Connect with us

Formação

Abertas inscrições para Edital Jovens Embaixadoras 2021

Jamile Menezes

Published

on

mulher_negra_empreendedora

saúde mulher negra

O processo seletivo para a escolha das 17 novas Jovens Embaixadoras ECOWOMEN está  aberto até 10 de julho. O projeto, que é realizado pela organização PEACE (Paz, Educação Ambiental e Consciência Ecológica), em parceria com o MudArt (Movimento Universidade Arte Transformática), selecionará mulheres com idade de 15 a 21 anos que estejam cursando o ensino médio na rede pública.

As jovens selecionadas participarão de oficinas e orientações para estruturação de projetos sociais em suas comunidades, que, ao final, estarão prontos para submissão em editais nacionais e internacionais de apoio.

A inscrição será gratuita e a seleção ocorrerá através de três etapas, sendo a primeira composta por preenchimento do formulário de cadastro, pelo qual serão enviados: (a) os documentos solicitados; (b) o link de apresentação da candidata e de seu projeto; e (c) prova de redação tratando sobre seu projeto proposto. A segunda etapa da seleção será através de 04 encontros síncronos, que serão tanto classificatórios quanto eliminatórios. Por último, a terceira etapa será uma entrevista virtual.

Os projetos propostos pelas jovens devem estar alinhados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Durante o programa, as jovens deverão cumprir uma carga horária durante 03 meses, período no qual elas participarão de aulas, oficinas, lives e outras atividades afins. Informações mais detalhadas estarão disponíveis no site www.ecowomen.com.br.

Serviço
O QUÊ:  Seleção de Jovens Embaixadoras ECOWOMEN 2021
QUANDO: Até 10 de julho
ONDE: Site www.ecowomen.com.br

Formação

Escola Estadual Teodoro Sampaio realiza Festa Literária

Jamile Menezes

Published

on

Escola Estadual Teodoro Sampaio

A Escola Estadual Teodoro Sampaio, localizada no bairro de Pirajá em Salvador, realiza nos dias 30 e 31 de outubro, a 1ª edição da FLITEO – Festa Literária da Escola Estadual Teodoro Sampaio, com o tema “Ciranda de Saberes, Cultura de Afetos: Narrativas que nos Representam”.

O evento gratuito, das 8h às 21h, abre suas portas para estudantes, professores, artistas, pesquisadores e a comunidade em geral, com o propósito de transformar a escola em um grande território de memória, arte, espiritualidade e resistência.

Elen Fernanda

“A FLITEO é mais do que um evento. É o reflexo de uma escola que se reconhece como Kilombo contemporâneo, um espaço de produção de conhecimento vivo, feito com afeto, ancestralidade e compromisso com a transformação social”, afirma a curadora Elen Fernanda.

Para ela, o evento reafirma o papel do Teodoro Sampaio como referência na promoção de uma educação antirracista e plural. “Pirajá é um território onde as memórias africanas e indígenas estão pulsantes. Trazer essa história para o centro da festa é um gesto político e pedagógico de pertencimento.”

Jocevaldo Santiago

A programação inclui mesas de diálogo, oficinas, lançamento de livros, concurso literário, sarau poético, apresentações artísticas, performances, teatro e exposições.

De acordo com o produtor executivo da FLITEO, Jocevaldo Santiago, o evento representa um marco histórico para a comunidade escolar.

“A Festa é uma grande celebração de tudo que tem sido construído nos últimos anos pós-pandemia. Apesar dos desafios de estar em um bairro periférico, o Teodoro tem criado novas narrativas para a educação, revelando que o conhecimento é um ato de esperança e resistência. Fazer a FLITEO é reafirmar um propósito: acreditar que a educação é capaz de transformar vidas.”

SERVIÇO:

FLITEO – 1ª Festa Literária da Escola Estadual Teodoro Sampaio
Tema: Ciranda de Saberes, Cultura de Afetos: Narrativas que nos Representam
Data: 30 e 31 de outubro de 2025
Horário: 8h às 21h
Local: Escola Estadual Teodoro Sampaio – Bairro de Pirajá, Salvador – BA
Entrada gratuita e aberta ao público

Continue Reading

Formação

Tia Má debate Letramento Racial na Unijorge

Jamile Menezes

Published

on

Tia Má

A jornalista, escritora, roteirista e atriz Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, será convidada da Unijorge para a palestra de abertura da 20ª edição do Interculte, no dia 28 de outubro, às 9h, no auditório Zélia Gattai, no Campus Paralela.

Na ocasião, Tia Má vai debater o tema central do maior evento acadêmico da instituição, que este ano será “Letramento Racial: Por uma prática dialógica antirracista”. A palestra é aberta ao público e, para participar, é necessário estar inscrito no Interculte.

O Interculte é espaço de debate plural e interdisciplinar, ao propor o letramento racial como ferramenta pedagógica e emancipatória para analisar criticamente as dinâmicas raciais e estimular práticas antirracistas em diferentes contextos sociais e profissionais.

A programação será realizada de 28 a 30 de outubro, com palestras, oficinas, minicursos e apresentações acadêmicas, no Campus Paralela e em formato virtual.

Tia Má

Tia Má tem uma trajetória de sucesso em diversos trabalhos em séries, filmes e no teatro, e lançou, em 2025, o livro infantil “A Menina que não sabia que era Bonita”, obra que narra a trajetória de uma menina negra em seu processo de autoaceitação e construção da autoestima. Neste marco do Interculte, a jornalista vai conduzir um importante encontro que reforça a proposta do evento, com reflexões sobre sua história, a importância da representatividade e o combate ao racismo.

As inscrições para o Interculte devem ser realizadas AQUI. As vagas são limitadas.

Continue Reading

Formação

Sarau DiKebradinha ocupa o bairro de Paripe em novembro

Jamile Menezes

Published

on

Sarau DiKebradinha

O Instituto Eumelanina realiza o Sarau DiKebradinha no dia 1º de novembro (sábado), a partir das 14h, no final de linha de Tubarão, em Paripe.

O Sarau DiKebradinha é uma edição especial dedicada ao público infantojuvenil, envolvendo muita arte, música, dança, teatro e protagonismo periférico.

O evento é um espaço de afeto, escuta e valorização das identidades negras e periféricas, reafirmando o compromisso do Instituto EuMelanina em promover a cultura Hip-Hop como ferramenta educativa, terapêutica e de transformação social.

“O DiKebradinha é um momento de celebração da infância e de fortalecimento da autoestima das nossas crianças. A arte se torna ponte entre educação, cuidado e pertencimento”, destaca Udi Santos, coordenadora geral do Instituto EuMelanina.

O Sarau é também um ato político e pedagógico, que reforça a importância da arte e da cultura como instrumentos de cidadania e emancipação social.

Serviço
Quando: 1º de novembro de 2025 (sábado)
Horário: A partir das 14h
Local: Final de linha de Tubarão – Paripe
Realização: Instituto Eumelanina de Arte, Cultura e Educação

Continue Reading

EM ALTA