Connect with us

Audiovisual

Memorial Zeferina tem novos episódios este mês

Jamile Menezes

Publicado

on

Memorial-Zeferina
Memorial-Zeferina

Foto: Lorena Ifé

 

O próximo episódio do Memorial Zeferina será disponibilizado nesta sexta (11), às 18h30, e vai relembrar a produção do Jornal do Beiru, periódico impresso que circulou de 2002 a 2012 e foi construído com a participação de jovens da comunidade. A série conta com tradução em Libras.
 
Memorial Zeferina – Acervo virtual da Biblioteca Zeferina Beiru é uma realização da Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru e tem apoio da Cipó Comunicação e Juventude Ativista de Cajazeiras – JACA. 
 
A história do primeiro jornal impresso da comunidade, o Jornal do Beiru, é apresentada no segundo episódio, “Comunicação e Identidade”. Nele, o psicólogo Gilcimar Santos Dantas, que foi um dos colaboradores do periódico, fala dos projetos realizados e como a publicação informativa ajudou na construção e valorização da identidade do território.
 
Já o terceiro episódio, “Narrativas Literárias”, traz a literatura afrocentrada da escritora Ana Fátima, que participou da formação de um cursinho pré-vestibular na comunidade e é autora de diversos livros infantis.
 
O quarto e último episódio, por sua vez, leva o título “Caminhos da Resistência” e conta a história de fundação da Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru, instrumento de educação, cultura e arte, localizado no antigo Centro Comunitário do bairro do Arenoso.
Todas as sextas de junho.

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

 

Continuar lendo

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Continuar lendo

Audiovisual

“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Iasmim Moreira

Publicado

on

Filme Marginal

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.

Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.

“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.

SERVIÇO

📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal

Continuar lendo

EM ALTA