a partir das 14h, no final de linha de Tubarão, em Paripe.

O Sarau DiKebradinha é uma edição especial dedicada ao público infantojuvenil, envolvendo muita arte, música, dança, teatro e protagonismo periférico.

O evento é um espaço de afeto, escuta e valorização das identidades negras e periféricas, reafirmando o compromisso do Instituto EuMelanina em promover a cultura Hip-Hop como ferramenta educativa, terapêutica e de transformação social.

“O DiKebradinha é um momento de celebração da infância e de fortalecimento da autoestima das nossas crianças. A arte se torna ponte entre educação, cuidado e pertencimento”, destaca Udi Santos, coordenadora geral do Instituto EuMelanina.

O Sarau é também um ato político e pedagógico, que reforça a importância da arte e da cultura como instrumentos de cidadania e emancipação social.

Serviço
Quando: 1º de novembro de 2025 (sábado)
Horário: A partir das 14h
Local: Final de linha de Tubarão – Paripe
Realização: Instituto Eumelanina de Arte, Cultura e Educação

Continue Reading

EM ALTA